• Anúncios

Waymarking - Mudasti...

Onde se fala de tudo sobre waymarking

Moderador: Moderadores

Waymarking - Mudasti...

Mensagempor ajsa » quinta Oct 15, 2009 18:11

Antes de começar, se quiserem dar na cabeça a alguém podem começar por dar neste senhor que me começou a meter macacos sobre o assunto na minha cabeça e no autor desta resposta que acordou os macacos que já cá estavam e agora estão todos a trabalhar à força toda!


Bom, vamos ao que interessa!

Quero saber tudo, mas mesmo tudo sobre o Waymarking, que é como quem diz, Geocaching sem ter de procurar caixotes sujos, assinar livros de ponto e ter chatices com manutenções ou outras coisas do género.

Se tu, que estas agora a ler este tópico não gostas desta forma do Geocaching, podes escrever outro tópico com essa matéria e deixar este disponível a quem realmente quer partilhar algo mais de útil sobre o assunto em vez de estar com conversas da treta que assim não presta e as caixinhas é que são boas e outras "opiniões" que todos nós conhecemos.

Tanto quanto eu já consegui perceber, no Waymarking não tem nada que enganar no que toca à procura de assuntos fotográficos e passeios baseados nesta paixão uma vez que sabemos logo à partida o que iremos encontrar.


Agora as minhas questões:

Alguém sabe como posso sacar os equivalentes ao Pocket Querys do Geocaching no Waymarking?

E como posso eu aumentar o quadradinho do mapa que existe no canto direito da página?

Outros assuntos sobre este tema serão sempre muito bem-vindos!
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Waymarking - Mudasti...

Mensagempor prodrive » quinta Oct 15, 2009 18:39

Não sei se reparaste mas existe um forum sobre Waymarking que te pode ajudar a tirar todas a dúvidas. Convém fazeres a apresentação porque senão terás o Alieri lá do sítio à perna e também dizeres de onde és, porque senão a Rifkinha dos Waymarkings dispara-te logo essa pergunta.

Não precisas de te registar com um nick novo, porque a base de dados é exactamente a mesma do www.geocaching.com. O mesmo user e password dão-te acesso directo.

Não sei se organizam Mega-churrascadas como no Geocaching, mas é uma questão de lançares a ideia. Se combinarmos todos no mesmo local à mesma hora, é possível que cheguemos às 500 pessoas [}:)] .
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Re: Waymarking - Mudasti...

Mensagempor MightyReek » quinta Oct 15, 2009 18:56

Ora o Toninho...
Bem, já te levei pela mão a uma cache posso guiar-te pela mão no que souber das Waymarks...

Basicamente isto não tem nada que saber.
Não és do tempo das Locationless, tal como eu não sou.
O Waymarking funciona de uma forma muito simples.
Tens as Categorias, que funcionam como uma espécie de Locationless que te fornecem o tema e uma descrição geral sobre aquilo que é pretendido nas Waymarks daquela categoria. Também é a Categoria que define o necessário, tanto para criar uma Waymark, como para registar uma visita numa Waymark, que pertença àquela categoria.
Cada nova Waymark é revista pelos Administradores (aqueles que criaram a Categoria. Qualquer um de nós pode sê-lo se conseguir criar uma categoria ou se entrar na equipa criadora ou assim) da categoria e caso preencha todos os requisitos é aprovada.

------------------------------------------------------------------------------------------

Por exemplo a categoria Portugal Geodetic Points. Pertencem a esta Categoria Waymarks criadas em vertices geodésicos do Instituto Geográfico Português.

Para criar uma Waymark nesta categoria precisas fornecer:
:arrow: O Nome do Vértice como aparece nas Cartas Militares
:arrow: As coordenadas do Vértice (em DDD MM.MM WGS84)
:arrow: E uma foto tua junto do Vértice ou do teu GPSr caso não consigas fazer malabarismos para tirar uma foto tua.


Para registar uma visita não tem nenhum requisito específico mas em outras Categorias podem ser exigidas fotos da pessoa ou alguma descrição mais detalhada (e sim, que não cumprir os requisitos pode ter o log apagado).

------------------------------------------------------------------------------------------

Quanto às tuas perguntas, são muito boas.

Pocket Queries ainda não descobri, podes fazer uma busca de Waymarks por Localidade, que te dá todas num raio de 100km. Depois podes seleccionar todas de cada página apresentada e fazer download de um ficheiro .LOC.
De notar que as Waymarks podem ser introduzidas no GSAK, tal como as caches e também podes registar em como as encontraste e assim... E saem nas estatísticas e tudo, como um tipo diferente.

Aumentar o tamanho do mapa não faço ideia mas também gostava de o fazer.


A minha visão pessoal:
O site do Waymarking não é muito intuitivo na função de "busca", uma vez que muitas vezes vais pensar que estás a fazer uma nova busca e na realidade estás a aplicar essa busca à que fizeste anteriormente. Há que ter isso em atenção.

As Waymarks são muito divertidas de criar (eu prefiro criar que visitar), normalmente não precisas de muitas coisas (de notar que algumas Categorias são chatinhas, por exemplo há umas de Igrejas que para criar uma Waymark numa Igreja tens que saber tudo sobre a Diocese e o Arqui-bispado e coisas assim...).
Contudo isso são coisas que podes facilmente procurar na Internet. No local, resumi a criação de uma Waymark ao seguinte:
:arrow: gravar as coordenadas do local.
:arrow: Tirar duas ou três fotos. Se houverem coisas escritas no local em questão, tirar fotos onde se consiga ler tudo.
:arrow: Tirar uma foto tua onde também apareça o local.
:arrow: Tirar uma foto do local onde apareça o teu GPSr

Não sei se me esqueci de alguma coisa, se esqueci adicionarei aqui...
Se for preciso levar-te lá pela mão... pede à tua mulher!
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Waymarking - Mudasti...

Mensagempor ajsa » quinta Oct 15, 2009 19:13

MightyReek Escreveu:Para registar uma visita não tem nenhum requisito específico mas em outras Categorias podem ser exigidas fotos da pessoa ou alguma descrição mais detalhada (e sim, que não cumprir os requisitos pode ter o log apagado).


Para já, e nos próximos meses :) , vou ser mais para o visitante e não criador. (já chega criar galinhas)

Assim, pelo que entendi, para registar uma WM como visitada, basta saber quais os requisitos da categoria e todas as WM dessa categoria terão apenas esses mesmo requisitos.
É isto?

ou, para além destes requisitos, o seu criador poderá solicitar informação adicional?
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Waymarking - Mudasti...

Mensagempor MightyReek » quinta Oct 15, 2009 19:50

ajsa Escreveu:Para já, e nos próximos meses :) , vou ser mais para o visitante e não criador. (já chega criar galinhas)

Tu é que sabes amigo, só posso dizer: experimenta!

ajsa Escreveu:Assim, pelo que entendi, para registar uma WM como visitada, basta saber quais os requisitos da categoria e todas as WM dessa categoria terão apenas esses mesmo requisitos.
É isto?

Exactamente.

ajsa Escreveu:ou, para além destes requisitos, o seu criador poderá solicitar informação adicional?

[/quote]
Nop, isso não é possível. Os requisitos para registar a visita são sempre apenas os definidos pela Categoria a que pertence.
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Waymarking - Mudasti...

Mensagempor RavenMaster » quinta Oct 15, 2009 20:17

Uma questão, existe alguma análise às waymarks ?
Explico melhor:

uma rápida busca levou-me a constatar isto:
http://www.waymarking.com/waymarks/WM14 ... a_Aquarium (waymark definido em 2005)
http://www.waymarking.com/waymarks/WM68 ... s_Portugal (waymark definido em 2009, no mesmo local)

Mesmo local, duas (quisá mais) waymarks.
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
RavenMaster
Large
 
Mensagens: 1140
Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Re: Waymarking - Mudasti...

Mensagempor MightyReek » quinta Oct 15, 2009 20:23

RavenMaster Escreveu:Uma questão, existe alguma análise às waymarks ?
Explico melhor:

uma rápida busca levou-me a constatar isto:
http://www.waymarking.com/waymarks/WM14 ... a_Aquarium (waymark definido em 2005)
http://www.waymarking.com/waymarks/WM68 ... s_Portugal (waymark definido em 2009, no mesmo local)

Mesmo local, duas (quisá mais) waymarks.


Não tem qualquer problema.
São duas categorias completamente diferentes e o local reúne os requisitos necessários a cada uma delas. Até podiam ser 20...

Também é possível criar Waymarks de locais comerciais. Reparem nesta Categoria por exemplo...
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Waymarking - Mudasti...

Mensagempor ajsa » quinta Oct 15, 2009 21:06

Já importei todas a WM portuguesas para o GSAK.

O processo foi muito simples:

Fiz um filtro para devolver todas as WM de Portugal que devolveu 22 páginas de 25 registos cada página.
No final da página seleccionei a opção "Check All" e pedi para exportar para GPX e pedi para apresentar a página seguinte e assim sucessivamente até à última página.

No GSAK, criei uma BD só para WM.

Com os dados no GSAK, exportei para o TomTom e agora é só fazer grandes (espero) fotos! :D
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Waymarking - Mudasti...

Mensagempor Insano » sexta Oct 16, 2009 11:09

WAYMARKING SUCKS!

O conceito é muito interessante... apesar de já deturpado... no entanto, o grande problema, é que a maioria dos "waymarkers" são americanos e ao contrário do Geocaching aqui tem peso e moldam um mundo à sua vontade....

Ex: Para eles e Majestic/Nicola é um normal "diner"... pardon my french... but f#$%#% THEM!
Insano
Regular
 
Mensagens: 663
Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Re: Waymarking - Mudasti...

Mensagempor Torgut » sexta Oct 16, 2009 12:50

Tal como o Insano disse. Desculpem-me as senhoras pela analogia, mas de tão perfeita que é, não resisto: o Waymarking é como uma "gaja" "podre da boa" vista detrás, e que quando se vira para nos sorrir tem barba, dentes podres e um olho vazado. A fatiota do Waymarking é linda; as features e apetrechos do website nem falar... um paraíso, quando comparados com o caos do Geocaching.com. Depois... depois deve ter sido quando a Groundspeak agarrou o projecto que até então deixou entregue a alguém em Outsourcing. A implementação arruinou logo à partida tudo. A escolha de categorias, em vez de seguir uma lógica ponderada, foi a votos à maralha. Resultado....

Há coisa de um ano ainda me tentei entusiasmar. Cheguei mesmo a propôr uma categoria: Cafés Clássicos. Foi chumbada a votos. Até ai mais ou menos Ok. Os comentários que acompanhavam muitos dos votos negativos é que me fizeram bater com a porta. O Waymarking está entregue à barbárie americana, e não sairá disso. Compreendi melhor porque é que os pontos existentes na Europa são virtualmente nenhuns.

Exemplos de categorias completamente idiotas, criadas pela força bruta dos votos americanos: Jimmy Buffett; Frank Lloyd Wright Designed Buildings (boa, vamos criar uma categoria para cada arquitecto no mundo e ter 10 milhões só delas); Johnny Rockets (hamburgarias, caso não saibam). É pá... diabos carreguem o Waymarking.

Esqueci-me desta categoria, evidentemente muito mais fulcral na estrutura da categorização do que Classic Cafes: E85 Fuel Pumps. Ou estas: U.S. 40 - The National Road; Michigan Centennial Farms (buga criar uma categoria de quintas históricas para cada distrito de Portugal e afins de outros países... ?)
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Waymarking - Mudasti...

Mensagempor Torgut » sexta Oct 16, 2009 13:03

RavenMaster Escreveu:Uma questão, existe alguma análise às waymarks ?


Existe. Cada categoria tem o seu "aprovador" ou equipa de "aprovadores". Tal e qual como no Geocaching. Só que para além das "guidelines" genéricas, o criador de cada categoria criou também as guidelines da categoria.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Waymarking - Mudasti...

Mensagempor Torgut » sexta Oct 16, 2009 13:05

Ajsa, desculpa lá os meus posts, mas só reparei no detalhe do que escreveste depois... e assim como assim, já estava postado. Mas também, convenhamos, se calhar é um tema para estar no Off-Topic, visto que não é sobre Geocaching... e lá estaria em segurança das minhas bocas, porque não meto o nariz nesse sub-fórum [:)]
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Waymarking - Mudasti...

Mensagempor ajsa » domingo Oct 18, 2009 22:50

Insano Escreveu:WAYMARKING SUCKS!

O conceito é muito interessante... apesar de já deturpado... no entanto, o grande problema, é que a maioria dos "waymarkers" são americanos e ao contrário do Geocaching aqui tem peso e moldam um mundo à sua vontade....

Ex: Para eles e Majestic/Nicola é um normal "diner"... pardon my french... but f#$%#% THEM!



Como achares melhor... ;))
Como dizem os ourtos: "O Queijo Limiano é curado a uma temperatura de 12 graus centígrados e a uma humidade relativa de 85%"
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Waymarking - Mudasti...

Mensagempor Daniel C. » sexta abr 02, 2010 12:30

O Waymarking tinha tudo para ser muito interessante, mas há vários pormenores já aqui explicitados que o estragam, nomeadamente algumas (muitas...) categorias.

Uma questão que me tem surgido é a seguinte: da mesma forma que as Locationless caches foram definitivamente eliminadas do GC.com, não deveria ser feito o mesmo com as Virtual Caches (VCs) que se tornaram "grandfathered"? É que as VCs, no fundo, são Waymarks! E mesmo aquelas VCs em que são pedidos requisitos especiais podem facilmente ser convertidas em waymarks...

"Tem caixotinho, é geocaching; não tem caixotinho, é waymarking!". Não seria mais fácil assim?!
Preciso é de coordenadas!
Daniel C.
Regular
 
Mensagens: 458
Registado: quarta ago 22, 2007 20:05
Localização: São João da Talha; Lisboa.


Voltar para Waymarking

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

cron