• Anúncios

Importar dados das notas de campo

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Importar dados das notas de campo

Mensagempor patinhofeio » sexta Oct 21, 2011 22:15

Boas.
Com o meu novo GPS(dakota 20) é possivel criar notas de campo, podendo registar os founds no aparelho, que regista a data e a hora a que se faz o log, e permite tambem fazer o próprio log no Garmin. Com o ficheiro que o Garmin gera, posso importá-lo diretamente para o geocaching.com e depois basta aceder às notas de campo para fazer o log, clicando em cada nota, entro diretamente na página de registo do log, já com o texto que tiver metido no Garmin, e colocando a data a que se registou fisicamente.
A minha dúvida é, se há alguma forma de importar automaticamente a hora a que se achou(registada nas notas de campo) para o log. Haverá alguma sigla que escrita no log vá buscar a hora às notas de campo?
Nos meus logs, costumo colocar a hora dos founds, mas ter de colocar isso à unha por vezes dá barraca(esqueço de mudar do template que uso).
Se alguem souber uma forma de importar esse campo(hora) das notas de campo, agradeço.
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
patinhofeio
Regular

Registado: quinta fev 10, 2011 19:09

Re: Importar dados das notas de campo

Mensagempor alieri » sábado Oct 22, 2011 15:29

Boas
Penso que o GSAK te faz isso, mas acho que não é com as definições dele, tens que usar uma macro.
Não tenho aqui o programa para testar e explicar.
Neste tópico falam nisso - http://forums.groundspeak.com/GC/index. ... pic=243367
Aqui também (#13) - http://garminoregon.wikispaces.com/Geoc ... fieldnotes?

Ocorreu-me que, sendo as fieldnotes um ficheiro de texto, poderias editá-lo, fazendo find and replace, ou importá-lo para o excel e editá-lo aí, mas se calhar dá menos trabalho abrires ao mesmo tempo as fieldnotes no gc.com e o ficheiro de texto e fazer copy-paste :)
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor patinhofeio » sábado Oct 22, 2011 18:56

Boas.
Obrigado pela resposta..
Eu não uso GSAK e o que pretendia era mesmo que ele colocasse a hora no locl. Provavelmente haverá algum comando que escrito no log, faça essa importação.
Para numerar os meus logs estou a usar um script do greasemonkey, que sempre que escrevo [FOUNDS] ele substitui por um número sequencial(condizente com o numero de founds que tenho).
Se não houver outra forma, tenho mesmo de mexer no ficheiro de texto e concatenar a sigla do script de contagem com a hora que está no ficheiro de fiels notes. Se não houver outra solução, lá terá de ser.
Obrigado e se alguém tiver mais dicas, informe.
patinhofeio
Regular

Mensagempor alieri » sábado Oct 22, 2011 23:52

Boas
Fiquei a pensar na questão. Procurei um editor de ficheiros CSV (que são ficheiros de texto em que os dados estão separados por vírgulas, por exemplo) e encontrei isto - http://csved.sjfrancke.nl/index.html e saquei o uniCSVed 1.1 [475 kB]
Esta aplicação permite pegar no ficheiro de fieldnotes e juntar dados, entre várias (muitas) outras opções de manipulação do ficheiro.
Neste caso vamos ter 4 colunas, a saber:
código da cache - data - tipo de log - texto
Código: Selecionar todos
GC1566W,2011-07-25T14:21Z,Found it,"Texto do log. Obrigado pela cache."

E vamos querer juntar as colunas data e texto
O que fiz :
1 - criar uma cópia das fieldnotes (para backup, caso corra mal)
2 - abrir a aplicação referida e depois abrir o ficheiro de fieldnotes
3 - adicionar uma coluna nova, vazia (5)
4 - copiar a coluna 2 para a 5
5 - juntar (join) a coluna 5 com a 4 (e não a 4 com a 5!!!! E também meti " - " como separador)

já está!!
o programita é porreiro, permite por exemplo pegar numa coluna e separa-la em duas , usando como referencia antes ou depois de determinado texto (atenção a maiusculas/minusculas); permite adicionar um sufixo ou prefixo, etc etc
Algumas notas: fiz o teste com vários ficheiros de fieldnotes, e tive dificuldades quando os ficheiros não estavam bem formatados. Ou seja, se o texto não estiver delimitado entre " ", se houver virgulas no meio do texto, se tiveres dado 'enter' entre frases, há o risco de o ficheiro ficar todo 'marado' ao abrir naquela aplicação.

espero ter ajudado
alieri
Moderador

Mensagempor patinhofeio » domingo Oct 23, 2011 09:48

Boas.
Obrigado pela dica deste programa.
è um bocado moroso a fazer os ajustes já que no meu caso tenho de fazer vários passos, mas pelo menos, com a ideia daquilo que ele faz, posso tentar fazer algo automático com outro programa que manipule os CSV.
Obrigado mais uma vez.
patinhofeio
Regular

Mensagempor alieri » domingo Oct 23, 2011 10:57

pois, não sei o que precisas concretamente, mas podes usar o notepad (nomeadamente as funções de localizar e substituir) assim como o excel. Neste caso, além do localizar e substituir, também poderás juntar valores de duas colunas, mas não sei qual é a função específica.
Acredito que com o excel seja até mais fácil que com o que te indiquei.
Se quiseres colocar aqui um exemplo de um dos teus ficheiros, talvez possamos chegar a qualquer lado.

EDIT: o excel tem a função "concatenate". Chegas lá usando a ajuda do Excel (pesquisei por "join")
alieri
Moderador

Mensagempor alieri » domingo Oct 23, 2011 11:41

aqui vai um ficheiro excel que automatiza a coisa.
no primeiro separador importas as fieldnotes para a celula A1
no segundo vai aparecer a nova estrutura das fieldnotes.
gravas este segundo separador como ficheiro de texto e já está, podes importar para o gc.com

esta é uma versão para testares. diz o que achas que se pode mudar.
inseri alguns dados de exemplo, que deves apagar no separador 1

FIFIA_V1.zip
(3.43 KiB) Transferido 230 Vezes
alieri
Moderador

Mensagempor alieri » domingo Oct 23, 2011 18:14

como as minhas fieldnotes não são geradas com aparelhos da Garmin, venho pedir um favor:

preciso que alguém me envie um ficheiro de fieldnotes para "alieri ponto pt arroba gmail ponto com"

obrigado desde já
alieri
Moderador

Mensagempor patinhofeio » domingo Oct 23, 2011 19:59

alieri Escreveu:preciso que alguém me envie um ficheiro de fieldnotes para "alieri ponto pt arroba gmail ponto com"

Boas...
Obrigado mais uma vez pela dica do excel.
Eu já tenho praticamente o que pretendo, e assim que acabar os ultimos retoques, coloco aqui para quem quiser usar.
Para já, só me falta saber qual a função para mudar de linha para quando fizer o log, o cursor aparecer logo na linha seguinte à da introdução das field notes. Não é muito importante, mas se der pa fazer, melhor.
Vou continuar à procura da função mudar de linha e já coloco o resultado.
Assim de repente, o que pretendo é um resultado tipo isto:
"GC2FG26,2011-07-25T19:47Z,Found it,# (FINDS) # 19:47 #
Obrigado pela cache."
E neste momento já consegui isto:
"GC2FG26,2011-07-25T19:47Z,Found it,# (FINDS) # 19:47 # Obrigado pela cache."
Não te querendo maçar mais, agradeço as dicas e sugestões que deixaste. Isto com mais umas tentativas vai la.
Obrigado

PS: O ficheiro de field notes que tenho neste momento, tem apenas 10 notes. Como tinha de logar a hora manualmente, nunca deixei acumular muitas.
patinhofeio
Regular

Mensagempor alieri » domingo Oct 23, 2011 20:31

ok
a minha dúvida é se, ao importares para o gc.com o ficheiro com a mudança de linha, o sistema vai perceber que a nova linha pertence ao registo anterior. Já fizeste esse teste?

e onde tens
"GC2FG26,2011-07-25T19:47Z,Found it,# (FINDS) # 19:47 # Obrigado pela cache."

deverias ter
GC2FG26,2011-07-25T19:47Z,Found it,"# (FINDS) # 19:47 # Obrigado pela cache."

As aspas é que vão marcar o principio e o fim do campo onde está o texto. senão, se meteres alguma virgula no meio do texto, o sistema deverá ignorar ou cortar essa parte
alieri
Moderador

Mensagempor patinhofeio » domingo Oct 23, 2011 20:35

Boas.
Se usar um caracter que signifique mudança de linha, provavelmente vai interpretar. Resta saber qual o caracter.
Acho que vou fazer uma note com um "enter" para ver como fica no TXT.
Para otimizar o ficheiro excel, no campo de export, estou a usar só uma coluna. Assim, evitam-se os ; em linhas vazias.
Assim que termine esta experiência já coloco o resultado.
patinhofeio
Regular

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes