• Anúncios

Confusão no parque da Arrábida

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Confusão no parque da Arrábida

Mensagempor ppereira » terça mar 20, 2012 10:37

Que grande confusão vai no Parque Natural da Arrábida.
Andam a aquivar caches porque estão em zona protegida. Ora todos os parques são protegidos, a diferença é que uns são menos controlados que outros, nuns circulamos à vontade noutros nem por isso.
O PNA começou agora com uma verificação muito mais rigida por questões politicas e outro tipo de birrices que agora não são chamadas para o caso.

No entanto a proibição de circulação é apenas para a zona de reserva integral que podem ver nesta imagem
Imagem

Em todas as outras zonas da Arrábida pode-se circular desde que autorização pelo PNA ( e garanto-vos que eles são acessíveis).
Informem-se com o ICNB, agora fazer desaparecer caches como Formosinho ou Moorish Chalenge simplesmente porque está dentro da reserva é um bocado exagerado. Tinham de desaparecer caches como HalfMountain, todas as da mata dos medos, Gerês, Serra da Estrela, etc...

Sou sincero que se esta regra de parques naturais for para a frente dentro do geocaching é meio caminho andado para esta actividade deixar de fazer qualquer sentido

Abraço,
Pedro
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
ppereira
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Confusão no parque da Arrábida

Mensagempor lynxpardinus » terça mar 20, 2012 10:43

A proibição de circulação dentro da área de protecção integral está em vigor desde que eu me lembro - penso que não tenham sido autorizadas caches nessa área. Corrige-me se estou enganado - quer no que respeita à proibição de circulação ter anos, quer sobre a ausência de caches dentro da reserva integral.

Quanto aos arquivamentos, sabes qual a situação que despoletou essa questão? Ou seja, foi um contacto do Parque Natural, a publicação de uma portaria, um pedido de arquivamento,... Fazes ideia?
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor ppereira » terça mar 20, 2012 10:48

Sim, não há caches dentro da reserva integral e recentemente o PNA alargou a zona de protecção integral que vai englobar infelizmente a SIX FEET HUNDRED.
O que me parece é que os owners estão a receber informação de alguém sobre a área protegida e estão a arquivar as caches...

Laranja Escreveu:laranja archived Moorish Challenge (Archived) (Traditional Cache) at 3/20/2012

Log Date: 3/20/2012
Segundo informação disponibilizada recentemente, a cache localiza-se numa zona de Protecção Total do Parque Natural da Arrábida.
Nesta áreas a presença humana só é permitida para fins científicos, de monitorização ambiental e fiscalização, pelo que as actividades recreativas, como o geocaching, não estão incluídas.

Um agradecimento a todos os que visitaram a cache e que desfrutaram do passeio pela Serra da Arrábida.
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

ppereira
Regular

Mensagempor ppereira » terça mar 20, 2012 10:51

Ainda mais o pedido de autorização ao PNA engloba Geocaching como opção :OO

Aqui está um recorte da página 2 do pedido de autorização !!! Já viram Geocatching ... mal escrito mas.. percebe-se
Imagem
Imagem

ppereira
Regular

Mensagempor ViperUnderground » terça mar 20, 2012 11:01

Quer dizer:
Um gajo quer ir faz uma cache, quer fazer uma caminhada ou mesmo ir mandar um pinote à namorada, tem que se descoser por 30 por uma linha para arranjar uma autorização ou mesmo ficar proibido de o fazer!
Mas se eu quiser abrir uma pedreira, esburacar o chão, construir uma cimenteira já não há qualquer problema!!

Construam a porra de um muro à volta e tapem com cimento que assim já ninguém estraga nada!!

Quando metem "politiquisses" e interesses pessoais ao barulho é sempre o mexilhão que se lixa!!
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Mensagempor tmob » terça mar 20, 2012 11:03

As caches em causa estão em zonas de protecção total. Nesta áreas a presença humana só é permitida para fins científicos, de monitorização ambiental e fiscalização, pelo que as actividades recreativas, como o geocaching, não estão incluídas. O arquivamento é o passo lógico depois dos owner terem tomado conhecimento desse facto.

Tens aqui um mapa com mais detalhe: http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/8B0F ... intese.pdf

As caches Formosinho e Half a Mountain não estão numa ZPT.
Editado pela última vez por tmob em terça mar 20, 2012 11:05, num total de 1 vez.
Imagem
tmob
Regular

Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Mensagempor MAntunes » terça mar 20, 2012 11:03

Já em 2010, o "PH" e eu, informados pelo pcardoso, decidimos arquivar a "A View to The South" por este mesmo motivo. A cache estava em local que faz parte da Reserva Integral da Serra da Arrábida e nem devia ter sido criada. Foi um deslize nosso que já corrigimos.

Custa ver caches desta qualidade serem arquivadas mas o respeito pela Natureza deve ser exercido em todas as situações e perante a informação de que a área foi/vai ser alargada e de que vai haver uma maior vigilância e rigor, penso que devemos acatar.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor ppereira » terça mar 20, 2012 11:08

Ok, já percebi tudo.
O pedido de autorização disponibilizado pelo PNA não está actualizado com as zonas de RT actuais ... espectáculo!!!
As zonas de reserva total do pedido de autorização são diferentes das zonas identificadas no site do ICNB/PNA!!! Esta agora!!

As minhas desculpas pela confusão criada por mim, mas sempre deu para a malta acordar hã!!! ;)) :D
Quando vi estes arquivamentos todos na Arrábida pensava que iam -- todas as do parque.....

!!esclarecido!!
Imagem

ppereira
Regular

Mensagempor laranja » terça mar 20, 2012 11:18

Já agora deixo aqui o documento que indica quais são as actividades permitidas em cada uma áreas, com diferentes estatutos de protecção:
http://siddamb.apambiente.pt/publico/documentoPublico.asp?documento=27428&versao=1
Imagem
laranja
Small

Registado: segunda abr 23, 2007 10:48

Mensagempor lynxpardinus » terça mar 20, 2012 11:29

E "Six Feet Under" - fica dentro da reserva integral? Se sim, será possível pedir autorizações para a visitar? (é uma cache mítica, pelo menos para mim)
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor ppereira » terça mar 20, 2012 11:37

lynxpardinus Escreveu:E "Six Feet Under" - fica dentro da reserva integral? Se sim, será possível pedir autorizações para a visitar? (é uma cache mítica, pelo menos para mim)

Sim, a gruta do médico segundo o que vi no site do ICNB/PNA é das que estão em reserva integral [:(!] também ficou por encontrar para mim
Imagem

ppereira
Regular

Mensagempor clcortez » terça mar 20, 2012 11:41

ppereira Escreveu:O PNA começou agora com uma verificação muito mais rigida por questões politicas e outro tipo de birrices que agora não são chamadas para o caso.

Não é de agora, mas é uma pura verdade. Infelizmente à muito que é assim e todos os amantes da Natureza temem pelo futuro da Arrábida se as coisas continuam como estão.
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor SUp3rFM » terça mar 20, 2012 11:47

A informação oficial sobre o Parque Natural da Arrábida está em http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007 ... egidas.htm . Para além da legislação disponível no site, há uma planta que nos dá a informação geográfica de como o PN está dividido - http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/8B0F ... intese.pdf . Mais uma vez, estamos a debruçar-nos sobre as ZPT.
A equipa de revisão criou um mapa destas zonas em formato .kmz para abrirem no Google Earth disponível em: http://db.tt/xwjq6UtF

Estão ainda disponíveis no Google Maps para poderem consultar e partilhar mais facilmente: http://g.co/maps/upcyx

A actualização das zonas no OpenStreetMaps deve ficar visível dentro de pouco tempo. É mais uma ajuda para identificar estas áreas.

Nota pessoal: Não deixa de ser tragicamente curioso que, no caso do Parque Natural da Arrábida, as áreas ocupadas pelas ZPT sejam em menor dimensão que as reservadas à indústria de extracção de pedra e areia...
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor lynxpardinus » terça mar 20, 2012 12:03

Obrigado! Acho que esses mapas vão acabar por ser bastante úteis a toda a gente!
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor lgass » terça mar 20, 2012 17:08

não acredito que nunca irei encontrar a six feet under!!!!
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes