Página 1 de 2

Como encaras a colocação de fotos nos logs? - discussão

MensagemEnviado: domingo jan 13, 2013 22:47
por lynxpardinus
Atendendo às sugestões colocadas aqui ( viewtopic.php?f=12&t=3773&start=60 ) (nota: obrigado MAntunes e geo-amd), vamos abrir este tópico de discussão, para falarmos um pouco sobre a sondagem "Como encaras a colocação de fotos nos logs?".

Assim sendo, agradecia os vossos comentários, sugestões, críticas e, sobretudo, o que lhes vai na alma quando têm que escolher se tiram ou não fotografias durante as vossas cachadas e colocá-las online.

Re: Como encaras a colocação de fotos nos logs? - discussão

MensagemEnviado: domingo jan 13, 2013 23:41
por RuiJSDuarte
Não sendo grande fotógrafo, sempre que vou andar de bicicleta e fazer umas caches costumo tirar fotos, invariavélmente quando o local tem algum interesse seja ao nível da paisagem ou outro, monumentos e afins.
Até porque tenho um blog onde acho que tenho todos os passeios de bike que já fiz desde que me ofereceram o 1ºGPS e actualizo-o religiosamente.
Assim, praticamente todos os meus logs em caches que tenham um mínimo de interesse, tenho fotos.
Se for a pé, levo a máquina e aí sim, tenho muitas fotos. De bike o telémóvel tem de dar ao litro.
E como owner gosto de ver a prespectiva de outros dos locais que escolhi para as minhas caches... como tal, retribuo.

Re: Como encaras a colocação de fotos nos logs? - discussão

MensagemEnviado: segunda jan 14, 2013 11:19
por Gato Maltês
Sendo a partilha de locais, histórias ou estórias, um dos pilares desta actividade, costumo ser um seguidor da afirmação de que "uma imagem vale mais do que mil palavras" e sempre que posso e haja motivo que me agrade, encarrego-me de tirar bastantes fotos.
Um log, por mais elaborado que seja, fica sempre mais composto e bonito quando é decorado com algumas fotos.
Afinal, para quem visita as caches, esta é uma forma de contribuição para com quem tem o trabalho de nos proporcionar momentos agradáveis.

Re: Como encaras a colocação de fotos nos logs? - discussão

MensagemEnviado: segunda jan 14, 2013 19:46
por MAntunes
Encaro a colocação das fotos como uma maneira de ilustrar o complementar o que digo no log. Para mim, a foto é parte importante do log e ajuda-me a transmitir a experiência que tive na caçada.

Em geral gosto de colocar fotos nos logs e vou continuar a fazê-lo. Mas já tive várias fases.
Fases em que as fotos contam uma história na maneira como estão sequenciadas e nas suas legendas. Fases em que as fotos não têm legenda mas tem uma sequência temporal e fase em que as fotos apenas certificam a minha passagem pelo local e mostram algo mais característico do mesmo. É um pouco dependente do estado de espírito e disposição mas de comum é a quase constante presença de fotos nos meus logs, porque gosto.

Re: Como encaras a colocação de fotos nos logs? - discussão

MensagemEnviado: segunda jan 14, 2013 23:39
por PauloMartins
Coloco fotos em muitos logs meus. Se calhar gostava de colocar fotos em mais logs, mas como a maioria dos meus founds foram feito de bicicleta, às vezes não levo mochila com máquina fotografica.

A fotografia é uma parte importante do log e das várias fotos que tiro, tenho o cuidado para não fazer o upload de fotos que possam revelar o local exacto da cache ou estragar alguma possivel surpresa.

Tanto a foto como o log relatam a descoberta de mais uma cache. As duas complementam-se e ilustram as nossas aventuras. Afinal são registos que ficam por muitos anos, como um album fotograficos associado a um livro de memórias. São uma parte das nossas vidas.

Ainda agora no board index vi uma foto que tirei...ao clicar na foto, fui direccionado par o log que fiz onde dizia que fui encontrar a cache com o meu filho de 8 meses e o mais velho de 6 anos. Li o log que fiz e vi as fotos que tirei...fizeram-me recordar esse dia e esses momentos. Já lá vão 4 anos, os filhos cresceram e os logs com as fotos continuam a ser como que um diário colorido.

Re: Como encaras a colocação de fotos nos logs? - discussão

MensagemEnviado: terça jan 15, 2013 09:56
por clcortez
Sim, sempre. E quanto mais melhor, desde que ilustre a caçada e a aventura, mas não seja demasiado "intrusiva" na cache em si.

Desde sempre que coloco fotos, embora nos primeiros tempos a ausência de uma máquina fotográfica digital em algumas caçadas fez com que não tenha registo fotográfico delas. Outras, foram outros geocachers que tiraram e acabaram (ou não) por colocar as fotos nos seus logs.

Fico muito triste quando leio um log que diz "aproveitámos para tirar carradas de fotos" e depois não colocam nenhuma no log. Eu percebo que já é "chato" ter que fazer o log na página, ainda por cima com a "sede" de founds que existe se fazem por vezes dezenas de caches por dia e que depois não resta muito mais tempo para fazer logs e ainda por cima colocar fotos, mas sinto na maioria das caches a falta das fotos, prinicpalmente das boas.
As fotos nos logs serão um belo cartão de visita da cache, e refiro a cache como toda a envolvente e não só o container, que é o que menos interessa quanto a mim. Quando numa cache o que mais interessa é o container então ou estamos perante um local que nada tem a mostrar e o owner apenas consegue "salvar a honra" da mesma através do container, ou então foi opção clara do owner em criar uma "obra de arte".
Se uma cache não tem fotos, das duas uma: ou o local não tem motivos fotográficos e isso já revela a qualidade da mesma, ou estamos perante caches muito "drive-in", em que ñormalmente não são feitas com muito tempo, os geocachers vão de passagem.
Cache com muitas fotos são normalmente (para não dizer quase sempre) caches boas. Caches que nos vão dar prazer fazer. Caches que nos levam a conhecer algo que merece ser visto e apreciado.
Eu dou muita importância às fotos, como dá para perceber. Isso pode determinar a minha decisão se estiver hesitante entre fazer uma com fotos ou outra sem fotos. Fotos para mim é muito mais importante que Favoritos, ainda para mais tendo em conta a clara tendência de dar Favorito a caches com containers elaborados.
Ali o Geopt criou uma ferramenta que permite fazer o upload rápido e fácil de fotos para os logs a partir de uma pasta, e isso tem se notado nos logs, muitos aparecem com carradas de fotos, o que é bom. Bem, melhor do que se não tivessem, mas falta a "alma" da foto, falta a legenda. Já tive oportunidade de expressar que a ferramenta está incompleta, e por isso nunca a usei nem tenciono usar, pois eu quero fazer upload de uma foto e colocar a legenda, deixar a mensagem do que aquela foto representou para mim naquela caçada. Escrever um log é como escrever um artigo num blog, ou uma reportagem, se vier acompanhado de fotos e com legenda fica tudo muito mais documentado.
E por fim, a ajuda fantástica que as fotos dão para preparar viagens de lazer. Eu escolho as caches a fazer previamente, e mediante o conteúdo das páginas e das fotos decido quais as que vamos fazer durante a viagem. Se quero visitar monumentos por exemplo, as fotos dão a ajuda necessária para decidir se fazemos a paragem naquele local ou não. Eu gostava que não fosse necessário recorrer a sites externos ao gc.com para saber algo sobre um monumento que tem uma cache, mas isso é uma ambição minha antiga que cada vez faz menos sentido, infelizmente.

Esta é a minha opinião. Fotos, sempre. :)

Re: Como encaras a colocação de fotos nos logs? - discussão

MensagemEnviado: terça jan 15, 2013 19:27
por MAntunes
Epah, com o teu post agora sinto-me obrigado a voltar a colocar legendas nas minhas fotos. Tenho andado preguiçoso nas legendas. :oops:

Em relação às fotos, agora coloco menos, mais bem escolhidas e, quando se justifica, adiciono um link para os meus albuns online ende estão as 'carradas'.

Re: Como encaras a colocação de fotos nos logs? - discussão

MensagemEnviado: quarta jan 16, 2013 00:59
por TiagoGH
Atenção, de início não dava, mas já há muito tempo que o GeoPT Geocaching Tools permite adicionar legenda e comentário a todas as fotos. Quem não o faz, não tem desculpa: é mesmo por preguiça!

Como encaras a colocação de fotos nos logs? - discussão

MensagemEnviado: quarta jan 16, 2013 02:28
por lynxpardinus
As fotografias nos liga, para mim, funcionam sempre como um complemento ao log, um pequeno registo do que vi nessa caçada.

P.s- e ponho sempre legendas!

Re: Como encaras a colocação de fotos nos logs? - discussão

MensagemEnviado: quinta jan 17, 2013 11:40
por clcortez
Tiago, não sabia que já era possível isso, vou experimentar, obrigado.
Penso, no entanto, que continuam a ser "coladas" às fotos a tag de que o upload da foto foi feito através do Geopt tools, os qq coisa assim, certo? É que isso é que era desnecessário.

Re: Como encaras a colocação de fotos nos logs? - discussão

MensagemEnviado: quinta jan 17, 2013 13:52
por TiagoGH
Exacto, é um pequeno reconhecimento pelo trabalho que foi feito para nos poupar algum tempo.

Sent from my coise using Tapatalk

Re: Como encaras a colocação de fotos nos logs? - discussão

MensagemEnviado: sábado jan 19, 2013 21:36
por CarlosDBG
Sempre que posso, coloco fotos do local. Muitas vezes é pelas fotos dos geocachers que já descobriram uma cache, que avalio se vale a pena lá ir ou não.

Re: Como encaras a colocação de fotos nos logs? - discussão

MensagemEnviado: sábado jan 19, 2013 22:57
por lynxpardinus
Gente, só um pequeno apontamento - não se esqueçam de votar na sondagem, para complementar a discussão que estamos aqui a ter. Permite-nos ter uma conversa mais abrangente. Podem ver a sondagem no canto inferior direito da homepage do fórum em http://geocaching-pt.net/ .

Re: Como encaras a colocação de fotos nos logs? - discussão

MensagemEnviado: domingo jan 20, 2013 12:53
por Team Marretas
clcortez Escreveu:Tiago, não sabia que já era possível isso, vou experimentar, obrigado.
Penso, no entanto, que continuam a ser "coladas" às fotos a tag de que o upload da foto foi feito através do Geopt tools, os qq coisa assim, certo? É que isso é que era desnecessário.

Cláudio, não quero mentir, mas acho que após um donate isso já pode ser retirado.... Tenho ideia....

Enviado do telemóvel porque me dava mais jeito!!!

Re: Como encaras a colocação de fotos nos logs? - discussão

MensagemEnviado: segunda jan 21, 2013 16:33
por vsergio
Team Marretas Escreveu:
clcortez Escreveu:Tiago, não sabia que já era possível isso, vou experimentar, obrigado.
Penso, no entanto, que continuam a ser "coladas" às fotos a tag de que o upload da foto foi feito através do Geopt tools, os qq coisa assim, certo? É que isso é que era desnecessário.

Cláudio, não quero mentir, mas acho que após um donate isso já pode ser retirado.... Tenho ideia....

Enviado do telemóvel porque me dava mais jeito!!!


Confere. Basta um pequeno DONATE, via app, para que as tags com a referencia GeoPT apareça nas fotos e nos Logs