• Anúncios

Guimarães CEC2012

Assuntos mais genéricos sobre o Geo-Turismo, sugestões.

Moderador: Moderadores

Re: Guimarães CEC2012

Mensagempor hfilipe » quinta fev 02, 2012 10:31

Este fim-de-semana realiza-se o TEDx Vimaranes.
Segundo a organização, é um evento organizado em e para Guimarães. É um dia inteiro com diversas apresentações, subordinadas ao tema "Ser Minho". O programa completo está aqui.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Guimarães CEC2012

Mensagempor hfilipe » quinta fev 02, 2012 10:34

Para quem gosta de dança contemporânea tem, desde ontem e até ao próximo dia 11, oportunidade de ver vários espetáculos, incluindo uma estreia absoluta no festival GUIdance. Mais informações aqui.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Guimarães CEC2012

Mensagempor hfilipe » quinta fev 02, 2012 20:11

Guimarães vai estar presente nos bolsos de milhares de portugueses e europeus.
Isto porque vão ser produzidas pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 500 mil moedas de 2 euros idealizadas pelo artista plástico vimaranense, José de Guimarães. A face nacional terá, além do logótipo da CEC, o castelo da cidade e a efígie de D. Afonso Henriques.
Apesar de já estarem a ser fabricadas, as moedas só serão apresentadas a 21 de junho.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Guimarães CEC2012

Mensagempor hfilipe » sábado fev 11, 2012 08:46

Não é um evento inserido na programação da CEC mas não deixa de ser uma boa proposta para hoje à tarde.
No Largo do Toural, às 16h00, vai-se realizar um flash mob com uma "Batalha de Almofadas". Já estão inscritas mais de 3.000 pessoas na página do evento.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Guimarães CEC2012

Mensagempor hfilipe » sexta mar 02, 2012 16:39

Depois da abertura pelos Fura dels Baus vou hoje, pela primeira, vez ver um espetáculo inserido em Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.
Os bilhetes já estão comprados, bem lá na frente do Grande Auditório, para ver a estreia de "A Morte de Danton" escrita por Georg Büchner.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Guimarães CEC2012

Mensagempor hfilipe » sexta mar 09, 2012 14:55

Já está um pouco em cima da hora mas não posso deixar de destacar o concerto de Thurston Moore, vocalista dos Sonic Youth, agora a solo, já que com o fim da relação conjugal com a baixista Kim Gordon, a banda também acabou.
O concerto é no domingo, dia 11, às 22h00.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Guimarães CEC2012

Mensagempor hfilipe » sexta abr 27, 2012 15:35

Depois do Noc, Noc, a mesma "equipa" prepara o "Yé, Yé, Yé! para o dia 5 de maio.

Segundo a organização, será "um evento dedicado à música e, em especial, ao Rock e à contracultura dos anos 50, 60 e 70. Este evento decorrerá ao longo do sábado de 5 de Maio de 2012, e será uma celebração desse período em Portugal através da música, envolvendo a comunidade e a multidisciplinaridade artística. Haverá cinema, teatro e animação do comércio, bem como um concerto musical, terminando com uma festa ao som do Yé Yé."

Mais informação em http://www.guimaraesnocnoc.com
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Guimarães CEC2012

Mensagempor hfilipe » segunda ago 27, 2012 11:44

Um pequeno bumpzinho, com algumas impressões gerais sobre o que se tem passado por cá!

A meu ver a CEC está a ser um sucesso. No início havia sobretudo atividades em espaços fechados como concertos, teatro, exposições. Em praticamente todos os que fui ver havia gente de vários pontos do país.

Antes do espetáculo começar ou no intervalo era possível perceber isso em algumas conversas. Ouviam-se nomes de hotéis, roteiros de locais a visitar, doces a comprar e qual a melhor pastelaria, etc. No entanto, já li, em blogs locais, algumas críticas ao fato de não haver mais "cultura" na rua. Houve os espetáculos dos Fura Dels Baus e pouco mais.

Pois com a chegada do verão acho que já ninguém se pode queixar disso. Por toda a cidade, até em locais menos óbvios e um pouco escondidos há intervenções.

Quem entra na cidade, vindo da A7, é logo brindado com isto:
Imagem
Chama-se Agricultural Mountain e tem a autoria de Nuno Miguel Lima da Cruz, Bruno Martins Afonso Gomes, António da Silva Lopes.

Quanto às minhas 2 caches no centro histórico, nota-se perfeitamente pelos logs um grande movimento de geocachers (sobretudo portugueses mas também alguns estrangeiros) que vêm visitar a cidade pela publicidade de ser Capital Europeia da Cultura. Parece-me que não saem daqui defraudados!
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Guimarães CEC2012

Mensagempor hfilipe » quinta set 13, 2012 09:41

Este fim de semana, o centro histórico de Guimarães regressa uns séculos atrás. Mais precisamente ao séc. XII, recriando os hábitos, costumes, artesanato e gastronomia do tempo de D. Afonso Henriques.

Fui o ano passado à primeira edição da Feira Afonsina e gostei bastante. O centro cheio de gente, muita animação, comida e as tradicionais barraquinhas de artesanato. Segundo a organização, este ano o evento será ainda maior e em parceria com a Capital Europeia da Cultura.

Mais informação em http://www.guimaraes2012.pt/index.php?c ... item=29169
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Guimarães CEC2012

Mensagempor hfilipe » segunda Oct 29, 2012 17:40

No passado sábado participei num teatro/performance muito original.

Chama-se "Give me back my broken night" e recorre a leitores mp3, smartphones e projetores portáteis.

Começamos na Pousada da Juventude e, depois de uma pequena introdução teatral, saímos em 4 grupos de 4 pessoas mais um ator/guia. Cada grupo foi por um percurso diferente, até um local diferente mas todos degradados ou em construção. Durante o trajeto fomos ouvindo nos leitores mp3 uma música para dar ambiente e um narrador a apresentar-nos a zona de Couros, no futuro.

Cada grupo tinha uma data diferente e, chegados ao destino, imaginaram o que seria aquele local nesse futuro.

Enquanto as ideias iam surgindo, um artista (que, por obra do destino, é namorado de uma prima da minha mulher e que está a viver em Milão neste momento!) ia desenhando esse futuro no mapa que estávamos a visualizar. O "pequeno" pormenor aqui é que o Sérgio (assim se chama o artista) estava na Pousada da Juventude, agarrado a uma pequena mesa de desenho digital e os grupos estavam a algumas centenas de metros. O mapa não era mais que uma folha A3 em branco que um elemento do grupo punha à frente do pequeno projetor portátil!

No nosso grupo imaginámos como será um espaço vazio entre prédios, junto à Avenida D. João IV, em 2112. Não me perguntem como mas saiu-nos um supermercado de orgãos humanos e extraterrestres com promoções de feira e clínica por cima!

Depois voltamos para a Pousada e, todos os grupos juntos, apresentamos e discutimos as ideias de cada um enquanto todos os desenhos eram projetados numa tela.

Podem ver mais informação em Guimarães 2012 CEC ou aqui, com um vídeo da performance no Reino Unido
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Guimarães CEC2012

Mensagempor hfilipe » terça nov 06, 2012 22:50

E para os amantes do jazz, começa esta quinta-feira mas uma edição do Guimarães Jazz, a 21ª.
E começa logo com um nome de peso, Herbie Hancock e continua até 17 deste mês com Bill Frisell, Dave Douglas & Joe Lovano Quintet, The Jazz Passengers e WDR Big Band Cologne com a presença de Randy Brecker.
Mais informações e programa completo em: http://www.guimaraes2012.pt/index.php?c ... item=29420
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Guimarães CEC2012

Mensagempor hfilipe » quarta nov 07, 2012 17:59

Continuando na música mas, desta vez, em ritmos pop/rock.

Se ouvem a Antena3 já devem ter reparado no anúncio a declarar que em Guimarães a primavera é em novembro!

Isto porque a cidade acolherá, pela primeira vez em Portugal o Optimus Primavera Club onde atuarão quase 30 artistas/bandas distribuídos por 5 espaços, no fim de semana de 30 de novembro a 2 de dezembro.

O bilhete geral custa 35€ e o diário 25€. Podem ver a programação e mais informações em http://www.guimaraes2012.pt/index.php?cat=3&item=47230 e http://www.primaveraclub.com/programacion?f=gui
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Guimarães CEC2012

Mensagempor hfilipe » segunda nov 19, 2012 23:02

Há 3 posts atrás falei de "Give me back my brocken night", lembram-se?!

Pois deixo agora o vídeo sobre a performance cá em Guimarães: http://watershed.co.uk/opencity/commiss ... mission-4/
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Guimarães CEC2012

Mensagempor hfilipe » segunda nov 26, 2012 22:48

E com mais umas Festas Nicolinas prestes a começarem, deixo-vos aqui uma reportagem sobre o número inicial, o mais participado e espetacular, o Pinheiro.

Se não conhecem, nem sabem o que perdem!

http://www.youtube.com/watch?v=tDMuWasgOvw

Mais informação aqui: http://www.guimaraes2012.pt/index.php?c ... item=47707
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Guimarães CEC2012

Mensagempor tonisimoes » quinta nov 29, 2012 18:20

Foi espetacular, esta festa nunca me desilude...este ano mais uma vez foi de arromba, no dia seguinte é que tinha a minha cabeça a martelar... :lol:
tonisimoes
Small
 
Mensagens: 142
Registado: quinta abr 05, 2012 14:01

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

cron