• Anúncios

Colocar caches onde já existiram outras

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Colocar caches onde já existiram outras

Mensagempor jasafara » quinta jan 05, 2012 10:01

lynxpardinus Escreveu:Nunca adoptei nenhuma cache, mas já arquivei algumas minha - uma delas por não estar num local adequado (foi o que levou a que a "Penedo do Lexim" seja uma earthcache e não uma cache física), outra porque o local e a forma de esconderijo não estavam a corresponder às minhas expectativas,...

Já lá está outra vez uma cache física... http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... wp=GC2RMQQ
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3149
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: #GQotD

Mensagempor lynxpardinus » quinta jan 05, 2012 10:22

A sério? Na altura em que lá fui, para ver a cache, o topo do penedo estava com escavações arqueológicas em pousio - ou seja, cobertas. A minha cache estava na base do monte e, como tal, não pensei que houvesse o risco de alguém ir lá acima remexer - mas, o que é certo, é que, com base no que aconteceu na "A room with a view", retirei-a do local e, com a possibilidade de criar earthcaches, acabei por a transformar numa EC. Pode ser que o estatuto de protecção que o penedo gozava já tenha sido levantado, entretanto - já passaram uns anos...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: #GQotD

Mensagempor clcortez » quinta jan 05, 2012 10:46

Ora aqui está um bom exemplo da importância que há em manter o histórico daquele local disponível. Um geocacher quando quer colocar uma cache num determinado local devia de ser "obrigado" a ter conhecimento que naquele local (num raio de, digamos, 160m) já houve uma ou mais caches, para que ele pudesse fazer a ponte entre o que já existiu naquele local e o novo. E isto neste caso é flagrante pois as duas caches físicas anteriores que lá existiram foram arquivadas por causas de escavações arqueológicas no local, logo supoem-se que esta nova cache possa estar a incorrer na mesma "infração". O problema é que até os reviwer's não cruzam essa informação.

Alguém que esteja de acordo comigo que levante esta questão junto da GS, p.f. Que as arquivadas sejam visíveis nos mapas e que quem coloca caches novas seja "obrigado" a ter conhecimento que naquele local já houve outra(s). Até porque se calhar o listing das antigas ajuda o novo owner a criar o seu novo listing.

Opiniões?
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: #GQotD

Mensagempor clcortez » quinta jan 05, 2012 11:01

Em relação ao caso específico do Penedo do Lexim, as escavações pararam à alguns anos por falta de verba e voluntários (os "escavadores" era na sua maioria voluntários estudantes da Esc Sec de Mafra), e o promotor era a CM Mafra. No entanto, estão suspensas mas não terminaram, aguardam melhores dias, que podem nunca chegar. Mas isso não implica que seja se possa agora colocar uma cache à vontade nas imediações.
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: #GQotD

Mensagempor MAntunes » quinta jan 05, 2012 11:16

Claudio por muito boa vontade que tenhas isso não é pratico.

Colocar ou manter visiveis nos mapas as caches arquivadas? Já as activas é um horror conseguir vê-las - em algumas zonas.

Neste caso, uma cache é arquivada porque estava num local de escavações arqueológicas - ver o meu log da tentativa de a encontrar. Apesar de não fazer o found, deu uma boa história e o meu filho e sobrinhos até tiveram direito a lição de Arqueologia. :D - é arquivada pelo autor que tomou esta decisão muito responsavelmente (GreenShades) ao tomar conhecimento do que se passava. Depois vem outra cache e o novo autor (lynxpardinus) muito responsavelmente também arquiva e cria uma EC. Agora aparece outro autor e volta a criar uma cache fisica no local sem saber, naturalmente, o que se tinha passado.

Não vejo como fazer a ponte entre estes episódios. Os Revisores são voluntarios que dão o melhor de si e, imagino, não têm capacidade nem obrigação de saber de todos os episódios que ocorreram no passado.

A única coisa que se poderá esperar é que o autor da actual cache física tenha a sensibilidade que os anteriores tiveram.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: #GQotD

Mensagempor clcortez » quinta jan 05, 2012 11:45

MAntunes Escreveu:...

Colocar ou manter visiveis nos mapas as caches arquivadas? Já as activas é um horror conseguir vê-las - em algumas zonas.

...

Não vejo como fazer a ponte entre estes episódios. Os Revisores são voluntarios que dão o melhor de si e, imagino, não têm capacidade nem obrigação de saber de todos os episódios que ocorreram no passado.

A única coisa que se poderá esperar é que o autor da actual cache física tenha a sensibilidade que os anteriores tiveram.


Manuel,

Concordo em absoluto contigo. Não é pratico, nem é estético, nem traz mais valias na maior parte dos casos.

É apenas uma tentantiva de tentar melhorar um pouco a nossa actividade. Tentar evitar estas situações que em nada dignificam o GC. Qual seria a reacção dos arqueólogos ao chegarem lá e virem outra cache e dizerem "estes gajos são chatos e não respeitam ninguém!"
O que sugiro é megalómano, mas pelo menos a funcionalidade de serem visíveis quando a submissão de uma cache a menos de 160m para os owners e reviwer's seria util para melhorar estas situações e se calhar não era difícil de implementar.

O que mais gosto nos mapas do @PT é o facto de mostrarem as arquivadas! E será que seria assim tão complicado colocá-las visíveis no mapa do GC.com, em que com um pisco se activava ou desactivava a sua visualização no mapa?;) Assim já ninguém se podia queixar que elas estão lá a "atrapalhar".
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: #GQotD

Mensagempor hfilipe » quinta jan 05, 2012 11:46

clcortez Escreveu:Opiniões?

Ao contrário do MAntunes, eu acho que a possibilidade de as caches arquivadas aparecerem no mapa é bem-vinda. Serviria para ter uma noção da história geocachiana do local. Quantas caches já por ali estiveram, quais os GZ em que se encontravam, quais as aventuras que já proporcionaram, quais os problemas que deram, porque razão foram arquivadas. Mas tem que ser como opção e não "by default"ou criaria muita confusão de ícones encavalitados uns em cima dos outros, dificilmente se conseguiria ver alguma coisa de jeito.
No entanto, não acredito que a GS venha alguma vez a criar essa opção. Felizmente,cá no nosso retãngulozinho, temos as geostats que fornecem toda essa informação.

Edit: clcortez, parece que estávamos a escrever uma resposta muito parecida, ao mesmo tempo!
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: #GQotD

Mensagempor clcortez » quinta jan 05, 2012 11:58

Eheheh...já tenho alguém aqui a meu favor!! :mrgreen:
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: #GQotD

Mensagempor MAntunes » quinta jan 05, 2012 11:59

"mas pelo menos a funcionalidade de serem visíveis quando a submissão de uma cache a menos de 160m para os owners e reviwer's seria util para melhorar estas situações e se calhar não era difícil de implementar."

Isso já seria algo diferente e talvez mais efectivável.

A GS ter uma BD de locais onde foram arquivadas caches por motivos de força maior (locais arqueológico, etc, etc.) para evitar que outros coloquem lá caches por desconhecimento do que tinha sucedido no passado.

Essa bd seria também um auxilio para os Revisores que, no caso actual, se calhar, ainda nem tinham nascido para o Geocaching quando a primeira cache (a dos GreenShades) for arquivada e por isso não podiam chamar a atenção ao actual autor.

Eu sou homem para ir para os foruns da GS levar porrada por esta ideia. Concordam? Não que eu leve porrada 8-), mas que a ideia seja melhorada e colocada no local onde realmente as coisas se decidem - os Foruns da GroundSpeak?
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: #GQotD

Mensagempor hfilipe » quinta jan 05, 2012 12:10

MAntunes Escreveu:A GS ter uma BD de locais onde foram arquivadas caches por motivos de força maior (locais arqueológico, etc, etc.) para evitar que outros coloquem lá caches por desconhecimento do que tinha sucedido no passado.

De certa forma isso já existe, por exemplo, em alguns países onde não é permitido colocar caches em certos Parque Naturais ou no Canadá onde as caches têm que ficar a uma determinada distância das estradas.
E quem "alimentaria" tal BD? Os revisores, os geocachers que arquivam as suas caches, qualquer geocacher...?

MAntunes Escreveu:Eu sou homem para ir para os foruns da GS levar porrada por esta ideia. Concordam? Não que eu leve porrada 8-), mas que a ideia seja melhorada e colocada no local onde realmente as coisas se decidem - os Foruns da GroundSpeak?

Se isso fosse para a frente arriscávas-te a levar porrada mas dos geocachers que encontraram aquele GZ que lhes parece perfeito e que, por causa dessa tua ideia, não viram a cache publicada e tiveram que a levar para o OC.com. :twisted:
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: #GQotD

Mensagempor clcortez » quinta jan 05, 2012 12:15

MAntunes Escreveu:...

Eu sou homem para ir para os foruns da GS levar porrada por esta ideia. Concordam? Não que eu leve porrada 8-), mas que a ideia seja melhorada e colocada no local onde realmente as coisas se decidem - os Foruns da GroundSpeak?


Era o que eu queria ouvir!:)

Tens todo o meu apoio! Precisas de alguma carta de recomendação? Uma petição? qualquer coisa? [:)]
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: #GQotD

Mensagempor MAntunes » quinta jan 05, 2012 12:20

"E quem "alimentaria" tal BD? Os revisores, os geocachers que arquivam as suas caches, qualquer geocacher...?"

A comunidade em geral. Sim, todos os que soubessem dos motivos 'de força maior' para que num determinado local não pusesse ser colocada uma cache - como este exemplo do Penedo do Lexim.


Mas se já existe algo parecido, então ia lá mesmo levar porrada.

"Era o que eu queria ouvir!:)

Tens todo o meu apoio! Precisas de alguma carta de recomendação? Uma petição? qualquer coisa? "


Obrigadinho! 8-)
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: #GQotD

Mensagempor hfilipe » quinta jan 05, 2012 12:25

MAntunes Escreveu:Mas se já existe algo parecido, então ia lá mesmo levar porrada.


O que já existe é "alimentado" por entidades oficiais que comunicam as restrições à GS e que depois os revisores aplicam. Acho que é este o processo.
Não sei se existe alguma BD de restrições "alimentada" pela comunidade geocachiana.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: #GQotD

Mensagempor MAntunes » quinta jan 05, 2012 13:22

clcortez Escreveu:...
O que mais gosto nos mapas do @PT é o facto de mostrarem as arquivadas! E será que seria assim tão complicado colocá-las visíveis no mapa do GC.com, em que com um pisco se activava ou desactivava a sua visualização no mapa?;) Assim já ninguém se podia queixar que elas estão lá a "atrapalhar".


Nos nosso GeoStats/GMaps tem lá a opção para mostrar as arquivadas (ver abaixo)

Nuno 'Duende' Rifkind podes explicar se e como é possível fazer aparecer as caches arquivadas nos GoStats/GMaps? Tentei e não consegui.

[Modo descrente on]De qualquer maneira, não me parece que, quando alguém vá colocar uma cache num 'sítio porreiro', se lembre de ir ver se já existiu alguma naquele local e porque é que ela, ou elas, foram arquivadas. Mesmo que essa funcionalidade existisse nos mapas do gc.com.[/Modo descrente on]. Eu confesso que nunca o fiz.

A não ser que o formulario de submissão de uma nova caches despoletasse essa informação automaticamente - para o owner que submete a cache e para o Revisor que a vai publicar.
Anexos
SH_03 2012-01-05 13.12.jpg
SH_03 2012-01-05 13.12.jpg (69.88 KiB) Visualizado 4246 vezes
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: #GQotD

Mensagempor MAntunes » quinta jan 05, 2012 13:30

Nuno, já descobri!

Faltava fazer refresh. :oops:

SH_04 2012-01-05 13.28.jpg
SH_04 2012-01-05 13.28.jpg (6.67 KiB) Visualizado 4243 vezes



Pronto, Claudio. Podes fazer publicidade desta ferramenta. 8-)
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes