• Anúncios

Gr30_pelas_Linhas_de_Torres

Assuntos mais genéricos sobre o Geo-Turismo, sugestões.

Moderador: Moderadores

Gr30_pelas_Linhas_de_Torres

Mensagempor RuiJSDuarte » sábado ago 03, 2013 17:41

Convido-os a dar uma vista de olhos pelo meu novo projecto pessoal... percorrer a GR30 de bike e ajudar os próximos a não terem o mesmo trabalho que tenho tido na recolha de trajectos e afins (muitas vezes com erros). Além de, claro, ajudar a divulgar algo que foi/é importantíssimo para a nossa história.
Vai sendo construido semanalmente, à medida que for progredindo eu próprio no terreno.

Blog - http://gr30_pelas_linhas_de_torres.blogs.sapo.pt/
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Gr30_pelas_Linhas_de_Torres

Mensagempor jasafara » domingo ago 04, 2013 01:18

Parabéns pelo blog. Dei uma vista de olhos, mas hei-de analisar com calma.
Para já a primeira frase fez-me lembrar a

""Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos ... Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum ..." [:D]
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Gr30_pelas_Linhas_de_Torres

Mensagempor lynxpardinus » segunda ago 05, 2013 06:00

Acho que é um projecto bem giro!

Não percebo onde se podem descarregar os trilhos de que falas - os links estão incluídos no blog?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Gr30_pelas_Linhas_de_Torres

Mensagempor lamas » segunda ago 05, 2013 11:40

Vou acompanhar.
Parabés pela ideia.
Imagem
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
lamas
Regular
 
Mensagens: 505
Registado: terça ago 31, 2004 00:09

Re: Gr30_pelas_Linhas_de_Torres

Mensagempor dupladepeso » segunda ago 05, 2013 13:10

É actualmente um dos projectos que mais quero concluir.

Sinto-me um sortudo por ter o projecto mesmo à porta de casa.

Obrgiado Rui.

Cláudio
dupladepeso
dupladepeso
Micro
 
Mensagens: 25
Registado: segunda jan 04, 2010 12:52

Re: Gr30_pelas_Linhas_de_Torres

Mensagempor scuz » segunda ago 05, 2013 15:23

Projecto interessante para acompanhar o seu desenvolvimento. Acompanho o blog com os registos da sua actividade e as investidas tinham-se intensificado para esta zona.
Já há uns tempos que ando com ideias de me "colar" mas sempre me retraí. Mudei de opinião. Atenção à PM.


lynxpardinus Escreveu:Acho que é um projecto bem giro!

Não percebo onde se podem descarregar os trilhos de que falas - os links estão incluídos no blog?


Se clicares no play de cada imagem do wikiloc que acompanha os posts serás redireccionado para a página ao track no perfil do RuiJSDuarte. Sendo usuário podes baixar o track normamente.
Avatar do Utilizador
scuz
Regular
 
Mensagens: 251
Registado: sexta mar 16, 2012 22:59

Re: Gr30_pelas_Linhas_de_Torres

Mensagempor RuiJSDuarte » segunda ago 05, 2013 18:32

Irei brevemente colocar o link para o trajecto também nos posts, para facilitar.

Obrigado pelas respostas! Gostei também bastante de ver Owners de boas caches nos Fortes e afins a darem um vista de olhos! [:)]

Cheguei à pouco de mais um passeio, desta vez da Aguieira à Carvalha... amanhã pela hora de almoço deve estar actualizado a preceito!
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Gr30_pelas_Linhas_de_Torres

Mensagempor RuiJSDuarte » terça ago 06, 2013 09:56

Ora, mais dois posts colocados, um do passeio de ontem e um "histórico"!

Peço a melhor ajuda por parte dos Ilustres Gecocaches mais antigos que habitam por estes corredores para me ajudarem a completar a informação do dito post histórico... :wink:
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Gr30_pelas_Linhas_de_Torres

Mensagempor vsergio » terça ago 06, 2013 15:30

eu já apanhei o processo a meio... quando coloquei a minha primeira cache relativa ao projecto, no principal forte que deu a origem ao nome das Linhas, o Forte de São Vicente, já se estava na fase de "esperar" para que um dos principal impulsionadores do projecto colocasse a parte dele no terreno. Já não me lembro quem era, mas não é nenhum dos owners que têm caches nas doze primeiras caches "oficiais". Não sei se não seria alguem dos greenshades... a minha memória é mesmo uma coisa estupenda.
Então avancei eu, para o "meu" forte, o de São Vicente, como costumo dizer, e depois continuei ativo no projecto, mantendo algumas caches que ía desaparecendo, casos de adoção e esse tipo de cenas.
Ao principio tinhamos a ambição de dar Cromos da Cronologia das Invasões Francesas, um por cada cache (das dez primeiras), e ainda fomos distribuindo alguns. Depois, naturalmente, o desinteresse por essa informação foi sido perdida por parte dos geocachers do TFTC e INCHA, MAIS UMA, até que o Fernando, da GeoDuplaP&F escarrapachou parte dos cromos na cache dos fortes da Enxara do Bispo...
De modos que para saberem mesmo alguma coisa mais em concreto, é melhor falarem com o Bargão, o Costa ou com o Cláudio, que têm uma memória melhor que a minha
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: Gr30_pelas_Linhas_de_Torres

Mensagempor lynxpardinus » terça ago 06, 2013 19:32

Acho que ainda recebi um ou dois cromos... Gostei...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Gr30_pelas_Linhas_de_Torres

Mensagempor jasafara » terça ago 06, 2013 23:41

A história das caches das Linhas de Torres já tem barbas brancas :) Olha, as primeiras penugens começaram a crescer quando estávamos em 2004 e por alturas de se ter começado a recuperar os Fortes (as Câmaras de Loures, VFX, Mafra, SMA e TVD juntaram-se num protocolo que visava recuperar as Linhas, como veio a acontecer, no âmbito da comemoração dos 200 anos das mesmas que se estavam a aproximar) e um conjunto de 4 geocachers se juntou para levarem por diante um "projecto" que todos queria levar para a frente: a colocação de caches nos Fortes das Linhas de Torres. Esse grupo inicial era composto por mim, pelo Lamas, pelo Bargão Henriques e, espante-se para quem não sabe, Greenshades. Só mais tarde "aderiram" ao projecto nomes como vsergio ou Almeidara.

by clcortez in http://www.geopt.org/index.php/board/vi ... 69#p128869

e restante tópico As Invasões Francesas e as Linhas de Torres ;))
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Gr30_pelas_Linhas_de_Torres

Mensagempor jasafara » terça ago 06, 2013 23:54

E já agora este post que vai antes da retrospectiva do Cláudio.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Gr30_pelas_Linhas_de_Torres

Mensagempor clcortez » quarta ago 07, 2013 00:00

Para completar a informação dada pelo vítaro, os geocachers que tinham ficado com o Forte de S.Vicente e que "abandonaram" o projecto (coincidiu com o seu afastamento prematuro do geocaching) foram os Greenshades. Daí que o vítaro tenha dito que estávamos à espera que eles colocassem as caches na parte deles, o que nunca veio a acontecer (ainda esperámos uns meses, o que naquela altura não parecia uma eternidade como agora, em que toda a gente anda com pressa (no geocaching)). Quando falo na "parte deles" acrescento esta informação, não sei se alguma vez a dei: decidimos apenas colocar caches na 1ª e 2ª linha (deixando de fora as 3ª e 4ª linha por não haver "conteúdo" no terreno), dividindo por 4 zonas a distribuir por 4 geocachers: Greenshades com a 1ª linha do mar até Torres Vedras, daí até até ao Tejo ficava para os Lamas, na 2ª linha do mar até ao Cabeço de Montachique ficava com o Bargão e daí até ao Tejo ficava para mim. Na prática, houve desde logo alterações ao planeado: os Greenshades acabaram por não colocar nada e o vsergio avançou para S.Vicente e o Almeidara para Ponte de Rol, eu também só avancei com uma das que tinha previsto (o Forte da Feira na Malveira, entrando na "zona" do Bargão) e os Lamas avançaram para a colocação de caches também na 2ª linha de Montachique até ao Tejo.
Penso que assim ficou melhor. ;))
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Gr30_pelas_Linhas_de_Torres

Mensagempor jasafara » quarta ago 07, 2013 00:07

Oh. Cláudio...e não te esqueceste do David Félix?

http://groups.yahoo.com/group/geocachin ... ssage/1208

que deu origem a diversas respostas entre as quais a dos desistentes Greenshades

Olá a todos!

A ideia de uma multi-cache sobre as Linhas de Torres parece-me
excelente!

Aliás, devo confessar que a equipa GreenShades está há alguns meses a
trabalhar num conjunto de caches com o mesmo tema... (as nossas
caches costumam ter gestação prolongada - o tempo é escasso)

Como a cache do David aparenta ser de longa distância, qual a opinião
do grupo sobre a viabilidade/interesse de um conjunto de caches mais
focadas em percursos pedestres de curta distância, sempre
relacionadas com os fortes das Linhas de Torres e os episódios da
guerra peninsular?

um abraço a todos,

LuisLamela.
GreenShades
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Gr30_pelas_Linhas_de_Torres

Mensagempor RuiJSDuarte » quarta ago 07, 2013 07:53

Que bela leitura!!! Não sei como me tinha esquecido do Post do Cláudio no Geopt.
Tive de fazer renascer das cinzas a minha subscrição do Yahoo para poder ler as coisas do dfelix.
O Claúdio não se esqueceu dele, no post do Geopt refere a cache na Ericeira, anterior ao projecto dos 4, e que me parece ter sido a única efectivamente publicada do David, pelo menos pelo seu perfil.

Vou plagiar/cortar/moldar as coisas para o blog... [^]
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron