• Anúncios

O turista geo-acidental

Assuntos mais genéricos sobre o Geo-Turismo, sugestões.

Moderador: Moderadores

O turista geo-acidental

Mensagempor lynxpardinus » domingo jul 22, 2012 08:44

Sabem aquelas perguntas de "Vou à cidade X, que caches aconselham a visitar?" . Bom, este tópico pretende responder a essas perguntas. Mas nunca com uma resposta standard - com as vossas respostas! Como? Através de bookmark lists!

Ou seja, o convite, aqui, é que apresentem as vossas listas de bookmarks de cidades que visitaram - permitindo, a quem tenha curiosidade em visitar essas cidades, conhecer a vossa perspectiva pessoal delas enquanto estão a fazer geocaching. Sim, é geocaching! E sim, é turismo! Mas, muito sinceramente, é sempre tão refrescante e diferente ver a cidade enquanto se fazem caches, visitar não só os grandes monumentos, mas também aqueles que só os locais conhecem e deram a conhecer através do geocaching (é como pertencer a um clube ainda restrito, com o privilégio de conhecer ainda mais que o turista normal). E claro que cada geocacher pode ter a sua perspectiva pessoal - e, por isso, confesso que espero que surjam diferentes listas das mesmas cidades, o que será ainda mais enriquecedor!

Para participarem, façam as vossas bookmarks, com a regra de que cada bookmark seja exclusiva de uma cidade (ou seja, nada de combinar Londres e Paris numa bookmark list; pedia-vos que fizessem uma bookmark list para Londres e outra para Paris). Isto facilitará a pesquisa e o uso por quem procurar perceber que caches deve visitar em cada cidade. Pedia-vos também que mantivessem o número de caches dentro de um limite razoável - vá lá, vamos dizer cerca de 15 -, para manter a bookmark list limitada e selecta). À medida que forem sendo colocadas bookmark lists neste tópico, eu vou organizando tudo no post de baixo, organizado por ordem alfabética das cidades (e espero muitos edits nesse post já abaixo).

P.S- Digam se gostam da ideia ou não! E, claro, sugestões e críticas são mais do que bem vindas!

Edit - Inclusão de sugestão de limite de número de caches nas bookmark lists.
Editado pela última vez por lynxpardinus em domingo jul 22, 2012 08:49, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: O turista geo-acidental

Mensagempor lynxpardinus » domingo jul 22, 2012 08:47

Lista de bookmark lists do Turista Geo-Acidental:

Buenos Aires (actualizada Jul 2012)
- Turista Geo-Acidental - Buenos Aires by Lynx Pardinus - http://www.geocaching.com/bookmarks/vie ... 50e638f297

Chicago (actualizada Jul 2012)
- Turista Geo-Acidental - Chicago by Lynx Pardinus - http://www.geocaching.com/bookmarks/vie ... 8a2f314883

Londres (actualizada Jul 2012)
- Turista Geo-Acidental - Londres by Lynx Pardinus - http://www.geocaching.com/bookmarks/vie ... 50a7bbcd65

Milão (criada Out 2012)
- Turista Geo-Acidental - Milão by Lynx pardinus - http://www.geocaching.com/bookmarks/vie ... e90166657d

Nova York (actualizada Jul 2012)
- Turista Geo-Acidental - New York by Lynx Pardinus - http://www.geocaching.com/bookmarks/vie ... db2e2e695e

Roma (criada Jul 2012)
- Turista Geo-Acidental - Roma by Lynx Pardinus - http://www.geocaching.com/bookmarks/vie ... 4ac758c85f

São Paulo (criada Out 2012)
- Turista Geo-Acidental - São Paulo by Lynx Pardinus - http://www.geocaching.com/bookmarks/vie ... 02a4400eb2
Editado pela última vez por lynxpardinus em quarta Oct 31, 2012 09:43, num total de 3 vezes.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: O turista geo-acidental

Mensagempor rifkinda » domingo jul 22, 2012 11:19

Gostei da ideia. A ver se consigo contribuir para uma bookmark.

Dá para ver quando é que uma bookmark foi criada? Acho importante, saber-se em que data uma pessoa fez essa bookmark. Se for uma bookmark já muito antiga, muitas das caches já podem ter sido arquivadas ou terem surgido outras caches mais interessantes... Não seria um factor que excluía a bookmark (quando estivessemos a planear uma viagem), obviamente, mas seria sempre mais apelativo olhar para as bookmarks que forem mais recentes.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: O turista geo-acidental

Mensagempor lynxpardinus » quarta jul 25, 2012 09:43

Procedi a uma alteração no post das listas - respondendo ao pedido da Rifkinda acima, passei a incluir uma data de criação / actualização das bookmark lists.

E acrescentei uma lista relativa a Roma.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: O turista geo-acidental

Mensagempor hfilipe » sábado set 29, 2012 10:52

Não sei se vou ser o primeiro "cliente" mas a bookmark de Londres já está carregada no android para o próximo fim-de-semana.
Já vi que algumas estão perto do locais que escolhi para visitar. Só falta ver se vai haver tempo para as descobrir!
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: O turista geo-acidental

Mensagempor lynxpardinus » sábado set 29, 2012 11:11

Boa! Dá-lhe! E, já sabes, se quiseres contribuir com a tua própria lista, estás à vontade (mesmo que seja sobre uma cidade já existente).

Entretanto, espero adicionar São Paulo e Milão durante o próximo mês.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: O turista geo-acidental

Mensagempor lynxpardinus » terça Oct 09, 2012 08:48

Lista de São Paulo adicionada.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: O turista geo-acidental

Mensagempor lynxpardinus » quarta Oct 24, 2012 09:58

Já alguém teve oportunidade de experimentar alguma destas bookmark lists? Se sim, digam-me se gostaram ou não e o que preciso de "afinar".
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: O turista geo-acidental

Mensagempor hfilipe » quarta Oct 24, 2012 11:35

Como tinha dito uns posts atrás, na minha recente e primeira visita a Londres levei a bookmark no android.
Dela, descobri a "From a Swan to the Canary: Tower - Save me!", a "Carry on Cleo", a "The Palace of Westminster (Houses of Parliament)" e a "Royal Observatory Greenwich Cache". (ainda me faltam os logs das virtuais)

A "Ostra Antigua", está em restauro e tapada por uma vedação e por isso não dei com o fóssil.

Descobri ainda mais uma virtual "MMMonument", junto à Millenium Bridge.

Descobri, portanto, uma nano, uma micro e 3 virtuais! è manifestamente pouco mas, como já tinha dito, só andei à procura das que se atravessaram no caminho. Tive pena de não ter ido à procura da "South Bank Lion", quando estive no London Eye, mas a chuva que caía nessa altura impediu-o.

Gostei da bookmark pelos locais a que me levou bem perto de zonas de passagem mas que passam um pouco despercebidos, como a "Carry on Cleo" junto à estação de Embankment, por onde tantas vezes andei ou a "The Palace of Westminster (Houses of Parliament)" que passa bastante despercebida ao lado do Parlamento, ainda mais na altura que estive lá, pois decorria uma manifestação islâmica de protesto contra um filme, que contava com alguns milhares de pessoas!

É pena não permitirem caches nos parques londrinos pois alguns merecem uma visita.

Escolher uma dúzia de caches no meio de tantas não deve ter sido uma tarefa fácil.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: O turista geo-acidental

Mensagempor lynxpardinus » sexta Oct 26, 2012 08:49

Fico contente que tenhas gostado!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: O turista geo-acidental

Mensagempor lynxpardinus » quarta Oct 31, 2012 09:46

Acrescentada uma pequena lista sobre Milão (apenas 6 caches, não conheço a cidade suficientemente bem para me aventurar com mais recomendações).
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: O turista geo-acidental

Mensagempor hfilipe » sexta dez 14, 2012 11:45

lynx, reparei agora que ainda não apaguei a minha bookmark das caches que mais me chamaram a atenção enquanto preparava a viagem a Itália.
Uma das caches que tinha para Milão era a "The first webcam cache in Italy!". Como tem um certo valor histórisco e já não há muitas do género para "descobrir", não sei se a queres colocar na tua bookmark e, quando lá voltares, "descobri-la"!

Nós acabamos por não ir lá, pois o tempo que estivemos em Milão foi bastante curto e havia uns sinais de trânsito para entrar na zona histórica da cidade que nos deram a ideia de serem sobre alguma forma de "portagem" e acesso condicionado. Não quisemos arriscar com o carro alugado e, depois de perder algum tempo naquele trânsito caótico, com motas a surgir por todo o lado e 3 filas que se transformam em 4 ou 5, acabamos por seguir para Brescia mais cedo. Foi das experiências de condução mais "alternativas" que já tive!

Ah, e Milão está com um bonito manto branco, nesta altura!
Editado pela última vez por hfilipe em sexta dez 14, 2012 16:38, num total de 1 vez.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: O turista geo-acidental

Mensagempor lynxpardinus » sexta dez 14, 2012 16:02

Obrigado!

Acho que a vou incluir na bookmark, sim! Mas, mais uma vez, gostava de referir que este é um projecto aberto - ou seja, quem quiser, está à vontade para apresentar a sua própria visão de uma cidade para o turista geocacher.

P.S- Sim, há um sistema de pagamento virtual de portagens em Milão e Roma. Algumas câmaras de trânsito fazem um rastreio das matrículas e comparam com uma lista de veículos que paga uma taxa para circular na cidade.

P.S2- O meu colega italiano está agora a voar para lá... E com medo de não conseguir aterrar! Acho que a cidade está completamente nevada!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: O turista geo-acidental

Mensagempor rifkinda » quarta set 24, 2014 04:16

Como está aí quase a chegar o dia mundial do Turismo, nada como ressuscitar este tópico. ;))
Ninguém quer acrescentar mais uma bookmark à lista?
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17


Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron