• Anúncios

Geocaching trivia

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Geocaching trivia

Mensagempor geo-amd » sexta fev 22, 2013 18:04

jasafara Escreveu:Ele só te cria um percurso mais ou menos optimizado entre dois pontos (mas que no entanto podem ter muito mais de 28 conexões possíveis pelo que deve utilizar um algoritmo relativamente sofisticado).

A bem da verdade, este percurso tem obrigação de ser mesmo otimizado. O caminho mais curto entre dois pontos num grafo complexo pode ser descoberto de forma eficiente por uma máquina (usando tipicamente o algoritmo de Dijkstra).
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Geocaching trivia

Mensagempor jasafara » sexta fev 22, 2013 19:41

Muito interessante. Realmente são coisas diferentes um precurso optimizado entre dois pontos mesmo que com conexões complexas e um percurso optimizado passando por n pontos fixos...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Geocaching trivia

Mensagempor jasafara » domingo fev 24, 2013 09:41

Primeira aproximação : 2.213km
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Geocaching trivia

Mensagempor geo-amd » domingo fev 24, 2013 12:14

Não estou a tentar resolver, mas tenho imensa curiosidade por conhecer os resultados... e, quem sabe, um dia, participar num supertour que use o percurso otimizado! [:)]

Havia aqui, neste mesmo tópico, outro post, provavelmente apagado pelo autor, com uma coisa interessante que poderá vir a ser útil noutras situações: eu não sabia, mas a API dos Google Maps pode ser usada por um programa para saber qual a distância mínima por estrada entre quaisquer dois pontos.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Geocaching trivia

Mensagempor jasafara » domingo fev 24, 2013 14:25

geo-amd Escreveu:...
Havia aqui, neste mesmo tópico, outro post, provavelmente apagado pelo autor, com uma coisa interessante que poderá vir a ser útil noutras situações: eu não sabia, mas a API dos Google Maps pode ser usada por um programa para saber qual a distância mínima por estrada entre quaisquer dois pontos.

Pois também tinha reparado. Foi pena ter sido retirado...
Até referia que o caminho que tinha conseguido com os 28 pontos era um bocado esquisito.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Geocaching trivia

Mensagempor jasafara » domingo mar 03, 2013 21:15

jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Geocaching trivia

Mensagempor geo-amd » segunda mar 04, 2013 08:28

Além disso, 33 horas e 37 minutos de tempo estimado.

O percurso tem todo o aspeto de estar certo. Muito bom problema e muito boa solução! Parabéns! Gostei!

Vou pensar na próxima pergunta (já tenho uma ideia), mas se alguém quiser avançar primeiro, faça favor...
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Geocaching trivia

Mensagempor Geo Friends » segunda mar 04, 2013 12:13

jasafara Escreveu:
geo-amd Escreveu:...
Havia aqui, neste mesmo tópico, outro post, provavelmente apagado pelo autor, com uma coisa interessante que poderá vir a ser útil noutras situações: eu não sabia, mas a API dos Google Maps pode ser usada por um programa para saber qual a distância mínima por estrada entre quaisquer dois pontos.

Pois também tinha reparado. Foi pena ter sido retirado...
Até referia que o caminho que tinha conseguido com os 28 pontos era um bocado esquisito.


Olá :)
Pois, o post apagado era meu.
Decidi retirar o post pois percebi que o meu programita não serve para os objectivos.
O meu programa só procura a cache mais próxima de uma outra cache via Google API, e de seguida a mais próxima dessa, e assim sucessivamente.
Encontrar o percurso mais curto entre todas é algo completamente diferente, portanto o post era enganador.
Infelizmente não tenho tempo para dedicar ao projecto, portanto decidi que não valia a pena criar expectativas.
Um abraço a todos
-- Geo Friends
Geo Friends
Micro
 
Mensagens: 20
Registado: quinta abr 12, 2007 16:55
Localização: Lisboa

Re: Geocaching trivia

Mensagempor geo-amd » segunda mar 04, 2013 13:09

Aqui vai mais uma pergunta...

Trata-se duma situação única em Portugal Continental, e também não há nada de semelhante nas Ilhas:

    - a freguesia A contém no seu interior a freguesia B, que por sua vez contém no seu interior uma pequena porção da freguesia A; este é um caso dum enclave dentro de outro enclave.
Qual o nome das freguesias A e B e qual a cache mais próxima do enclave mais interior?
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Geocaching trivia

Mensagempor lynxpardinus » segunda mar 04, 2013 13:44

Epá! Isso existe em Portugal? Conheço essa situação com países, nas fronteiras belga-holandesa-francesa e nos Pirinéus (salvo erro, Espanha e França), mas não sabia que tínhamos isto em Portugal, ao nível das freguesias!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Geocaching trivia

Mensagempor jasafara » segunda mar 04, 2013 16:00

Sem pesquisar o único caso que conheço é de uma freguesia de um concelho, rodeada por freguesias de outro concelho...

Agora o que é perguntado, ainda é muito mais esquisito...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Geocaching trivia

Mensagempor jasafara » segunda mar 04, 2013 16:03

Santa Maria (Estremoz) e Santo André (Estremoz).

Lista de freguesias portuguesas territorialmente descontínuas

edit: A cache será a Castelo de Estremoz, que pelo que me lembro fica fora das muralhas, logo a seguir a uma porta que há ali...

edit2: Já agora fica também a Lista de municípios portugueses territorialmente descontínuos
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Geocaching trivia

Mensagempor geo-amd » segunda mar 04, 2013 21:46

É isso mesmo! Além disso, esses 4 primeiros links são exatamente os que eu achava que deviam ser mostrados.
Não me tinha lembrado que enclaves ao nível das freguesias podiam dar origem a enclaves ao nível dos municípios, e o 5º links mostra os casos existentes.

A nível mundial, existe uma situação ainda mais complexa do que o enclave de 2º nível de Estremoz. Trata-se do enclave de 3º nível de Dahala Khagrabari #51: um território da Índia dentro de território do Bangladesh dentro de território da Índia dentro de território do Bangladesh. É de loucos...
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Geocaching trivia

Mensagempor jasafara » segunda mar 04, 2013 22:13

Este último caso entre a India e o Bangladesh é mesmo de loucos :)
Mas cá em Portugal não fazia ideia que havia tantos casos de enclaves e exclaves...
Falei ao princípio de Cancela Nova, porque tenho casa em Tavira e sempre me fez confusão aquela freguesia de VRSA sem continuidade territorial com as freguesias mais lógicamente de VRSA...

Imagem
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Geocaching trivia

Mensagempor Geo Friends » segunda mar 04, 2013 22:42

O concelho do Montijo também é um daqueles engraçados que não dá para explicar...
Imagem
-- Geo Friends
Geo Friends
Micro
 
Mensagens: 20
Registado: quinta abr 12, 2007 16:55
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes

cron