Página 1 de 33

GeoStats?

MensagemEnviado: sexta fev 20, 2004 12:29
por MAntunes
Ok... aqui vai mais uma...

Ocorreu-me que talvez fosse interessante termos em Portugal uma página de estatísticas do Geocaching, mais ou menos (mais menos, que mais...) como esta: GeoStat.

Para o efeito, já comecei a "melgar" os meus contactos (Hendrik Woelper meu colega nas IMCs, "Bo & Elizabeth" webmasters do site indicado acima e "Nici" webmaster do site de estatistica da Alemanha), no sentido de me darem alguma orientação sobre a melhor maneira de o fazer.

A minha grande dúvida é a forma de obter os dados actualizados, uma vez que o site oficial não disponibiliza dados da sua bd. :-(Por isso, poderia criar uma bd (Excel, Access ou SQL) e alimentar essa bd manualmente (se não houver outra maneira) com os logs até agora feitos. Quanto aos novos logs, caches e geocachers, poderia tentar receber a informação através dos ficheiros .gpx que recebo... São ideias que ainda não sei se são exequíveis - por isso os mails que enviei.

"Contaria" também com a ajuda de alguns de vocês que têm mais conhecimentos do que eu na criação/manutenção de sites. ;-)

O produto final poderia ficar alojado no meu site e colocaria um link aqui e outro no Geocaching_Portugal, ou outra solução que venha a ser sugerida.

O que eu gostaria de saber de vocês, é qual seria a "procura" para este tipo de informação. Preciso de sabê-lo antecipadamente porque isto seria um projecto demorado e trabalhoso e só colocaria "mãos à obra" se valer a pena.

Assim, pessoal, "descasquem" lá à vontade e dêem a vossa opinião sobre a utilidade de um site/página de estatísticas.

Se a "direcção" das opiniões começar a ser difícil de determinar, poderei criar uma poll para o pessoal votar.

Antecipadamente agradecido.

edit: formatação

Re: Stats?

MensagemEnviado: sexta fev 20, 2004 12:50
por 2 Cotas
Boas...

Eu tenho um ficheiro Excel com alguma informação relativa a caches.
Esta organizado com os dados que me interessam e é actualizado manualmente.

Basicamente, tem as caches identificadas por nome, autor, dificuldades, localização e mais uma mão cheia de dados.
Alem disso tem ligações á cópias da paginas completas dos logs, pelo menos aos que existiam na data da cópia, e tambem ligações aos mapas relativos á zona da cache.

Em suma, é possivel, no meu portatil..., ver a folha, o mapa e os dados mais importantes de cada cache, incluindo as arquivadas que achei.

Dar não dou, tanto mais que tem tambem uma classificação , pessoal, das caches que já fiz, mas não me importo de pegar na ideia e ajudar a transforma-la, até onde os meus conhecimentos da coisa permitirem.

Já tinha pensado em colocar uma qulquer forma de classificação de geocachers, mas como não achei a coisa relvante não desenvolvi.

E não achei a coisa relevante por uma simples razão, se nos vamos preocupar com classificações e determinar quem vai á frente transformamos isto numa competição o que é um pouco arredio do que eu penso que deve ser esta actividade. Eu pelo menos não acho grande piada a ser o mais forte, mais comprido, mais potente ou mais alto.

Da-me gozo a activiade, o conhecer locais, passear com a familia e com os amigos e em geral resolver algumas dificuldades que isto encerra. Se tiver que levar com silvas, com algumas arrevezadelas ou andar aos papéis, seja, mas juntar a isso ainda mais uma competição pelo primeiro lugar ou pelo campeonato... para mim, não.

Mas esta é só a justificação de não ter desenvolvido a ideia. Posso, sem problemas, participar na construção de uma coisa desse tipo, se a maioria achar necessário.

Em relação á colocação, se é de todos, deveria ser colocado fora de controlo de um. Quer dizer que não deveria ficar no site pessoal de ninguem. E "ser de todos" quer dizer uma mão cheia de nós, (vós), ajudar a construir. Se for só minha fica no meu site, se for de "todos" deve ficar no "site de todos".

Agora não me lembro de mais nada relevante.
Disponham.

Re: Stats?

MensagemEnviado: sexta fev 20, 2004 22:04
por clcortez
Oi,

Parece-me uma óptima ideia, MAntunes. Mas será que é viável? Será que terá tanto uso como o trabalho que irá ser cria-la?
Existem muitos sites em PHP que tem umas stats bastante interessantes. Talvez fosse boa ideia no dia 29 alguém levar portátil para se fazer uns testes, que dizem?

De qq maneira estou aberto à ideia!

Cumprimentos a todos,

Cláudio Cortez

Re: Stats?

MensagemEnviado: sexta fev 20, 2004 22:51
por Bargao_Henriques
Acho a ideia bastante interessante!

Mas, infelizmente, não tenho "know how" para te ajudar...

Re: Stats?

MensagemEnviado: sábado fev 21, 2004 09:34
por guest
Hello Manuel,

Quais seriam os dados à partida disponibilizados nessa bd?

Não tenho quase qq informação generalizada sobre os outros geokéxeres portugas, e gostaria de ter, mas tb disponibilizar demasiados dados poderia dar a ideia de competição que real/ poderia ser políticamente incorrecto face ao espírito da coisa...(na verdade o q me preocupa é que eu seria o último!..)


Mas tb é verdade q a informação (found/placed) está online e disponível, seria só uma questão de a organizar... se n ferir susceptibilidades poderia ser interessante.

Outro ponto seria a "qualidade" das caches, existim caches "míticas" quase, pq são bem preparadas, possuem uma envolvente excelente, e acho q deveriam ser citadas, talvez para dar inspiração as proximas caches... é q algumas têm mm falta de "tempero"... seria interessante valorizar o trabalho de quem as colocou (acho q isto ainda vai dar polémica, mas...)

Tb acho estranho não existir um mapa de Portugal no site Geocaching e ter de me valer sp do Buxley... mas um nosso acho q n faz sentido pois além de mt trabalhoso... já existe, embora não "nosso".

Disponibilizar gráficamente os pools, por ex a distrib geo dos ditos geokáxeres portugas, tb devia ser algo interessante, embora mais uma vez vergonhoso p mim pois estou na zona c minoria absoluta de caches... Porto!

Qt àquilo que realmente interessa Manuel, AJUDA... pois.. não posso... pq os meus conhecimentos só me permitem admirar as vossas maravilhas de sites e afins, sorry!

Um grande abraço a todos, e boa sorte.


Pedro J. (zoom_bee)

Re: Stats?

MensagemEnviado: sábado fev 21, 2004 16:11
por MAntunes
É melhor começar a dar resposta a algumas questões que já foram colocadas; ;-)

- Classificação da "qualidade" das caches: Nunca! Isso é algo que cada um faz para si, conforme as vai visitando. O critério "qualidade" é muito subjectivo e depende de cada um de nós.

- Localização das páginas: Correcto. Um local público é preferível. Mas se não aparecer um local "de todos" e esse fôr único obstáculo...

- Será viável? Vale a pena o trabalho?: É para isso que foi criado este tópico. Para vocês darem a vossa opinião. Não é preciso ter atributos técnicos/disponibilidade de tempo para ajudar para se poder dar opinião. Preciso do maior número de opiniões possível para poder aquilatar se vale a pena meter mãos "à obra" ou não. Como disse no início, "descasquem" à vontade. ;-)

- Os dados a disponibilizar  Seriam puramente identificadores das caches, dos Geocachers e dos logs, além das datas. A partir daqui, qualquer combinação de análise seria possível para saber coisas que actualmente não é muito fácil de saber:

* Vistas mais recentes
* Caches mais visitadas,
* Geocachers mais activos, não apenas em termos globais mas, também, num determinado espaço de tempo (Ex: último mês, últimos seis meses...)
* Melhores médias de visitas, por mês/semestre/ano, das caches
* Caches hà mais tempo sem visitas
* Geocachers hà mais tempo "na peluda"
* Geocacher mais antigo (Eu sei quem é! É sempre o mesmo... ;-))
* Geocacher mais recente
* etc, etc, etc... Além dos dados que hoje estão facilmente disponíveis como as caches mais recentes.

Em suma, algo como no site acima indicado e mais, se possível. Tendo os dados actuais introduzidos e arranjando-se um método de actualização, o resto é uma questão de imaginação para explorar a informação e apresentá-la da forma que foi indicada ou de outras que forem sugeridas.

- mapas que apresentem a distribuição geográfica das caches:  Temos o Buxley´s, como foi referido acima e o Geocaching Cache Map Europe. Este último é pobre gráficamente mas permite "zooming". Penso que, combinando os links para as descrições das caches com os links para estes dois sites, seria suficiente.

Por agora, penso que respondi a todas as questões colocadas. Por favor, continuem a colocar dúvidas/perguntas ou, tão somente, a manifestar a vossa opinião quanto à utilidade, ou não, desta iniciativa.


Re: Stats?

MensagemEnviado: terça fev 24, 2004 23:39
por Rechena
MAntunes, ja tiveste novidades ?

rech

Re: Stats?

MensagemEnviado: quarta fev 25, 2004 07:46
por MAntunes
Neste momento, estou à espera da vossa opinião quanto á utilidade ou não das stats.

Não aprofundarei mais o assunto, se não tiver "feeback" do resto do pessoal (incluindo o João Rechena).

Re: Stats?

MensagemEnviado: quarta fev 25, 2004 10:19
por Lobo Astuto
Quanto ao ranking de geocachers era engraçado, mas se calhar o mais interessante é a estatistica de cache colocadas, encontradas, por encontrar, a mais visitada, a menos visitada, a que está à mais tempo por encontrar e uma mapazito com a distribuição das caches em Portugal.
Agora, arranjarmos estes dados todos era necessário que todos colaborassem e que facultassem a alguém que faria a compilação dos dados a lista de caches encontradas.
A maneira que se calhar é mais fácil de arranjar essa lista é a seguinte:

1. Fazer o login em www.geocaching.com
2. Fazer uma busca por nome de utilizador, para isso selecionem no menu "Hide and Seek Cache", fazendo o scroll down até a form onde podemos fazer a busca por nome de utilizador e coloquem o vosso utilizador.
3. Após surgirem os resultados, façam scroll down até ao botão Check All e depois façam o download dos waypoints, que vêm em formato .loc, repitam este processo o mesmo número de vezes de quantas forem as páginas tendo atenção que devem mudar o nome do ficheiro quando guardarem, para não sobreporem o ficheiro anterior.
4. Enviem por mail ao responsável da estatistica (a nomear claro).

Agora, se alguma alma caridosa, programador , criar um programita que consiga extrair as estatisticas dos ficheiros .loc (é xml), era um espectáculo!!!!!!

Pensem nisso!

Re: Stats?

MensagemEnviado: quarta fev 25, 2004 11:28
por 2 Cotas
Eu não me costumo oferecer para estas coisas, mas desta vez vá lá...

...se não houver mais ninguem interessado e NÂO HAJA ninguem a opor-se, eu posso tratar da parte "burrocrática" da estatistica...
Pode ser que me "folixeda",  mas até lá!


Re: Stats?

MensagemEnviado: quarta fev 25, 2004 12:11
por Lobo Astuto
Tens o meu voto!!!!

Re: Stats?

MensagemEnviado: quarta fev 25, 2004 12:57
por MAntunes
Assim está melhor... Mas gostava de "ouvir" mais opiniões. Mesmo dos anónimos... Afinal, se isto fôr para a frente, todos beneficiarão do trabalho de alguns.

Quanto aos ficheiroa .loc, penso que não é necessário seguir o método que o Nuno indicou. Eu recebo, semanalmente, os ficheiros com todas as caches,
onde essas informações estão presentes. Mas (hà sempre um mas...)  desde que comecei a receber os ficheiros .loc, foi alterada a licença de uso dos dados neles contidos - só agora reparei. A licença actual é a seguinte: http://www.geocaching.com/waypoints/agreement.aspx . Isto impede a utilização dos ficheiros .loc para extrair dados para um BD em que se suportem as Stats .

A única alternativa, seria a alimentação manual da BD (inicial e consequente actualização semanal). Eu posso fazer isso se, repito, houver interesse/feedback positivo do pessoal. Como calculam, é "uma dose" fazer isto.

Quanto à oferta do Diamantino, aceito de bom grado . Podia preparar as folhas Excel/BD para depois, a partir delas, se fazerem as tabelas e os gráficos. A partir das tabelas e dos graficos, eu faço as páginas html que seriam actualizadas no site onde as Stats ficarem.



Legalices

MensagemEnviado: quarta fev 25, 2004 13:14
por 2 Cotas
Bem... deixa ver se eu complico...

Eles limitam a utilização dos dados da BD deles a utilização individual... pois, quem quer que fosse buscar os dados a "nossa" BD falo-ia em termos puramente individuais, né? A menos que fosse uma empresa e ai, essa empresa, incorria nas mesmas penalidades que sofreria se tivesse tirado os dados directamente lá do site! Mas essa até dou de barato e nem vale a pena ir por aí.

Agora gostava que explicassem, como é que os dados introduzidos manualmente são diferentes de serem extraidos de um donwload directo!
Dito de outra maneira, ou melhor perguntando, em que é que os dados são diferentes quer sejam descarregados em lista ou visualmente do site deles?
Como é que os senhores sabem se os dados foram descarregados pelo método do Lobo, pelo metodo do Manel, ou descarregados á unha? Bruxedo?

Não era melhor simplesmente mandar um pedido a eles, solicitando autorização para utilizar os dados deles, explicando "tintinportintin" o que é que queriamos fazer e depois deixar-mo-nos de conplicações e tratar de descobrir a maneira mais fácil de o fazer?

Seja eu seja outro, a coisa não tem que ser ilegal ou dificil...

Espero que não tenha ajudado!

Re: Stats?

MensagemEnviado: quarta fev 25, 2004 13:41
por Lobo Astuto
Vejam este link:
Link

Done

MensagemEnviado: quarta fev 25, 2004 13:50
por 2 Cotas
omei a liberdade de enviar um mail aos senhores com o seguinte texto:


We are a group of Portuguese cachers currently studying the possibility of sorting up a stats page for our country/mates statistics.
Is possible to have some kind of help or knowledge to allow us to do such a work?

Cheers



Esperemos a resposta!