• Anúncios

Quão perigosos são os GPSr?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Quão perigosos são os GPSr?

Mensagempor lynxpardinus » segunda fev 07, 2011 12:06

Um artigo no "Not About the Numbers" ( http://www.notaboutthenumbers.com/2011/ ... th-by-gps/ ), que cita responsáveis do Death Valley National Park, relaciona um aumento no número de mortos no parque com o uso generalizado de GPSr. A lógica é que os GPSr dão uma falsa sensação de segurança aos utilizadores, conduzindo-os para situações que não estão preparados. Um outro artigo há uns dias atrás ( http://www.notaboutthenumbers.com/2011/ ... oes-wrong/ ) dava conta de casal de idosos que seguiu cegamente o seu GPSr e que acabou por embater numa igreja.

O que acham disto? Acham que os GPSr são perigosos? Ou, que os fabricantes deveriam fazer mais para prevenir ou alertar sobre determinados perigos? (no Not About The Numbers fala-se da actualização de redes de estradas e caminhos e na colocação de avisos para determinadas áreas)
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Quão perigosos são os GPSr?

Mensagempor Torgut » segunda fev 07, 2011 14:03

De facto, no que toca à utilização para navegação por estrada tenho a forte convicção de que algo urge fazer para responsabilizar os fornecedores de software perante a informação que oferecem. Múltiplas vezes me meti em situações complicadas com o carro devido à desadequação de informação fornecida e algo tem de ser feito.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Quão perigosos são os GPSr?

Mensagempor ajsa » segunda fev 07, 2011 14:29

Eu também sou da opinião que a solução começar por uma actualização de estradas e caminhos e, essencialmente por uma correcta classificação dos mesmos.

Dou um exemplo real:

A minha casa fica inserida no meio da nossa propriedade a qual é atravessada por um caminho.
Seguindo este caminho desde a sua origem, atravessando a nossa propriedade e continuando no mesmo vamos dar ao Rio Guadiana.
Paralelamente à nossa propriedade existe um outro caminho público, um pouco mais longo que o nosso que também vai dar ao Rio Guadiana, aliás, o nosso caminho vai-se encontrar com este na outra ponta da propriedade.

Quem colocar no TomTom o Rio Guadiana como destino vai ter como trajecto o nosso caminho precisamente porque é mais curto em 2 km.
Se os caminhos estivessem correctamente classificados, o TomTom seria capaz de identificar o nosso caminho como privado e imediatamente o removia das opções principais da rota.

Neste momento o que acontece é muito simples: volta e meia lá aparece um perdido à porta de casa porque encontrou portas fechas no meio do percurso sugerido pelo GPS.
Agora imaginem que os nossos "visitantes" saiam do carro e têm um recepção de boas-vindas pelo nosso rafeiro. Quem é o responsável?

Sou eu porque tenho um cão com caninos grandes à solta dentro da minha propriedade, são os visitantes porque não tomaram cuidado ao observar que estão em propriedade privada, é a empresa que produz o GPS porque forneceu uma indicação errada ou a empresa que forneceu a cartografia que classificou mal os caminhos?
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Quão perigosos são os GPSr?

Mensagempor alieri » segunda fev 07, 2011 15:45

Por mais responsáveis que sejam os fabricantes e por mais avisos vermelhos que coloquem à vista, há-de haver sempre quem continue a meter gatos no micro-ondas (ou a dar soporíferos a bebés para estes dormirem "melhor") e a processar a McDonalds porque o café estava quente demais, apesar de a embalagem dizer "cuidado, café boé de quente, man!"

Dito isto, penso que a Tomtom tinha ou tem um sistema que permite aos utilizadores fazerem updates das estradas, de alterações aos sentidos das ruas, etc. Não tenho a certeza se está disponível para todos ou apenas para um número restrito de utilizadores (os que pagam mesmo pelos mapas actualizados). Essa função, se fosse alargada e simplificada no seu uso, permitiria menos erros.
Tais erros, por outro lado, são mais prováveis em estradas menos movimentadas, como no exemplo do Ajsa (compra umas placas a dizer "propriedade privada" e "cuidado com o cão, é mau comáscobras").
Uma ideia seria, nos mapas dos gps, dar uma cor diferente a estradas de terra batida e caminhos do género. Não sei se isto resolveria alguma coisa...
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Quão perigosos são os GPSr?

Mensagempor Torgut » segunda fev 07, 2011 18:22

alieri Escreveu:Por mais responsáveis que sejam os fabricantes e por mais avisos vermelhos que coloquem à vista, há-de haver sempre quem continue a meter gatos no micro-ondas (ou a dar soporíferos a bebés para estes dormirem "melhor") e a processar a McDonalds porque o café estava quente demais, apesar de a embalagem dizer "cuidado, café boé de quente, man!"

Dito isto, penso que a Tomtom tinha ou tem um sistema que permite aos utilizadores fazerem updates das estradas, de alterações aos sentidos das ruas, etc. Não tenho a certeza se está disponível para todos ou apenas para um número restrito de utilizadores (os que pagam mesmo pelos mapas actualizados). Essa função, se fosse alargada e simplificada no seu uso, permitiria menos erros.
Tais erros, por outro lado, são mais prováveis em estradas menos movimentadas, como no exemplo do Ajsa (compra umas placas a dizer "propriedade privada" e "cuidado com o cão, é mau comáscobras").
Uma ideia seria, nos mapas dos gps, dar uma cor diferente a estradas de terra batida e caminhos do género. Não sei se isto resolveria alguma coisa...


Isto não tem nada a ver com os gatos no micro-ondas. Não se trata de uma desadequada utilização do produto, mas sim de uma desadequação do produto. Completamente diferente. Enquanto não começar a doer aos produtores de software a displicência com que tratam a informação, continuarão de rédea livre a vender um produto cheio de erros... alguns deles com potencial para fazer histórias acabar mal. Creio que já existe um antecedente judicial, achoq ue no Brasil, de alguém que teve um acidente depois de se ver quase bloqueado num trilho que supostamente seria uma estrada.

Quanto ao sistema de updates, a última vez que olhei era muito limitado. Servia mais para marcar alterações de sentido das estradas e pouco mais.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Quão perigosos são os GPSr?

Mensagempor Sagitario » segunda fev 07, 2011 20:15

Quando comprei o meu Asus ainda a TomTom ia na versão 5 dos mapas, a minha zona só tinha 3 ruas e uma das principais não tinha continuidade.

O que eu fiz foi ter o dito sempre ligado fosse eu para onde fosse. Não sei quantas vezes percorri os 7km que distam da casa dos meus pais até a empresa onde trabalho com a rota marcada, só para me habituar ao funcionamento do software, ver os erros no mapa, saber que afinal os "a 200m vire à direita..." da "Marta" já não o são quando ela acaba de os dizer e afins.

Não raras vezes o meu pai embirrava comigo por eu ir a reparar no aparelhometro até que um dia, num azar de transito algures na rotunda AEP no Porto eu tive de ir por uma rua que eu não conhecia, logo o meu Pai, que estava comigo e que conhece muito bem o Porto começou a dar opiniões contra o gps... mas, não passaram 10m já eu estava de novo no sentido para onde queria ir... o Homem pasmou-se com a rapidez da informação e reconheceu que quem erra, muitas vezes é o Humano que está a conduzir e não a maquina.

Pedir responsabilidades ao fabricante... é impraticável, completamente impraticável, porque em ultima instância somos nós condutores que devemos ter a noção que um GPS é e está classificado como um Auxiliar de condução e não é um guia turístico ou um co-piloto.
Pedir que as actualizações sejam céleres e com a informação correcta, isso sim!

Dai a noticia ou o artigo citado pelo Lyx ser, na minha opinião, mais uma americanice como a de processar o vizinho porque o os pássaros passam da propriedade dele para a minha e deixam umas poias no meu quintal... ou se forem pombas, até podem acertar na moleirinha.

E não, nunca me senti frustrado por não poder ter um mapa mais actual ou a informação constante no que tenho não ser a melhor, mas isto sou eu...
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Quão perigosos são os GPSr?

Mensagempor Torgut » segunda fev 07, 2011 20:24

Sagitario Escreveu:Pedir responsabilidades ao fabricante... é impraticável, completamente impraticável, porque em ultima instância somos nós condutores que devemos ter a noção que um GPS é e está classificado como um Auxiliar de condução e não é um guia turístico ou um co-piloto.


Impracticável não é porque já foi feito, e de resto eu, que sou o primeiro a repudiar em alto grau o americanismo dos processos por dá cá aquela palha, tenho que discordar neste caso. Chama-lhe auxiliar se quiseres. O que se paga é informação e a informação, sobretudo quando se paga, espera-se que seja correcta. Os mapas estão cheios de caso de negligência, que deveriam ser punidos exemplarmente. Se eu pago para saber que estradas tenho daqui até acolá, espero que o meu dinheiro não compre informação que me diz que tenho uma estrada circulável que afinal é um trilho de cabras que se vai estreitando. Ou ver a estrada indicada entrar por uma barragem adentro (caso real, numa barragem que lá está há 10 anos). Tanto mais não seja porque a gasolina custa caro e o que pago é para receber indicações de como me deslocar daqui para ali. É auxiliar, mas nem um auxiliar pode falhar na tarefa que lhe está atribuida.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Quão perigosos são os GPSr?

Mensagempor Sagitario » segunda fev 07, 2011 20:47

Torgut Escreveu:Impracticável não é porque já foi feito, e de resto eu, que sou o primeiro a repudiar em alto grau o americanismo dos processos por dá cá aquela palha, tenho que discordar neste caso. Chama-lhe auxiliar se quiseres. O que se paga é informação e a informação, sobretudo quando se paga, espera-se que seja correcta. Os mapas estão cheios de caso de negligência, que deveriam ser punidos exemplarmente. Se eu pago para saber que estradas tenho daqui até acolá, espero que o meu dinheiro não compre informação que me diz que tenho uma estrada circulável que afinal é um trilho de cabras que se vai estreitando. Ou ver a estrada indicada entrar por uma barragem adentro (caso real, numa barragem que lá está há 10 anos). Tanto mais não seja porque a gasolina custa caro e o que pago é para receber indicações de como me deslocar daqui para ali. É auxiliar, mas nem um auxiliar pode falhar na tarefa que lhe está atribuida.


Mas não te tiro nenhuma razão, até porque soube de um ou dois casos onde os novos mapas da Garmin enviavam o pessoal pela esquerda em algumas rotundas... mas continuo na minha, se não estamos atentos e se seguirmos à letra o que o aparelho diz podemos cair em algumas desgraças.
E como antecipei que actualizar um mapa é coisa para demorar uma eternidade e mesmo assim os erros são muitos, os mapas que uso são os TomTom 645.1430 que adquiri em 2007 que em relação aos de 2011 ainda estão muito a frente no que diz respeito a caminhos de terra batida que nos novos foram suprimidos.
E sim, quando voltar a actualizar para uns mais recentes, tipo os 8xx.xxxx, quero que o meu dinheiro seja bem empregue e que não me sinta "usado".
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Quão perigosos são os GPSr?

Mensagempor lynxpardinus » terça fev 08, 2011 03:07

Bom, quanto à possibilidade de serem processados, os GPSr de estrada, quando os ligamos, têm sempre um disclaimer a avisarem que não devemos confiar cegamente neles, para a possibilidade de erros e que, no caso de algum problema, a culpa é sempre nossa e nunca do fabricante. Esse disclaimer tem força legal (no quadro existente) e isenta o fabricante de responsabilidades decorrentes de um uso erróneo do produto - e, neste caso, uma utilização errónea será a falta de atenção à estrada, conforme o alerta. Este disclaimer pode ser sujeito a interpretações (no caso de erros grosseiros, será que o fabricante deverá estar isento de responsabilidades pela não correcção de uma situação perigosa com um seu produto, que teria obrigação de conhecer?), mas é um processo longe de ser directo.

Agora, concordo com o Torgut - há erros grosseiros, que originam situações perigosas e que não percebo como ainda se mantêm. São erros que não deveriam existir, são de fácil correcção e se perpetuam anos, originando situações por vezes perigosas para a integridade física. Se os fabricantes não os resolvem, muito sinceramente, acho que deveriam ser forçados a fazê-lo.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Quão perigosos são os GPSr?

Mensagempor lynxpardinus » sábado jul 02, 2011 11:24

E temos um novo caso nos media. Um grupo de pessoas que culpam o GPS por terem mandado o carro alugado que conduziam para dentro de um lago. Se bem que, muito sinceramente tenho sérias dúvidas de que se deva culpar o GPS...

http://gpstracklog.com/2011/06/women-dr ... e-gps.html
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Quão perigosos são os GPSr?

Mensagempor lgass » sábado jul 02, 2011 11:32

as pessoas são culpadas mas começo a achar que se nós pagamos um aparelho, e pagamos actualizações de mapas, o aparelho tem a obrigação de não nos mandar por caminhos que não são estradas como por vezes faz... claro que existe o bom-senso, mas começa a ser hora de culpabilizar que vende os gps'r para começarem a fazer bem o trabalho pelo qual nós pagamos
Imagem
lgass
Large
 
Mensagens: 881
Registado: segunda jul 05, 2010 21:00
Localização: Lisboa

Re: Quão perigosos são os GPSr?

Mensagempor ppereira » segunda jul 18, 2011 18:14

Imagem

Será que foi o GPSr que o levou por estes caminhos :OO
Daqui
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
Avatar do Utilizador
ppereira
Regular
 
Mensagens: 393
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Pinhal de Frades - Seixal

Re: Quão perigosos são os GPSr?

Mensagempor lynxpardinus » segunda jul 18, 2011 19:17

Bom, se a cache era ali, poderia ser apenas alguém a tentar imitar o Portelada - o objectivo dele era sempre pôr a roda do jipe em cima do tupperware...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Quão perigosos são os GPSr?

Mensagempor lynxpardinus » quarta set 21, 2011 08:04

E um novo artigo para esta área.

Um casal que acabou por entrar por uma estrada de madeireiros, vedada, que fechou durante a noite e os obrigou a pernoitarem no meio da floresta, no Alabama. Uma situação perfeita para serem raptados por alienígenas malévolos...

Podem ver a história completa (sem os extra-terrestres) em http://theworldlink.com/news/local/crim ... 2577f.html .
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Quão perigosos são os GPSr?

Mensagempor lynxpardinus » segunda fev 20, 2012 11:39

E, ao que parece, em 2011, os sistemas de navegação por satélite foram acusados de ser responsáveis por mais de 200M GBP de estragos. http://www.pocketgpsworld.com/Satnav-bl ... e-5438.php
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes