• Anúncios

Sobre barreiras linguisticas e comunicação em viagem...

Viagens que fizeram, viagens que vão fazer. Troca de experiências e sugestões.

Moderador: Moderadores

Sobre barreiras linguisticas e comunicação em viagem...

Mensagempor Torgut » terça jul 16, 2013 08:50

Este artigo é sobre um dos grandes medos do candidato a viajante: a impossibilidade de comunicar numa língua comum quando se anda por ai.
http://blog.cruzamundos.com/conversas-do-mundo/
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Sobre barreiras linguisticas e comunicação em viagem...

Mensagempor rifkinda » terça jul 16, 2013 10:27

O único país que visitei em que poderia ter esse problema de comunicação foi a República Checa.
De há uns anos para cá, fazemos sempre questão de alugar um carro e andar um pouco por todo o país, não visitando apenas os sítios turísticos. Por isso, houve localidades onde só se falava checo.
Na preparação de algumas caches, acabei por aprender algumas palavras soltas, como os exemplos que o Torgut fala no artigo, e outras palavras chave (o obrigado, por exemplo) e denominações de monumentos (como castelo, igreja, ponte, ...). Aprendi ainda a dizer água (voda) e cerveja (pivo). Tive um mini-curso de 10 minutos com a minha cunhada, que me ensinou como se pronunciam certas letras e conjugações de letras (os "j" lerem-se "i", por exemplo).
Em todas as situações conseguimo-nos desenrascar-nos razoavelmente, mesmo em restaurantes que a ementa estava só em checo, usando um pouco do google translate (se bem que nalguns casos, a tradução é perfeitamente hilariante). Chegámos a ir comprar fruta a uma mercearia, e como a matemática é uma linguagem universal, tivemos um atendimento impecável, com a senhora a ir escrevendo num papel quanto nos custaria levar o quê.
Também foi engraçado ir a um hipermercado comprar uma recarga para o cartão telefónico... só falavam checo e foi com gestos que nos safámos! [8D]

Outra situação caricata, foi em Maiorca (ilha espanhola), em que no rent-a-car, a funcionária só sabia falar alemão e foi engraçada vê-la a tentar explicar-nos por gestos o que é que o seguro incluia! [:D]

Acho que há sempre maneira de nos safarmos! Nem que seja com desenhos, gestos, ou apontando no mapa para onde queremos ir! [:D]
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 7071
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Sobre barreiras linguisticas e comunicação em viagem...

Mensagempor hfilipe » terça jul 16, 2013 11:15

Muito bom texto, Torgut.

Revejo-me perfeitamente nesses medos de sair da zona de conforto, de lugares em que não percebo nada do que as placas indicam nem dos sons que saem das bocas dos pessoas. Mas é um medo que espero poder vencer.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1873
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Sobre barreiras linguisticas e comunicação em viagem...

Mensagempor lynxpardinus » quarta jul 17, 2013 04:41

Em Shangai e Pequim aprendi a andar sempre com um cartão com os nomes dos sítios onde queria ir, escritos em mandarim. Para além de não falarem inglês, a forma como se pronúncia uma palavra é tão importante em mandarim que é muito fácil falhar uma indicação e ficar para sempre a vaguear perdido no meio de uma cidade de 20 milhões de habitantes... Foi a única vez em que algo assim me aconteceu. Normalmente, não tenho problemas - apesar de nunca ter tentado ter uma conversa longa com ninguém que não fale a mesma língua.

Acho que se partirmos do princípio que as pessoas não têm que falar a mesma língua que nós, se formos simpáticos e fizermos um genuíno esforço, a maioria dos nossos interlocutores fará o mesmo - com algumas e desagradáveis excepções, como acho que te aconteceu em Kiev.

P.S- Um amigo meu já percorreu (de férias) alguns dos países que mencionas na Ásia Central. A arma secreta dele - a namorada letã que fala russo...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18


Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante