• Anúncios

Relembrar outros tempos...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Relembrar outros tempos...

Mensagempor rifkinda » sexta dez 30, 2011 23:08

E o que é que acontece quando geocachers "dinossauros" se juntam?
E ainda por cima no final de ano, onde as memórias vêm ao de cima em jeito de balanço...

Aqui está um tópico para relembrar velhas histórias! :-D
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor clcortez » sexta dez 30, 2011 23:48

Obrigado Rita!

Sabes que ando desde à muito a pensar organizar por aí um evento com esse mesmo intuito, sendo que para além de partilhar e recordar histórias entre todos as iríamos partilhar com outros que não estivessem cá na altura.

Por exemplo, quando digo " e coordenadas de caches em Lagos?", tu sabes ao que me refiro, mas poucos são os que percebem!;)
Era giro dar a conhecer os episódios mais marcantes, caricatos, hilariantes e até menos bons a todos.
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor lgass » sexta dez 30, 2011 23:52

e se este fórum organizasse um projecto:

'Uma viagem pelo geocaching em Portugal'

uma coisa com números de caches e geocachers e histórias desses tempos... daria muito trabalho, mas a dividir por 4 ou 5 geocachers conseguia-se fazer uma coisa bem engraçada...

uma espécie de livro de história digital
Imagem
lgass
Large
 
Mensagens: 881
Registado: segunda jul 05, 2010 21:00
Localização: Lisboa

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor jasafara » sábado dez 31, 2011 00:04

clcortez Escreveu:Obrigado Rita!

Sabes que ando desde à muito a pensar organizar por aí um evento com esse mesmo intuito, sendo que para além de partilhar e recordar histórias entre todos as iríamos partilhar com outros que não estivessem cá na altura.

Por exemplo, quando digo " e coordenadas de caches em Lagos?", tu sabes ao que me refiro, mas poucos são os que percebem!;)
Era giro dar a conhecer os episódios mais marcantes, caricatos, hilariantes e até menos bons a todos.


Pois Coordenadas de caches em Lagos?, tópico de Humor :?? :?? :?? Podem explicar sff :D
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor lynxpardinus » sábado dez 31, 2011 12:45

Esse é o tópico correcto, mas, acho que, quando foi iniciado, não estava na secção de humor...

P.S- Alguém lhe chegou a mandar uma cache para casa, para que ele a assinasse?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor MAntunes » segunda jan 02, 2012 00:30

Relembrar outros tempos.

Hoje lembrei-me da pessoa que tornou possível esta nossa vivência colectiva em volta do geocaching. Ou pelo menos, a pessoa que deu o primeiro passo na transformação do geocaching solitario ou com família / amigos em algo mais colectivo e comunitário.

Como sabem (está disponível na história do geocaching em portugal) as primeira caches e geocachers surgiram em 2001, um ano depois da invenção do jogo/hobby na América.

No início tinha-se o site do geocaching.com, as listings das caches (sem elementos gráficos mas apenas com texto corrido - vejam as páginas das caches dos GreenShades para terem uma ideia) e os logs que lia-mos uns dos outros. Não havia encontros, nem meetups, e se havia emails era na base individual e muito esporádico, para agradecer uma visita ou pedir algum esclarecimento adicional - foi assim que melguei o pregalla para ele me ensinar tudo o que eu não sabia.

Mas, em Agosto de 2002, um geocacher decidiu quebrar este afastamento natural que havia entre os geocachers em Portugal, criou um grupo no YahooGroups e enviou mails a todos os owners e todos os que tinham logado as caches existentes em Portugal e foi durante vários anos o dinamizador desse grupo/mailing list, o http://groups.yahoo.com/group/geocaching_portugal/

Esse geocacher, foi o Ricardo Bordeira Silva (ricardobsilva) e penso que o gesto dele foi muito importante no desenvolvimento do Geocaching em Portugal porque, através do diálogo e intercâmbio que se estabeleceu tudo evoluiu muito mais rapidamente e para níveis que talvez nunca alcançássemos se continuássemos isolados uns dos outros.
Poder-se-á dizer que mais tarde ou mais cedo, com o advento das redes sociais, algo surgiria e eu até sou capaz de concordar mas o facto é que as coisas aconteceram desta maneira - e não de outra - e é essa memória que quis partilhar/sublinhar e é esse tributo que me lembrei de vir aqui prestar.

Aqui a primeira mensagem dele, de boas vindas/agradecimento pela adesão à lista e convite à apresentação individual.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor jasafara » segunda jan 02, 2012 00:48

Obrigado por mais esta recordação e espero que continues a tirar pérolas desta da tua memória :-)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor lynxpardinus » segunda jan 02, 2012 08:45

O grupo no Yahoo foi perdendo importância (apesar de continuar a enviar-me reminders semanais do geo-meetup de Lisboa), com o ganho de relevância no fórum. No entanto, de início (ou melhor, quando me iniciei) ainda era um dos pontos fulcrais da comunidade, com uma série de recursos preciosos - como as cartas M888 calibradas de todo o Portugal continental. Não sabia que tinha sido o meu homónimo (ele é "b", eu sou "r" e assinava "ricardorsilva" antes da mudança de nick, exactamente para minimizar confusões) a iniciar o grupo! Obrigado, Manuel!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor rifkinda » segunda jan 02, 2012 10:52

Ainda tivemos o prazer de conhecer o Ricardo Bordeira Silva!
Fico feliz de ver que ele ainda continua a praticar geocaching e que visita o site periodicamente.

O último log dele foi em Março de 2011, depois de uma paragem de cerca de 3 anos!
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor clcortez » segunda jan 02, 2012 19:01

Eu gostava de reunir o maior número possível destes primeiros geocachers, especialmente os que se afastaram prematuramente num evento, ou num encontro, por exemplo. E gostaria de perguntar a todos eles o que os levou a afastarem-se (quase nunca a causa directa é o próprio GC) e como vêem agora a actividade.
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor rifkinda » segunda jan 02, 2012 19:10

O MAntunes estava a contactar alguns geocachers antigos que foram aos primeiros meetups de Lisboa, para aparecerem neste evento.
Pode ser que o evento que gostavas de organizar, seja mais cedo do que esperas! :wink:
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor clcortez » segunda jan 02, 2012 22:00

Seria muito bom que se conseguissem juntar muitos deles, inclusive pessoal do norte e outros que foram aparecendo ao longo destas 100 edições.

Vamos ver!
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor ricardobsilva » terça jan 03, 2012 15:28

Boas,

O que seria de mim sem o MAntunes :) Mas já lá vamos …

Fico sempre muito sentido com as simpáticas palavras que leio quando por um ou outro motivo relembram os “dinossauros”. E por vários motivos. Mas principalmente porque quando recordo outros tempos, eu sou ainda aquele caloiro que decidiu ir com uns amigos experimentar a minha prenda de Natal de 2001 numa actividade que alguns “malucos” practicavam e para a qual existiam 12 tesouros escondidos em Portugal! E é sempre um enorme prazer e honra poder invadir estes espaços e deixar umas palavras a velhos conhecidos e amigos e poder falar aos mais novos do que era ir à caça naquele altura.

Olhando para trás, compreendo a importância que o grupo de discussão teve na altura, e o carinho com que se fala nele passados estes anos todos. Mas é como o Manuel referiu. Faltava qualquer coisa. Um espaço para relatar as nossas conquistas e falhanços. Para interagir com os “outros maluquinhos”. Para levantar dúvidas. Ou então, nem que fosse para iniciar e alimentar a picardia entre Garmins e Magellans :twisted: Foi isso que o grupo permitiu. Serviu de pontapé de saída para outros feitos muito mais relevantes, como os encontros e meetups. Agora que foi muito engraçado ver o grupo crescer, lá isso foi. O prazer com que “marcávamos” as nossas caches com publicidade ao grupo, com que todos nós convidávamos novos elementos, os contributos técnicos que surgiram como a calibração das cartas, etc. Foi a época de ouro do grupo. Por tudo isso, a todos os membros os meus sinceros parabéns :clap:

Mas tudo tem o seu tempo. E o tempo passa a correr. E no meu caso desde que os miúdos nasceram ainda acelerou mais. E quando dou por mim passam meses ou anos sem procurar uma cache, sem ir a um encontro. O que me traz de volta ao MAntunes. Ele é o grande responsável por eu não me desligar por completo, algo que não quero de facto. Sempre que algo importante acontece envia-me um mail, convida-me para os encontros, desafia-me a passar por aqui neste post “e dizer “Olá" ao pessoal” ;))

Mas a vida é como é, e para quem me conhece de longa data sabe que sempre tive uma grande paixão. Os aviões. E foi provavelmente quando finalmente ganhei asas que comecei a ter menos tempo para o Geocaching. Primeiro com o parapente e mais recentemente (5 anos … já não é muito recente … "ah como o tempo passa") com os ultraleves. Pelo que como o tempo não estica, trabalho, casa, miúdos … quando finalmente consigo escapar … vou voar. Aliás, tenho de confessar que já por várias vezes saí a voar para este ou aquele aeródromo com uma cache no GPS para fazer. Mas, por um ou outro motivo acaba por não se concretizar.

Com o 100º geomeetup já marcado na agenda e com muita, muita vontade, de não faltar, um grande abraço a todos, e mais uma vez, um especial agradecimento público ao MAntunes por me manter ligado ao mundo do Geocaching.

Ricardo BORDEIRA Silva
ricardobsilva
Micro
 
Mensagens: 48
Registado: quarta abr 30, 2003 14:40
Localização: Alcochete

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor Lola87 » terça jan 03, 2012 22:10

Bem eu sou uma lamechas de certeza.
Mas para mim, tão jovem nestas andanças é emocionante ler este depoimentos.
Saber como o Geocaching surgiu e foi crescendo no nosso país.
Saber quem foram as pessoas que contribuíram para agora estarmos cá todos.

A todos vocês o meu muito obrigado.
Espero continuar a ler as vossas histórias, espero que continuem a partilhar connosco "novatos", porque assim a paixão cresce ainda mais...
Lola87
Micro
 
Mensagens: 24
Registado: segunda ago 29, 2011 20:59

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor clcortez » terça jan 03, 2012 22:51

Que EXCELENTE post do Ricardo!!:)

Estamos realmente a viver tempos memoráveis, com muitos "dinossauros" a reaparecer (se calhar eu incluído ;) ), agora este mega post do Ricardo é que não estava à espera. Fico muito contente, e devo dizer que adorei o vídeo que ele aqui publicitou, está muito bom. Já agora Ricardo, foi feito com que software?

Tenho que se calhar seu um bocado lamechas e recordar outros tempos. Ainda agora para mais que acabo de colocar uma cache num local que tem uma cache desde meados de 2003 sem NUNCA ter sido publicada e encontrada, e agora fica o desafio de com esta cache recordar essa altura.

Nostalgicos? Sim, porque com as dificuldades estamos/vamos passar, só nos resta pensar no passado, pois o presente e o futuro não se adivinham bons.

Um abraço Ricardo, ainda não perdi a esperança de ir um dia andar de ultraleve ;)
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes