• Anúncios

Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Mensagempor rifkinda » quarta abr 17, 2013 17:07

Para estares a referir a data de 25 de Abril de 2010, suponho que queiras comparar nº de post entre este fórum e o fórum do geopt.
Para mim, tal comparação não faz sentido, já que pelo que já foi mencionado aqui, no outro fórum não podes editar posts (ao contrário do que se passa neste fórum), fazendo com que sempre que se queira acrescentar mais alguma informação, se escreva um novo post, mesmo que seja só para acrescentar uma palavra.
Além disso, suponho que como não se possa editar, que também não se possam apagar posts, como por exemplo posts que se colocaram por exemplo duplicados, por um lapso.
Além disso, neste fórum, como já foi falado anteriormente, alguns geocachers que formaram (ou estão mais activos no outro fórum), decidiram apagar alguns dos seus posts, alterando assim qualquer valor correcto de total de posts que queiras saber actualmente.
Isso para não falar em migrações/alterações do site, que tal como tu próprio já referiste, fizeram com que se perdessem partes do conteúdo do fórum.

Sinceramente não sei sequer se é fácil obter a informação que pretendes. E há outras coisas mais importantes, pelo menos para mim, como corrigir bugs (um deles, já vi que o Rifkind corrigiu hoje).
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Mensagempor jasafara » quarta abr 17, 2013 18:06

Ok. Obrigado rifkinda.

Não quero comparar números. Quero apresentar números. E irei apresentar os que estão disponiveís.
Compreendo que tenhas outras prioridades, do que me disponibilzares os que não estão...

E quero apresentar números sobretudo pela actividade de todos os users que aqui e lá tenham mais de 1.500 posts (extralarge). isto porque são esses 25 users que são os principais responsáveis pelo que se publicou desde 22 de Abril de 2003 nos fóruns. Todos menos um, começaram aqui como é normal. Uns ficaram, outros foram e outros ainda (como eu) frequentam os dois. Não vou comentar. Apenas constatar...

Quanto aos teus argumentos referentes a edição e delete de posts.
Lá também é possível fazê-lo mas apenas pela admin/moder. Que eu saiba apagados nunca foram e editados quase sempre o foram a pedido do próprio (que aqui o conseguiriam fazer). Existem meia-dúzia (e são mesmo meia dúzias) de posts moderados verdadeiramente e que me lembre sempre por referencias comerciais mais ou menos encapotadas. No geopt a moderação muito raramente intervem nas "discussões" e o que faz mais é rearrumar/fundir/dividir fóruns (o equivalente ao que aqui é feito por ti).

As diferenças de funcionamento entre os dois fóruns não alteram significativamente o número de posts, pelo que a comparação é perfeitamente válida.

Em toda a investigação que tenho feito ao arquivo do @pt apercebi-me que se perderam artigos e links, não posts...Não encontrei nenhuma discontinuidade temporal a esse nível...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Mensagempor jasafara » quarta abr 17, 2013 18:10

rifkinda Escreveu:...
Além disso, neste fórum, como já foi falado anteriormente, alguns geocachers que formaram (ou estão mais activos no outro fórum), decidiram apagar alguns dos seus posts, alterando assim qualquer valor correcto de total de posts que queiras saber actualmente

Já detectei pelo menos um caso. Um bom argumento a favor de não se poderem alterar e apagar posts, não achas?
É completa adulteração do passado (chama-se a isso revisionismo...).
No entanto os posts apagados/alterados foram de antes do 25 de Abril de 2010 pelo que não prejudica as comparações posteriores. E mesmo antes não me parece que o número de posts nessas condições seja significativo...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Mensagempor jasafara » quarta abr 17, 2013 18:28

Geotrivia

A pequena cronologia que estou a preparar tem quatro intervalos temporais principais

2002-08-20 - 2003-04-22 Geocaching_Portugal
2003-04-22 - 2008-09-20 Geocaching@PT
2008-09-20 - 2010-04-25 Geocaching@PT - Período cissionista
2010-04-25 - 2013-04-25 Concretização da cissão com a criação do Geopt e cohabitação

Isto não é nada provocação, é apenas constatação...

A trivia é descobrir o que aconteceu em 2008-09-20...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Mensagempor rifkinda » quarta abr 17, 2013 18:37

jasafara Escreveu:No entanto os posts apagados/alterados foram de antes do 25 de Abril de 2010 pelo que não prejudica as comparações posteriores.


Em relação a isto enganaste. Houve posts apagados posteriormente a essa data.

Em relação a dizeres que sou eu que rearrumo/fundo/divido fóruns, também estás a transmitir uma informação incorrecta. Qualquer moderador deste fórum o pode fazer e quando é preciso, fá-lo. Não sou só eu.
Somos vários os moderadores/admins. Aliás, deves ter dado conta que estive ausente do fórum, durante algum tempo, e nem por isso o fórum andou desarrumado! :wink:

Quer dizer... houve algum trabalho de "bastidores" que se acumulou (e ando agora a tentar pôr isso em dia...), mas nada que transpareça muito para o exterior do site e não fiz qualquer falta na minha parte mais visível de moderadora, já que os outros moderadores estiveram sempre presentes.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Mensagempor jasafara » quarta abr 17, 2013 18:51

Geotrivia

Considerando o universo de membros @pt e/ou geopt com mais de 1.500 posts colocados num dos lados.

Quais os que nunca colocaram um post no @pt após o 25/04/10?
Um deles é o Peter! mas julgo que nunca foi membro do @PT.

Quais os que nunca colocaram um post no geopt, nem sequer lá se registaram?
Um deles é a bicho felpudo. A propósito só recentemente me apercebi deste tópico. Ela deixou de participar no @pt pouco depois das últimas intervenções que aqui fez. Alguém sabe dela? Colocou mais de 2.000 posts em pouco tempo e é dentro dos membros que analiso o único que não está activo...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Mensagempor jasafara » quarta abr 17, 2013 18:54

rifkinda Escreveu:
jasafara Escreveu:No entanto os posts apagados/alterados foram de antes do 25 de Abril de 2010 pelo que não prejudica as comparações posteriores.


Em relação a isto enganaste. Houve posts apagados posteriormente a essa data.

Em relação a dizeres que sou eu que rearrumo/fundo/divido fóruns, também estás a transmitir uma informação incorrecta. Qualquer moderador deste fórum o pode fazer e quando é preciso, fá-lo. Não sou só eu.
Somos vários os moderadores/admins. Aliás, deves ter dado conta que estive ausente do fórum, durante algum tempo, e nem por isso o fórum andou desarrumado! :wink:

Quer dizer... houve algum trabalho de "bastidores" que se acumulou (e ando agora a tentar pôr isso em dia...), mas nada que transpareça muito para o exterior do site e não fiz qualquer falta na minha parte mais visível de moderadora, já que os outros moderadores estiveram sempre presentes.

Ficam as rectificações :) Também as situações de moderação mais "hard" já são tema do passado...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Mensagempor jasafara » quarta abr 17, 2013 19:06

Quanto a equipas....O @PT está composto no que diz respeito a dinamização/moderação do fórum.
Mas...Há uns meses abri no geopt o tópico Geopt - Um gigante com pés de barro quanto ao perigo da infraestrutura estar apenas a ser gerida pelo migueis e pelo Hulkman. E escrevi isso quando eles nunca mostraram sinais de indisponibilidade, antes pelo contrário.

Não serei eu a abrir aqui um tópico equivalente, mas que é necessário pensarem nisso é...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Mensagempor MAntunes » quarta abr 17, 2013 23:03

jasafara Escreveu:Caro Manuel. Agradeço a revisão das seguintes datas, especialmente das a vermelho. Se houver mais algum acontecimento muito relevante para o @pt agradeço que o acrescentes.

2002-04-11 Registo do MAntunes no Geocaching.com
2002-08-20 Abertura do grupo Geocaching_Portugal no Yahoo by ricardobsilva
2002-08-20 Registo e 1º post do MAntunes no Geocaching_Portugal
2002-12-12 1º post do MAntunes nos fóruns internacionais do Geocaching.com
2003-04-22 Abertura do Geocaching@PT by Rechena (sem link devido ao facto da data de registo do Rechena não estar correcta)
2003-04-22 Registo e 1º post do MAntunes no Geocaching@PT
2004-05-11 Disponibilização das primeiras geostats manuais by MAntunes
2004-10-14 O Geocaching@pt passou para o endereço actual by Rechena
2005-09-04 Perca de contéudos no Geocaching@PT (alguns para sempre)
2005-11-04 O Geocaching@pt teve um upgrade de versão, anunciada por Geocaching@PT Team
2005-11-16 Início da automatização das geostats by rifkind
2006-08-23 Criação do fórum português do Geocaching.com by Groundspeak/garri (moderadores btrodrigues/SUp3rFM)
2006-08-23 1º post do MAntunes no fórum português do Geocaching.com
2007-04-12 Reformulação profunda do Geocaching@pt anunciada por btrodrigues


"2002-12-12 1º post do MAntunes nos fóruns internacionais do Geocaching.com" -> Confirmado!

"2004-05-11 Disponibilização das primeiras geostats manuais by MAntunes" -> Confirmado!

"Perca de contéudos no Geocaching@PT (alguns para sempre)" -> Confirmado!

"2005-11-16 Início da automatização das geostats by rifkind" -> Confirmado!

"2006-08-23 1º post do MAntunes no fórum português do Geocaching.com" -> Confirmado!

Sobre outro acontecimento relevante para o @pt, sou suspeito mas, apontaria o lançamento da Competição GeoFotográfica em 18/6/2007.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Mensagempor jasafara » quinta abr 18, 2013 13:22

Obrigado pelas confirmações!
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Mensagempor lynxpardinus » quinta abr 18, 2013 14:33

Jasafara, uma questão. Acima dizes que, pelo que sabes, não houve posts apagados no http://www.geopt.org . Pelo que observei directamente numa das minhas muito esporádicas visitas, no entanto, tal terá já acontecido.

Também não é verdade que a moderação no http://www.geopt.org não aconteça - só que é feito de uma forma muito mais inteligente e subtil (ou era, porque, confesso, já não vou lá há bastante tempo), pelo alinhamento de posições entre moderadores e bombardeio do tópico em questão, até que a opinião divergente fique calada. É o problema da concentração do número de posts num número reduzido de geocachers - e que, por outro lado, estimula essa própria concentração, pela marginalização dos que têm opiniões divergentes.


P.S- Era um problema que também poderia ter acontecido neste fórum. Só que aconteceu de forma diferente. Desde Maio de 2010 que a moderação (e era uma moderação mais "dura") passou a ser feita de forma mais contida, e, aliado ao facto de este fórum ter levado um "abanão" em termos de governação (mas, também, e atenção, a termos perdido utilizadores), na realidade, este problema foi debelado. Neste momento, considero que este é o fórum com maior liberdade de expressão - não há alinhamentos de posição da moderação (desde que estou na moderação, nunca nos coordenámos para tomar uma posição sobre o comentário "x" ou "y"), não há posts apagados (se alguém souber de um depois de Maio de 2010, por favor, apontem-mo, porque isso significa que vou ter que perceber o que se passou), a moderação é muito mais contida (quando muito, há tópicos movidos, ou apelos à contenção), não há associações a interesses comerciais (não há patrocínios, trocas de prémios,...). E isso, gera um posicionamento curioso, e, espero, um sentimento de maior liberdade.

Edit - acrescentei todo o "P.S"
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Mensagempor jasafara » quinta abr 18, 2013 14:46

lynxpardinus Escreveu:Jasafara, uma questão. Acima dizes que, pelo que sabes, não houve posts apagados no http://www.geopt.org . Pelo que observei directamente numa das minhas muito esporádicas visitas, no entanto, tal terá já acontecido.

Também não é verdade que a moderação no http://www.geopt.org não aconteça - só que é feito de uma forma muito mais inteligente e subtil (ou era, porque, confesso, já não vou lá há bastante tempo), pelo alinhamento de posições entre moderadores e bombardeio do tópico em questão, até que a opinião divergente fique calada. É o problema da concentração do número de posts num número reduzido de geocachers - e que, por outro lado, estimula essa própria concentração, pela marginalização dos que têm opiniões divergentes.

Assunto interessante a debater com calma e sem tábus. Mas quanto ao primeiro tema (delete de posts) podes concretizar...ou pelo menos dares-me umas luzes para que eu investigue?

Edit - escrito antes do "Edit - acrescentei todo o "P.S"" :)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Mensagempor jasafara » quinta abr 18, 2013 14:49

E estou completamente de acordo com o P.S. ;))...
...excepto talvez com "não há associações a interesses comerciais (não há patrocínios, trocas de prémios,...)." por não saber se tem alguam mensagem subliminar...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Mensagempor jasafara » quinta abr 18, 2013 14:58

lynxpardinus Escreveu:...Também não é verdade que a moderação no http://www.geopt.org não aconteça - só que é feito de uma forma muito mais inteligente e subtil (ou era, porque, confesso, já não vou lá há bastante tempo), pelo alinhamento de posições entre moderadores e bombardeio do tópico em questão, até que a opinião divergente fique calada.

Desde o ano passado que sou moderador no Geopt. A menos que toda administração e restante moderação se organize nas minhas costas de alguma forma, nunca tal estratégia foi combinada...Se acontece naturalmente, talvez precise de mais algum distanciamento para o perceber...
Podes dar um exemplo de um tópico onde isso tenha acontecido para analisar?
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Mensagempor lynxpardinus » quinta abr 18, 2013 15:10

Sobre o post apagado no www.geopt.org - já foi há muito tempo (mas, depois disso, se lá fui 10 vezes já foi muito). Terá sido em 2011? Algo assim. Era um comentário de alguém polémico (já não sei quem). Da primeira vez que fui ao tópico, estava lá. Da segunda vez (umas horas depois, porque queria perceber o que se passava), o post já não lá estava, apesar de existirem referências posteriores ao mesmo.

Sobre os interesses comerciais - não há nenhuma mensagem subliminar, nenhum "enfiar a carapuça a alguém". Repara que... vou muito pouco ao www.geopt.org para realmente perceber o que por lá se passa, por isso, não poderia fazer isso. Mas, aqui, sei que esses interesses não existem. A estrutura é leve e vive da "carolice" e isso contribui para a independência (desde que os moderadores sigam um modelo de governação não interventivo).
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes

cron