• Anúncios

FTF

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

FTF

Mensagempor bimector » terça ago 16, 2011 21:02

Tenho uma cache e neste momento tenho entre mãos um problema quem é o FTF.
Porque ao parece o 1º Geocacher a encontrar e a logar não escreveu a data do log, e tenho um segundo a reclamar FTF.
Eu ainda não encontrei no guidelines que o segundo geocacher reclama que este dado e importante e necessário para validar o log.
Podem encontrar a cache aqui http://coord.info/GC3265F.
bimector
Micro

Registado: quarta jun 01, 2011 20:13

Re: FTF

Mensagempor bimector » terça ago 16, 2011 21:32

Resolvi a situação a solução encontra foi baseada neste artigo http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=67

Mas vou deixar em aberto a discussão.
bimector
Micro

Mensagempor lgass » terça ago 16, 2011 21:46

antes de mais devo dizer que é mesquinha esta discussão...

depois o ftf é do sotavento sem discussão acho eu.

ftf significa first to find... não é um ftlc (first to log correctly)...

depois não vejo nenhuma obrigação de colocar a data

"When you find a geocache, write the date of the visit, your username and the experience you had into the log book. You may want to share funny stories about your adventure, or tell about the condition of the cache and the area of the hide. Some people prefer to enter just their name into the log book. Others have special stamps, stickers or paper-punchers that leave signature marks in the pages.

Sometimes, for smaller cache containers, there is no book but only sheet. It is best to simply write your username and the date on these sheets."

o que diz é que é melhor (melhor não obrigatório) colocar o user e data... mas antes diz inclusivamente: algumas pessoas preferem só colocar o nome... deixem-se de tretas!
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor CarlosDBG » terça ago 16, 2011 21:58

Que merdice. Questão de mer** mesmo!
FTF é quem assina a primeira folha do logbook e tá andar... mas essa gente ganha alguma coisa a mais por isso?! [xx(]
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Registado: domingo set 06, 2009 23:51

Mensagempor alieri » terça ago 16, 2011 22:51

Assumindo que o segundo diz que o FTF é dele porque o outro (que já lá estava?) não tem a data, a resposta está dada sobre quem foi o primeiro a encontrar.
Mas se eu, mesmo sem lá ter estado, registar um found no geocaching.com com uma data anterior à deles, o FTF é meu :twisted: :twisted:
A resposta correcta é, portanto, vão procurar caches e deixem-se de tretas :)
E tu, enquanto owner da cache, não te deves preocupar com isso. Só tens que garantir, para dar alguma "paz de espirito" aos interessados, que a tal assinatura sem data não é de alguém que foi contigo esconder a cache.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor ViperUnderground » terça ago 16, 2011 23:30

LOL!
Já agora apaga o log de found por estar inválido! :mrgreen:

O FTF é apenas uma coisa inventada pelo demónio! Não existe nas guidelines.
É apenas um acrónimo para representar a primeira pessoa a encontrar a cache!
E já agora! E se em vez de ter esquecido da data tivesse enganado na data? Ter colocado o dia anterior? Também é inválido?

Agora a sério!
Claramente o primeiro a assinar o logbook foi o geocacher Sotavento!
A menos que tenha assinado o logbook antes, ou aquando, da colocação da cache! E para isso tinha o teu consentimento!
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor vsergio » quarta ago 17, 2011 00:01

Tenho uma cache e neste momento tenho entre mãos um problema quem é o FTF.

Todos os problemas fossem assim.
O FTF não existe. O geocaching não existe para haverem FTFs.
Pode ser giro ser o primeiro a encontrar, mas o objectivo é encontrar, e não ser o primeiro.
Daí não veres nada relativamente a isso nas regras ou nas dicas do site oficial.
A brincadeira deixa de ser gira quando existem geocachers que baralham o conceito do geocaching e o viram de pernas para o ar.
Tu, como owner da cache, o que podes "regular" são o tipo de logs que se escrevem numa cache em que tu é que mandas.
Tu NÃO tens que atribuir coisa nenhuma. Já atribuiste a cache para toda a comunidade. Ponto!!
Se os 20 gajos que vierem a seguir decidirem escrever FTF... deixós!

Para qualquer outro esclarecimento contactar a Alta Autoridade para o FTF, aqui

Se os gajos se chatearem muito, manda-os vir a Lisboa fazer cada um um seu FTF, aqui
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor alieri » quarta ago 17, 2011 00:07

estive a ler os logs na cache. O owner pode "atribuir" o ftf a quem quiser, mas o "sistema" é que manda. ou seja, quem tiver a data mais antiga na computadeira do geocaching é quem fica com mais esse registo na sua estatística.
alieri
Moderador

Mensagempor lynxpardinus » quarta ago 17, 2011 01:43

Confesso que não sou muito apreciador dos FTF - mas isso numa perspectiva pessoal. Quem quiser correr atrás deles, que o faça - eu posso esperar tranquilamente. Aquilo que peço é exactamente que depois não me peçam contas por questões relacionadas com um jogo (o dos FTF) que não jogo - ou seja, entendam-se! Verdade seja dita que, uma vez que a minha última cache física foi colocada há muito tempo atrás (uns bons anitos...), nunca ninguém mo pediu...
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor nmartinez » quarta ago 17, 2011 17:43

Que discussão mais parva... Mas já que é para dar opinião, acho que decidiste mal. Baseaste-te num artigo, mas se calhar devia ser melhor interpretado. Como já foi dito, esta loucura dos FTF não passa disso mesmo... de uma Loucura de Loucos (fala com o Monho que ele diz-te!) :-D

Se fores lá ler esse tal artigo, está lá bem escrito: "Some people prefer to enter just their name into the log book..."

Mas ok. Já tomaste a decisão sem sequer teres nenhuma opinião. Não me pareceu ser essa a tua primeira ideia quando abriste este tópico.

Já agora, não te esqueças de atribuir o STF à Sotavento! e vem aí o TTF...
Nuno Martinez
(Team_Martinez)

Imagem
nmartinez
Micro

Registado: sexta fev 12, 2010 15:42

Mensagempor bimector » quarta ago 17, 2011 20:44

A única coisa que eu não sabia é que era assim tão importante o FTF.
Porque o objectivo principal desta ou outra cache, para mim, é dar a conhecer um lugar que nós queremos partilhar com outros geocacher. Independentemente de ser o último ou primeiro a logar. Este parece ser o objectivo do jogo.
Se me perguntar se acho que a colocação da data é importante, eu digo que sim pois é uma forma de registar e escrever um histórico de visitar. Porque eu encontrei algumas caches onde é difícil perceber a ordem dos logos.
No entanto para já por estatística o FTF é da Sotavento_ pois logou no dia 15 no site geocaching.com.
Por reclamação do 1º log não estar correcto o FTF é do lalbano.
A decisão já foi tomada, por ter sido precipitada. Mas não volto mais porque não quero ter mais chatices ou guerra por causa da cache.

Apesar da decisão já estar tomada, espero o contributo de todos para no futuro sabe o que fazer quando aparecem estes casos muito especiais.
bimector
Micro

Mensagempor CPTeam » quarta ago 17, 2011 22:46

Um geocacher com mais de 900 founds e 30 e tal FTF's já devia saber como é que isto funciona.

Para meter no topo do log em letras garrafais "FTF com a indicação do Owner. O Owner é soberano.", das duas uma:
- ou não sabe o que é um FTF, mas já devia saber;
- ou quis fazer o owner e o FTF'er de parvos.

Seja como for, é de muito mau gosto reclamar um FTF só porque o legitimo FTF'er não colocou a data.
No link fornecido pelo owner consigo ler "Some people prefer to enter just their name into the log book", pelo que a discussão creio estar terminada quanto a de quem é o FTF.

... espera... lembrei-me agora... o FTF não vale um chavo! Ora bolas!
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular

Registado: sexta fev 22, 2008 19:21

Mensagempor lgass » quarta ago 17, 2011 23:57

devo dizer mais uma vez que a discussão é parva mas estou extremamente tentado a ir lá colocar a opinião só por justiça!
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor lynxpardinus » quinta ago 18, 2011 01:16

Pensava que havia uma etiqueta de FTF entre quem os procurava - ou seja, se assim for, os geocachers em questão poderiam olhar para essa etiqueta e basear-se nela.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor alieri » quinta ago 18, 2011 10:28

[isto é um suponhamos]
No sitio onde compro o pão há um sistema de senhas de vez.
Um dia destes entrei e não havia ninguém à espera de ser atendido. Logicamente não tirei senha, já que seria o primeiro a ser atendido assim que o funcionário desligasse o telefone.
Entretanto, chega alguém depois de mim e tira uma senha, a seguinte no quadro de aviso.
O funcionário desliga o telefone e acciona o botão da fila de espera, que chama a senha do outro cliente, que embora tenha claramente visto que eu estava à frente dele, exige ser atendido primeiro.
O que terá acontecido depois?
[/isto é um suponhamos]
:-)
alieri
Moderador

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes