• Anúncios

Quão perigosos são os GPSr?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Quão perigosos são os GPSr?

Mensagempor zoom_bee » sexta abr 01, 2016 07:33

clcortez Escreveu: A maioria dos que conheço que usam o gps por tudo e por nada não têm o mínimo sentido de distâncias ou localizações.


O meu sentido de orientação é nulo, de uma nulidade tal que deveria ser objecto de estudo, eu perco-me no caminho de trabalho para casa, esta semana estou a fazer um serviço em Felgueiras e se o GPS perde o sinal entro em pânico... eu sei, é sempre o mesmo caminho mas cada curva, desvio ou distância parecem na melhor hipótese...vagamente familiares, mas estou longe de saber se são certas ou erradas e qualquer tentativa de memorização é inutil.

Pelo menos a culpa não é do GPS, eu sempre tive essa dificuldade, na verdade a razão de eu adquirir o meu primeiro receptor GPS quando o sinal foi "limpo" não foi o geocaching mas uma tentativa de o utilizar para navegação em terra (na altura não se falava em navegadores tipo tometomes ou énedrives) o melhor que se arranjava era um mapa de fundo com algumas ruas traçadas, não no caso do meu que como era um gps marítimo apenas me dava o contorno da costa e alguns pontos como bóias, ancoradouros, locais de pesca...

Depois já através do fórum conheci uma forma de usar mapas militares e continentais, sobrepondo as rotas que ia percorrendo.
Claro que isso implicava um dispositivo windowsCe ou um portátil com ligação série a uma antena GPS como no meu caso.

Os navegadores offline são para mim uma das coisas mais fabulásticas que a tecnologia permitiu.

Dificilmente consigo memorizar um trajecto, de dia oriento-me pelo sol e... ora... é para "aquele lado"..., raramente páro para pedir informações, e por uma questão de segurança nunca fico hesitante ao decidir se viro ou sigo em frente, é tipo moeda ao ar e siga... obrigado constelação GPS e benditos receptores mesmo com todas as maluqueiras.
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1518
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Quão perigosos são os GPSr?

Mensagempor geo-amd » sexta abr 15, 2016 11:47

Este tema está na moda. Mais um artigo, de hoje: https://www.publico.pt/ciencia/noticia/ ... da-1729074

Algumas frases do texto:
Morte por GPS...

Orientar-se e "navegar" na paisagem que nos rodeia é uma tarefa complexa que não pode ser totalmente confiada às máquinas.

Temos um GPS cerebral...

Porém, a navegação é uma competência que ou se usa ou se perde.

De facto, há uns 15 anos que os neurocientistas suspeitam que os nossos dotes inatos de orientação só se mantêm bem "oleados" se os utilizarmos assiduamente - caso contrário, começam a definhar. E há cada vez mais resultados científicos que reforçam esta ideia.

Há quem vá mesmo mais longe e abandone totalmente o uso do GPS. Foi o caso, por exemplo, da neurocientista Véronique Bohbot, da Universidade McGill (Canadá).
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2280
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Quão perigosos são os GPSr?

Mensagempor jasafara » terça mai 17, 2016 23:24

jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Quão perigosos são os GPSr?

Mensagempor zoom_bee » quarta mai 18, 2016 07:50

"Até ao momento, que se saiba, o GPS não emitiu qualquer pedido de desculpas à senhora." [:D]
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1518
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Anterior

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes

cron