Página 1 de 1

Dicas nas caches

MensagemEnviado: quarta nov 29, 2006 22:19
por Bargao_Henriques
O que acham das dicas nas caches?

Devem ser objectivas ou, antes pelo contrário, devem apenas dar ligeiras indicações?

Normalmente coloco dicas nas minhas caches, a não ser nos casos em que o local da cache é tão óbvio que não há mesmo necessidade de uma dica.

Nas minhas primeiras caches as dicas não eram muito exactas, deixando ainda alguma margem de manobra ao visitante mas, nos últimos tempos (salvo raras excepções especiais), tenho optado por deixar dicas o mais exactas possível, por forma a garantir que não ocorrem visitas frustradas.

Faço-o porque prefiro que os visitantes não tenham a frustração de não encontrar a cache (a não ser no caso da "Where Are You???" )

Sei que por vezes a dica pode não ser tão eficiente como a idealizei, como deve acontecer com a última versão da "Estrela Garden", que sempre continuou a acumular DNFs.

Também sei que uma dica demasiado óbvia pode retirar o brilho à busca, mas cada um só recorre a dica se quiser... Se quer manter a dificuldade total, nem olha para ela. Se se vir muito "à rasca", pode então usá-la, em vez de ter de "ligar para alguém"...

Levanto estas questões por causa do que aconteceu precisamente na 2ª versão  da minha cache do Jardim da Estrela, e voltei a ver em inúmeras caches, como nos casos recentes da "Por caminhos esquecidos" e "S.A.G.", em que, devido à forma como a cache está escondida e às características da dica, as sucessivas visitas têm resultado numa alteração progressiva das imediações do "ponto zero", com muros destruídos, pedras revolvidas, etc...

Para muitas pessoas as pedras não passam disso mesmo, pedras. Mas eu, geólogo de campo, estou mais que habituado a ver muito mais que um simples calhau... As pedras têm faces distintas, cores e "patines", líquenes e musgos, histórias e memórias...

Certamente para a maior parte de vós o cenário não passa de um amontoado de pedras igual a qualquer outro mas, para um observador mais atento (geólogo ou não, obviamente!), certos locais de caches mais parecem a "parte de trás de um acidente"...

Em certos locais, começo a pensar que a bolinha de tinta vermelha do Portelada fazia muito sentido e prevenia males maiores...

Venham de lá as "solhas congeladas"!

Re: Dicas nas caches

MensagemEnviado: quarta nov 29, 2006 22:40
por Torgut
Eu acho que no início dos tempos o Geocaching era acerca de encontrar um local, descobrindo os devidos acessos e chegando até lá desse como desse.

Com o tempo, muitos começaram a valorizar mais a pesquisa do container propriamente dito, achando piada a usar várias dezenas de minutos após a chegada ao local, em busca da caixinha ou do que quer que consista a cache.

Eu ainda valorizo mais a primeira onda. Detesto usar tempo a levantar pedras à dúzia, a meter as mãos em infinitos arbustos. Respeito os container-seekers. Mas aqui entra a questão contextual: porque quanto menos tempo demorar a encontrar o container melhor para mim, penso que a hint deve existir e ser clara. Para que todos fiquem servidos: quem apreciar a pesquisa do container, não a lê; quem tá na outra onda, lê e despacha-se. Toda a gente fica satisfeita.

Não consigo mesmo é entender uma hint que não é bem uma hint porque é tão ou mais enigmática do que a própria cache.

Já sem falar que uma hint clara pode ser uma salvaguarda da segurança da cache e/ou do seu envolvimento.

Quantas caches já terão desaparecido por causa da "bandeira" que o pessoal dá quando a pesquisa tem que se alongar... quantos muros ancestrais, quantas veredas e plantas foram destruídas por mãos sedentas da "caixinha" que poderiam ser salvos por uma dica concisa......

Re: Dicas nas caches

MensagemEnviado: quarta nov 29, 2006 22:42
por SUp3rFM
Para nós, as dicas são exactas. No entanto, casos há em que usamos trocadilhos - simples - para indicar o local exacto.
Servem para evitar que destruam o local e/ou para evitar levantar suspeitas entre os "civis".

Para nós, a dica é o "último" recurso (ok, temos uma colecção de números de telemóveis de owners ) e achamos que nos deve encaminhar para encontrar a cache. Pessoalmente, não gostamos de dicas enigmáticas ou mesmo inúteis.

Por exemplo, fazer alguns km, chegar finalmente ao ponto final de uma multi trabalhosa, procurar a cache durante uma hora, finalmente ler a dica que é "Procurem que é fácil" frustra naturalmente...

Uma dica precisa nestes casos, é na nossa opinião, fundamental e em nada estraga a experiência dessa busca.

Re: Dicas nas caches

MensagemEnviado: quinta nov 30, 2006 00:07
por Silvana
Concordo plenamente.... Para além disso muitas vezes, só o local vale a visita.  
Mas tb reconheço que é frustrante ficar uma ou duas horas á procura e ... nada!
As caches têm por ojectivo serem visitadas. Dicas confusas são sinónimas de teias de aranhas para algumas pobres caches e de frustração para quem não as encontra!
No entanto, só usa o hint quem quer!..  

Re: Dicas nas caches

MensagemEnviado: quinta nov 30, 2006 01:44
por play mobil
Nós somos daqueles que lêm sempre a dica, e só se for absolutamente necessário o resto do enunciado da cache!

Agora a sério: Realmente lemos as dicas, mas há casos em que pela situação particular a cache se torna demasiado óbvia, e outros em que a dica só serve para dificultar ainda mais ou pura e simplesmente é perfeitamente inútil.

De facto, dizer "atrás de uma pedra" quando não existem senão pedras num raio de 30m não serve para nada, ainda mais se as coordenadas estiverem grosseiramente medidas ou se o sinal for fraquito.
Já encontrámos casos de monumentos com interesse patrimonial em que parte do mau estado pode dever-se exactamente à tendência para tirar as pedras e ter pouca paciência para as recolocar exactamente no local, mas é complicado controlar isso com muitas visitas ao local. Nessas situações torna-se muito difícil para o owner dar uma dica objectiva, e o "graffiti à la Portelada" acaba por ser uma benção para o local e para o geocacher.

Assim, o nosso voto vai para "Depende do caso!" excluindo a parte do "Que raio de pergunta...", porque em nosso entender a questão é muito oportuna.

Re: Dicas nas caches

MensagemEnviado: quinta nov 30, 2006 07:57
por lumacafi
Depende da cache.

Posso usar como exemplo as minhas caches, duas delas (as que estão desactivadas ) foram criadas com o intuito de serem fáceis e como tal tem dicas claras e concisas.

Por outro lado a Tangram foi criada para ser bastante díficil.
E em especial rema contra a maré dos owners que mete hints dúbias, ou que não ajudam em nada. E por isso mesmo obriga a que seja usada a hint.

As hints existem para serem usadas. Agora se devem ser confusas ou simples, depende da intenção da cache.

Re: Dicas nas caches

MensagemEnviado: quinta nov 30, 2006 09:28
por MAntunes
Bem... vou arriscar a dar a minha opinião...


No ínício do "meu geocaching" e ainda antes de procurar qualquer cache, eu comecei por ler avidamente todas as páginas do site oficial e interpretei a "hint" exactamente como;

Quote:

n.
A slight indication or intimation: wanted to avoid any hint of scandal.

A brief or indirect suggestion; a tip: stock-trading hints.
A statement conveying information in an indirect fashion; a clue: Give me a hint about the big news.
A barely perceptible amount: just a hint of color.
Archaic. An occasion; an opportunity.

v., hint·ed, hint·ing, hints.

v.tr.
To indicate or make known in an indirect manner.



Na altura, o site oficial também dizia que seria decisão nossa dar uma dica que revelasse a localização exacta da cache ou que desse apenas uma ideia de onde ela poderia estar, para não destruir o desafio da procura (agora já mudaram o texto, penso que, pelos últimos dois motivos que aponto no final, segundo discussões que acompanhei nos foruns oficiais).

Assim, após procurar 8 caches, comecei a criar as minhas caches. No início optei por dar dicas que ajudassem de alguma forma sobre a localização da cache mas não a revelassem - quando se dá dicas é com a intenção de que o receptor faça algum esforço mental para interpretar a dica e chegar à resposta final.

Isto é o que eu fazia no início e é a minha opinião quanto a este assunto.

Mas a vida e a experiência vai-nos dando lições...

Assim, além de ter começado a ficar farto de levar "porrada" por causa da minhas dicas, o que me levou mesmo a mudar o comportamento (veja-se a "Os Calvários" que não seria encontrada se não tivesse "boas" dicas) foram os seguintes factos;

- reconheci que é complicado esperar que alguém vá a uma das minhas caches mais remotas (centenas de kms em linha recta desde minha casa) e depois não encontrar a cache porque está em dia de menos sorte e a dica também não lhe fez o tal "click" que o levasse a racicionar da forma que eu esperava.

- reparei que, infelizmente, hà muita gente que, na avidez de encontrar a cache "custe o que custar", destrói o local circundante, seja ele Natureza, seja ele Património.

Por estes motivos, actualmente e contra a minha própria opinião, tento colocar dicas que revelem o local da cache, destruindo o desafio de procurar algo que está escondido exactamente para ser difícil procurar até pelos outros jogadores do mesmo jogo. Por isso o geocaching é um hobby e um jogo.

Esta é a minha opinião e não pretendo impô-la a ninguém, porque...

Re: Dicas nas caches

MensagemEnviado: quinta nov 30, 2006 11:22
por rebordao
Acabei por ter de ir verificar como é que estão as dicas das minhas caches :)
Agora perceber o que me deu na cabeça na altura é que não sei :)
Talvez o melhor seja analisar cada uma das minhas caches:
a)   A primeira tinha dica directa, embora obrigue a saber latim por motivos óbvios ;)
b)   A segunda tem uma dica na negativa. Ou seja, não procurem ali porque estragam o monumento sem necessidade!
c)   A terceira não tem dica, mas tem um spoiler indirecto… é tramada :)
d)   A quarta não tem ajuda, mas é mais fácil
e)   A quinta tb não, pelo mesmo motivo
f)   A sexta tem dica e spoiler directo… não por ser difícil, mas porque de certeza que fazem bons km para lá chegar ;)
g)   A sétima tem dica directa para proteger a cache… muitas buscas por ali alertam muggles
h)   A oitava tem apenas spoiler directo

Conclusão: parece que ando a remar para o mesmo lado que o resto da comunidade… quando uso as dicas são directas (ou vão nesse sentido)… não uso dicas misteriosas… para os mistérios já me vinguei na cache dos relógios :). No caso de uma busca demorada não deve dar jeito um mistério ;)
A dica para mim é para ajudar e não complicar. Quem quer usar use… se estragou o efeito surpresa a culpa não é minha. Eu pessoalmente uso… o meu gosto no geocaching é conhecer locais, aprender algo, divertir-me… e não me divirto estando horas a olhar para o chão, mas isso sou eu ;)

Para variar... CADA 1 FAZ COMO QUER

Re: Dicas nas caches

MensagemEnviado: quinta nov 30, 2006 12:47
por sismeiro
Viva,

Não tenho nenhuma cache activa ainda, logo vou dar a opinião de quem apenas procura caches.

Dado que o geocaching passa muito por ser um jogo em que competimos contra nós próprios, lemos ou não as dicas se queremos. Definimos nós o grau de "dificuldade" com que queremos fazer a procura da cache recorrendo ou não à dica.

Acho que a dica não precisa de ser directa mas deve dar uma boa indicação sem levantar muitas dúvidas quanto ao local onde está a cache.

No geral acho que o pessoal tem sido sábio a dar as dicas embora haja algumas que se faz favor.

Geocumprimentos,
Luis Sismeiro

Re: Dicas nas caches

MensagemEnviado: quinta nov 30, 2006 13:06
por mecasantos
Como iniciado nestas lides ainda não escondemos nenhuma cache nossa, pelo que também só damos (falo pelos "cacheteiros" que é o nome com que assinamos os logs) a opinião de quem procura.

Que é: nós não levamos as dicas para o campo. Gostamos de ir completamente no escuro, só com as coordenadas. Se da 1ª vez que vamos a uma cache não a encontramos, então à 2ª, já vamos com as dicas.

Resumindo: achamos que as dicas devem lá estar. Quem quiser, usa-las, à 1ª ou à 2ª ;)

Cacheteiros

Re: Dicas nas caches

MensagemEnviado: quinta nov 30, 2006 13:36
por 2 Cotas
Sabem aquele anúncio sobre os detergentes para as máquinas de lavar loiça? Aquele novo que não é preciso tirar do pacotinho? Descobri que o pessoal adaptou o mesmo procedimento á medicação. Tomam os comprimidos sem tirar do blister.
Digam-me lá como é com vocês, mas cá comigo é assim: há sempre um papuço qualquer que lê dica sem se preocupar em ler a descrição e, não contente, arremata pró ar, com ar ofendido, a dica e um chorrilho de comentários abonatórios. Isto sem se preocupar em saber, ao menos o tamanho da coisa.
Em resumo, eu levo-os lá, (presentemente chocalhando-os bem), a maria lê e descrição, (espraiando-se em coisas indizíveis sempre que a verborreia incluída tem mais de dez palavras), outro lê a dica, (e faz os comentários mortais) e por ultimo há sempre um que lê os logs anteriores, (é mais fazer comentários maldosos sobre as qualidades linguísticas presentes).

Agora a sério…(!!)
Depende! (?). Se a ideia é ir a um sitio e ver a paisagem, andar 3 horas a arrastar o esqueleto debaixo das silvas tira a piada de lá ir, diminui a longevidade do owner, e destrói o local. A dica deve ajudar, objectivamente.
Se a cena é mais de moer a cabecinha do pobre, então, ou não tem ou não deve ser tão evidente.

Nem sequer é uma questão de ajudar ou não, é mesmo bom senso. Alguns de nós, levam a coisa mais a sério e não admitem nada, nem telefonemas, nem dicas, nem caçadas em grupo. Outros é mais a “direito”, já cá canta, butenessa! A coisa e tanto mais corriqueira, conquanto até já há por ai programitas, nomeadamente para “paperless caching” que traduzem directamente a dica e pespegam com a coisa no final da descrição. E já agora que estou a ler a descrição, leio também a dica. Assim como assim até fico com mais tempo para “ver” a paisagem. Ou ir procurar outra…

A dica faz parte do jogo, já perdeu o sentido inicial que teve como ajuda e como apoio. A bem dizer a dica tal como foi concebida originalmente foi substituída pelo helpdesk. Um gajo não desata logo a telefonar antes de ter procurado pelo menos durante 5 segundos.

De resto as marcas da caçada, ou a “bandeira” que se dá, podem ser sinónimos da relativa falta de cuidado com que, por vezes, se faz Geocaching. Mas isso fica para segundas núpcias, estou a descongelar a chaputa.

Até depois. Estejam á vontade, basta perguntar.
Fiquem bem, os que são, os que pretendem ser e os que ainda não sabem que pretendem ser, porque o que hoje é mentira amanhã é verdade. Grande poeta é o povo!

Re: Dicas nas caches

MensagemEnviado: segunda dez 04, 2006 16:14
por portelada
Cá na minha quinta onde as caches pastam no prado verde ..... ai ai ai ...esperem um bocado .... vou medicar-me !!!!

....
...
....
....

OK ...  eu sempre fui do tipo ... a cache está na coordenada.... se não a virem ...procurem a pinta vermelha !!! mais fácil não há !!!
Tenho vários exemplos que a não existencia da pinta pôs em causa a estabilidade de um muro (MAIAS) , pelo que tento dar o ponto da cache na hint o mais descritivo possivel... para ter a certeza que os logs são possitivos e os geocachers saiam da aventura contentes !!!

Claro que tenho outras como a "A MAIS IDIOTA" ....que ..... pronto .... é idiota !!!

Re: Dicas nas caches

MensagemEnviado: terça dez 05, 2006 05:45
por lumacafi

Quote:
2 Cotas wrote:
...
A bem dizer a dica tal como foi concebida originalmente foi substituída pelo helpdesk. Um gajo não desata logo a telefonar antes de ter procurado pelo menos durante 5 segundos.
...


Ummm.. Conheço um tipo, que vai ficar sem nome, mas é assim a dar pró anafado e tem cachado pouco ultimamente, que há caches em que ainda nem meteu pé fora do carro e tá a telefonar para o helpdesk.