• Anúncios

Exclusão manual?

Por muito que tentem negar... it's ALL about the numbers!! Espaço dedicado, gerido e dinamizado pelos obcecados pelos números

Moderador: Moderadores

Exclusão manual?

Mensagempor Torgut » quarta jan 06, 2010 00:59

Boas!

Gostava de saber se na sequência do apontado aqui viewtopic.php?f=15&t=5542 não seria possível/pertinente excluir manualmente este user de todas as stats?
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Exclusão manual?

Mensagempor rifkinda » quarta jan 06, 2010 10:48

Não sei se é possível ou não. Se bem me lembro já houve casos parecidos anteriormente de geocachers que aparentam ser geocachers virtuais.

Claro que se põe a questão de como provas que realmente ele (ou outros anteriores) não foi às caches. Eu no meu caso, já por várias vezes, quando suspeitei que algum log fosse falso, o fui verificar no logbook. E na falta do mesmo lá, apaguei o log, não contribuindo para as stats do indivíduo em causa. Mas do que já tenho lido no fórum, quase ninguém o faz (nem verificar logbooks, nem apagar logs falsos). Neste caso, até pode ter acontecido a pessoa ter realmente estado lá e ter escrito online, por engano, os logs todos com a mesma data.

Penso que o caminho correcto é esse. O de denunciar casos suspeitos e os owners verificarem/apagarem o log caso seja o caso. Não acho correcto, só por desconfiarmos que um nick seja falso, o alienarmos logo das stats, sem termos provas concretas disso.

Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8462
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Exclusão manual?

Mensagempor Kinder » quarta jan 06, 2010 10:56

rifkinda Escreveu:Não sei se é possível ou não. Se bem me lembro já houve casos parecidos anteriormente de geocachers que aparentam ser geocachers virtuais.

Claro que se põe a questão de como provas que realmente ele (ou outros anteriores) não foi às caches. Eu no meu caso, já por várias vezes, quando suspeitei que algum log fosse falso, o fui verificar no logbook. E na falta do mesmo lá, apaguei o log, não contribuindo para as stats do indivíduo em causa. Mas do que já tenho lido no fórum, quase ninguém o faz (nem verificar logbooks, nem apagar logs falsos). Neste caso, até pode ter acontecido a pessoa ter realmente estado lá e ter escrito online, por engano, os logs todos com a mesma data.

Penso que o caminho correcto é esse. O de denunciar casos suspeitos e os owners verificarem/apagarem o log caso seja o caso. Não acho correcto, só por desconfiarmos que um nick seja falso, o alienarmos logo das stats, sem termos provas concretas disso.

Rifkinda


Efectivamente já houve algumas verificações do geocacher em questão. Até o momento ainda não foi avistada uma única assinatura do mesmo nos logbooks visitados! E já vai em algumas caches, principalmente no distrito de Viana!
Imagem
Kinder
Large
 
Mensagens: 1442
Registado: segunda dez 24, 2007 01:01
Localização: Porto

Re: Exclusão manual?

Mensagempor rifkinda » quarta jan 06, 2010 11:06

Kinder, e esses mesmos logs foram apagados, não contribuindo assim para as stats?
A nós só foi a uma cache, mas como ainda não tivemos tempo de lá ir verificar o logbook, ainda não apaguei o log.

Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8462
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Exclusão manual?

Mensagempor Kinder » quarta jan 06, 2010 11:27

rifkinda Escreveu:Kinder, e esses mesmos logs foram apagados, não contribuindo assim para as stats?
A nós só foi a uma cache, mas como ainda não tivemos tempo de lá ir verificar o logbook, ainda não apaguei o log.

Rifkinda


Um ou outro penso que terão sido apagados! Mas não todos como tu disseste nem todos os owners são de perto ou teem a possibilidade de ir lá verificar! Eu da minha parte, quando vou a uma cache dou uma vista de olhos e até posso informar o owner, depois lá cabe ao owner tomar as devidas decisões! :D

Mas posso afirmar que duvido que tenha feito as caches que diz que fez no mesmo dia! Conheco-as e nem em 24 horas e com um jacto as conseguia fazer, só mesmo voando como o super-homem, e usando o raio de inflamar dos olhos que o super-homem tem! Algumas das caches no presente momento estão debaixo dum manto de neve! :D
Imagem
Kinder
Large
 
Mensagens: 1442
Registado: segunda dez 24, 2007 01:01
Localização: Porto

Re: Exclusão manual?

Mensagempor Torgut » quarta jan 06, 2010 11:54

Não é costume mas desta vez não podia estar em mais desacordo com a Rifkinda.

Um caso destes depende da acção conjunta de dezenas de owners para gorar a tentativa de fazer o que quer que seja que era pretendido. Muitos owners já não estão propriamente activos. Outros, vivem afastados das caches, o que não é desculpa para eles, mas é um facto. Outros, actuarão a seu tempo. Outros, decidiram que não vale a pena verificar logs. Outros decidiram não intervir e não apagar logs online.

Com isto tudo quem se lixa são:

1) A veracidade da estatística, que em última instância é o fulcro de uma estatística
2) Os que têm gozo em seguir a estatística e jogar com ela, que em última instância são a razão de ser da criação e manutenção da estatística


Se o indíviduo decidiu logar as caches todas no mesmo dia, das duas uma:

1) Nem faz ideia do que são estatísticas destas e por isso não se ralará nada da coisa ser regularizada manualmente
2) Sabe muito bem o que anda a fazer e nesse caso é mesmo o que merece

Em ambas as situações, há que o remover porque ao não se fazer está-se a beneficiar um individuo em detrimento de todos os outros, interessados ou potencialmente interessados em competir com os números.

E de todo, creio não existirem dúvidas da impossibilidade do feito. Enfim, é daqueles casos que não estou mesmo a ver como negar a justeza e necessidade da medida.

rifkinda Escreveu:Não acho correcto, só por desconfiarmos que um nick seja falso, o alienarmos logo das stats, sem termos provas concretas disso.


Numa frase tão curta identifico três palavras chave:

1) "Alienarmos"; de facto, as stats neste momentro encontram-se completamente alienadas nas categorias onde este username foi incluido.

2) "Logo"; pronto, se a ideia é fazer um compasso de espera a ver se as coisas se endireitam (o que dificilmente sucederá pelo rol de factores que apontei acima) ainda vá.

3) "Provas"; Se o tipo resolveu fazer os logs todos num dia sendo um user válido e que encontrou mesmo as caches ao longo de semanas ou meses não há provas. Mas que é impossivel o que as estatisticas nos dizem ser verdade, isso é e está provado. Adicionalmente, já há owners a reportar a verificação e a falsidade do "found", o que talvez não seja uma prova per se, mas anda lá muito perto. Logo, não actuar é destruir a essência das estatisticas e intencionalmente deixá-las andar, com elementos errados e descaradamente errados. Grave.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59


Voltar para Stats

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes