• Anúncios

Quem são os expedicionários?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Quem são os expedicionários?

Mensagempor jasafara » quinta dez 29, 2011 23:11

lynxpardinus Escreveu:Ou podes procurar no fundo do baú do forum...

E comecei por aí, mas sem grande sucesso. Sem ser os actuais posts só existem mais duas referências a Expedicionários e que não ajudam muito.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Desejos geocacheanos para 2012!

Mensagempor jasafara » quinta dez 29, 2011 23:19

MAntunes Escreveu:...
Sim, foi em 2004 que começámos, então, só com 3. Encontra um log da primeira expedição e eu conto a história. ;)

De certeza que foi em 2004 e de certeza que existem registo em log?
Já vasculhei os logs de 2004 de ti, do "PH" e do MCA e nada...
Encontrei coisas giras, despedidas de solteiro pela noite dentro, etc. mas referências a uma expedição com nome nada. O mais parecido foi uma visita a uma conhecida cache em Agosto... Será?

Imagem
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Quem são os expedicionários?

Mensagempor MAntunes » quinta dez 29, 2011 23:23

O nome só foi adoptado em 2006 quando se nos juntaram a Silvana, (+ Drager) e o Sagitário.

Se desejares encontrar, deves procurar por cachadas nossas em 2004.

Edit: Sim, é isso! Essa foi na Calcedónia mas depois seguimos para a Portela do Homem, para nos encontrarmos com o rob_300tdi (Roberto) e depois para Castro Laboreiro, para irmos a Valdevez, visitar a Landmania. :)

Vou então escrever algo sobre o nascimento dos Expedicionários.


Edit: Correcção, foi em 2007.
Editado pela última vez por MAntunes em sexta dez 30, 2011 00:54, num total de 1 vez.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Quem são os expedicionários?

Mensagempor jasafara » quinta dez 29, 2011 23:38

MAntunes Escreveu:O nome só foi adoptado em 2006 quando se nos juntaram a Silvana, (+ Drager) e o Sagitário.

Se desejares encontrar, deves procurar por cachadas nossas em 2004.

Edit: Sim, é isso! Essa foi na Calcedónia mas depois seguimos para a Portela do Homem, para nos encontrarmos com o rob_300tdi (Roberto) e depois para Castro Laboreiro, para irmos a Valdevez, visitar a Landmania. :)

Vou então escrever algo sobre o nascimento dos Expedicionários.

Ok :) Já vi todas as vossas cachadas de 2004, nomeadamente esta pelo Gerês e a outra passado uns meses por Montemor e Évora na despedida de solteiro do M C A.
Esperemos então pelo teu relato e um convite para a próxima expedição :D
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Quem são os expedicionários?

Mensagempor lgass » quinta dez 29, 2011 23:45

o jasafara galopa por logs, caches e estatísticas...
Imagem
lgass
Large
 
Mensagens: 881
Registado: segunda jul 05, 2010 21:00
Localização: Lisboa

Re: Quem são os expedicionários?

Mensagempor MAntunes » sexta dez 30, 2011 00:52

Os Expedicionários, ou Grupo Expedicionário, com presença no YahooGroups onde organizamos a nossa actividade, embora só tenha adoptado o nome em 2007 (correcção: não foi em 2006 mas sim em 2007) começou em 2004 numa deslocação de dia inteiro ao Gerês efectuada pelo grupo inicial; "MCA", "PH" e eu.

Mas esta iniciativa de sairmos os três juntos tinha começado uns tempos antes quando também nos tinhamos juntado para irmos à "Pequena Gruta" e à "Entre a Praia e o Rio", ambas do pregalla.

Se quisermos recuar um pouco mais (eu quero), tudo tinha começado quando o "PH", no seu entusiasmo transbordante inicial, enchia a lista do YahooGroups, geocaching_portugal, com perguntas e detalhes sobre que equipamento comprar. Então, eu ofereci-me a ir com ele procurar uma cache pare ele ver o meu GPSr, o velhinho Magellan MeriPlat, e assim ele ficar mais esclarecido sobre os base maps de que eu falava.
A cache escolhida foi uma dos 2Cotas, a "Under Where?", juntamente com o Lobo Astuto. Foi giro ver o "PH" desenrolar uma corda para medir os 18m entre a entrada da gruta e o suposto local da cache. :D

Depois, tentou-se ainda uma outra do David Felix, The Seagull's Nest, uma cache que ficava abaixo do nível da água do Mar durante a maré alta e que infelizmente nunca viu um "found" porque ou a maré ou o vandalismo não permitiu que a cache permanecesse.

Bom, mas foi nestas saídas que se foi enraizando o hábito de cacharmos juntos e que começámos a pensar em "abandonar" mulheres e filhos e irmos a uma saída a sério para cachar longe, fora do nosso Distrito de residência - uma expedição geocachiana..

Em Agosto de 2004 lá fomos nós cheios de entusiasmo em direcção ao Gerês para a Fenda da Calcedónia, e depois encotrarmo-nos com o rob_300tdi com quem tinhamos combinado encontro na Portela do Homem para irmos, à "A Fronteira de Baixo" e depois à "Landmania". Aqui, além da espectacularidade do passeio, foi giro ver o MCA babar-se com o LR serie 2, a gasolina, daqueles feitos de ferro, verde, sem cobertura, uma 'banheira'. Eu o "PH" no conforto do meu carro e o "MCA" a levar com o vento e frio lá à frente no LR do rob_300tdi. Que feliz que ia o "MCA"! :D

Depois, em 2005 junta-se-nos o clcortez e voltámos à Fenda da Calcedónia, onde eu e o clcortez, à noite, nos enfiamos na primeira racha escura e húmida que encontrámos (de noite não acertámos na Fenda da Calcedonia e entramos numa fenda ao lado :roll: ) e depois, todos juntos, os 4, dormimos ao relento numa cavidade entre dois blocos graníticos no topo da Fenda mas antes de subir ao alforamento granitco final. Isto, depois de termos encontrado a "StairWay to Heaven" e as 4 caches no Rio Laboreiro.

Depois, em 2007 o grupo começou a crescer com a entrada da Silvana mais o filho Drager e o Sagitário. Fomo fazer o trilho do Borrageiro e a "Heart of Darknes" onde o "PH" nos deu uma histórica aula de Geologia. :)

Em 2008 o grupo continuou a crescer com entrada de um numeroso grupo de amigos e foi nesta altura que o "PH" criou a lista no YahooGroups para facilitar a logistica e actualmente está estabilizado em termos de elementos. Neste ano fizemos uma grande caminhada em volta do Rio Homem, subindo pelo Gerês português e descendo pelo Xerez Espanhol. Até levámos na orelhas de um guarda que não deve gostar de Torga e que, assim que o "PH" começou a ler Torga, apresentou-se para nos dar nas orelhas por andarmos por ali. :)

O objectivo inicial do grupo era fazer uma Expedição anual ao Gerês mas actualmente já tem várias iniciativas por anos, embora este final de 2011, pela primeira vez não conseguimos fazer a nossa caminhada anual... no entanto, no primeiro semestre fomos à "Rota do Contrabando" (organização da Inijovem, de Nisa, uma caminhada transfronteiriça por caminhos e memórias de contrabandistas, um tema que me é caro), percorremos a Linha do Tua (lembram-se da panorâmica do Rissol? :)), visitando várias caches na zona ao longo de um fds, e fomos à Costa Vincentina.

Como se pode verificar pelas caches e cahadas que organizamos, o objectivo são as grandes caminhadas de dia inteiro, daquelas que nos marcam a memória e as pernas. :)
Inicialmente, antes de 2008, só saíamos quando todos podiam, depois, como a aumento para cerca de 20 elementos, saímos quando há um grupo que deseje organizar algo no seio do grupo Expedicionário, uma vez que com tanta gente já não é possível conciliar a agenda de todos.

E pronto, dando resposta ao título do tópico, o grupo actualmente é constituído por;

Aplicada
"PH"
Silvana
Bringer
JJJHome
btrodrigues
Paulo_Hercules
clcortez
ftomar
Team GeoCricket (o Filipe)
Sagitarios
Costa (1/3 lamas)
MAntunes
MCA
mtrevas
mitorigeikos
Fonsecada Portucalense
almeidara
lynxpardinus
vsergios
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Quem são os expedicionários?

Mensagempor hfilipe » sexta dez 30, 2011 08:44

O jasafara já deve estar estar aos pulos com as tuas histórias do início do geocaching em Portugal. E eu também gostei bastante de ler mais um pouco sobre o espírito dos primeiros momentos em que já havia geocachers suficientes para se poderem organizar cachadas conjuntas.

Agora, a pergunta que se impõe: Como é que se entra para o grupo?
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Quem são os expedicionários?

Mensagempor MAntunes » sexta dez 30, 2011 09:04

Àparte dos membros "originais", todos os outros entraram por convite directo, depois de discutido internamente na lista.
Não é um grupo fechado mas de crescimento controlado - se o fosse um grupo fechado tinha-se ficado pelos 3 membros iniciais.

Mas, em 2009, falámos sobre o crescimento do grupo e concluímos que ele já tinha atingido uma dimensão suficiente. Assim, nos últimos tempos, o que se tem feito é convidarmos outros geocachers para nos acompanharem nas nossas caminhadas. Depois de decidida uma saída, qualquer um pode convidar quem quiser.

Os mais frequentes ultimamente são, o "Don Vincenzo", colega de trabalho e amigo do "MCA" desde hà muito tempo, e agora também nosso amigo, e o "Cadete" e sua família, amigo de todos nós, o nosso Capitão "Tá'andar!" :D
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Quem são os expedicionários?

Mensagempor lynxpardinus » sexta dez 30, 2011 10:04

Jasafara, encontras o relato da "expedição" original em http://geocaching-pt.net/208 . Eu disse que ele andava por cá - mas, como o Manuel já explicou, sem referências aos expedicionários...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Quem são os expedicionários?

Mensagempor jasafara » sexta dez 30, 2011 10:06

lgass Escreveu:o jasafara galopa por logs, caches e estatísticas...

"galopei" e no fim "relinchei" de satisfação :D
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Quem são os expedicionários?

Mensagempor jasafara » sexta dez 30, 2011 10:11

hfilipe Escreveu:O jasafara já deve estar estar aos pulos com as tuas histórias do início do geocaching em Portugal. E eu também gostei bastante de ler mais um pouco sobre o espírito dos primeiros momentos em que já havia geocachers suficientes para se poderem organizar cachadas conjuntas.

Agora, a pergunta que se impõe: Como é que se entra para o grupo?

Continuando com as metáforas equídeas, depois de "galopar" e "relinchar", dei "coices" de satisfação :D
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Quem são os expedicionários?

Mensagempor jasafara » sexta dez 30, 2011 10:14

MAntunes Escreveu:Àparte dos membros "originais", todos os outros entraram por convite directo, depois de discutido internamente na lista.
Não é um grupo fechado mas de crescimento controlado - se o fosse um grupo fechado tinha-se ficado pelos 3 membros iniciais.

Mas, em 2009, falámos sobre o crescimento do grupo e concluímos que ele já tinha atingido uma dimensão suficiente. Assim, nos últimos tempos, o que se tem feito é convidarmos outros geocachers para nos acompanharem nas nossas caminhadas. Depois de decidida uma saída, qualquer um pode convidar quem quiser.

Os mais frequentes ultimamente são, o "Don Vincenzo", colega de trabalho e amigo do "MCA" desde hà muito tempo, e agora também nosso amigo, e o "Cadete" e sua família, amigo de todos nós, o nosso Capitão "Tá'andar!" :D

Muito boa "estória". Compreendo que o grupo não queira crescer mais. Fica a nota que ficaria muito honrado de ter um convite para uma próxima expedição.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Quem são os expedicionários?

Mensagempor jasafara » sexta dez 30, 2011 10:15

lynxpardinus Escreveu:Jasafara, encontras o relato da "expedição" original em http://geocaching-pt.net/208 . Eu disse que ele andava por cá - mas, como o Manuel já explicou, sem referências aos expedicionários...

Vou ler. Faz favor de por lá uma tag "Expedicionários" ;))
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Quem são os expedicionários?

Mensagempor jasafara » sexta dez 30, 2011 10:27

Já li o óptimo relato a duas mãos.

Duas questões

"Aí, fui mostrar aos meus companheiros o local e a razão porque lhes tinha pedido para levarem corda de montanha (bem ela ficou no carro mas era melhor estar a 1 km do que a 400 e tal…)."
E afinal a corda era precisa para quê?

Onde é que param as fotos (http://geocaching.ispower.org/cgi-bin/m ... _Henriques)? Já não é a primeira vez que dou com links quebrados para o http://geocaching.ispower.org...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Quem são os expedicionários?

Mensagempor MAntunes » sexta dez 30, 2011 10:33

As migrações de software e fornecedor de alojamentos deste site / foruns provocaram a perda de muitos artigos e do nosso album de fotografias conjuntas...
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes

cron