• Anúncios

Conteúdo das Caches

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Conteúdo das Caches

Mensagempor NightinGaL » domingo jun 26, 2011 18:39

Bem... eu entrei no jogo há pouco tempo... mas o que tenho verificado é que é muito difícil encontrar uma cache com presentes para troca lá dentro: ou não há mesmo nada lá dentro ou estão cheias de "lixo" lá dentro. Ex: tampas de garrafas, bilhetes de metro usados, folhas retiradas da vegetação local, caricas de cerveja, beatas de cigarro, papéis de chiclete, matutazos (?), parafusos, pequenas embalagens vazias e outros artefactos do género...

Nas caches que vou encontrando e que dão para meter presentes, tenho posto lá coisas que acho que são interessantes para troca.
Gostava era de um dia poder encontrar o mesmo... :-(

E vocês o que costumam encontrar?
Se calhar é um problema da minha zona...
NightinGaL
Micro
 
Mensagens: 3
Registado: domingo jun 19, 2011 00:49

Re: Conteúdo das Caches

Mensagempor Torgut » domingo jun 26, 2011 18:57

Não só não é um problema da tua zona como não é um problema nacional. Aliás, Portugal é mesmo dos países onde é colocado mais rigor nessas coisas. Pessoalmente não ligo, não faço "trade" de todo. Sugiro que vás limpando as caches de lixo. É o que eu faço na maior parte das vezes.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Conteúdo das Caches

Mensagempor GeoZi » domingo jun 26, 2011 20:28

Por acaso é algo que já tinha reflectido... o lixo nas caches é muito e há pessoas que se esmeram em apurar a sua insignificância. Normalmente limpo as caches e faço questão de deixar algo interessante para trocar.

É uma questão de sensibilidades! :-D
Avatar do Utilizador
GeoZi
Micro
 
Mensagens: 8
Registado: terça nov 30, 2010 22:39
Localização: Barreiro

Re: Conteúdo das Caches

Mensagempor NightinGaL » domingo jun 26, 2011 22:13

Acho que é uma questão de respeito pelos outros. Podiam até não pôr nada... agora abrir uma cache cheia de lixo é do pior! [xx(]
NightinGaL
Micro
 
Mensagens: 3
Registado: domingo jun 19, 2011 00:49

Re: Conteúdo das Caches

Mensagempor lgass » segunda jun 27, 2011 10:47

eu geralmente não faço trades, mas reparo que muitas vezes há lá pouco mais que lixo
Imagem
lgass
Large
 
Mensagens: 881
Registado: segunda jul 05, 2010 21:00
Localização: Lisboa

Re: Conteúdo das Caches

Mensagempor alieri » segunda jun 27, 2011 11:31

Já por várias vezes aqui se discutiu este tema e variações sobre o mesmo.
Há quem diga que cabe apenas e só ao owner fazer a manutenção às suas caches e nesse sentido será apenas o owner quem deve decidir o que pode/deve estar ou não dentro do container.
Contrariando essa corrente de pensamento, quando vou a uma cache, seja minha ou de outros, e vejo lixo (o que acontece com cada vez mais frequência), simplesmente trago comigo esse lixo e não dou cavaco a ninguém. Assim ninguém se chateia.
É que há tempos mandei uma mensagem a alguém que tinha deixado numa cache um objecto usado pelas senhoras na sua higiene intima. Essa pessoa mostrou-se bastante ofendida pelo meu contacto e mais ainda por eu ter retirado tal objecto da cache.
Verdade seja dita que também já contactei outras pessoas que tinham deixado rebuçados, açúcar, isqueiros, e o meu contacto foi bem recebido (normalmente junto links para as guidelines e para este fórum).

Resumindo:
* lixo nas caches? retiro, levo comigo e mando fora no primeiro caixote do lixo
* contactar quem deixa lixo? só se forem geocachers novatos

Por curiosidade, na Suiça encontrei este cartão plastificado, em algumas caches:

Imagem
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Conteúdo das Caches

Mensagempor allien » segunda jun 27, 2011 13:41

Quando comecei a "ir" às caches, ainda era comum encontrar contentores de tamanho suficiente para efectuar trocas. Nesses tempos aconteceu, por duas ou três vezes, termos sido confrontados com o facto de o elemento mais jovem da equipa querer levar como lembrança algo, uma pedra colorida, um "tazo" enfim... e como não íamos preparados para a troca a solução foi a de deixarmos como contrapartida um gancho de cabelo, daqueles enfeitados com um boneco, uma flor, etc ". Ganchos esses novos "em folha", já que outro elemento da mesma equipa ia sempre prevenida com esse apetrecho tão do agrado da mais nova.
Entretanto li alguns comentários pouco abonatórios sobre tal item de troca. Seria pouco higiénico e tal...! E aí percebi que havia quem aproveitasse "itens de troca" para uso pessoal ou familiar!?!? Desde essa altura e durante algum tempo, passei a andar prevenido com um saco com alguns itens comprados de propósito ( e putativamente mais próprios) para tal desiderato. Infelizmente, não só os contentores de adequado tamanho diminuíram de número, como também o conteúdo dos mesmos se tem revelado cada vez mais pobre.
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Conteúdo das Caches

Mensagempor rifkinda » segunda jun 27, 2011 13:51

Confesso que ultimamente, e também por normalmente não haver nada de jeito nas caches para tirar, tenho-me "esquecido" de levar brindes para trocar e os nossos logs têm acabado com um TNLN...
Mas antigamente, trocávamos sempre ou pelo menos deixávamos alguma coisa.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8462
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Conteúdo das Caches

Mensagempor MAntunes » sexta dez 28, 2012 11:14

(andei à procura de um tópico sobre conteúdo das caches e encontrei este, mas se houver outro melhor para o assunto que aqui trago, peço o trabalho e paciência para fazerem o corte e costura necessários)

Caros, que podemos mais fazer para passar a mensagem sobre alguns aspectos mais básicos e intrínsecos do Geocaching, nomeadamente, quanto ao conteúdo das caches?

Temos os Foruns, diversos.
Temos as guidelines, agora traduzidas para português.
Temos os milhentos de eventos, onde os geocachers podem trocar experiências e conselhos.
Temos o GeoWiki/Ajuda, com informação essencial e colocada de forma a ser fácil de consultar.

E, ontem, ao fazer uma verificação numas das caches de que sou responsável pela manutenção (nem havia sinais de precisar mas como tinha que fazer manutenção a outra lá perto, aproveitei), deparei-me com:

    - 2 carteiras de fósforos,
    - 1 kit de aquecimento composto por combustível sólido altamente ...bom... combustível, segundo o escrito na embalagem , e
    - 3 rebuçados.


E, ainda por cima, o material de escrita que lá tinha deixado na última manutenção, tinha desaparecido!

Que diriam as autoridades se, por acaso descobrisse a cache e visse o seu conteúdo inflamável? Provavelmente, mais uma história de banimento do geocaching de uma zona sensível?

Não pretendo apontar o dedo a ninguém (embora tenha feito as minhas investigações para ver se envio um mail privado ao autor), mas tenho apenas como objectivo o de reavivar este tema para ver se a mensagem chega a mais pessoas e se todos os que lerem este tópico, mesmo que não participem nele, passem a palavra sobre o que deve ser ou é considerado como bom conteúdo das caches (quando se cria uma nova) ou o que são bons items para troca (quando se visita uma cache).

Assim, relembro o que o nosso GeoWiki diz quanto a; items de troca nas caches.
E os que dizem as Guidelines do Geocaching.com quanto a conteúdo: aqui, aqui e aqui (pode-se mudar a linguagem para português, se necessário).

Por favor, passem a palavra e ajudem a melhorar o comportamento geral da comunidade neste aspecto tão básico.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Conteúdo das Caches

Mensagempor jasafara » sexta dez 28, 2012 11:25

Incrível...mas como dizes não vale a pena comentar o caso extremo de inconsciência referido.
O que interessa é fazer com que a mensagem chegue ao maior número possível de geocachers.
Não sei se o mail que está a ser enviado actualmente aos novos gecocachers refere isso. Vou analisar. Se não refere deve passar a referir...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Conteúdo das Caches

Mensagempor rifkinda » sexta dez 28, 2012 11:39

Bem apontado. Ainda estes dias natalícios fomos fazer manutenção a 3 das nossas caches, e trading items de jeito não havia (o pessoal leva os brinquedos que já deixamos e não põem nada ou então põem basicamente lixo).
Também temos apanhado rebuçado, pastilhas e afins nas nossas caches. Isqueiros e fósforos, não tanto ultimamente.
Outro fenómeno que notamos que está a acontecer é os geocachers simplesmente, em vez de assinarem no logbook, começam a acrescentar papelinhos. Até parece que já trazem o papel com o found escrito de casa e assim é mais rápido, porque é só abrir o contentor e mandar o papelinho lá para dentro. E depois os que vêm a seguir, vêm uns quantos de papelinhos e acrescentam mais um e nem vão ver que o logbook tem ainda imenso espaço para escrever. E o passo seguinte é um pedido de manutenção, que já não há espaço no logbook e que a cache já está cheia de papelinhos.

Nesta nossa ultima manutenção, voltámos a imprimir stash notes (também têm tendência para desaparecer como os lápis, vai-se lá saber porquê), mas como quase ninguém lê as stash (só mesmo quem não conhecer o jogo e encontrar uma cache por acaso), também acho que seja inútil alterar por exemplo a stash e acrescentar uma lista de items a não colocar nas caches.

Sinceramente não sei o que propôr, a não ser continuarmos a fazer meetup, eventos e convívios e ir transmitindo a boa prática de boca em boca e de sermos bons exemplos.
A divulgação via fóruns também pode ser útil, mas tem sempre um alcance limitado, porque há muitos geocachers que não seguem qualquer fórum.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8462
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Conteúdo das Caches

Mensagempor jasafara » sexta dez 28, 2012 12:30

rifkinda Escreveu:...
Sinceramente não sei o que propôr, a não ser continuarmos a fazer meetup, eventos e convívios e ir transmitindo a boa prática de boca em boca e de sermos bons exemplos.
A divulgação via fóruns também pode ser útil, mas tem sempre um alcance limitado, porque há muitos geocachers que não seguem qualquer fórum.

Se te esforçares (tu e todos) um pouco, vais ver como tens outras ideias. Se são mais ou menos exiquivéis é outra história. Mas antes de se ter uma ideia ganhadora, primeiro tem de se dinamizar iniciativas para poderem surgir ideias, dinamiza(em) este tema aqui no geoaching@pt e farás(ão) alguma coisa para não perder a ligação ao presente, vivendo das glórias do passado.

E digamos que esta foi a última "provocação" que aqui faço. Estou demasiado envolvido no Geopt, para considerar que não me cabe a mim, nem quero, dinamizar aqui iniciativas, mas terei todo o gosto em participar activamente nas que forem lançadas e em criar pontes entre os dois portais sempre que possa ajudar..
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Conteúdo das Caches

Mensagempor MAntunes » sexta dez 28, 2012 12:56

Coloquei este tópico com o objectivo anunciado, twittei no twitter e queria fazer algo mais...

Talvez, arranjar um texto formatado para colocar nas páginas das caches de que sou responsável? Mais um texto a encher as páginas e ser ignorado... ou uma Note e todas as minhas caches? Com o tempo e os logs deixa de ser visível... Bem, e falar sobre o assunto nos Eventos a que vou.

Quanto a iniciativas aqui, nestes Foruns, será que há, da parte dos admins, possibilidade para dar destaque a este assunto? Seja com um sticky neste tópico, seja com um banner animado que apareça lá no topo e enumere os items impróprios a colocar nas caches?
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Conteúdo das Caches

Mensagempor lynxpardinus » sexta dez 28, 2012 13:17

Vi ontem a mensagem e fiquei siderado!

Mas acho que nao e tema de que tenhamos falado ultimamente - o ultimo grande boom sobre o assunto foi por altura dos fogos de verão de há um par de anos.

Acho que devemos voltar regularmente ao assunto, nos fóruns, no twitter + Facebook, no g+. Devemos voltar a fazer barulho sobre o tema - e devo dizer que conto bastante com este fórum para o fazer. Afinal, este sempre foi um espaço primordialmente dedicado ao suporte dos geocachers, para os ajudar a usufruirem mais e melhor desta actividade - e nao uma fogueira de vaidades dedicada a números (e desculpem, mas agora foi a minha vez de ser provocatorio).

Em suma - espero mais envolvimento da comunidade para ajudar a guiar quem nao sabe trocar prendas ou deixa objectos perigosos dentro de caches. E acho que este aviso do Manuel e um bom ponto de partida.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Conteúdo das Caches

Mensagempor jasafara » sexta dez 28, 2012 14:05

lynxpardinus Escreveu:...Devemos voltar a fazer barulho sobre o tema - e devo dizer que conto bastante com este fórum para o fazer. Afinal, este sempre foi um espaço primordialmente dedicado ao suporte dos geocachers, para os ajudar a usufruirem mais e melhor desta actividade - e nao uma fogueira de vaidades dedicada a números (e desculpem, mas agora foi a minha vez de ser provocatorio)...

Boa! É isso mesmo, sê provocatório à vontade (embora injusto com o Geopt ;))). Eu sei que custa levantar de ao pé da lareira, onde se está tão confortável a falar das glórias do passado e das misérias do presente, mas o que custa é (re)começar :-)
Vão à luta, proponham , façam acontecer!

E digo eu, porque raio é que a moderação deste fórum tem a constituição que têm?
É verdade qe não têm sido precisos moderadores porque pouco à a moderar, mas mudem-lhe o nome e chamem-lhes dinamizadores.
E se for assim porque é que não estás lá tu, e o hfilipe e o MAntunes? E porque é que lá está o acasim (por quem eu tenho enorme consideração pessoal) que só modera tópicos de fotografia? Não acredito que seja porque não querem...Não querem dinamizar este projecto, não querem sair da modorra e irem á luta? Não acredito...
Não gostam de "dinamismo" e querem por quem ache que o tem a andar de triciclo e a brincar com comboios (sim e tu clcortez que gostas tanto desta casa. Mas acção e menos palavras ;))). Então vejam o geocaching a deteriorar-se sem fazerem nada para o procurar impedir.

Sobre o conteúdo das caches, tenho algumas ideias, mas vou esperar para ouvir as vossas.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 39 visitantes