• Anúncios

Viagem a Marrocos

Viagens que fizeram, viagens que vão fazer. Troca de experiências e sugestões.

Moderador: Moderadores

Viagem a Marrocos

Mensagempor jasafara » terça fev 23, 2010 21:32

Coloquei este post primeiro em http://forum.geocaching-pt.net/viewtopic.php?f=11&t=4995 mas na verdade não tem muito a ver com "Novas caches" pelo que achei melhor abrir um novo tópico.

Regressado da minha 4ªviagem a Marrocos (1ª como geocacher) mas integrado numa caravana de muggles e fazendo um percurso que era principalmente de 4X4, apenas tive oportunidade de fazer três das actuais 40 caches existentes em Marrocos (as duas de Marakech, uma das quais é a mais recente cache marroquina http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=21050f7f-0eab-4966-a3b2-6d4564e4d0df e uma bem no Sul profundo http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=df37e02d-97be-4d0e-a226-8d2b533a3061 a cache mais distante de Portugal se não contarmos com a de Dakla no Sahara Ocidental). Não tive assim oportunidade de fazer nenhuma das nove colocadas por portugueses, embora ainda tivesse feito uma tentativa de fazer um FTF numa cache do Monho http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=7d129629-db67-48d9-a052-3604a1950699.
Apanhei bastante mau tempo em TATA (percursor do que se abateu sobre a Madeira) que nos fez ficar retidos um dia com todos os caminhos alagados, só conseguindo sair de lá porque tinhamos viaturas 4X4. Fiquei assim frustado por não ter feito a que deveria ser a cache que estava num sítio mais espectacular http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=8f67b348-8710-46da-b9a1-7182d973652d.

Marrocos é fantástico, especialmente para quem o pode fazer em 4x4. Embora a viagem tivesse sido espectacular, como todas as anteriores, fiquei com pena de ela não me ter dado a oportunidade de fazer mais caches. Lancei assim um desafio ao meu amigo de muitos anos e que costuma organizar estes passeios http://www.hvr.pt. Organizar um passeio com a qualidade que os dele têm, sem descurar a componente 4x4 (pistas e dunas) mas com um percurso organizado em função das caches. Um eventual percurso terá de ser bem estudado, mas numa primeira abordagem acho que numa viagem de 9/10 dias (o que costumamos fazer) seria possível fazer umas 30 caches, das 40 existentes. Ficariam de fora certamente a de Dakla e as duas do Toubkal mas deverá ser possivel organizar um passeio espectacular. Ele poderá organizar uma viagem se houver um mínimo de 20 participantes. Gostava assim de fazer uma primeira avaliação sobre o interesse que poderiam ter em participar numa expedição organizada ás "Caches de Marrocos". Se houver suficientes interessados avanço com uma proposta mais concreta.
Editado pela última vez por jasafara em terça fev 23, 2010 21:42, num total de 1 vez.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Viagem a Marrocos

Mensagempor kidloco » terça fev 23, 2010 21:42

Já agora para quando será essa possivel viagem?
Honi soit qui mal y pense
kidloco
Regular
 
Mensagens: 472
Registado: sábado fev 24, 2007 22:15
Localização: De momento aqui

Re: Viagem a Marrocos

Mensagempor Torgut » terça fev 23, 2010 21:52

A mim parece-me uma grande ideia. Pessoalmente não estarei interessado, porque me habituei a um outro tipo de viagem, digamos, mais natural, sem hóteis, de improviso e muito mais económica. Mas continuo a dizer que me parece um excelente projecto. Fossem os valores bastante mais reduzidos e alinhava, mas compreendo que dentro do figurino proposto tal não seja possível. Por exemplo, ao ler a documentação para outro passeio em Marrocos, dessa empresa, arrepiou-me um pouco ouvir falar de viagens aéreas a rondar os 150 Eur, quando sei que se me puser em Sevilha, posso fazer essa parte da "festa" (Sevilha - Marraquexe e regresso) por 20 Eur. Pelo menos era esse valor quando andei a deitar-lhe o olho há coisas de duas semanas.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Viagem a Marrocos

Mensagempor jasafara » terça fev 23, 2010 21:55

kidloco Escreveu:Já agora para quando será essa possivel viagem?


Para já estou só a avaliar o interesse da comunidade numa viagem desta. Depois terá de ser proposto um programa, datas e preços. Depende também de quem tiver veículos 4x4 (em boas condições mecânicas para fazer uns 4.000km ;)) ou quem possa levar quem não têm. Em príncipio não se costuma ir para o sul de Marrocos em Julho e Agosto pois as temperaturas no deserto podem passar os 50ºC (embora o ano passado um corajoso grupo de portugueses tenha estado a colocar caches em Marrocos em Agosto...)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Viagem a Marrocos

Mensagempor jasafara » terça fev 23, 2010 21:59

Torgut Escreveu:A mim parece-me uma grande ideia. Pessoalmente não estarei interessado, porque me habituei a um outro tipo de viagem, digamos, mais natural, sem hóteis, de improviso e muito mais económica. Mas continuo a dizer que me parece um excelente projecto. Fossem os valores bastante mais reduzidos e alinhava, mas compreendo que dentro do figurino proposto tal não seja possível. Por exemplo, ao ler a documentação para outro passeio em Marrocos, dessa empresa, arrepiou-me um pouco ouvir falar de viagens aéreas a rondar os 150 Eur, quando sei que se me puser em Sevilha, posso fazer essa parte da "festa" (Sevilha - Marraquexe e regresso) por 20 Eur. Pelo menos era esse valor quando andei a deitar-lhe o olho há coisas de duas semanas.


O passeio será organizado nos moldes em que os participantes pretendam. Já fomos á Líbia passando 3 semanas a acampar. Realmente em Marrocos costuma-se ficar prioritáriamente em hotéis razoáveis (3 ou 4*). A Ideia é ir de carro de Portugal. Um programa de referência poderá ser o que fizemos agora no carnaval (http://www.hvr.pt/pdf/Programa2010.pdf). Já agora fica a nota que embora a HVR seja de um grande amigo meu, eu não tenho nenhuma comissão num eventual passeio... Se houver interesse eu peço-lhe que ele prepare um programa e depois os eventuais participantes entendem-se com ele.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Viagem a Marrocos

Mensagempor kidloco » terça fev 23, 2010 22:14

Eu tenho uns amigos que estão a planear ir lá em junho por altura do feriado do dia de Portugal, são o que se pode chamar geocachers às vezes e registar caches encontradas não é com eles, talvez estejam interessados. Como fui convidado para os acompanhar poderei ponderar o assunto, isto se eles forem que eu não tenho um 4x4.
Honi soit qui mal y pense
kidloco
Regular
 
Mensagens: 472
Registado: sábado fev 24, 2007 22:15
Localização: De momento aqui

Re: Viagem a Marrocos

Mensagempor jasafara » terça fev 23, 2010 22:36

kidloco Escreveu:Eu tenho uns amigos que estão a planear ir lá em junho por altura do feriado do dia de Portugal, são o que se pode chamar geocachers às vezes e registar caches encontradas não é com eles, talvez estejam interessados. Como fui convidado para os acompanhar poderei ponderar o assunto, isto se eles forem que eu não tenho um 4x4.


Claro que lá se pode ir sem ser em viagem organizada (embora para quem não está habituado a fronteira marroquina possa ser um choque...). Na verdade pode-se lá ir num carro normal e fazer a maioria das caches (deverá haver menos de 10 que obriguem a um veiculo 4x4). Dá para visitar as cidades que só por si valem a pena. No entanto para quem gosta de TT e gosta de se meter nas dunas e em pistas é bom ir em grupo e com quem perceba do assunto... Para mim o aliciante da proposta que vos estou a fazer é a conciliação das duas coisas. Concerteza que não deverá haver problemas em arranjar lugar em 4x4 de outros participantes. Eu próprio se a viagem se chegar a realizar poderei levar um ou dois interessados.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Viagem a Marrocos

Mensagempor TPFernandes » terça fev 23, 2010 22:43

Fala-me da fronteira Marroquina. Estou a pensar ir a Marrocos de carro. O que vou encontrar?
Imagem

Blog Novo- aventurasdeumgeocacher.tpfernandes.com
Blog Antigo- tpfernandes.wordpress.com
Avatar do Utilizador
TPFernandes
Regular
 
Mensagens: 265
Registado: sábado jan 10, 2009 20:17

Re: Viagem a Marrocos

Mensagempor Torgut » terça fev 23, 2010 22:47

E alugar lá as viaturas, não resulta? Pelos preços que o Kidloco me mostrou para usar o Ferry, no Verão passado, é bem capaz. Os tipos gostam mesmo de explorar o pessoal na travessia, hein....

Exemplo: http://www.ideal-tours-marrakech.com/4x4-marrakesh.html
Editado pela última vez por Torgut em terça fev 23, 2010 22:59, num total de 1 vez.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Viagem a Marrocos

Mensagempor TPFernandes » terça fev 23, 2010 22:58

Já li em qualquer lado que aquilo funciona um bocado por burla. Li num relato que a polícia multa-te sem teres feito nada e dizem-te mesmo: "50 euros a multa, mas se me der 20 eu esqueço a multa".
Imagem

Blog Novo- aventurasdeumgeocacher.tpfernandes.com
Blog Antigo- tpfernandes.wordpress.com
Avatar do Utilizador
TPFernandes
Regular
 
Mensagens: 265
Registado: sábado jan 10, 2009 20:17

Re: Viagem a Marrocos

Mensagempor alieri » terça fev 23, 2010 23:15

parece um projecto interessante. achas que me safo com uns pneus 50/50?
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Viagem a Marrocos

Mensagempor jasafara » terça fev 23, 2010 23:20

alieri Escreveu:parece um projecto interessante. achas que me safo com uns pneus 50/50?


Os meus também são 50/50 e servem perfeitamente (para a areia poderá ser necessário baixar um pouco a pressão). Ajuda se tiveres um pouco de experiência em Areia e fora de estrada, mas não é nada de especial. Pode-se ir a Marrocos e fazer dunas a sério ou então fazer um percurso mais fácil. Uma das coisas a combinar se isto for para a frente é a conciliação a fazer entre a componente TT e a componente de Geocaching (e para se fazer a generalidade das caches de Marrocos não é preciso grandes aptidões TT).
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Viagem a Marrocos

Mensagempor jasafara » terça fev 23, 2010 23:27

TPFernandes Escreveu:Fala-me da fronteira Marroquina. Estou a pensar ir a Marrocos de carro. O que vou encontrar?


Tens de preencher uns papelinhos para ti e para o carro, apresentar os documentos em varios lados e assim que lá chegas és rodeado de 'simpáticos' marroquinos que se oferecem para te tratar de tudo... Se te deixas atrapalhar és enrolado em grande. Depois todos te pedem um 'presente'... E de facto para se olear a máquina e passares rápidamente convém gastar uma ou duas notas de 5€...

TPFernandes Escreveu:Já li em qualquer lado que aquilo funciona um bocado por burla. Li num relato que a polícia multa-te sem teres feito nada e dizem-te mesmo: "50 euros a multa, mas se me der 20 eu esqueço a multa".


É um bocado assim. Por isso é que preferimos sempre que podemos andar em pista. No entanto normalmente das vezes que já fui multado (e que paguei os 20 para esquecer a multa...) houve algum fundamento. Excesso de velocidade dentro das localidades (e têm radares com fartura) ou pisar o traço contínuo (no entanto em Marrocos é obrigatorio ultrapassar nos traços contínuos e ninguém lhes liga nenhuma).
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Viagem a Marrocos

Mensagempor MightyReek » terça fev 23, 2010 23:37

TPFernandes Escreveu:Fala-me da fronteira Marroquina. Estou a pensar ir a Marrocos de carro. O que vou encontrar?


Escolhe bem as datas. Não te ponhas a atravessar em datas que impliquem fim/inicio de férias, como dias 1, 15 e 30. Os marroquinos que estão em França vão a casa nas férias e é o caos nos ferrys.
No nosso regresso (a 15) chegámos ao porto por volta das 20h e embarcámos às 03h.
Do lado marroquino é sempre demorado. Querem ver tudo e mais alguma coisa e são 1001 papéis. Em Espanha é nas calmas e sem problemas.

Com tempo posso contar em pormenor as nossas travessias no verão passado. Agora vou mesmo é dormir...
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Viagem a Marrocos

Mensagempor jasafara » terça fev 23, 2010 23:50

MightyReek Escreveu:
TPFernandes Escreveu:Fala-me da fronteira Marroquina. Estou a pensar ir a Marrocos de carro. O que vou encontrar?


Escolhe bem as datas. Não te ponhas a atravessar em datas que impliquem fim/inicio de férias, como dias 1, 15 e 30. Os marroquinos que estão em França vão a casa nas férias e é o caos nos ferrys.
No nosso regresso (a 15) chegámos ao porto por volta das 20h e embarcámos às 03h.
Do lado marroquino é sempre demorado. Querem ver tudo e mais alguma coisa e são 1001 papéis. Em Espanha é nas calmas e sem problemas.

Com tempo posso contar em pormenor as nossas travessias no verão passado. Agora vou mesmo é dormir...


O ideal é fazer as travessias de manhã. Ao fim do dia há sempre mais carros. Na fronteira também depende muito, mas é verdade que se deve fugir das datas indicadas. No entanto ir lá em Agosto é suicida :D . Ou tiveram muita sorte com o tempo ou então no Erg Chebbi devem ter apanhado umas temperaturas interessantes (e possivelmente não foram para as dunas...)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Próximo

Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

cron