• Anúncios

"Divida" existencial

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

"Divida" existencial

Mensagempor 2 Cotas » quarta jan 21, 2004 17:06

Façam lá favor de dar a vossa opinião.

Como já todos devem ter-se apercebido, as descrições das caches variam entre o muito completo e o quase inexistente. Considerando que pode ser quase impossível explicar tudo, deve haver um mínimo para o que é colocado.

Eu cá acho que os dados relevantes devem ser indicados. Referindo por exemplo os perigos e as limitações. Outros dados devem ser explicitados? Ou fazem parte do jogo? Silvas, arbustos, caminho inexistentes ou impraticáveis são, normalmente, reflectidos na classificação do terreno, mas outras características ou limitações podem ou devem ser incluídas? E faço esta pergunta por questões obvias no meu caso, fazer uma vagem de 100 km para voltar para traz porque alguém se esqueceu de indicar qualquer coisa relevante, ou levar a família numa caminhada de múltiplos km  numa cache de terreno fácil pode ser frustrante senão mesmo desmotivante.

Qual é a vossa opinião? Isso são contingências do jogo, percalços aceitáveis ou razão suficiente para julgamentos sumários em praça publica?
Imagem
Avatar do Utilizador
2 Cotas
Regular
 
Mensagens: 651
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58
Localização: Here

Re: "Divida" existencial

Mensagempor MAntunes » quarta jan 21, 2004 20:08

A minha opinião é a de que quanto mais informação, melhor. Embora isso possa estragar o efeito surpresa mas, ainda assim, prefiro ter toda a informação para poder escolher a abordagem de acordo com a "equipa" da ocasião.

Hà uns meses atrás tive uma surpresa desagradável numa caçada que, se tivesse tido mais informação, me teria permitido planear essa caçada de acordo com os meus acompanhantes. Não tinha. Acabámos, eu e a minha família, por ter um dia difícil...

Em relação a este tópico, também estou curioso em saber "o sentir" da malta. É que em relação aos "logs" que faço, às vezes fico com a sensação de que revelei coisas que o autor da cache não revelou e, se calhar, preferiria que assim tivesse ficado... Nunca ninguém se queixou mas...

Quanto às perguntas colocadas, penso que não se deve esperar ou tentar "impôr" qualquer tipo de standard quanto à forma e quantidade de informação. Cada um faz as caches ao seu gosto e "oferece-as" ao "mercado". Depois, perante a "oferta", a "procura" age ao seu próprio gosto e tendência. Por exemplo: Das caches que me falta procurar num raio de 100kms em redor da minha residência, hà uma a que ainda não fui lá porque praticamente não tem descrição! Se calhar, se algum dia lá fôr, até poderei ter uma surpresa agradável mas, por agora, o autor está a "pagar" pelo facto não ter investido um pouco mais na descrição da cache. Não é propositado. Não me dá é "pica"...

Nas minhas caches, na maioria dos casos, gosto de "atafulhá-las" de informação sobre a abordagem, informação turística, cultural, etc...
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: "Divida" existencial

Mensagempor 2 Cotas » quinta jan 22, 2004 18:18

Desculpem lá, mas mesmo parecendo não quero transformar isto numa conversa a dois...
No entanto, e no meu caso, há um limite após o qual eu descarto o "excesso" de informação.
Quer isto dizer que, no meu entender, fazer uma descrição exaustiva sobre os "afloramentos rochosos" de determinado local geocaxado, pode dar uma ideia de susfisticação cultural, mas na pratica é secundario em relação ao objectivo principal do jogo.

Provavelmente, atafulhar as caches com dados sobre a relevancia histórica do calhau mirandes na reprodução do pinguim do Estreito de Magalhães fica muito bem como attach, mas é ridiculo se faltarem dados relevantes sobre a existencia de touros á solta nos ultimos 200 metros antes da cache.

Em minha opinião, a diferenca entre as caches, e que resulta da obvia diferença entre as pessoas que as colocam, deve ser preservado. No entanto até para se manterem algumas regras basicas, há um minimo, difuso aceito de bom grado, mas necessário para que haja algum suporte homogeneo ao jogo.

Por exemplo, quando se coloca uma classificação ela deve minimamente coerente, para que "eu" não leve a familia para uma cache de terreno 1, e chegue lá para me deparar com uma travessia, que para ser "bem" classificada ficasse mais proximo do outro extemo da escala, só porque "a surpresa" faz parte do apelo do jogo. Ou vice versa e pôr de lado uma cache que até pode ser feita por um bebé em idade de andarilho.

Por isso, acho eu, que quanto maior for o nivel de dificuldade de terreno da cache, maior deve ser o detalhe descrito relativo ao que se vai encontrar, ou então fazer referencia a que se estão deliberadamente a "esconder" detalhes.
Já agora e perante os detalhes, tambem acho que quanto maior for o dificuldade da cache maior deve ser a ajuda/pormenor das dicas. Assim como aceito que se possam eliminar essas ajudas se isso for indicado.

O cuidado que se investe numa cache demonstra-se na disponibilização de um conjunto de pormenores e não unicamente no folclore.

Acho eu.
Imagem
Avatar do Utilizador
2 Cotas
Regular
 
Mensagens: 651
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58
Localização: Here

A questão da lingua...

Mensagempor cbarreiro » sexta abr 16, 2004 18:05

Boas,

Se me permitem.
Julgo que a questão da língua que é utilizada para descrever a CACHE deveria ser sempre o PORTUGUÊS. A que quase todos nós entendemos e só depois e em segundo plano seriam utilizadas outras por exemplo o Inglês, Francês, Espanhol etc.

Este para mim é um pequeno (GRANDE ) pormenor.
Se poderem reparem, um cidadão (Inglês, Francês, Espanhol... ) ao viajar para do seu pais para o estrangeiro e se ai colocar uma CACHE ele certamente que em primeiro lugar a vai descrever na sua lingua e utilizará outras mas em segundo plano... ...

Cumps,
cbarreiro
cbarreiro
Micro
 
Mensagens: 1
Registado: quarta mar 03, 2004 16:53

Re: "Divida" existencial

Mensagempor MAntunes » sábado abr 17, 2004 00:11

Talvez a questão da linguagem nas caches e nos logs esteja um pouco "off topic" neste local. Por isso, continuemos neste novo tópico e deixemos este para o assunto iniciado pelo Diamantino. :-)
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: "Divida" existencial

Mensagempor Rechena » segunda abr 19, 2004 09:39

Na questao da informaçao, sou da opiniao que as vezes podia ter um pouco mais de info de como abordar a cache, por exemplo, levar agua, nao levar crianças, talvez um assunto que penso que devia ser colocado ao site mae, é a questao de incluir a altura/altitude a que esta a cache, tinha poupado uma enorme dor de pernas na Pedra da Mua se assim fosse.... enfim...

mas continuando, este ano quando andei a caça la por terras algarvias correu tudo bem ate tentar a cache "time capsule" que tinha cerca de 20 caminhos que todos ficavam a 500mts da cache...

o mesmo me aconteceu agora com a cache do MCA - The windmill route, que devido a conhecer a zona tambem tentei por cerca de 10 a 15 caminhos diferentes, ficando sempre entre 800 e 500mts da cache...

um factor importante tambem para isto é a pessoa que coloca a cache ser relativamente boa conhecedora da zona onde coloca a cache, o que nao era o caso right ... enfim...

como o Diamantino costuma dizer..

tenhodito...

Abraços

Rech
Rechena
Regular
 
Mensagens: 341
Registado: quarta jul 19, 2006 16:08


Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

cron