• Anúncios

Borlas: Visitar a história no Dia dos Monumentos e Sítios.

Assuntos mais genéricos sobre o Geo-Turismo, sugestões.

Moderador: Moderadores

Borlas: Visitar a história no Dia dos Monumentos e Sítios.

Mensagempor P@v@r0tti » quinta abr 19, 2012 07:59

Mais de 500 atividades - na sua grande maioria gratuitas - vão celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios um pouco por todo o país. Aproveite para fazer visitas únicas a locais emblemáticos onde se vive a história! (aproveitando umas cachinhas)


Imagem

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2012
celebra-se um pouco por todo o mundo e em Portugal não faltam locais para comemorar o extenso património histórico, cultural e edificado com diversas atividades. São 500 iniciativas promovidas por mais de 300 entidades e 113 autarquias que se associam ao tema de 2012: "Do Património Mundial ao Património Local Proteger e gerir a mudança". O mote das celebrações prende-se com o complexo desafio que se coloca à preservação do património, e à boa gestão dos inevitáveis processos de mudança e Escape.pt sugere-lhe algumas atividades a não perder!

Por caminhos de Macau no Museu do Oriente
O Museu do Oriente organiza uma visita em torno do núcleo de Macau da exposição Presença Portuguesa na Ásia. Partimos do centro histórico de Macau, património mundial da humanidade para, através das peças da colecção, trilhar caminhos cruzados por oriente e ocidente, visitar património único e universal e revelar encontros culturais. A visita decorre das 19h00 às 20h00 e exige marcação prévia. Mais informações no site do Museu do Oriente.

Apreciar o restauro da Capela de São João Batista
Redescobrir o esplendor desta capela recentemente restaurada é o objetivo de um conjunto de atividades em torno deste local, que têm sempre entrada livre e decorrem até dia 26 de maio. Há visitas guiadas e ateliês de arte como A Capela de São João Baptista e as suas coleções: caraterização e singularidade. Há ainda visitas guiadas à Capela de São João Baptista e às suas coleções de ourivesaria e paramentaria em diferentes idiomas. Outra iniciativa é Vamos Conhecer a Capela de São João Baptista, um ciclo de visitas-jogo e ateliês de arte dirigidas às crianças (dos 6 aos 12 anos de idade) com exploração dos materiais e técnicas utilizados na construção da capela e sensibilização para a conservação e restauro. Dia 19 de abril pode-se assistir à primeira palestra do ciclo de conferências temáticas sobre a Capela de São João Baptista. Pelas 18h30, o Professor Doutor António Filipe Pimentel aborda Arte e Política: a Capela de São João Baptista em São Roque.

Museu Nacional do Azulejo
Uma oficina de ourivesaria, uma visita orientada ao Museu Nacional do Azulejo / Convento da Madre de Deus e uma conferência sobre conventos de Clarissas seguida de uma visita orientada ao Convento da Madre de Deus compõem a agenda do Museu Nacional do Azulejo nestas celebrações. Mais informações no site do Museu do Azulejo.

Ruas com história em Beja
A partir do Museu Regional de Beja, a cidade convida a um passeio para descobrir pequenas histórias da cidade ao longo de vários períodos pelas palavras de Susana Correia. Um percurso para fazer sábado, dia 28 Abril, pelas 15h00.

Noite de Fados no Convento de Cristo
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebra-se num dos locais mais emblemáticos do país: O Convento de Cristo acolhe, dia 18 de abril, visitas programadas, palestras e mais tarde, pelas 22h00, “Há Fados no Convento”. Esta ultima iniciativa é a única da programação que não é gratuita, custando 12 euros. Mais informações através do Tel: 249 315 010 ou do e-mail: convento.cristo@igespar.pt

Animação no Castelo e Paço dos Duques de Bragança
Neste dia de celebração, há atividades de animação e visitas guiadas aos monumentos do Monte Latito. Mais informações através do Tel: 253 412 273 ou do e-mail pduques@imc-ip.pt

Visita ao Metro de Lisboa
Também o Metropolitano de Lisboa associa-se às comemorações organizando uma visita guiada às estações Saldanha I e II e S. Sebastião I e II, no dia 18, às 17h00. A marcação da visita pode fazer-se através através do Tel: 21 3500 115 ou do e-mail: relacoes.publicas@metrolisboa.pt.

Monumentos e Sítios na Rota do Românico
A Rota do Românico associa-se às celebrações com um conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas a decorrer nos dias 18 e 19 de abril e dia 22. Estes serão dias serão inteiramente dedicados à comunidade escolar dos cursos técnicos da área do turismo dos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, três dos novos concelhos que integram a Rota do Românico. Seminários, oficinas temáticas e visitas mostram a alunos de diversas escolas próximas o património desta Rota do Românico.
 No dia 22 de abril, domingo, pelas 15h00 horas, a Rota do Românico convida a conhecer a pintura mural posta, recentemente, a descoberto na capela-mor da Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Vila Boa do Bispo, no concelho do Marco de Canaveses. Dirigida à comunidade em geral, a atividade tem entrada gratuita.

Património Mundial em Évora
Nesta cidade que é Património Mundial, não faltam atividades para celebrar o dia 18 de abril. Logo às 9h30 há uma visita ao Petit Cabinet da Casa da Balança, um gabinete de curiosidades dedicado à história do metro e do sistema métrico, pensado para acolher os mais novos. Na Unidade Museológica CEA decorre um ateliê de expressão plástica subordinado ao património da água, com atividades a decorrer das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30.
 Nos Paços do Concelho haverá, entre as 10h00 e as 12h00 e entre as 14h30 e as 16h00, uma demostração da técnica da cianotipia no hall de entrada. Impressão de imagens de monumentos da cidade pela técnica da cianotipia. Mais tarde, pelas 18h00, é lançado neste local o livro “A Evolução Urbana do Centro Histórico de Évora. Vol. I – Ebora Liberalitas Iulia. Território e Cidade.”, de Gustavo Silva Val-Flores. 
Já o Convento dos Remédios acolhe uma tertúlia-almoço com Luís Lobato de Faria
 e uma Sessão de Poesia com Maria Sarmento às 17h30.
 Nas Termas Romanas há uma visita comentada pelas 15h00. As celebrações continuam dia 24 na ação 'Pintar a Cobertura da Anta Grande do Zambujeiro' que pretende proporcionar uma visita guiada a um monumento megalítico funerário da maior importância e, por outro, contribuir para o embelezamento da sua envolvente próxima. A partida é às 9h00 junto ao Convento dos Remédios.

Visitar os monumentos de Sintra
Diversos espaços emblemáticos de Sintra vão estar de portas abertas para um conjunto de visitas guiadas. O dia 18 de abril começa com uma visita técnica aos projetos de restauro do Palácio da Pena, pelas 10h00, continua com uma visita técnica ao Campo de Investigação Arqueológica ao Castelo dos Mouros, pelas 12h00, prolonga-se por uma visita técnica às intervenções de conservação e restauro no Palácio de Monserrate, às 15h00, e termina com uma visita técnica com ênfase no trabalho de restauro ao Chalet da Condessa d’Edla, às 16h30. Informações e inscrições pelo Tel: 21 923 73 00 ou através do e-mail: npa@parquesdesintra.pt ou no site Parques de Sintra.
Dia Aberto nas Ruínas Romanas de Tróia
O Grémio do Património organiza duas visitas "Estaleiro-Aberto", integradas na programação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Estas visitas, orientadas pelos responsáveis das operações de conservação e restauro, apostam numa forte componente técnica, possibilitando a observação, in loco, das diferentes intervenções. Destinam-se ao público em geral e a profissionais e estudantes da área. No dia 18, as Ruínas Romanas de Tróia estarão abertas e acessíveis a todos para visitas livres das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h30 e com uma visita temática, “A singularidade do sítio arqueológico de Tróia”, às 15h00.

Conhecer o Núcleo Intra-Muros e a Torre do Relógio em Serpa
Uma visita guiada, no dia 18 de abril às 15h00, ao Núcleo Intra-Muros de Serpa – classificado como Conjunto de Interesse Público, onde se inclui o acesso à Torre do Relógio é a atividade prevista para Serpa. As inscrições para a visita guiada fazem-se através do e-mail: asofia@cm-serpa.pt ou do Tel: 284 540 100.

Museu da Cidade de Aveiro de portas abertas
O Museu da Cidade de Aveiro acolhe uma série de iniciativas entre as quais se destaca a entrada gratuita nos museus da cidade, como o Museu da Cidade, onde está patente a exposição temporária Linha D’Agua. Tapeçarias de Portalegre e Arte contemporânea, o Museu Arte Nova, onde se encontra a exposição temporária Dicionário Arte Nova e o Ecomuseu Marinha da Troncalhada. As visitas requerem marcação prévia através do e-mail: museucidade@cm-aveiro.pt ou do tel: 234 406 485.
Conheça o programa completo das atividades de celebração do Dia Internacional dos monumentos e Sítios 2012 no site do Igespar



Escape
Imagem
Avatar do Utilizador
P@v@r0tti
Micro
 
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 17, 2010 11:45

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron