• Anúncios

(quase) Volta a Portugal de Etiqueta em Punho

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

(quase) Volta a Portugal de Etiqueta em Punho

Mensagempor MAntunes » sexta jan 04, 2013 23:38

(no seguimento desta sugestão do jasafara)

Aqui apresento, e disponibilizo, o resultado final da ideia do jasafara em relação a, escrever-se algo que fique presente nos containers das caches e que apele aos visitantes os cuidados com trocas de items (de modo a não deixarem material inflamável e alimentos) e, a talhe de foice, mais umas mensagens que me pareceram úteis no momento em que se acede ao interior de um container de geocache.

Depois de várias cogitações e, também, em resultado de conversas e ajudas do alieri (por mail, onde, inclusivamente, me enviou templates de impressão), optei pela seguinte solução:

Pegando no modelo gráfico já apresentado no tópico indicado acima, procurei etiquetas primeiro na Worten (nada de jeito) e depois na Staples (indicada pelo alieri primeiro por mail e depois pelo jasafara no tópico). Alertado para o facto de que a maioria das etiquetas são para colar em papel, procurei etiquetas apropriadas para colar em plástico. Encontrei as etiquetas "Identification Removable" da Avery (http://www.europe.avery.com) e escolhi dois modelos:

    L4743REV 99,1 x 42,3mm 12/folha, 25 folhas para caches regulares
    L4737REV 63,5 x 29,6mm 27/folha, 25 folhas para caches small/micro

Comprei também um rolo de fita gomada transparente da Tesa com 50mm de largura para colar por cima das etiquetas pequenas que colocarei em containers micro ou small de forma a proteger a etiqueta.

Depois usei os templates da Avery que são apropriados para cada modelo de etiqueta e com eles gerei os documentos Word que disponibilizo mais abaixo.

Fiz diversos testes e afinações até chegar ao produto final que mostro nas fotografias mais abaixo. E pronto! Muito obrigado ao jasafara pela ideia. Muito obrigado ao alieri pelos mails e dicas e templates que me enviou (acabaram por não ser necessários mas a intenção é que conta).

E só me restam três coisas:

1) Coloquei o produto final disponível numa pasta pública no meu Google Drive para quem quiser ir buscar e utilizar (estão lá os documentos Word já com as etiquetas organizadas segundo os modelos da Avery acima indicados e etsão, também, os desenhos para quem deseje aplicar em outros modelos de outros fabricantes de etiquetas ou de modelos diferentes da Avery. A pasta é a Google Drive/ConteudoCaches

2) Oh, oh... Irei percorrer todas as caches de que sou responsável para renovar contentores e conteúdos, tirar sacos de plástico, deitar fora o "lixo" que lá deixaram (nos casos em que isso aconteceu) e... colocar estas novas etiquetas conforme planeado. Portanto, irei basicamente dar uma quase Volta a Portugal de Etiqueta em Punho. :D

3) Finalmente, irei no próximo dia 11/Janeiro oferecer 10 folhas de etiquetas (5 de 12un e 5 de 27un, 1 folha por cada geocacher) no próximo GeoMeetup de Lisboa a quem se mostre interessado em as aplicar nas suas caches.

Aqui estão as etiquetas já impressas e prontas a colar:

Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: (quase) Volta a Portugal de Etiqueta em Punho

Mensagempor jasafara » sábado jan 05, 2013 00:35

Impecável :)

Achas que seria um item de troca aceitável?
Ou seja colocar estas etiquetas em containers que se encontrem...Na verdade não seria de troca, mas só de in:

Até poderia ser mais, colar uma do container e deixar algumas como items de troca...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: (quase) Volta a Portugal de Etiqueta em Punho

Mensagempor jasafara » sábado jan 05, 2013 01:12

Imagem

Quando fores ali para os lados do PNTI ou para as Portas do Rodão, avisa ;))
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: (quase) Volta a Portugal de Etiqueta em Punho

Mensagempor MAntunes » sábado jan 05, 2013 10:59

jasafara Escreveu:Impecável :)

Achas que seria um item de troca aceitável?
Ou seja colocar estas etiquetas em containers que se encontrem...Na verdade não seria de troca, mas só de in:

Até poderia ser mais, colar uma do container e deixar algumas como items de troca...


Não me parece. Para mim, estas etiquetas são o chamar de atenção a algo que devia estar presente no espírito de todos os geocachers. São o sublinhar de aspectos das guidelines (não deixar material inflamável e alimentos) e do bom senso comum (trocas justas, não levar o material de escrita e ajudar a preservar a Natureza).

Por mim, o que fiz em resultado da tua sugestão, é suficiente e até foi acompanhado pelos gestos de partlha (no Google Drive e no GeoMeetup) para incentivar outros a fazerem o mesmo.

jasafara Escreveu:...
Quando fores ali para os lados do PNTI ou para as Portas do Rodão, avisa ;))


Muito obrigado pelo mapa que mostra as voltinhas que tenho que dar. :)

Sim, aviso mas ...para quê?
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: (quase) Volta a Portugal de Etiqueta em Punho

Mensagempor rifkinda » sábado jan 05, 2013 11:31

Ficaram giras as etiquetas. Esperam que tenham o efeito pretendido.
E que tal mandarmos alguns bitaites sobre quanto tempo vai demorar o MAntunes a dar a sua (quase) volta a Portugal de Etiqueta em Punho?
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8467
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

(quase) Volta a Portugal de Etiqueta em Punho

Mensagempor alieri » sábado jan 05, 2013 13:05

Ficaram Impecáveis!!
Fico muito contente por a minha "cromice " ter sido útil a alguém. :)
Na verdade no passado usei um sistema semelhante para fazer etiquetas que colava no exterior das minhas caches, e que diziam algo como "esta caixa faz parte de um jogo educativo, por favor não a remova". Infelizmente já não sei do modelo.

Quanto à sugestão de deixar como item de troca, parece-me bem. Imagino um cartão desses, plastificado.

Finalmente, sem querer ser desmancha prazeres, acho que falta uma frase a apelar para se usar bem o logbook.

Sent from my BlackBerry 9220 using Tapatalk
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: (quase) Volta a Portugal de Etiqueta em Punho

Mensagempor MAntunes » sábado jan 05, 2013 13:37

Ok, posto dessa maneira (plastificar as etiquetas e transformá-las em item de troca) até já me parece boa ideia mas continuo a recear que possa desviar a atenção da mensagem para o meio de comunicação da mensagem. Mas, sim, vou plastificar várias dessas etiquetas e deixá-las como items de troca nas caches que visitar. Obrigado aos dois, por mais esta. ;))

Em relação a mais mensagens, coloquei na pasta Google Drive ConteudoCaches os .ppt que deram origem às etiquetas para que, quem quiser, faça as suas alterações e produza a sua versão.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: (quase) Volta a Portugal de Etiqueta em Punho

Mensagempor RuiJSDuarte » sábado jan 05, 2013 14:25

Ficaram muito boas! Espero encontrar alguma em breve... :)
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: (quase) Volta a Portugal de Etiqueta em Punho

Mensagempor lynxpardinus » sábado jan 05, 2013 14:32

Acho que é uma óptima iniciativa! Parabéns!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: (quase) Volta a Portugal de Etiqueta em Punho

Mensagempor clcortez » sábado jan 05, 2013 19:45

Boa inciativa Manel, mais uma efectuada com sucesso, este homem devia ser político, promete e cumpre! Deve ser por isso que o não é :twisted:

Vou tentar estar presente no próximo meetup para ver as etiquetas. Não vou fazer nada do meu lado enquanto não as sentir na ponta dos dedos, mas depois vou também avançar para um Plano Nacional de Manutenções. 8-)
O que levanta uma questão desde já Manel, estás portanto a pensar ir entretanto à Linha do Douro, certo? E que tal ir às duas? :idea:
Vamos falando, mas parece-me que há aqui muitas possibilidades para se fazer umas passeatas bem interessantes :-)
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: (quase) Volta a Portugal de Etiqueta em Punho

Mensagempor MAntunes » sábado jan 05, 2013 22:41

Os etiquetas para serem deixadas como items de troca já estão a plastificar. Amanhã ou Segunda-feira já as devo ter comigo. Alterei a primeira mensagem no topo porque não faz sentido eu agradecer a visita nas caches dos outros. Na parte de trás, deixei uma mensagem a dizer que é um item de troca e os créditos que, muito justamente assistem, ao jasafara e ao alieri. Depois mostro.

Sim, vou visitar todas as caches e essa, "Na Linha do Douro", até estou com alguma curiosidade em saber se está mesmo ausente em parte incerta ou não, devido aos ultimos logs que teve (vou também levar um container novo para o caso de ser necessário). Mas, quando for para aqueles lados, tenho depois que passar em Marialva. Vamos falando em privado para ver se dá para conjugar com o "outro projecto" que tens.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: (quase) Volta a Portugal de Etiqueta em Punho

Mensagempor jasafara » domingo jan 06, 2013 16:46

Ora Manuel, os créditos eram perfeitamente dispensáveis.

Eu irei imprimir em dois conjuntos.
Plastificados para deixar nas caches.
Como etiquetas impressas dentro de um envelope fechado para deixar como "prenda" aos owners, para se quiserem as usem nas suas caches.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: (quase) Volta a Portugal de Etiqueta em Punho

Mensagempor jasafara » domingo jan 06, 2013 16:48

MAntunes Escreveu:
jasafara Escreveu:...Quando fores ali para os lados do PNTI ou para as Portas do Rodão, avisa ;))


Muito obrigado pelo mapa que mostra as voltinhas que tenho que dar. :)

Sim, aviso mas ...para quê?

clcortez Escreveu:...Vamos falando, mas parece-me que há aqui muitas possibilidades para se fazer umas passeatas bem interessantes :-)

Não se esqueçam de avisar ;))
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: (quase) Volta a Portugal de Etiqueta em Punho

Mensagempor MAntunes » domingo jan 06, 2013 22:09

MAntunes Escreveu:...
Depois mostro.
...



Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: (quase) Volta a Portugal de Etiqueta em Punho

Mensagempor hfilipe » domingo jan 06, 2013 22:22

MAntunes, deixa-me só chamar-te a atenção para um pequena gralha que deves corrigir, mas só na próxima "fornada". Não vale a pena deitar os que já tens feitos fora por uma coisa tão pequena.
No verso tens "... sugestões de jasafara a alieri."
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes