• Anúncios

FTF's estatisticamente falando...

Por muito que tentem negar... it's ALL about the numbers!! Espaço dedicado, gerido e dinamizado pelos obcecados pelos números

Moderador: Moderadores

FTF's estatisticamente falando...

Mensagempor ct1gfk » sexta nov 05, 2010 20:09

Ora viva,

Uma dúvida que me assiste.
Uma cache por mim colocada ontem (Quatro Aguas - Tavira) teve três found no primeiro dia.
Acontece que quem fez o primeiro registo online foi a terceira pessoa que encontrou fisicamente cache.
Assim, apesar do FTF ser de quem logou físicamente primeiro, nas estatisticas online esse FTF fica registado em quem? Em quem realmente encontrou a cache em primeira mão, ou em quem fez o primeiro registo online? Se for esta segunda opção, que atitude o owner deve tomar se é que deve tomar alguma??

Cumps
73's CT1GFK, Toze
Imagem Imagem
ct1gfk
Small
 
Mensagens: 103
Registado: segunda abr 26, 2010 12:01

Re: FTF's estatisticamente falando...

Mensagempor alieri » sexta nov 05, 2010 20:34

Boas
Espreita estes posts, que se referem às estatísticas do nosso site. Penso que no geo.com seja semelhante.

No nosso sistema vai aparecer que essas 3 pessoas têm todas um possível FTF (ver posts acima e link lá dados).

Uma hipótese de solução seria a pessoa que primeiro encontrou alterar a data do log para um dia anterior aos dos outros dois "achadores", mas não sei se o sistema assume a data de criação do tópico independentemente das posteriores alterações que o seu autor possa fazer. É só uma ideia.
Acho que o owner não tem que fazer nada quanto a esta questão.

Entretanto, vou mudar o tópico para a zona das Stats.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: FTF's estatisticamente falando...

Mensagempor MightyReek » sexta nov 05, 2010 20:37

FTF é First to Find e não First to log online...
Há muitas pessoas que colocam até um certificado dentro da cache para a 1ª pessoa que a encontre. Esse poderá gabar-se do FTF. Há também quem defenda um código que se coloca dentro da cache e depois regista-se online e esse geocacher fica com o FTF oficial, mas não me parece que a Groundspeak vá por aí...
Portanto, FTF = First to find... o caixotinho.
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: FTF's estatisticamente falando...

Mensagempor ct1gfk » sábado nov 06, 2010 00:10

Nunca tive duvidas em relação ao FTF. A questão prende-se com a estatistica dos FTF's.
Como é que o sistema sabe quem fez o FTF? Suponho que através de quem regista primeiro online, logo no caso específico quem registou primeiro online não foi quem fez o FTF, logo a estatistica está "aldrabada"
Tão só isso.

Cumps
Toze, CT1GFK
Imagem Imagem
ct1gfk
Small
 
Mensagens: 103
Registado: segunda abr 26, 2010 12:01

Re: FTF's estatisticamente falando...

Mensagempor alieri » sábado nov 06, 2010 00:52

ct1gfk Escreveu:Como é que o sistema sabe quem fez o FTF? (...)quem registou primeiro online não foi quem fez o FTF

Não sabe, precisamente porque são possíveis os casos que acabas de descrever. Por essa razão, no caso das nossas stats, o resultado é parecido com o que podes ver no perfil deste amigo, onde se diz:
Código: Selecionar todos
1 FTFs, 6 possíveis FTFs

Os 6 referem-se a achados que coincidem, na data, com logs de outras pessoas. Não sendo possível ao sistema saber/dizer de forma fiável, quem de facto encontrou primeiro o tamparué, optou-se por esta solução. É a tecnicamente-menos- "aldrabada"-possível. ;)
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: FTF's estatisticamente falando...

Mensagempor MightyReek » sábado nov 06, 2010 08:46

Ah, ok. Então fui eu que não tinha percebido a questão... De facto estranhei a dúvida ser aquilo a que respondi...

Eu por exemplo costumo fazer o log na data que encontro a cache. Se for com o owner esconder espero que o FTF seja feito e depois faço o log, mas com a data anterior muitas vezes até mesmo à publicação (claro que vozes, forquilhas e archotes se levantarão contra esta situação mas não é o que está aqui em causa). Sei que afecta a contabilidade dos FTF nas Stats, mas como para mim é mais importante ter os founds na ordem e data correcta e estou-me borrifando para os FTFs, não me tenho preocupado com isso.

Será que seria possível a Stats reconhecerem um código de FTF? Como se faz para carregar as fotos dos foto-concursos? Uma tag inserida no log, ou até numa foto... FTFCheckGeoStats por exemplo... É só uma ideia e tudo o que ficou para trás... ficou... Mas quem sabe se daria para automatizar a coisa... E claro, teríamos que contar com o bom senso de toda a gente também claro.
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado


Voltar para Stats

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

cron