• Anúncios

Precisam-se sugestões

Assuntos mais genéricos sobre o Geo-Turismo, sugestões.

Moderador: Moderadores

Precisam-se sugestões

Mensagempor scuz » quinta jun 06, 2013 10:21

Estou encarregue de mostrar um pouco de Portugal a um amigo de Goa, que está cá a passar uma pequena temporada. Tinha pensado num Domingo fazer uma ronda por Sintra e no Sábado ir até Évora. Não que sejam locais estranhos para mim mas gostava de ouvir sugestões sobre o que visitar em ambos (principalmente Évora).

O capítulo gastronómico também necessita de umas sugestões. ;))
Avatar do Utilizador
scuz
Regular
 
Mensagens: 251
Registado: sexta mar 16, 2012 22:59

Re: Precisam-se sugestões

Mensagempor rifkinda » quinta jun 06, 2013 10:32

Depende se queres fazer uma visita em torno de monumentos ou mais a nível de paisagens, para ele ficar com uma ideia geral.

Em Sintra sugiro:
*Palácio da Vila
*Palácio da Pena e jardins
*Palácio de Monserrate
*Castelo dos Mouros
*Paisagem a partir do Alto de Santo Eufémia

Em Évora:
*Uma visita a pé ao centro histórico, incluindo a Praça do Giraldo, o templo de Diana, Capela dos Ossos, Aqueduto
*Visita a alguns dos monumentos megalíticos. No posto de turismo, eles fornecem informações sobre os mesmos e mapas de como lá chegar (mas basta veres as caches e tens as coordenadas de todos :wink: )
*Paisagem a partir do Alto de S.Bento com os seus moínhos
*A nível de restaurantes.. toda a gente me diz que se come muito bem por Évora, mas nós não tivemos sorte na escolha de restaurantes... não achámos nada de especial. Por isso, também vou estar atenta às sugestões do resto do pessoal.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Precisam-se sugestões

Mensagempor hfilipe » quinta jun 06, 2013 11:07

rifkinda Escreveu:*A nível de restaurantes.. toda a gente me diz que se come muito bem por Évora, mas nós não tivemos sorte na escolha de restaurantes... não achámos nada de especial. Por isso, também vou estar atenta às sugestões do resto do pessoal.

Eu posso confirmar que se come muito bem em Évora, ou então tivemos muita sorte na escolha!
Ainda hoje, quando nos lembrámos da nossa passagem por lá, vem-nos logo água à boca só de pensar naquelas costelinhas de borrego. Nham, nham!
Infelizmente já foi há uns bons anos que lá fomos e não nos lembramos do nome do restuarante.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Precisam-se sugestões

Mensagempor jasafara » quinta jun 06, 2013 11:35

Em Évora há o famosíssimo Fialho. Não é barato, mas come-se bem (a última vez que lá fui foi há dois anos).
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Precisam-se sugestões

Mensagempor jasafara » quinta jun 06, 2013 11:37

A [wig-] GC2Q7QX Ebora Liberalitas Iulia, é um bom guia turístico ;))
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Precisam-se sugestões

Mensagempor RuiJSDuarte » quinta jun 06, 2013 13:34

Estive no Fialho o ano passado! Excelente.

Se eu tivesse um amigo que viesse de fora conhecer fazia...

Manhã na Ericeira e em Mafra com almoço no leitão do Caneira nos Negrais e tarde a passear em Sintra jantando uma pizza na praia de São Pedro do Estoril.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Precisam-se sugestões

Mensagempor jasafara » quinta jun 06, 2013 17:41

Em Évora poderia sugerir mais coisas, mas as referidas pela rifkinda são claramente as mais importantes.

Quanto a restaurantes além do Fialho, recomendo também o Guião.
Já lá não vou há uns anos, mas tinha o melhor bolo de gila que já comi [^]
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Precisam-se sugestões

Mensagempor scuz » sexta jun 07, 2013 13:05

Muito obrigado pelas belíssimas sugestões.

@rifkinda: já nem me recordava da Capelas dos Ossos e até já lá tinha ido... ;))

O trajecto de amanhã será Évora, esperando que a meteorologia no alto Alentejo seja mais favorável que na Grande Lisboa. Uma vez lá o percurso ainda será a designar mas com paragens obrigatórias pelo Tempo de Diana, a Praça do Giraldo e a Capela dos Ossos.

@Jasafara: Agradeço a dica da Wherigo mas como nunca fiz nenhuma e o que pretendo é um passeio cache-free vai ter que ficar para outra ocasião.

@RuiJsDuarte: O trajecto parece-me aliciante. Obrigado.
Avatar do Utilizador
scuz
Regular
 
Mensagens: 251
Registado: sexta mar 16, 2012 22:59

Re: Precisam-se sugestões

Mensagempor scuz » segunda jun 17, 2013 11:27

Venho reiterar o meu anterior discurso. Muito obrigado pelas sugestões.


No sábado, bastante cinzento e mal humorado, saímos por volta das 9:30 de Bucelas em direcção a Alcochete para apanhar a N4. Optamos ir pela nacional por duas simples razões: o trajecto é sempre mais interessante pela nacional e por razões económicas (o preço da portagem equivale ao gasóleo gasto...).

O primeiro ponto uau foi a Ponte Vasco da Gama e a vista que proporciona sobre Lisboa. Seguimos calmamente pela estrada e a primeira paragem foi na igreja de Santo Isidoro de Pegões onde tivemos a sorte de puder entrar na igreja uma vez que se ia efectuar um casamento - tendo sido avisados para não pisar a carpete vermelha que percorria a igreja. :??

Faço agora um aparte para mencionar que a terra natal do meu amigo é Goa, local com uma fortíssima ligação ao cristianismo e a Portugal. É difícil percorrer mais de 500 metros sem vermos algo ligado à cultura cristã seja igrejas, cruzes, capelas, cruzeiros, estátuas, imagens, enfim... Digo-vos que em artefactos religiosos Fátima fica-lhes a dever bastante. ;)) Adiante.

A arquitectura da igreja fascinou a trupe que me acompanhava, e eu a pensar: um ponto a favor do GC. Voltamos à estrada e na pequena aldeia logo após Vendas Novas consegue-se ver uma igreja com um formato triangular que eu apontei ao meu amigo. Em tom de brincadeira a conversa incidiu sobre que tipo de formas geométricas já teriam sido utilizadas para construir igrejas. A paisagem foi deixando-o deliciado pois tem uma manifesta paixão pela agricultura e pecuária mencionado que gostaria de ficar num dos típicos montes alentejanos dedicando-se a tal.

Chegamos finalmente a Évora fomos directamente para o interior das muralhas em busca de estacionamento, tarefa essa que em condições normais já é custosa mas nesse dia foi particularmente penosa. Calhou fortuitamente visitar Évora em plena semana académica e pior, na manhã da bênção das pastas.
A primeira paragem foi a Igreja de São Francisco, local onde estava a ser realizada a cerimónia, e a anexa Capela dos Ossos. A Igreja estava apinhada de estudantes/ex-estudantes e suas respectivas famílias. Lá nos conseguimos escapulir entre a multidão e entramos na Capela dos Ossos. O sentimento de atmosfera pesada e macabra invadiu-me da mesma maneira que há uns valentes anos.

Durante esta visita fui-me apercebendo do prazer que foi mostrar este cantinho que consideramos "nosso" a outrem cujas raízes são tão distintas. Pude enfim compreender o que sentiram os meus guias na altura. Como turista os nossos olhos deslumbram-se perante a novidade que o local proporciona e tentamos assimilar a envolvência dos locais por onde passamos, porém ainda não havia estado na pele de guia obtendo satisfação por ver os olhos dos turistas a "beberem" tudo o que estão a ver. É engraçada a experiência e gratificante.

A próxima paragem seria a Igreja de São Francisco mas devido à enorme afluência apenas conseguimos "furar" até ao topo dos degraus, o que apenas nos permitiu ver o tecto e pouco mais. Saímos então em direcção à praça do Giraldo parando diversas vezes para melhor apreciar o artesanato feito em cortiça, algo que fascinou todo o grupo. Enquanto caminhávamos fomos brindados com a bênção do São Pedro que certamente se destinava aos agora ex-estudantes. Findadas as deambulações pela praça entramos na Igreja de Santo Antão onde decorria a missa. Os avisos à entrada diziam algo como: "Não sejam turistas durante a missa". Aguardamos um pouco no interior respeitando o pedido feito no sinal e optamos por sair e continuar a nossa tour.

Próximo destino: Sé de Évora. Tentando abrigarmos-nos da chuva que já caia com um intensidade considerável lá seguimos jornada até à Sé apenas para ficarmos retido à porta. Já se encontrava fechada para o período de refeição. Sem problema, depois de um café uns bolos seguimos para o Templo Romano de Évora. Bem perto e com ar convidativo estava a Igreja dos Loios e decidimos entrar. Fizemos a visita completa, igreja, convento, claustro. As paredes interiores da igreja estão cobertas de azulejos. Todos feitos com um pigmento que origina aquele tom azul, que gosto bastante, característico dos azulejos portugueses. Azulejos esses que representam autênticos quadros com cenas religiosas. No primeiro andar, já na zona do Palácio (??) conseguimos ter uma vista razoável sobre Évora e avistavamos um grande troço do Aqueduto.

Terminada a visita seguimos rumo à Sé. Na Sé deambulámos livremente pela igreja. A hora já ia adiantada e os nossos estômagos já estavam a pedir alimento arrancamos de Évora em direcção a Vendas Novas para comer umas merecidas bifanas no pão. E meus senhores que REPASTO, aliou-se a fome à vontade de comer e durante uns minutos apenas ouvimos as conversas circundantes e o ocasional bater de dentes. :D Só eu devorei 4 bifanas, escusado será dizer que já nem jantei nesse dia...

Regressamos calmamente a Bucelas com a sensação de um dia bem passado apesar da chuva que ainda caiu e o frio que se fazia sentir por Évora. Possivelmente daria para visitar mais pontos de interesse turístico mas como no dia seguinte havia mais uma maratona optamos por esta volta mais "curta" e ainda restavam uns bons km's até Lisboa.


PS: Isto ficou enorme... No modo de edição nem parecia tão grande.
Avatar do Utilizador
scuz
Regular
 
Mensagens: 251
Registado: sexta mar 16, 2012 22:59

Re: Precisam-se sugestões

Mensagempor rifkinda » segunda jun 17, 2013 15:41

Obrigada pelo feedback.
É bom saber que as sugestões foram úteis.

E o dia por Sintra? Como é que correu?
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Precisam-se sugestões

Mensagempor scuz » segunda jun 17, 2013 20:48

Também correu bem. Ainda vou fazer uma descrição... ;))
Avatar do Utilizador
scuz
Regular
 
Mensagens: 251
Registado: sexta mar 16, 2012 22:59

Re: Precisam-se sugestões

Mensagempor scuz » quinta jun 20, 2013 13:20

Domingo às 9:30, com alguns votos de protesto por terem que saltar da cama "cedo" pelo 2º dia consecutivo no fim de semana, voltamos a sair de Bucelas desta vez rumo a Mafra. Lá seguimos nós pela Nacional que liga Bucelas a Mafra seguindo religiosamente o meu caríssimo GPS da Ndrive.
E que erro que cometi. Por alguma razão a opção de rota "Sem portagens" e "Más rápido" transformou-se em "deixa-me encontrar a distância mais curta entre estes dois pontos e já te levo por todos os bairros que conheço". Depois de contornar dois montes pelo pior sítio e depois vir dar à mesma estrada desconfiei e recalculei a rota, tudo sem efeito. Tomámos a opção de circular na via pública em Portugal, em caso de dúvida e inexistência de placas seguir sempre em frente, e tudo correu bem a partir daí. Não digam a ninguém mas a culpa é de quem não fez os trabalhos de casa - eu!

Chegados a Mafra e depois de um pequena volta pela vila decidimos atacar o Convento de Mafra. Para nossa sorte o convento ainda mantêm os ingressos aos Domingos e aos feriados até às 14:00 gratuitos. Apesar de nos ser dito que irão acabar em Julho. O Convento de Mafra é um pequeno mundo. Não há muito a dizer sobre o mesmo, apenas um convite a que o visitem se ainda não o fizeram. Não foi a primeira vez que lá andei e é um dos locais que gosto de visitar. Adorava vaguear ter a hipótese de vaguear nas zonas reservadas aos militares.

Sendo segunda-feira feriado nacional o convento estava com uma afluência elevada. Inúmeros autocarros de excursões de Espanhóis deram vida ao Convento. Algumas das pessoas que lá vimos foram revistas em Sintra...
Do primeiro andar conseguimos ver e ouvir a missa na Igreja e decidimos entrar. Assistimos ao final da missa e à renovação de votos de casamento, tudo isto para ter oportunidade de ouvir o enorme órgão que lá se encontra. O passeio ocupou-nos o que restava da manhã.

Partimos em direcção a Sobreiro, dica fornecida por um dos elementos do grupo, para visitar a Aldeia Típica de José Franco. É uma delícia ver todas aqueles pequenos bonecos animados retratando actividades do dia-a-dia e actividades profissionais. Os manequins à escala humana conseguem trazem um pouco de vida aos cenários das diferentes especialidades. É interessante conhecer como eram as coisas noutras épocas.
Contaram-me algumas história de outras épocas mas nada como conhecer o contexto histórico in-loco. Fazendo parte de uma geração mais "moderna" tive oportunidade de conviver e conhecer o funcionamento de alguns instrumentos e práticas retratadas na aldeia. Acabamos por comer um pão com chouriço/torresmos de tamanho XL. Julgava-me capaz de deglutir dois mas fiquei-me por um e meio... :)

Pusemos de parte a ida à Ericeira devido às condições atmosféricas e com barrigas recompostas lá fomos nós em direcção a Sintra. Desta vez ignoramos o GPS e não tivemos problemas em lá chegar. À medida que nos aproximávamos dizia eu ao meu amigo que no topo da serra estava um Castelo e um Palácio, ele bem olhava e apenas via o habitual nevoeiro no topo. Eu dizia-lhe em tom de brincadeira que tinha que acreditar em mim. A primeira paragem rápida na zona da vila para ver o Palácio da Vila (dah) e agora que escrevo isto lembro-me de um sacrilégio que cometemos. Não houve degustação dos travesseiros... :OO

Próxima paragem: Quinta da Regaleira.
Se digo que o Convento de Mafra é um pequeno mundo, o que dizer da Quinta da Regaleira? Um pequeno universo? Também não foi a primeira visita e certamente não será a última. O enorme jardim, que convida ao romantismo. Facilmente nos podemos alhear de tudo num recanto escondido, longe das vistas ou podemos percorrer os caminhos entre as frondosas árvores e apreciar o sossego. Tudo isto envolto numa aura de mistério. O palácio e a capela são algo de fabuloso e em estado imaculado. Outro local de interesse que deixou o meu amigo abismado foi o poço dos Iniciáticos. Entramos pela cascata e saímos pelo Poço Imperfeito, depois voltamos a descer no poço iniciático e saímos no Portal dos Guardiães. (Sim, eu estou a consultar o mapa. :D ). Terminada a visita já com a tarde avançada rumamos em direcção ao Castelo dos Mouros onde estivemos a percorrer a envolvente e onde vi umas placas de uns PR's que me aguçaram o apetite. Qualquer dia...
Como metade da comitiva já estava de rastos e era algo tarde não fomos ao Palácio da Pena, com alguma pena minha. Recolhemos então às nossas respectivas casas. Ainda houve tempo de ir mostrar o local que estivemos a visitar durante a tarde e Na Asas de Um Sonho.


Um fim de semana bem passado em amena cavaqueira e mostrando um pouco do que há de bom no nosso país. Ele gostou do passeio, apreciou bastante o lado rural como havia mencionado anteriormente e ficou surpreendido por haver tanta história "escondida" nos locais onde passámos, disse-lhe que afinal de contas somos um país velho e já muita gente passou neste cantinho e muito se fez conhecer e fomos absorvendo parte das culturas que por cá passaram resultando numa mescla. Infelizmente, segundo ele, o património histórico Goês não é encarado da mesma forma que é feita um pouco por toda a Europa.



Finalizado este pseudo log, tenho que ir meter em dia outros...
Creio que o mínimo que podia fazer era uma pequena descrição do que se passou. Desculpem a minha forma de escrita atabalhoada mas mais não sei... =(


Mais uma vez Obrigado. :D
Avatar do Utilizador
scuz
Regular
 
Mensagens: 251
Registado: sexta mar 16, 2012 22:59

Re: Precisam-se sugestões

Mensagempor rifkinda » quinta jun 20, 2013 13:47

Gostei de ler... mas bolas, como é que eu me fui esquecer de recomendar uma visita à Regaleira... falha imperdoável... :oops:
Confesso que ainda não visitámos o convento de Mafra por dentro, apesar de já lá termos estacionado várias vezes em frente.

Parece-me que foram boas escolhas, para mostrar um bocadinho de Portugal e nem tenho dúvida que o teu amigo ficou com vontade de voltar e conhecer mais um pouco. :-D
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Precisam-se sugestões

Mensagempor scuz » quinta jun 20, 2013 18:05

Aproveitem o Domingo de manhã para dar uma visita. Destaco a biblioteca do Convento que é magnífica, é pena não estar totalmente acessível mas compreende-se o porque.
Para aguçar um pouco o apetite.
http://jabarata.blogspot.pt/2013/01/as-mais-belas-bibliotecas-do-mundo.html


Creio que ficou enraizada a vontade de voltar e será mais fácil pois vai passar a residir bem mais perto, ali para os lados de Londres. Mas como a vida dá tantas voltas, a ver vamos.
Avatar do Utilizador
scuz
Regular
 
Mensagens: 251
Registado: sexta mar 16, 2012 22:59

Re: Precisam-se sugestões

Mensagempor scuz » domingo jun 23, 2013 21:35

Cá vão umas fotos dos passeios. Infelizmente não há fotos de Sintra pois a máquina é familiar e foi necessária noutro local.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por scuz em terça jun 25, 2013 12:54, num total de 3 vezes.
Avatar do Utilizador
scuz
Regular
 
Mensagens: 251
Registado: sexta mar 16, 2012 22:59

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes