• Anúncios

Duvidas e modo de funcionamento das Stats

Por muito que tentem negar... it's ALL about the numbers!! Espaço dedicado, gerido e dinamizado pelos obcecados pelos números

Moderador: Moderadores

Duvidas e modo de funcionamento das Stats

Mensagempor fire4me » quarta ago 12, 2009 22:09

Gostava de saber como é que é feita a actualização do mapa dos distritos e dos logs na pagina do geocaching-pt

é que na passada semana fiz caches no distrito de castelo branco onde tinha 0 caches e passei a ter 17 quando loguei 20 caches

quando fui ver os logs no geostats faltavam lá 3 logs que eu tinha feito

pedi ajuda neste tópico viewtopic.php?f=21&t=4877 não obtive resposta mas as caches passaram a constar do mapa. :D

as minhas duvidas são:

1ªse uma cache não aparecer no mapa passado o prazo de 3 ou 4 horas não vai aparecer mais sem intervenção humana ou existe algum processo automático que reverifique as caches feitas e corrija as que estão em falta?

2ª porque raio é que os logs feitos no geocaching.com não ficam organizados pela ordem com que os fizemos?
e porque é que os logs do geocaching e os do geostats não estão ambos pela mesma ordem e nenhum esta pela ordem em que eu os fiz
eu começo a logar pelo 1º found e vou numerando até a ultima cache encontrada, depois no site do GC as caches do mesmo dia estão com uma ordem quase aleatória?

ps :é que desta vez estão me a faltar 4 caches no geostats
GC18pjy GC1gh5c GC138v4 e GC1cm76 todas elas foram logadas 2ª feira no GC.com e estão activas
Imagem
fire4me
Micro
 
Mensagens: 64
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Duvidas e modo de funcionamento das Stats

Mensagempor alieri » quarta ago 12, 2009 22:49

Ena, tantas perguntas....vamos lá ver se as sei responder.
O duende que dá à manivela ao computador que trata das estatisticas tem uma artrose no braço direito. De vez em quando tem que descansar. Por isso é que a actualização das stats é mais demorada. O duende é sindicalizado e exige que o deixemos fazer os periodos de pausa. Ou seja, só passadas algumas horas sobre fazeres os logs é que eles vão aparecer nas stats.

O duende também lhe dá bem no tintol, por isso às vezes falham algumas caches. Fazes bem em reportar os erros que notes, para cortarmos no salário do duende e corrigirmos as situações (a tal intervenção humana de que falas, em que é forçada a actualização das BDs das geostats).

Os logs no gc.com são ordenados por mês, dia, e depois, pela ordem em que os submetes (penso eu).

Espero ter esclarecido algumas questões.
Agora vou ali dar umas chicotadas ao duende e uns pontapés no PC e já volto.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Duvidas e modo de funcionamento das Stats

Mensagempor fire4me » quinta ago 13, 2009 00:12

obrigado pelas respostas :D

ou seja se alguém for picuinhas com os nº como eu agora estou a ser (espero que passe) :D convém verificar se as caches que logou estão no geostats pois se passado 24 horas elas não aparecerem é preciso avisar alguém para cortar no salário do duende e fazer o trabalho dele.


2º bem os logs no site do GC pelo menos comigo não são ordenados pela forma como foram feitos será que mais alguém confirma ???

e os das stats tem uma ordem completamente diferente da do site do GC mas paciência tb não é mt preocupante
Imagem
fire4me
Micro
 
Mensagens: 64
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Duvidas e modo de funcionamento das Stats

Mensagempor alieri » quinta ago 13, 2009 01:00

Pois, de facto não tenho os conhecimentos para te explicar exactamente as causas das falhas que detectaste. Por aquilo que tenho visto, algumas têm que ser tratadas "à unha", outras são apenas uma questão de tempo. Provavelmente alguém virá esclarecer isso, se não consta já de outros posts (como em viewtopic.php?f=21&t=4877 , ou em viewtopic.php?f=21&t=3638

O importante é que te divirtas a fazer geocaching. Claro que há sempre a preocupação com as estatisticas, e tal, mas o fundamental é ir para a rua, para o mato, vencer a inércia e a atracção pelo sofá/TV e encontrar lugares mais ou menos interessantes (onde por acaso até há caches) :) Até conheço quem venha "cachar" em grupo só pelo petisco e pelo convivio (acho mesmo que é por esta ordem), e nem procure as caches :D

Os números....bem, os números são apenas isso. Há quem corra atrás deles, claro, e com todo o direito, mas... ;)
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Duvidas e modo de funcionamento das Stats

Mensagempor vsergio » quinta ago 13, 2009 01:02

Esperas 24horas ou mais. Isto porque, se por acaso o log não foi detectado, será detectado quando a cache onde ele está for actualizada (por ex, por ir lá ler outros logs a seguir ao teu) novamente. (corrijam-me se estiver enganado, mas acho que é isto que tenho percebido).
Sim, mas estas a ser picuinhas com isso, com os numeros.

2º bem os logs no site do GC pelo menos comigo não são ordenados pela forma como foram feitos será que mais alguém confirma ???

Os logs são ordenados pela ordem que os fizeste, isto, na página de cada cache.
Na tua página do geocaching, onde ves o teu histórico, os founds são ordenados pela ordem temporal, os mais recentes primeiro, mas de acordo com a data do LOG e não a data em que os escreveste. E mesmo assim, as NOTES e DNFs podem-se antecipar aos Founds... mas em geral não.

e os das stats tem uma ordem completamente diferente da do site do GC mas paciência tb não é mt preocupante

Completamente diferente? Ou inversa? A minha está certa.
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: Duvidas e modo de funcionamento das Stats

Mensagempor rifkind » quinta ago 13, 2009 08:50

Hã... Bom, é como o alieri e o vsergio já explicaram. :)

Resta ainda dizer que a probabilidade destas lacunas ocorrerem, é muito maior à segunda e terça, quando toda a gente anda a fazer os logs.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1737
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Duvidas e modo de funcionamento das Stats

Mensagempor rifkind » quinta ago 13, 2009 09:44

fire4me Escreveu:quando fui ver os logs no geostats faltavam lá 3 logs que eu tinha feito

pedi ajuda neste tópico viewtopic.php?f=21&t=4877 não obtive resposta mas as caches passaram a constar do mapa.


Ops. Desculpa. Eu vi a tua questão, mas como o sistema está preparado para se auto-corrigir (como já foi explicado), não respondi logo e fiquei de esperar até que a situação estivesse correcta, para responder.

E, esqueci-me. :roll:

Como disse, na altura, a segunda e a terça são os dias mais complicados, devido à enorme quantidade de logs.
Aliás, podem ver nas Stats, em:

Logs/Activity:
* Time
* De Qualidade
* Latest Logs evolution

;))
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1737
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Duvidas e modo de funcionamento das Stats

Mensagempor CarlosDBG » quarta Oct 28, 2009 21:46

temos que malhar esse duende :twisted: anda a falhar fogo... ainda não actualizou todas as minhas caches do fim-de-semana passado :pop:
Tenho de deixar de logar ao domingo já que há grande probabilidade de falhar algumas.
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
CarlosDBG
Regular
 
Mensagens: 213
Registado: domingo set 06, 2009 23:51
Localização: Alentejo


Voltar para Stats

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes