• Anúncios

Gerês, novidades.

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor hfilipe » sexta nov 08, 2013 12:15

TiagoGH, a mim parece-me que o essencial do que existe nesta altura se mantém: acesso "livre" nas zonas rurais, grupo máximo de 15 pessoas para acesso a Zona de Proteção Parcial Tipo II, grupo máximo de 10 pessoas para acesso a Zona de Proteção Parcial Tipo I e acesso proibido às Zonas de Proteção Total. A taxa de 152€ existe para o pedido de autorização quando se excedem estes limites. Não estou a dizer que a taxa é justa, pois 152€ é um valor demasiado exagerado.

O que esta Carta faz é regular a pratica de desportos da natureza, sobretudo pelas empresas de animação turística. É necessário que existam regras, já que se trata de uma zona protegida e não me parece que estas empresas sejam muito beneficiadas em relação a praticantes individuais.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor jasafara » sexta nov 08, 2013 12:46

Deixa ver se percebi. As regras existente e no que dizem respeito ao Geocaching

1) Obrigaram ao arquivamente de algumas caches que estavam em ZPT.
2) Podem dificultar a organização de Eventos pela limitação do número de participantes nas zonas mais apetecíveis.
3) Não prejudicam em nada as visitas individuais ou em pequenos grupos.

É isso?
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor hfilipe » sexta nov 08, 2013 13:14

Parece-me que o geocaching não existe para o ICNF. Fiz uma procura no Google para o site inteiro e só existe uma página em que a palavra aparece. O link já não funciona e apenas tinha o programa do Observanatura!

1) As ZPT, concordemos ou não com isso, são de acesso interdito à grande maioria da população. Podem gastar os 152€ e tentar obter uma autorização mas o melhor é não gastar o dinheiro nem pôr lá os pés.
Como medida cautelar parece-me correto o arquivamento das caches que lá se encontravam. O mesmo aconteceu na Arrábida, por exemplo.

2) Efetivamente, com grupos maiores de 15 ou 10 pessoas, conforme a zona os eventos podem ser complicados de organizar. A solução será dividir em grupos mais pequenos?

3) Para a maior parte dos geocachers, como vão em pequenos grupos não há problema.

Aconselho a verem os mapas da Carta, especialmente o que tem os percursos pedestres, tanto os marcados como os de navegação por carta/GPS, para terem uma ideia sobre a área abrangida por cada Zona.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor TiagoGH » sexta nov 08, 2013 13:14

Pois, mas a ideia que era transmitida há uns anos era que era necessário pedir o parecer, mesmo para a zonas de protecção parcial e independentemente do número de caminhantes, pois caso contrário podíamos apanhar uma multa exorbitante.

Ainda bem que entanto as coisas foram esclarecidas.

Sent from my GT-S5570 using Tapatalk 2
TiagoGH
Regular
 
Mensagens: 203
Registado: sábado nov 19, 2011 00:44
Localização: Loures

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor clcortez » sexta nov 08, 2013 14:00

Mais uma vez, aqui fica a nota: o ICNF conhece o Geocaching, e é um tema que os preocupa muito. Eu diria mais, o que os preocupa (e a mim também) são os geocachers, porque são estes que colocam e procuram as caches, e organizam passeatas.

Lá por não haver referências no site do ICNF não quer dizer que não se saiba o que é e que existe. O problema é que o geocaching é uma "coisa" sem personalidade jurídica em Portugal, ninguém consegue da parte do ICNF um contacto formal com o Geocaching (neste caso, um representante legal em Portugal, que~, digo mais uma vez, não existe).
Para o ICNF, o geocaching em Portugal, enquanto não houver uma personalidade jurídica, não passa de uma "brincadeira" não organizada. E como ninguém dá a cara pela "brincadeira", o ICNF ignora até onde pode, ou seja, até ao momento que se escondem caches onde não se deve, como em ZPT, em locais protegidos, etc.
Como em muita coisa nesta actividade, quando é para brincar com coisas sérias não faltam brincalhões, quando é para falar a sério sobre o tema e ser responsável, já não aparece ninguém.
Lamento. Já fui várias vezes o otário que deu a cara, se continua assim não darei mais.
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor TiagoGH » sexta nov 08, 2013 14:13

clcortez Escreveu:Já fui várias vezes o otário que deu a cara, se continua assim não darei mais.

O que é que está a "continuar assim"?
TiagoGH
Regular
 
Mensagens: 203
Registado: sábado nov 19, 2011 00:44
Localização: Loures

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor clcortez » sexta nov 08, 2013 15:04

Tiago, está bem explicado no meu post o porquê.

Estou neste momento (por estes dias) em contacto com o ICNF, nomeadamente com uma das responsáveis pelos parques Sintra-Cascais e Arrábida, mas aqui só faço a "ponte", nada mais que isso. Depois, "alguém do geocaching" que pegue no contacto e que o trabalho. Eu como não sou nem dono nem representante legal do geocaching não posso fazer mais nada.

Infelizmente, e digo isto com tristesa, não podemos mais assumir por defeito que todos os geocachers são boas pessoas e bem intencionados, com princípios e civilizados. Quando éramos poucos e nos conhecíamos, era fácil "controlar" o que cada um fazia e conhecê-lo, agora não. Não posso continuar a ver casos quase diariamente de falta de étice, civilidade, respeito pelo património e pelas pessoas e dizer que o geocaching é só feito de pessoas boas. Não é. Assim, tenho que dar razão a quem está de fora da actividade quando tem algumas reservas quanto às boas intenções do geocachers. Logo, não podemos culpar o ICNF se tem reservas quanto ao Geocaching.
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor 2 Cotas » sexta nov 08, 2013 18:44

Ponto!
Imagem
Avatar do Utilizador
2 Cotas
Regular
 
Mensagens: 651
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58
Localização: Here

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor jasafara » sexta nov 08, 2013 18:56

Exmo(a). Sr(a). Joaquim Safara

Este é um email automático para o/a informar que o domínio ang.pt expira no dia 11-11-2013.

Não sei que faça...

Para dar contexto...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor jasafara » segunda nov 11, 2013 19:18

www.ang.pt renovado por um ano.
Entrega-se a quem me der garantias de conseguir levar para a frente um processo válido de associativismo ligado ao geocaching.
Se não houverem interessados, cedo o endereço à Associação Nacional de Geriatria ou de Golf [:D]
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor hfilipe » segunda nov 11, 2013 20:34

jasafara Escreveu:Se não houverem interessados, cedo o endereço à Associação Nacional de Geriatria ou de Golf [:D]

Parece-me que é o mais provável. :wink:

Não será fácil para ninguém assumir a responsabilidade de criar a ANG.
Na minha opinião só alguém bastante conhecido e respeitado na comunidade de geocachers portugueses poderia convencer o resto da equipa a juntar-se a ele(a) e a levantarem esse projeto sem criar muitos anticorpos. E depois disso teria que ter muita paciência para gerir os conflitos que existem dentro da própria comunidade e entre esta e entidades externas. Tudo isto com muitas horas de trabalho, voluntário e, possivelmente, pouco apreciado por alguns.

Algum candidato?!
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor hfilipe » segunda nov 11, 2013 21:53

Se calhar, será também uma bom tema para discussão.
Quais os benefícios e os malefícios que poderão advir da criação da "Associação Nacional de Geocaching"? Será que há abertura e interesse por parte da comunidade em terem alguém que os represente de forma oficial?

Queres abrir um tópico próprio para isso?
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor jasafara » segunda nov 11, 2013 22:36

Ok. Vou fazer um apanhado do que é que já se escreveu por aí sobre o assunto...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor clcortez » quarta nov 13, 2013 21:11

Apesar de já ter falado sobre este tema ali noutro tópico, deixo aqui a minha opinião.

Neste contexto da representatividade do Gecaching em Portugal acho extremamente importante a existência de uma associação ou similar, desde que tenha personalidade jurídica. É essa a grande lacuna neste momento e o que mais entraves coloca a que entidades como o ICNF olhem para o Geocaching com o respeito que ele merece. Para eles, isto não passa de uma brincadeira organizada através de um site. Não há caras, nomes, representantes, com quem falar e que se responsabilize.
Outro problema é qual o âmbito da tal associação: para que serve? A quem se destina? O que representa? Que iriam dizer os Estatutos? Demasiadas questões que se levantam (ou não, porque não vejo ninguem actualmente praí virado) sobre algo que considero importante para alavancar o geocaching em Portugal no futuro.

Quando nos mudados para um novo bairro, primeiro arruma-se a casa e depois já se pode ir a casa do vizinho dar-nos a conhecer. Sem a casa arrumada, somos como um albergue, nunca se sabe quem está, quem entrou, quem saiu, com quem falar.

Ainda está para nascer o dia em que virá alguém com capacidade de pegar neste tema e fazer algo concreto. Até lá, vamos brincando às autorizações e à apanhada e às escondidas, a ver quem se esconde melhor e corre mais rápido que os guardas florestais. Na maior parte das vezes os geocachers safam-se, mas olha que eu e mais uns quantos há uns anos apanhámos um cagaço daqueles no Gerês. Se estiver por aí o Manel, o PH, o MCA, o Sagitário, etc que o digam, que esles também lá estavam...
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Gerês, novidades.

Mensagempor lynxpardinus » quarta ago 27, 2014 09:23

Entretanto, e ao que parece, a obrigatoriedade de pagamento para submeter um pedido de caminhada nas áreas protegidas em Portugal terá sido revogado. A concessão de autorizações será, no entanto, paga (se bem que não se conheçam, ainda, valores). Mais pormenores em http://www.publico.pt/local/noticia/est ... as-1667698
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes