• Anúncios

Como e quando se descodificavam dicas há alguns anos

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Como e quando se descodificavam dicas há alguns anos

Mensagempor MAntunes » terça jan 15, 2013 21:17

jasafara Escreveu:A do monumento ao comboio nas Minas de S. Domingos encontrei. Com a dica é fácil. Ou também não vês as dicas?

Em grupo também te deves sentir pressionado para encontrar a cache sem que o grupo perca muito tempo...

Não, também não vejo as dicas sem primeiro tentar encontrar. É outro hábito que aprendi nos primeiros tempos e tenho mantido. "Eu ainda sou do tempo..." em que as dicas eram descodificadas à mão, e no papel, no local da cache depois de não se ter conseguido encontrar nos primeiros 15 ou 20 minutos.

Sim, às vezes, quando há pressa e há muito para caminhar, prefiro nem procurar as caches para não atrasar o grupo. Aconteceu, por exemplo, na Linha do Tua. Quando começámos a planear a caminhada (em Fevereiro de 2011, havia duas ou três caches. Quando se fez a caminhada (em Maio de 2011) havia 17 caches! Que horror! Só procurei 2 ou 3. Não tenho estômago para mais e havia que estar no local final da caminhada, à hora marcada para apanhar-mos o Taxi para a Foz do Tua.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Re: Imagem de marca - qual é a vossa?

Mensagempor jasafara » terça jan 15, 2013 21:29

De aqui a nada a Rita está a meter ordem na casa e a expulsar-nos para outro lado, mas enquanto não diz nada.

Vocês faziam o decrypt da dica à mão :o
Qual é o sistema de codificação? Uma simples deslocação de letras?
O sistema não pode ser muito complicado, porque uma análise superficial da dica da cache das Minas de S.Domingos dá para perceber que produz a mesma transformação independentemente da posição das letras.

Additional Hints (Decrypt)

CG: 12 qr hz ynqb bh 15 qb bhgeb
RAT: 12 sebz bar fvqr be 15 sebz gur bgure

Additional Hints (Encrypt)

PT: 12 de um lado ou 15 do outro
ENG: 12 from one side or 15 from the other
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor RuiJSDuarte » terça jan 15, 2013 21:34

Estás a gozar certo? Não sabes como se "transforma" a dica no Geocaching?
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Mensagempor jasafara » terça jan 15, 2013 21:36

RuiJSDuarte Escreveu:Estás a gozar certo? Não sabes como se "transforma" a dica no Geocaching?

Agora já sei. Uma deslocação de 13 letras. Onde é que isso está escrito?
jasafara
Extra Large

Mensagempor MAntunes » terça jan 15, 2013 21:42

jasafara Escreveu:
RuiJSDuarte Escreveu:Estás a gozar certo? Não sabes como se "transforma" a dica no Geocaching?

Decryption Key
A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z
(letter above equals below, and vice versa)

Sempre esteve lá, na página das caches. :-)

Sim, descodificava-se a dica no local da cache, à mão, se não a encontrássemos nas primeiras tentativas (+- 15min).
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor jasafara » terça jan 15, 2013 21:48

MAntunes Escreveu:
jasafara Escreveu:

Decryption Key
A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z
(letter above equals below, and vice versa)

Sempre esteve lá, na página das caches. :-)

Sim, descodificava-se a dica no local da cache, à mão, se não a encontrássemos nas primeiras tentativas (+- 15min).

E eu até costumo ler as páginas com atenção. O meu cérebro deve ter bloqueado essa parte por não significativa para a apreciação do que é fundamental. Uma técnica importante para leitura rápida, que é uma caracteristica minha :)

De qualquer modo foi muito mais giro resolver o enigma no momento em que ele me interessou. Com 26 letras, um deslocamento de 13 é equivalente ao vice-versa ;))
jasafara
Extra Large

Mensagempor hfilipe » terça jan 15, 2013 22:48

jasafara, só para dar mais um bocado de off-topic, essa codificação é bastante conhecida (não só no geocaching) e chama-se ROT13.

On-topic, não creio que tenha alguma coisa que me distinga dos outros milhões de geocachers espalhados pelo mundo.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor clcortez » quinta jan 17, 2013 11:47

Joaquim, o facto de não saberes como se descodificava "à mão" a dica das caches demonstra, penso eu, mais uma vez, o quanto o geocaching mudou.
Parece-me que quando começaste já era banal ler a dica sempre. No entanto, e Manel corrige-me p.f. se estou errado, ao início nem era possível desencriptar a dica através de um botão. E a boa etiqueta recomendava aquilo que o Manel refere, primeiro procurar e depois ler a dica se necessário. Depois os geocachers começaram a ler a dica às escondidas, ou seja, faziam-no mas não o assumiam ou tinham vergonha de o fazer, e já depois acabou por se banalizar, nomeadamente com listings a incentivar ler a dica ou ver a foto spoiler para não ser uma busca muito "descarada" por causa dos muggles ou para não revirarem tudo à volta, e aí parece-me muito bem.
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Imagem de marca - qual é a vossa?

Mensagempor lynxpardinus » quinta jan 17, 2013 13:24

Se fosse só nessa...

Joaquim, houve uma altura em que eu já bem precisava da cifra. Olhava para uma frase codificada e desencriptava-a "de cabeça". Além do mais, já sabia como "debaixo da pedra" e "arvore" se escreviam...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor RuiJSDuarte » quinta jan 17, 2013 14:48

Acho que o automatista das listing se implementou pouco depois de me registar. Lembro-me também de fazer isso à mão, em casa e no terreno e de um momento para o outro, deixou de ser necessário (em casa). Era só um clik.
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Mensagempor jasafara » quinta jan 17, 2013 18:28

RuiJSDuarte Escreveu:Acho que o automatista das listing se implementou pouco depois de me registar. Lembro-me também de fazer isso à mão, em casa e no terreno e de um momento para o outro, deixou de ser necessário (em casa). Era só um clik.

A sério? Não pode ser! Eu escrevi-me em 2008 e comecei a cachar com regularidade no verão de 2009. Sempre conheci a possibilidade de descodificação da dica...Digo eu...
jasafara
Extra Large

Mensagempor RuiJSDuarte » quinta jan 17, 2013 18:35

Não vou teimar... :)
Mas ou eu andava muito distraído ou isso aconteceu mesmo assim... tenho algures muitos papelinhos com esses rabiscos.
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Mensagempor tmob » quinta jan 17, 2013 18:49

RuiJSDuarte Escreveu:Não vou teimar... :)
Mas ou eu andava muito distraído ou isso aconteceu mesmo assim... tenho algures muitos papelinhos com esses rabiscos.

Andavas distraído, mas não tanto como o jasafara. :mrgreen:
Imagem
tmob
Regular

Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Mensagempor jasafara » quinta jan 17, 2013 19:14

tmob Escreveu:
RuiJSDuarte Escreveu:Não vou teimar... :)

Andavas distraído, mas não tanto como o jasafara. :mrgreen:

Então mas afinal. Em 2009 descodificava-se à mão ou já era automático...
Uma coisa garanto. Eu nunca descodifiquei nenhum à mão...e sempre tive o hábito de ver as dicas com alguma rapidez [:I]
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quinta jan 17, 2013 19:15

Ou terá havido uma altura em que isso era uma funcionalidade Premium...
Eu sempre fui Premium.
jasafara
Extra Large

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes