• Anúncios

Munzee

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Munzee

Mensagempor lynxpardinus » terça jul 19, 2011 07:35

Já ouviram falar do Munzee? Não? Eu também não tinha até esta manhã...

O Munzee é um novo concorrente da Groundspeak em geocaching - e com uma abordagem ligeiramente diferente. A grande diferença é que apenas pode ser jogado com smartphones - ou seja, esqueçam o GPS "de mato" (tremam, fabricantes de GPSr). Ou seja, têm que fazer o download da aplicação para o vosso telemóvel e, depois, podem então ir à procura das munzees (sim, é o nome das caches neste jogo) que outros jogadores esconderam. Ao contrário do geocaching, há uma vertente de competição assumida - pode ganhar-se pontos descobrindo munzees e se as nossas munzees (as que escondemos) forem descobertas por outros. E agora aqui vem a parte que explica porque é que são necessários smartphones - é que, quando descobres uma munzee, não basta assinares o logbook, tens que fazer um scan com a câmara do telemóvel num QR-code, que vai também ler a tua posição, validando que encontraste realmente a cache e prevenindo que se faça batota.

Podem ler mais sobre o jogo no artigo em que o descobri ( http://geocachingjournal.blogspot.com/2 ... ching.html ) ou no site oficial ( http://www.munzee.com/ ).
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Munzee

Mensagempor geo-amd » terça jul 19, 2011 08:04

Estive a tentar ver quando começou esse jogo, que me parece ter menos de 1 mês. A referência mais antiga que encontrei foi esta.

Vão ser permitidas utilizações comerciais:
area businesses will have the opportunity to hide munzees in their stores, restaurants, etc. to attract potential customers.

Neste momento existem 791 munzees que foram encontrados 1094 vezes. O número de jogadores vai em 1158.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2271
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Munzee

Mensagempor geo-amd » terça jul 19, 2011 08:27

A parte essencial dum munzee é o código QR. Esse código até pode estar à vista, por exemplo afixado na parede dum bar. Mas também pode estar escondido dentro dum contentor. Qualquer dia, vamos começar a encontrar munzees dentro das caches normais...
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2271
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Munzee

Mensagempor lynxpardinus » terça jul 19, 2011 08:39

Curiosamente, acho que este jogo tem mais potencial para dar "a run for their money" à Groundspeak que o opencaching.com - e isto porque começa por apelar aos smartphones, em lugar dos GPSr, e tenta falar principalmente com um target urbano. Mas... o facto de não existir nenhum limite ao número de caches numa área (o célebre décimo de milha nas regras da Groundspeak) pode causar uma saturação muito rápida. Vamos ver como evolui...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Munzee

Mensagempor lgass » terça jul 19, 2011 12:48

como postei aqui muitas vezes, sempre fui contra o opencaching e a birra da garmin.

agora isto sim parece uma alternativa engraçada!

algo com pés e cabeça
Imagem
lgass
Large
 
Mensagens: 881
Registado: segunda jul 05, 2010 21:00
Localização: Lisboa

Re: Munzee

Mensagempor lgass » terça jul 19, 2011 12:50

double post:

acabei de reparar que no site eles dizem:

Taking geocaching to the next level.
Find munzees. Score points. Level up.

qualquer dia trabalham em conjunto
Imagem
lgass
Large
 
Mensagens: 881
Registado: segunda jul 05, 2010 21:00
Localização: Lisboa

Re: Munzee

Mensagempor ppereira » terça jul 19, 2011 13:55

Só para iphone e Android.... WM népia!!! [}:)]
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
Avatar do Utilizador
ppereira
Regular
 
Mensagens: 393
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Pinhal de Frades - Seixal

Re: Munzee

Mensagempor z3r0_ » terça jul 19, 2011 16:30

E Portugal tem muitas... hehehe
ImagemImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
z3r0_
Small
 
Mensagens: 172
Registado: domingo jul 13, 2008 22:25

Re: Munzee

Mensagempor lynxpardinus » terça jul 19, 2011 18:49

Sim, não se pode dizer que seja algo grande, pelo menos neste momento. Mas, isto também significa que podes ser o primeiro a colocar uma 'cache' em Portugal, num novo jogo de geocaching...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Munzee

Mensagempor Laurus » quinta jul 21, 2011 22:36

Nada impede de colocar um QR na tampa da cache ou no logbook e utilizá-lo para aceder à cache seguinte ou para validar o log (ou será que há?...). O meu tlmóvel não é iphone nem nada de parecido mas tem câmara fotográfica e SW de leitura de QR que arranjei gratuito na net. Podem dizer que restringe o número de geocachers que conseguem aceder a estas caches mas as wherigo precisam de mais recursos (ainda não encontrei nenhum SW para symbian que funcione) e atendendo a conhecimentos de mergulho ou escalada que algumas requerem uma foto e acesso à net é uma brincadeira de crianças. Por falar em net, lembrei-me agora da wi-fi que precisa realmente dessa potencialidade.
Imagem
Laurus
Small
 
Mensagens: 95
Registado: quinta Oct 28, 2010 19:22

Re: Munzee

Mensagempor lynxpardinus » sexta jul 22, 2011 08:13

Curiosamente, o "HeadHardhat" tem uma curiosa opinião sobre as munzees (para além de que parece estar fascinado pelo jogo). O argumento dele é que as munzees são muito melhores para uma localização urbana que uma cache. E, pensando bem, é verdade - em lugar de ter que se abrir uma cache (que pode levantar suspeitas sobre bombas ou comércio de substâncias ilícitas), apenas tem que se fazer um scan de um código QR num autocolante, que até pode estar à vista de toda a gente!

Mais informações aqui - http://headhardhat-geocache.blogspot.co ... dness.html

P.S- Será que a Groundspeak vai pensar numa solução semelhante para caches urbanas, dado o número de falsas ameaças de bomba? Como o Laurus diz, as Wherigo têm maiores exigências técnicas e, por outro lado, como já aqui discutimos, os smartphones estão em crescimento no Mundo geocachiano...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Munzee

Mensagempor geo-amd » sexta jul 22, 2011 20:58

Laurus Escreveu:... O meu tlmóvel não é iphone nem nada de parecido mas tem câmara fotográfica e SW de leitura de QR que arranjei gratuito na net. ...

Penso que também é preciso ter uma funcionalidade de GPSr integrada no aparelho.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2271
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Munzee

Mensagempor geo-amd » sexta jul 22, 2011 21:13

Em 19 de Julho não havia qualquer munzee em Portugal. Hoje, três dias depois, já foram criados os 7 primeiros munzees em Portugal: 2 na zona do Porto por PauloDomingues; 4 na zona de Lisboa por btrodrigues; e 1 em Lisboa por zipputzky. Gostaria de saber qual foi o primeiro a ser criado, mas isso não consegui apurar.
---
Já agora, eu acho esta novidade interessante, mas ela não me afeta pessoalmente pois não possuo nenhum smartphone nem tenho pressa em ter um. Uma forma low-tech da Groudspeak replicar a ideia para caches urbanas seria introduzir um novo tipo de caches consistindo num simples papelinho plastificado com um código alfanumérico escrito, e depois ser pedido esse código na altura de efetuar o log. (Portanto, deixaria de haver logbook nessas caches.)
Anexos
munzees.jpg
munzees.jpg (56.69 KiB) Visualizado 6655 vezes
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2271
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Munzee

Mensagempor lynxpardinus » sábado jul 23, 2011 08:27

É a bola a começar a rolar, com todos os early-adopters a começarem a experimentar o jogo - e a criarem condições para que outros o façam também. Não tenho dúvidas que vai crescer ainda mais nos próximos dias. O grande desafio é depois perceber se o jogo vai conseguir manter o entusiasmo inicial.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Munzee

Mensagempor lamas » sábado jul 23, 2011 08:33

Primeiro Munzee em Portugal

Creator: btrodrigues
Friendly Name: Portugal's First
Created At: 2011-07-20 11:39:16 (Hora de lá...)
Imagem
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
lamas
Regular
 
Mensagens: 505
Registado: terça ago 31, 2004 00:09

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes

cron