• Anúncios

[Lisboa] Pequena história de Caches Históricas

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

[Lisboa] Pequena história de Caches Históricas

Mensagempor RuiJSDuarte » sábado jan 26, 2013 12:18

Ora bem... o destaque desta vez vai para a "Monsanto Subterrâneo [Lisboa]" - , ou não tivesse eu estado ontem nas profundezas da terra na companhia desta belíssima Geocache! [8D]
Ultimamente e talvez devido à enormidade de caches que vão aparecendo sinto-me privilegiado ao fazer estas pérolas e sinto apetência para explorar a sua história, são muito mais que meros tuperwares escondidos em locais giros.

Publicada na primeira metade do ano de 2006 (mesmo a tempo da Primavera) mantem-se no Top15 das caches mais favoritadas do País e está provisoriamente do 2º lugar no distrito de Lisboa (os lugares do 2º ao 5º estão muito renhidos) mantendo um excelente rácio de 62% de Favoritos/PMs (um das melhores do TOP10).

Depois de umas piadas trocadas em notes nos dois primeiros dias, ao terceiro o Clcortez não resistiu mais e lá se foi, à que dar valor a...
ter amigos que fazem caches a pensar em espeleólogos como eu, que gosto de me enfiar em buracos escuros e húmidos!

Assim no inicio do log de FTF pode-se ler um breve disclamer,
Companheiros, se procuram adrenalina a rodos cimentada por uma enorme dose de loucura e falta de amor próprio, então façam como eu e façam esta cache exatamente como o owner recomenda que NÃO façam : sozinhos, de noite, e de FATO!

Pelo seu log até parece que é necessário pretexto para este tipo de coisa, : OO
Tinha que tomar uma opção, ou fazia-me à cache e deixava de ter em conta o facto que estava de fato e gravata ou ia-me embora e voltava depois, devidamente equipado e acompanhado. Claro que optei pelo primeira, né?
Assim, desprovido de parte da roupa ( arranjei um cabide à maneira num dos troncos que está à entrada da mina ) e fiz-me ao tal buraco empoeirado ( este não é humido ) e penetrei literalmente para dentro daquela galeria.
Foi uma agradável surpresa aquela mina, pois apesar de eu saber da existência delas ( até porque fica perto da Paleovulcano ) nunca tinha lá entrado, mas o PH fez-nos o favor de arranjar um bom pretexto para o fazer!

Imagem Imagem
Confirmo que a StashNote ainda lá está. Ainda a li com atenção pois estava curioso se teria informações sobre a mina.

Logo no dia a seguir, o primeiro DNF, pelo paulowjorge,
Não façam o que eu fiz, ir sozinho, apanhei um valente susto!, a lanterna deixou de funcionar, apesar de ter pilhas novas, a minha sorte foi o fio de sapateiro que prendi quando entrei
A única companhia que tive foi a BTT.
Percorri praticamente todos os Túneis de pé, agachado, e de rastos.
Vou voltar, mas não nas condições que fui!

Por estas e por outras é que ontem levei não uma, não duas mas três lanternas! Deixei uma à entrada a iluminar a segunda camara e quando explorava, uma das que ia comigo deixou de funcionar... :shock: , foram à conta!
Dnf vingado no dia seguinte que é para aprender!
Isto de deixar caches a meio deixa-me realmente apoquentado!
Então lá fui eu á mesma hora do dia anterior, igualmente sozinho mas mais atento, cauteloso e apetrechado, e claro encontrei o que desejava.
Não aconselho ninguém a ir sozinho, mas que se tira um prazer dos diabos tira!

Alguns dias depois uma singela note dos rifkindsss fazia adivinhar uma verdadeira peregrinação ao "buraco"!
Podem colocar aqui uma nota a indicar a hora e ponto para o encontro de amanhã, para o ataq... hã... para a reunião no buraco?

O danieloliveira e o lynx pardinus confirmam isso mesmo nos seus logs! (curiosamente os próprios rifkindsss só lá foram umas semanas mais tarde)
Like ants coming and going, a HELL OF A LOT OF CACHERS visited this cache today.I aarived first, Glorfindel, Nelson and costa (Lamas), navegantes, Ivo, Cláudio, Supe3r3FM, Cruella and two little ones, Lumcacfi and wondersursa, 2 Cotas, BTr + Sara, Hugo and Sara Rebordão, team Hippo who chose to stay outside, Portelada and friend . And that's how the story goes....more or less!

à entrada da mina à espera de toda a gente que ainda faltava - e garanto que, ao todo, conseguíamos encher um pequeno autocarro de turismo! Reunido o 'maranhal', foi tempo de ns dirigirmos para a entrada.


Imagem Imagem Imagem Imagem
Algumas fotos da excursão! Era um check point de alguma prova de BTT?! Já vi passeios de bicicleta com menos capacetes. [:P]

Cerca de um mês depois aparece um tal Charter Member que fazendo fé nas recomendações do Owners só lá vai na presença de Escuteiros e Canídeos, não vá o diabo tecê-las!
Hoje, pelas 16h10, Dez pernas, distribuídas por dois jovens escuteiros, um pai e um tio de escuteiros e um cão de escuteiro, entraram no buraco do PH.

Imagem

Mas imensas fotos que adornam os logs existem um pouco de tudo... Desde pessoal a rastejar, pessoal de pé e pessoal de joelhos, desde crianças e não tão crianças, animais e afins. Uns mais virados para a bicicleta, outros para a espeleologia e ainda para a guerra biológica... :mrgreen:
Imagem

Tem sido uma cache cheia de efemérides, eventos e tudo o resto... Vejamos:
Prémios GPS,
Parabéns! Esta é uma Cache Finalista dos Prémios GPS. Convida-se o owner a incluir na página desta cache a Insígnia correspondente ao ano de publicação.

Imagem o owner não trocou a insígnia pela de finalista na listing Imagem
Faz hoje (no Geopt)...,
Destacada no Sábado, 12 Março 2011 por Joaquim Safara -cinco anos a Monsanto Subterrâneo
Monsanto Subterrâneo [Lisboa] by Bargao_Henriques, um buraco em Monsanto, distrito de Lisboa.

BTC 6, a desculpa perfeita para a recuperação do Owner para o Geocaching,
Ora aqui está uma boa forma de voltar a contactar com o geocaching!
Desafiado pelo mentor do projecto Big Time Caching para acompanhar a mais recente caçada deste grupo, em Monsanto, não podia deixar escapar a oportunidade para fazer uma surpresa aos demais participantes, que ignoravam o convite.
E assim foi! Após umas buscas no baú das memórias, para me relembrar dos pormenores da cache que escondi há mais de 6 anos, preparei algum material para a aventura e alguma manutenção que fosse necessária.
Durante o caminho acabei por receber a óptima notícia de que o MCA também iria aproveitar a oportunidade para visitar esta cache que estava há muito para fazer. Lá nos juntámos os 2, enquanto o restante grupo estava a acabar a visita à cache anterior, e metemo-nos ao caminho, tentando encontrar o local por onde acedi das vezes anteriores, há uns bons anos atrás. Picos para aqui, arbustos molhados para ali, lá acabámos por chegar à entrada da galeria.
Não foi necessário esperar muitos minutos até começarmos a ouvir o ruído do grupo que se aproximava, vindo por outro caminho. E foi assim, com algum espanto para a maioria dos visitantes, que nos encontrámos e trocámos as primeiras impressões. Depois de muita conversa e abraços a amigos que há muito não via, foi tempo de entrar para o buraco e rastejar um pouco, para o fato de macaco ficar mais composto! A cache já havia sido encontrada e andava de mão em mão, enquanto os logs iam sendo escritos. Enquanto se conversava houve oportunidade para explicar a história desta cache e expor a minha versão sobre a razão de existir destas galerias construídas pelo homem. Depois de fazer uma muito breve limpeza à cache, recolhendo o logbook original (completo), foi a vez de explorarmos o resto do espaço.
Após a visita não deixámos passar a oportunidade de tirar uma foto de grupo e trocar mais umas histórias de aventuras memoráveis. Até tive tempo de dar uma entrevista com o MCA, para um filme que “vai ser passado num memorável encontro de geocachers, em Fevereiro de 2012, em Vila de Rei”! Foi um fartote de rir!!!
E pronto, era tempo de voltar a casa, agora por um caminho mais agradável (acrescentei as coordenadas de referência na cache), com muita satisfação por este tempo passado com antigos e novos amigos, pessoas incríveis que o geocaching teima em cruzar no meu caminho!
Muito obrigado a todos por esta excelente experiência!

Imagem
Da esquerda para a direita, clcortez, MCA, Mtrevas, Btrodrigues, Bargao_Henriques (o próprio!) e lamas

...e ainda honras de constar no programa do Big Time Caching @ Parque de Monsanto, evento satélite do Geocoinfest 2012
Entre os quase 500 logs (quase toda a gente que escreve nos Fóruns já fez esta cache) podemos encontrar quem comemore o aniversário, quem comemore milestones, e muitos, muitos que retornam para mostrar o local a amigos e a revisitar o espaço... Não fosse o mesmo apropriado para verdadeiros grupos!
Imagem
Deu até para encontrar isto...
e pena o container ser um pouco fraquinho se não levava já um favorito

Mas que fixação é esta dos contentores?!?!?! :evil:

:clap: Resumindo, uma E X C E L E N T E cache, [*5] , para se fazer em qualquer altura, mas com sabor especial nesta em que parece que o geocaching anda pelas ruas da amargura (dizem). :clap:
Cá por mim fiz um esforço para tentar deixa-la como no 1º dia da sua existência!
Imagem
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: [Lisboa] Pequena história de Caches Históricas

Mensagempor rifkinda » sábado jan 26, 2013 15:02

Curiosamente não me recordo porque é que não fomos com o resto do pessoal. Provavelmente marcaram algum dia e hora que não estávamos por Lisboa ou que já tínhamos outros compromissos marcados.
Mas a cache ficou debaixo de olho e assim que pudemos fomos lá.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: [Lisboa] Pequena história de Caches Históricas

Mensagempor lynxpardinus » sábado jan 26, 2013 19:23

Ainda hoje pensei nesta cache. É que passei a poucas dezenas de metros dela, com o capacete e o frontal com que a fiz pela primeira vez na mochila.

É uma excelence cache! Uma verdadeira surpresa, tão perto de Lisboa!

P.S- Olha! Um lince com barba!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: [Lisboa] Pequena história de Caches Históricas

Mensagempor Bargao_Henriques » sábado jan 26, 2013 21:44

Adorei ver a história de uma das minhas caches descrita desta forma. É uma honra! :wink:
Avatar do Utilizador
Bargao_Henriques
Large
 
Mensagens: 1307
Registado: quinta set 25, 2003 22:38
Localização: Olivais, Lisboa

Re: [Lisboa] Pequena história de Caches Históricas

Mensagempor MAntunes » sábado jan 26, 2013 23:24

Que saudades do teu buraco! :mrgreen:
Se soubesse da vossa ida no BTC 6 (na fotografia estão 6 Expedicionários) tinha tentado lá ir estragar a fotografia mas na altura andava mesmo ocupado...
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: [Lisboa] Pequena história de Caches Históricas

Mensagempor RuiJSDuarte » domingo jan 27, 2013 07:04

Bargao_Henriques Escreveu:Adorei ver a história de uma das minhas caches descrita desta forma. É uma honra! :wink:


É a paga por obrigar o pessoal a rastejar por aí! [:D]
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: [Lisboa] Pequena história de Caches Históricas

Mensagempor jasafara » domingo jan 27, 2013 09:08

Muito bom, Rui [^] Tive pena de ontem não ter podido revisitá-la, mas não faltarão oportunidades.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: [Lisboa] Pequena história de Caches Históricas

Mensagempor jasafara » domingo jan 27, 2013 09:10

MAntunes Escreveu:Que saudades do teu buraco! :mrgreen:
Se soubesse da vossa ida no BTC 6 (na fotografia estão 6 Expedicionários) tinha tentado lá ir estragar a fotografia mas na altura andava mesmo ocupado...

A minha visita, foi especial por poder ter sido nessa oportunidade junto com tanto dinossáurio. Antes já lá tinha andado a espreitar mas achei que não levava fontes de luz suficientes...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: [Lisboa] Pequena história de Caches Históricas

Mensagempor RuiJSDuarte » domingo jan 27, 2013 10:00

jasafara Escreveu:Muito bom, Rui [^] Tive pena de ontem não ter podido revisitá-la, mas não faltarão oportunidades.


Li algures que da proxima vez farás um log de jeito! :D
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: [Lisboa] Pequena história de Caches Históricas

Mensagempor jasafara » domingo jan 27, 2013 10:13

RuiJSDuarte Escreveu:
jasafara Escreveu:Muito bom, Rui [^] Tive pena de ontem não ter podido revisitá-la, mas não faltarão oportunidades.


Li algures que da proxima vez farás um log de jeito! :D

[xx(]
Doeu, mas acredito que tenha "doído" mais ao owner... ;))
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: [Lisboa] Pequena história de Caches Históricas

Mensagempor RuiJSDuarte » domingo jan 27, 2013 10:18

jasafara Escreveu:
RuiJSDuarte Escreveu:
jasafara Escreveu:Muito bom, Rui [^] Tive pena de ontem não ter podido revisitá-la, mas não faltarão oportunidades.


Li algures que da proxima vez farás um log de jeito! :D

[xx(]
Doeu, mas acredito que tenha "doído" mais ao owner... ;))


É que me deu bastante trabalho a encontrar o teu log e depois não o consegui usar! tinha esperança de poder usar uma foto do Oscár para juntar à do cão do Mantunes!
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: [Lisboa] Pequena história de Caches Históricas

Mensagempor jasafara » domingo jan 27, 2013 10:39

Pode ser que exista. Vou procurar ;))
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: [Lisboa] Pequena história de Caches Históricas

Mensagempor Bargao_Henriques » sábado set 19, 2020 18:36

RuiJSDuarte Escreveu: o owner não trocou a insígnia pela de finalista na listing Imagem

Já está! peço desculpa pela demora... :D
Avatar do Utilizador
Bargao_Henriques
Large
 
Mensagens: 1307
Registado: quinta set 25, 2003 22:38
Localização: Olivais, Lisboa

Re: [Lisboa] Pequena história de Caches Históricas

Mensagempor jasafara » segunda set 21, 2020 20:05

Bargao_Henriques Escreveu:...Já está! peço desculpa pela demora... :D

slow geocaching é outra coisa :)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: [Lisboa] Pequena história de Caches Históricas

Mensagempor Bargao_Henriques » segunda set 21, 2020 20:12

jasafara Escreveu:slow geocaching é outra coisa :)

Slow Geocaching é mesmo comigo! :wink:
Avatar do Utilizador
Bargao_Henriques
Large
 
Mensagens: 1307
Registado: quinta set 25, 2003 22:38
Localização: Olivais, Lisboa

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes

cron