• Anúncios

Caches e mau tempo

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Caches e mau tempo

Mensagempor rifkinda » quinta Oct 27, 2011 08:46

Quantas caches terão ficado danificadas com o mau tempo que tem assolado o país nos últimos dias?
Deveriam as caches estar todas aparafusadas algures, para não voarem em dias de vendaval, com ventos que chegam a 100 km/h?

Que tipo de esconderijo acham que permite que uma cache viva mais tempo, protegendo-a das intempéries?
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Caches e mau tempo

Mensagempor patinhofeio » quinta Oct 27, 2011 09:04

Bem, sinais de transito, se não resistirem, a culpa é das camaras que os colocam :-D :-D
Conforme o topo de cache há as suas formas de a "proteger" das tempestades.
A que tenho publicada, dificilmente foge com o vento. Já uma grande inundação, pode criar estragos.
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
patinhofeio
Regular

Registado: quinta fev 10, 2011 19:09

Mensagempor lynxpardinus » quinta Oct 27, 2011 11:09

Eu tenho uma cache que tem uma certa tendência a flutuar se houver uma cheia grande. Ela é bastante estanque e, quando eu lhe faço manutenção, procuro sempre garantir que fica bem encaixada (sim, está pensada para isso), mas, com as visitas, tem tendência a deslocar-se para uma zona mais fácil de manusear e que implica que possa "ir com a cheia"...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor MAntunes » quinta Oct 27, 2011 14:59

Se o mau tempo for mesmo agreste, não há medidas preventivas que protejam as caches. Que o diga a cobertura do aeroporto de Faro...

Por outro lado, em tempo de Troika-crise, com ordenados e subsídios de férias e Natal a emagrecerem ou, até, a desaparecerem penso, repito, penso, que os Reviewers deviam aligeirar o nível de exigência quanto a prazos para recolocação de caches ou fazer a manutenção das mesmas no local.

Não falo por mim, felizmente, mas pelos que têm manifestado dificuldades e preocupações pelo agravar das condições económicas dos ultimos tempos. Ao fim e ao cabo, mudaram ou não as condições e expectativas de tendência económica do país e das famílias desde que, digamos, a maioria das caches actualmente existentes foram colocadas?

Não nego as responsabilidades de manutenção das minhas caches - e tenho-o cumprido - mas se tiver que optar entre uma deslocação para fazer a manutenção de uma cache que sofreu com as agruras da meteorologia, ou com as incúrias de quem a visitou, e outro qualquer programa que tenha tanta importância para mim como o geocaching, não decidirei a favor da manutenção da cache tão rapidamente como o fazia há um ou dois anos.

Há que adaptar os comportamentos aos tempos, e eu não sou nem lacaio da GroundSpeak nem servo de alguns visitantes que às vezes, repito, às vezes, parecem comportar-se com se uma geocache fosse um serviço público que eles têm o direito de usar e eu - o owner - o dever de o manter.

Edit: (faltou-me concluir) Por isso se houver um problema com alguma das minhas caches mais distantes desactivo-a e far-lhe-ei a manutenção, sim, mas apenas quando me for conveniente ir para a zona e não sob a pressão do "mais depressa possível" como tenho feito até agora. Ou seja, se tiver que passar o Inverno todo, paciência. Se não tiver sido arquivada por um dos Reviewers, na Primavera faço a manutenção. Há que adaptar os comportamentos aos tempos.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor Pcalisto » segunda Oct 31, 2011 11:00

Eu que tento ser o mais cuidadoso possível nessas coisas dei 2 tiros no pé, forte e feio.

São ambas caches da minha "espécie de projecto" Geoquintas, que foram colocadas em pleno dia de calor, e quando nada fazia antever tamanho temporal que me deixou de rastos.

A primeira foi o típico container de 35mm na tampa do tubo de uma placa com indicações: coloquei silicone "DO BOM!" [:(!] e assim que caiu a carga de água o silicone, por ser TÃO BOM! nem secou, chegando a desfazer-se.

A segunda é um pequeno container que supostamente era estanque, ao segundo log já me andavam a puxar as orelhas... Um curioso mexeu no container antes de o esconder e estalou um canto da tampa. Apanhei uma valente molha nesse dia, e consequentemente uma constipação DAQUELAS.

Curiosamente, a cache que tenho mais exposta, sem qualquer tipo de protecção e num container metálico aparentemente está seca... Pelo menos foi registada ontem e não se queixaram:

Log Date: 10/30/2011
Bela chamada de atenção a esta simpática igreja.
Cache caprichosamente disfarçada.
[^]
Imagem
Pcalisto
Small

Registado: segunda mai 30, 2011 11:06

Mensagempor avatar » terça nov 01, 2011 15:00

E preciso e ter cuidado com a trovoada, nao foi esta mas em Abril ouve uma aqui perto de sesimbra que rebentou com parte dos electrodomesticos de casa.

http://www.youtube.com/watch?v=We3elb6X ... re=related
Micro

Registado: quarta Oct 26, 2011 13:37

Mensagempor lynxpardinus » terça nov 01, 2011 16:03

Estás a querer dizer que alguém foi markwelled? ( viewtopic.php?f=2&t=7125&start=390 )
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor lynxpardinus » quarta Oct 03, 2012 07:43

Uma das questões mais importantes com o mau-tempo é a capacidade de um contentor para não deixar entrar água / humidade. O Andy do Headhardhat-geocache, propõe um simples teste a todos os owners que queiram colocar uma cache num local mais susceptível à humidade e chuva - mergulhar o contentor (vazio) debaixo de água durante 10 minutoes e, depois, verificar a água no interior. Podem ler o artigo completo em http://headhardhat-geocache.blogspot.pt ... hides.html
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor rifkinda » terça Oct 22, 2013 13:08

E esta noite foi mais uma noite de temporal e inundações.
Sabem de alguma cache que tenha ficado destruído depois deste temporal?

Já foram verificar as vossas caches?
rifkinda
Moderador

Mensagempor geo-amd » terça Oct 22, 2013 15:17

Neste sábado choveu com muita força, pelo menos na zona da Costa da Caparica. Ora, no domingo à tarde, calhou eu ir fazer jogging até uma cache situada a poucos km. Não consegui chegar à cache por causa da água.

Aquela porção de caminho não pavimentado é impermeável e estava inundada numa extensão de mais de 50 metros! Penso que a cache está bem sequinha num ponto alto à beira do caminho, junto a um poste. Mas chegar a ela revelou-se impossível!

Felizmente, as poucas caches que tenho estão em locais que absorvem bem toda a água que possa cair, ou seja não estão sujeitas a inundação. Mesmo assim, tenho de ir dar uma vista de olhos para verificar se os contentores estão OK, preparados para o inverno.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor rifkinda » quinta Oct 24, 2013 17:23

Estive agora a ver na TV imagens da Costa de Caparica e parece que as últimas horas fizeram mais uns quantos de estragos.
E pela baixa da Figueira da Foz, também.

Ouvi falar em mais de 1000 ocorrências que chegaram aos bombeiros nas últimas 24 horas, por causa de inundações de casas, estradas intransitáveis e afins.
rifkinda
Moderador

Mensagempor geo-amd » quinta Oct 24, 2013 18:53

A propósito da Costa da Caparica, hoje arrisquei fazer jogging no final do dia, por acaso até uma cache. Nas zonas por onde passei não vi nada de especial. Exceto isto, que copiei do log que escrevi:
Grande surpresa foi encontrar uma alteração geológica radical, mais ou menos na zona da praia da Mata! Numa área onde costuma haver areia normal, agora existia uma vastíssima vala com 50 metros de largura e margens com altura variável entre meio metro e um metro. Isto foi certamente causado por uma linha de água da mata.
Agora já passava pouca água, e toda ela concentrada na zona central da vala. Mesmo assim foi difícil encontrar um ponto que permitisse a passagem. No ponto mais estreito, tive de dar um longo salto, preparado com muito balanço.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes