Página 1 de 4

Apagar logs em línguas incompreensíveis

MensagemEnviado: segunda set 12, 2011 11:30
por lynxpardinus
Antes de mais, uma informação - na minha opinião, um owner é soberano sobre a sua cache, o que significa que, deve geri-la como entender melhor.

Agora, a minha pergunta. Imaginem que têm um log numa cache vossa numa língua que não compreendem - o que fazem? Deixam-no estar lá ou tomam outra posição?

Re: Apagar logs em línguas incompreensíveis

MensagemEnviado: segunda set 12, 2011 11:44
por rifkinda
Normalmente mando um mail ao geocacher em questão e peço para acrescentar pelo menos uma linha em inglês.
Em geral, tenho tido bons resultados. Mesmo que não alterem o log na página da cache, enviam mail em inglês a dizer como correu a cachada e se gostaram ou não.

Rifkinda

Re: Apagar logs em línguas incompreensíveis

MensagemEnviado: segunda set 12, 2011 13:26
por MAntunes
Eu tomo outra posição na cadeira. [:I]

Deixo estar. Não acho simpático fazerem um log numa linguagem que não percebo e que não é a linguagem oficial do site onde a cache foi publicada, mas não vou apagar o log por causa disso. Fico apenas a pensar que talvez um dia eu pague na mesma moeda. Quem sabe... :twisted:

Re: Apagar logs em línguas incompreensíveis

MensagemEnviado: segunda set 12, 2011 13:31
por hfilipe
Normalmente não tomo qualquer ação, exceto ir ao Google traduzir.

Mas não me choca nada que o owner chame a atenção do geocacher para colocar o log também em inglês e, se isso não for feito, apagá-lo.

Re: Apagar logs em línguas incompreensíveis

MensagemEnviado: segunda set 12, 2011 13:52
por Torgut
Ainda esta semana tive uma colisão com a Groundspeak por apagar o log de um chauvinista alemão (e digo "chauvinista" não apenas pelo simples log inicial em alemão, mas por muito mais). Resultado: para já arquivei a cache em questão e continua em aberto o arquivamento das minhas outras caches. É inadmissivel, não só a atitude do finder (que pode ser baseada em distracção / ignorância, pelo menos inicialmente) mas sobretudo da Groundspeak, que como em tudo, defende os finders em detrimento dos owners. Mas isso já não é de agora.

O que eu disse ao nazizinho, primeiro em bons termos, segundo de forma mais ríspida, e depois à Grounspseak, é que como owner tenho a obrigação de zelar pelo cumprimento dos Terms of Use nos logs das minhas caches (por exemplo, que não haja logs com linguagem racista, ofensiva, etc), e portanto estes não podem estar em chinês. É uma questão a que eles não conseguiram responder frontalmente. Sugeriram que para tal usasse um Translator. Como sempre, o owner que se lixe, que tenha o trabalho.

Re: Apagar logs em línguas incompreensíveis

MensagemEnviado: segunda set 12, 2011 14:20
por MAntunes
Pois... nunca tive esse problema porque não levo o assunto muito a peito mas concordo que, apesar das melhorias nos úiltimos tempos, a Groundspeak tem alguns problemas de atitude e consideração para com os owners - aqueles que produzem a matéria prima para o seu, dela, negócio...

O proxímo log não português nem inglês vai merecer mais atenção da minha parte. [}:)]

Re: Apagar logs em línguas incompreensíveis

MensagemEnviado: segunda set 12, 2011 15:12
por nunogil
Pior pior são os logs que são incompreensíveis, não pelo idioma mas pela falta de esforço mínimo.

Refiro-me a alguns logs que apanho em várias caches do tipo:
- "ja ta"
- "encontrada"
- "tava a ver que nao"
- ";)"
- ":D"
- "TFTC"

Isto sim, é irritante e a mim faz-me ficar :OO

Como é possível? Eu compreendo que uma pessoa que vá fazer 20 caches num dia de um powertrail não tenha a displicência de fazer logs diferentes em todas (mas sei de quem tenha!), mas tem que haver um mínimo razoável de bom-senso.

Os owners colocam as caches para dar a conhecer um novo local. E todas as procuras de caches têm a sua história.

Enfim...

Re: Apagar logs em línguas incompreensíveis

MensagemEnviado: segunda set 12, 2011 18:48
por Pcalisto
nunogil Escreveu:Pior pior são os logs que são incompreensíveis, não pelo idioma mas pela falta de esforço mínimo.

Refiro-me a alguns logs que apanho em várias caches do tipo:
- "ja ta"
- "encontrada"
- "tava a ver que nao"
- ";)"
- ":D"
- "TFTC"


Subscrevo. Cada cache tem a sua história, sejam as melgas, as mãos todas sujas. a tampa que não enroscava.

Quanto à questão das línguas incompreensíveis acho que é correcto pedir ao finder que altere o registo para inglês, p.e.

Re: Apagar logs em línguas incompreensíveis

MensagemEnviado: segunda set 12, 2011 19:44
por lgass
acabei de vir de um passeio por italia e os meus logs foram todos em inglês... parece-me bem que seja numa linguagem que o owner compreenda ou que seja universal...

Re: Apagar logs em línguas incompreensíveis

MensagemEnviado: segunda set 12, 2011 19:58
por Torgut
A mim parece-me é que o pessoal já está a descambar do tema do tópico :-)

Re: Apagar logs em línguas incompreensíveis

MensagemEnviado: segunda set 12, 2011 20:27
por lgass
por acaso torgut gostava que desenvolvesses o teu ponto de vista detalhadamente com o que aconteceu sobre este assunto.

isto porque eu leio diversas línguas (não chinês :p) e às vezes esta ideia passa-me ao lado.

contudo, tenho consciencia desta tua luta a favor dos owners e gostaria de saber tudo ;)

Re: Apagar logs em línguas incompreensíveis

MensagemEnviado: segunda set 12, 2011 21:44
por Torgut
Ok... portanto recebi um log em alemão, escrevi um e-mail a pedir para que os logs fossem escritos na língua local (português) ou na língua internacional (inglês) de forma a que o owner pudesse estar ciente do conteúdo do log. Ao fim de 5 dias sem resposta, mesmo vendo que o geocacher tinha vindo quase todos os dias ao website, apaguei o log. O gajo escreveu-me (em inglês) a dizer que escrevia na lingua que lhe apetecesse e que se eu tornasse a apagar que ia fazer queixa. Eu apaguei. Ele pediu o arquivamento da cache e fez queixa.

Pelo que soube, dissde que eu exigi que escrevesse em português. A Groundspeak trouxe o log de volta e mostrou-me cartão amarelo. Troquei dois mails em bons termos com a representante da empresa envolvida, arquivei a cache e pronto. Alguma dúvida a partir daqui?

O meu ponto de vista é que o geocaching é um jogo global (ironicamente a razão que a GS apresenta para nos forçar a aceitar logs em línguas bizarras, como se alguém não soubesse o inglês suficiente para escrever um log simples, e sobretudo estando em viagem). Se é um jogo global devia ser obrigatório a instituição de ferramentas e regras para que todos compreendessem todos. Gostemos da língua ou não o inglês é hoje língua franca no mundo ocidental, mundo esse onde devem existir 95% das caches do Planeta. Como tal, as caches deviam ter obrigatoriamente um listing na língua franca e opcionalmente na língua que o owner desejasse. Mas o foco da questão incide mais ao lado, apesar do mesmo principio se devesse aplicar. Os logs deveriam ser escritos na língua universal ou local (da cache) de forma a:

1) O owner tenha a sua gratificação na leitura do log, o único prémio que lhe é devido ao criar uma cache, assegurada;
2) O owner possa garantir, como lhe é exigido, que os logs estão em conformidade com os terms of use (sem mensagem de ódio, insultos, etc)
3) O owner possa ter a certeza que não existem spoilers no log
4) Os outros geocachers possam ler os logs

É uma aberração que a GS deturpe o sentido global do jogo, sublinhado-o ao mesmo tempo que desenvolve websites nas linguas nacionais e caminhando no sentido do estabelecimento de comunidades linguisticamente estanques, à medida que o tempo passa. É uma aberração que a GS prejudique os owners em quase tudo o que é regulamentação. Para os owners, todos os deveres, quase nenhum direito. É simplesmente uma aberração sob qualquer ponto de vista.

Re: Apagar logs em línguas incompreensíveis

MensagemEnviado: terça set 13, 2011 08:35
por lgass
compreendo o teu ponto de vista, de facto.

não acredito que seja razão para arquivar a cache. muito menos as restantes...

poderias iniciar um movimento em que nós tugas logariamos todas as caches no estrangeiro em português...

está aberta a porta para que o façamos!

Re: Apagar logs em línguas incompreensíveis

MensagemEnviado: terça set 13, 2011 09:57
por vsergio
desde que a minha filha nasceu que lhe ensino uma cena: "não faças aos outros aquilo que não gostas que façam a ti"

Re: Apagar logs em línguas incompreensíveis

MensagemEnviado: terça set 13, 2011 10:05
por lynxpardinus
Não acho que seja uma resposta que se deva seguir - primeiro, porque estaríamos a penalizar uma (grande maioria) de owners que nada têm a ver com o assunto, e que, no fundo, passariam pela mesma situação que o Torgut experimentou. Depois... muito sinceramente, acho que quem loga uma cache sem se preocupar com o owner está a adoptar uma posição mesquinha - não gostava de pensar que faria o mesmo (pelo menos, nesta situação...). E, por último, porque estaríamos apenas a alimentar a avalanche - e, daqui a nada, teríamos todos os geocachers a rosnar quando logam uma cache e a fazê-lo propositadamente numa língua incompreensível para o owner, para uma vingança de uma situação inicial de que ninguém se lembra muito bem...