• Anúncios

Era uma vez...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Era uma vez...

Mensagempor ppereira » sexta jan 28, 2011 11:16

Criei este tópico, porque começa a fazer-me sentido chamar a atenção para algumas caches que de algum modo mudaram a nossa vida de geocachers, aquela cache que por ser num local onde apenas se ouve passarinhos, de algum modo deixou perceber que o geocaching podia ser muito mais que simplesmente encontrar tuperwares. Falaremos daquele enigma que de certo modo nos deu imenso gozo desvendar, e depois de 6 meses a tentar desvendá-lo, a resposta sempre esteve à nossa frente.

Tenho a opinião que nascem muitas caches só porque sim, (e que muitas não se justificam) porque aquele sobreiro tem um buraco e ainda não está tapado com um caixote, ou porque aquele sinal de transito ainda não tem nenhuma cache. Há caches que aparecem porque alguém entrou nesta aventura e então também tem de colocar a sua cache, ás vezes não da melhor maneira.

A ideia é trazer para aqui caches que sejam o exemplo de imaginação ou exemplo de locais e que sirva para quem chega à actividade perceber aquelas caches que marcam e tornam os logs num deleite para quem os lê.

[EDIT: Algumas frases do texto não tinham o sentido que pretendia]
Editado pela última vez por ppereira em sexta jan 28, 2011 13:08, num total de 1 vez.
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
Avatar do Utilizador
ppereira
Regular
 
Mensagens: 393
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Pinhal de Frades - Seixal

Re: Era uma vez...

Mensagempor ppereira » sexta jan 28, 2011 11:58

Para começar vou destacar uma cache do Olharapo, Penas do Castelo, uma cache diferente num local sem luz e sem sinal GPS, é preciso recorrer á bussola e á lanterna e a muitas apalpadelas.
Um must para todos os que ousaram passar a pequena entrada e deixar que a vista se habitue à escuridão do local.

Da listing
Código: Selecionar todos
Esta cache encontra-se numa gruta do Parque Natural Serra d'Aire e Candeeiros.
(...)por se tratar de uma zona limpa e sem vestígios da presença humana. Deixe o local como o encontrou(...)

Imagem
a paisagem do local by Capitaesdeareia


Convém ler os logs anteriores como o do nunobras:
Código: Selecionar todos
Fora o facto de o gps apontar para o monte ao lado e perdermos 1 hora à procura dum buraco foi brutal. Aconselhável mas estudem bem o caminho

Ou dos TerraFirme-Team
Código: Selecionar todos
Foi umas das caches mais espectaculares que já fizemos. Recomendamos vivamente esta cache.

Imagem


Ainda o log do HDV
Código: Selecionar todos
Local inédito; remoto e impoluto. A entrada na gruta é relativamente simples.
Na ausência da bússola, consegui ainda assim orientar-me - a partir da posição do Sol lá fora - e dar com o azimute correcto; a «descoberta» acabou por ser simples e recompensadora.

Conta neste momento com 99 founds e 12 favoritos, o que lhe dá um rácio de ser uma das caches favoritas de 12% dos geocachers que a visitaram.

E agora um pequeno filme feito aquando da minha busca da cache

http://www.youtube.com/watch?v=r9t9T6mFhFY
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
Avatar do Utilizador
ppereira
Regular
 
Mensagens: 393
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Pinhal de Frades - Seixal

Re: Era uma vez...

Mensagempor rifkinda » sexta jan 28, 2011 12:11

Ainda me enganaste... e eu a pensar que era um tópico sobre a nossa série de caches "Era uma vez..." [:O]

Mas respondendo ao que perguntaste...
No meu caso, a cache que me fez ficar interessada no geocaching foi a Hanging Gardens of Babylon (depois, a ver se procuro o link).
Até ter ido a essa cache, não achava muita piada ao conceito de procurar caixinhas micro em esculturas cheias de teias de aranha ou de contar elementos, para poder logar uma virtual.

Esta cache fez de facto toda a diferença! :clap:
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Era uma vez...

Mensagempor ppereira » sexta jan 28, 2011 12:23

A Hanging Gardens of Babylon merecerá com certeza um destaque neste tópico. Até porque nunca a encontrei apesar de ter adorado o local neste DNF
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
Avatar do Utilizador
ppereira
Regular
 
Mensagens: 393
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Pinhal de Frades - Seixal

Re: Era uma vez...

Mensagempor allien » sexta jan 28, 2011 14:50

Tenho poucas "caches" encontradas mas...de algumas só não me arrependo de lá ter ido, porque há sempre algo de positivo a retirar dos momentos de geocaching, de outras encontradas que foram, não pretendo regressar, e ainda existem aquelas que, mais tarde ou mais cedo, hei-de revisitar. Depois existe uma em que poderia, noutras circunstâncias, ficar lá para sempre, qual eremita dos tempos modernos*.

http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 00af42afbe

*Com acesso à "net" e outras mordomias.
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: Era uma vez...

Mensagempor ppereira » segunda jan 31, 2011 12:06

Hoje resolvo pegar no último post do Allien e chamar a atenção para uma cache que não deixa indiferente quem visita a aldeia da Safira - The Jewell of Saphire dos GreenShades.
Uma aldeia completamente abandonada (mas não perdida) no meio do Alentejo, as placas na EN indicam perfeitamente o caminho para esta aldeia, embora quando lá chegamos percebemos que está completamente desabitada. Deambular pelas ruínas enche todos os que lá passam de nostalgia e tentativas de imaginação de tudo o que lá se passava.
É difícil alguém passar aqui (encontrando a cache ou não) e não sentir aquele friozinho na barriga da espectacularidade do local.
Faz parte de várias Bookmark, o que quer sempre dizer que a qualidade desta cache não nos deixa indiferente. Destaco algumas que consideram esta cache no TOP:
Torgut: High-Quality in Portugal,
wireless_70: team wireless ***** caches
bolacha: Caches Especiais!
jorgeorge: Meu top pessoal

Como apresentação temos imensos logs que poderia destacar, ressalvo alguns:
Imagem

Log por SaraZB:
Código: Selecionar todos
FIZ A JEWEL OF SAPHIRE, FIZ A JEWEL OF SAPHIRE!!
Era a ÚNICA onde não queria mesmo fazer DNF, já andava a namora-la quase desde que comecei a actividade e pensava até guardá-la para um momento tipo #1000. Mas foi hoje!


Do Log de Tribo do Trilho
Código: Selecionar todos
Hoje foi dia de vingar o nosso melhor DNF de sempre.
(...)Esta é sem dúvida uma das melhores caches que já encontrámos. O local é indescritível. Hoje, mesmo sendo a segunda vez que visitámos esta aldeia, não conseguimos abandoná-la sem antes voltar a percorrer todos os espaços(...)

Imagem

Log de tiago_silva2
Código: Selecionar todos
Apesar de DNF adorei o local.. Até me arrepiou a chegada. Local digníssimo de ser visitado.


Log de pipl
Código: Selecionar todos
A minha cache favorita de todas as que fizemos neste dia!
O local tem um encanto especial, é mesmo precioso!


... era realmente uma grande cache e uma cache grande
Imagem

mas parece que desapareceu e deixaram lá uma substituta para que o geocaching possa desfrutar deste belo local,
Quem lá for tome atenção à note deixado pelo tmob
quote:
October 17, 2009 by tmob (2092 found)
Dada a cache em questão, e o facto de ser efectivamente uma cache marcante no panorama do geocaching nacional, tomámos a liberdade de deixar uma nova em substituição.
Ficou lá uma pequena lock-lock, escondida bem perto da anterior (dica: procurar no topo).
Esperemos que se aguente durante bastante tempo.


Since 02/03/2003
Com um total de 212 visitas e 38 votos de favoritos, foi uma das caches preferidas de 17,9% dos geocachers que a visitaram.
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
Avatar do Utilizador
ppereira
Regular
 
Mensagens: 393
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Pinhal de Frades - Seixal

Re: Era uma vez...

Mensagempor Silvana » segunda jan 31, 2011 14:35

A salientar, diria caches como a Allien Invasion (a nossa primeira cache nocturna com vodus pelo meio), a Hanging Gardens of Babylon (mais parecíamos os salteadores da arca perdida com um Drager destemido), a Indiana Jones e a Seta do Destino (uma multi de qualidade juntamente com a enigma ao lado, um poço de Mistério - são do melhor :wink: ) e a imperdível Fenda da Calcedónia (para mim, uma das melhores caches do país que já visitei por 6 / 7 vezes com pessoal do geocaching).

Se somarmos a isto, a Linha do Douro e a La ruta de los tuneles.... Todas estas caches me proporcionaram excelentes momentos de caminhada e convívio. :wink:
De momento, são as caches que me lembro de destacar e salientar.
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: Era uma vez...

Mensagempor ppereira » segunda jan 31, 2011 15:41

Silvana Escreveu:Se somarmos a isto, a Linha do Douro e a La ruta de los tuneles.... Todas estas caches me proporcionaram excelentes momentos de caminhada e convívio. :wink:


Estas duas estão a ser programadas para quando mudar a hora, portanto lá para o fim de Março.
São daquelas que sim, quero mesmo lá ir...
Mereciam o destaque também, ficará para um dia destes [:P]
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
Avatar do Utilizador
ppereira
Regular
 
Mensagens: 393
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Pinhal de Frades - Seixal

Re: Era uma vez...

Mensagempor lmpinto » segunda jan 31, 2011 16:15

ppereira Escreveu:
Silvana Escreveu:Se somarmos a isto, a Linha do Douro e a La ruta de los tuneles.... Todas estas caches me proporcionaram excelentes momentos de caminhada e convívio. :wink:


Estas duas estão a ser programadas para quando mudar a hora, portanto lá para o fim de Março.
São daquelas que sim, quero mesmo lá ir...
Mereciam o destaque também, ficará para um dia destes [:P]


Preferes fazer a coisa a solo ou em grupo? Se colocares aqui neste fórum (ou no outro) uma indicação certamente não faltará quem te acompanhe. Eu próprio tenho essas duas na minha wishlist para breve - é melhorar o tempo e ter mais tempo de luz por dia, e começo a pensar na coisa...
Imagem
Avatar do Utilizador
lmpinto
Small
 
Mensagens: 110
Registado: sexta Oct 29, 2010 15:30
Localização: Aveiro

Re: Era uma vez...

Mensagempor ppereira » segunda jan 31, 2011 16:19

lmpinto Escreveu:Preferes fazer a coisa a solo ou em grupo? Se colocares aqui neste fórum (ou no outro) uma indicação certamente não faltará quem te acompanhe. Eu próprio tenho essas duas na minha wishlist para breve - é melhorar o tempo e ter mais tempo de luz por dia, e começo a pensar na coisa...

Claro que sim, quando tiver datas e a coisa minimamente pensada, podes crer que aviso
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
Avatar do Utilizador
ppereira
Regular
 
Mensagens: 393
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Pinhal de Frades - Seixal

Re: Era uma vez...

Mensagempor alieri » terça fev 01, 2011 01:23

ppereira - ficamos à espera :)

Caches marcantes, já encontrei várias, mas "assim derrepentemente" vêm-me à memória:

* a já referida Allien Invasion, pelo engenho (era uma cache nocturna) e originalidade colocada, desde a listing aos containers;
* a Pé de Cabril - basicamente por reflectir o que acho que é o geocaching ideal, ou seja, uma combinação de natureza pura, descoberta, desafio e superação de limites pessoais;
* Nest of Johnathan Livingston Seagul, idem;
* Túnel das sete cidades, por razões semelhantes à anterior, com a diferença de estar metida (literalmente) numa estrutura construída pelo Homem;
* Casa dos bicos, pelo engenho do disfarce (cuja construção, aliás, vi descrita algures);
* Down under, pela beleza e carácter completamente surpreendente do local;
* O segredo da gruta da caveira, que tive a honra de acompanhar o Bringer quando a escondeu, mas onde voltei para acompanhar uns amigos...
* a Pandora's box, dos Espargosas

Há muitas outras dignas de nota, como algumas do Ajsa, ou do mightyreek. O MJordão tem algumas interessantes na zona de Cuba...
Hei de voltar a esta lista à medida que me lembre...
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Era uma vez...

Mensagempor Torgut » terça fev 01, 2011 14:08

Claro que há muitas mais, mas para já remeto para uma categoria específica no meu blog:

http://papacaches.wordpress.com/categor ... s-magicos/
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Era uma vez...

Mensagempor MAntunes » terça fev 01, 2011 21:57

Já olhei várias vezes para este tópico e fiquei sem saber bem que dizer...

Ao longo de quase 9 anos de geocaching 'ainda só' encontrei ...menos de 700 caches. Ou sou muito criterioso ou sou muito esquisito ou sou muito lento. Isto porque nunca parei.

Assim, posso dizer que todas as caches foram especiais para mim... Mas era generalizar muito. Era dizer ...nada.

Ou então, posso dizer que foram todas as que estão na minha bookmark list 'My top caches'... Já estou mais perto da verdade.

Mas... espera... este tópico chama-se "Era uma vez..." 'uma', singular...

Então, claramente, a cache que me marcou e me atou a este hobby foi ...a primeira. Apesar de não estar no meu top. :)

2002. Abril, dia 9. Descobri o geocaching num artigo numa das últimas páginas da revista "Semana Informática". Vejo o link, visito o site e fiquei agarrado.

Daí a ler tudo, pesquisar tudo, ver logs, caches, foruns, listas, guielines, etc..., foram vários dias agarrado ao computador a absorver informação. Não tínhamos este forum, nem a lista do yahoogroups. Só o geocaching.com e os seus serviços. Entre eles, o mail. Então, vai daí, descarado e atrevido como sou, começo a enviar mails ao geocacher que na altura se destacava mais em caches colocadas e encontradas; o Pedro Regalla. E foi assim que obtive esclarecimentos sobre dúvidas, conselhos sobre o GPSr a comprar, dicas para utilização do GPS Track Maker, etc...

O trabalho de casa durou 3 semanas até que me meti no carro, com a família e um casal amigo para ir procurar a primeira cache na zona de Évora.

Na altura não havia Google Earth, nem Google maps, nem ozi, nem PDAs com programas de navegação. Era só o GPSr com o basemap da Península Ibérica e os mapas que as caches sugeriam, na altura, o MaqQuest, para imprimir e levar.

Ainda tenho em casa uma pasta com os printouts das primeiras caches que encontrei e isso permite-me digitalizar o material da primeira cachada. A cache que me marcou e me agarrou a este vício. :D

A pagina da cache
gc1-1
Imagem

Os melhores mapas que tinhamos à disposição
gc1-2
Imagem

O MapQuest
gc1-2
Imagem

O meu TPC, com o percurso planeado
gc1-4
Imagem

O meu log
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal


Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes

cron