Página 1 de 2

Bomb squad - os geocachers deviam pagar?

MensagemEnviado: quinta dez 02, 2010 22:54
por lynxpardinus
Acham que os owners deviam pagar quando uma cache é confundida com uma bomba? A notícia que "despoleta" este post está neste link http://www.gazette.com/articles/goldenb ... ching.html .

Re: Bomb squad - os geocachers deviam pagar?

MensagemEnviado: quinta dez 02, 2010 23:10
por geo-amd
Se o contentor se presta a confusões porque os owners não respeitaram as guidelines, então a responsabilidade deve ser deles (ou minha, no caso do owner ser eu).

Felizmente estes casos parecem ser muito raros. Interrogo-me: quantos eventos destes ocorrem em todo o Planeta no período dum ano?

Re: Bomb squad - os geocachers deviam pagar?

MensagemEnviado: sexta dez 03, 2010 11:46
por Torgut
As guidelines, em última instância não são para aqui chamadas. A bomb squad não é activada nem financiada pela Groundspeak. O que conta é a lei local. Se a cache for ilegal, sim. Se for legal, não.

Re: Bomb squad - os geocachers deviam pagar?

MensagemEnviado: sábado dez 04, 2010 12:27
por lynxpardinus
Concordo com o princípio de que se a cache está num local respeitando a legislação, não há nada a pagar. Acho que é uma situação absolutamente regular, dentro da normalidade pública (por muito extraordinário que seja o jogo). E não gosto muito da opinião expressa no link que enviei.

No entanto, acho que, por uma questão de minimização de disrupção pública e imagem do jogo, estas questões devem ser evitadas sempre que possível. E penso que as guidelines fornecem indicações úteis para evitar situações deste género (que, infelizmente, e sendo raras, vão acontecendo sobretudo nos EUA). Ou seja, se toda a gente seguisse as indicações de identificação das caches (ou as normas de aviso às autoridades em alguns locais, como em Londres), estas situações seriam sempre minimizadas.

Re: Bomb squad - os geocachers deviam pagar?

MensagemEnviado: sexta dez 17, 2010 15:04
por lynxpardinus
Reflexo de que nos Estados Unidos o problema é bem maior do que cá, foram recentemente organizados pelo menos dois eventos em que... os geocachers receberam palestras do Esquadrão de Minas e Armadilhas (é a minha tradução de "Bomb Squad"...) da polícia local. Foi, claramente, e na minha opinião, uma abordagem inovadora e muito positiva - afinal, a partilha de informação é mesmo muito valiosa nestas circunstâncias e tanto os geocachers acabam por aprender o que não devem fazer para não correrem o risco de ver a sua cache pelos ares, como os polícias acabam por conhecer as nossas manhas habituais e até ficam com contactos que podem ajudar a perceber (em caso de dúvida) se aquele objecto suspeito está na localização de uma cache ou não.

Os conselhos que parece que mais saltaram à vista foram:

- Não utilizar fita cola ("duct tape" - desculpem estou com uma directa e jet lag em cima, as traduções são capazes de não estar perfeitas). A sua utilização exponencia o risco de a cache vir a ser considerada como um objecto perigoso. Porque, ao que parece, a sua utilização num engenho explosivo potencia a força da explosão;

- Identificar claramente o contentor como sendo uma geocache;

- Não localizar uma cache num local sensível, como esquadras, pontes, edifícios governamentais,...

- Ter muito cuidado com o aspecto da cache. Coisas como fios pendurados, fita cola, tubos em PVC,... podem ser confundidos com bombas - especialmente se em locais complicados.

Se quiserem ler o post original, está aqui - http://firennice.squarespace.com/journa ... squad.html .

Re: Bomb squad - os geocachers deviam pagar?

MensagemEnviado: domingo nov 06, 2011 17:19
por lynxpardinus
Entretanto, um geocamark destinada a compilar caches que trouxeram complicações ao jogo - nomeadamente por terem resultado em falsos avisos de bomba ou por terem sido colocadas em terreno privado sem autorização do owner. Se alguém quiser ver essa lista, pode encontrá-la em http://www.geocaching.com/bookmarks/vie ... 1be68a772b

P.S- Notícia original em http://www.notaboutthenumbers.com/2011/ ... mb-scares/

Re: Bomb squad - os geocachers deviam pagar?

MensagemEnviado: segunda nov 07, 2011 00:08
por Burkhita
Esta é uma questão interessante especialmente em paises onde a segurança nacional é levada muito a sério, de facto a proliferação de caixas e caixinhas a torto e direito escondidas em tudo que é sitio sem haver um limite e bom senso, e sim, nem todos são priveligiados com bom senso e a empresa que promove este jogo quer concerteza que existam muitas escondidas para ter mais clientes, leva a situações como a descrita no artigo, agora, quem é que paga a despesas da brigada anti bombas? Se, por exemplo, me identificarem como proprietária da caixa, é provável que me mandem a conta e a pergunta inicial fica tácitamente respondida, agora se me sinto responsável? Não, e porquê? Porque houve um engano por parte de outros, eu não escondi uma bomba e não pratiquei uma ilegalidade.

Re: Bomb squad - os geocachers deviam pagar?

MensagemEnviado: segunda abr 30, 2012 14:48
por lynxpardinus
E mais um "susto" relacionado com bombas - desta vez no Texas. E, se calhar, com algumas lições a tirar pelo meio...

http://www.notaboutthenumbers.com/2012/ ... -official/

Re: Bomb squad - os geocachers deviam pagar?

MensagemEnviado: sexta mai 25, 2012 21:19
por Torgut
lynxpardinus Escreveu:Acham que os owners deviam pagar quando uma cache é confundida com uma bomba? A notícia que "despoleta" este post está neste link http://www.gazette.com/articles/goldenb ... ching.html .


Pagar? Pela paranóia de outrém? Plantar caches não é ilegal, logo, não há penalização a sofrer.

Re: Bomb squad - os geocachers deviam pagar?

MensagemEnviado: sábado jul 21, 2012 15:31
por lynxpardinus
Desta vez a notícia é um pouco diferente. As caches à volta dos locais onde vão decorrer os Jogos Olímpicos de Londres foram desactivadas preventivamente - http://blog.geocaching.com/

Re: Bomb squad - os geocachers deviam pagar?

MensagemEnviado: sábado jul 21, 2012 16:05
por carolangelpaul
lynxpardinus Escreveu:Desta vez a notícia é um pouco diferente. As caches à volta dos locais onde vão decorrer os Jogos Olímpicos de Londres foram desactivadas preventivamente - http://blog.geocaching.com/

Fizeram isso para que o Geocaching não retirasse protagonismo aos Jogos Olímpicos... :mrgreen:

Re: Bomb squad - os geocachers deviam pagar?

MensagemEnviado: quinta Oct 18, 2012 20:43
por hfilipe
Mais uma notícia de uma geocache confundida com uma bomba, ou melhor, uma granada!
Podem ver mais informações e a visão pessoal do HeadHardHat aqui.

E sai um calduço para o owner, entretanto!

Re: Bomb squad - os geocachers deviam pagar?

MensagemEnviado: sexta Oct 19, 2012 09:01
por lynxpardinus
Mais uma vez - marquem bem os contentores, de forma visível do exterior!

Agora... O recipiente em causa nesta história da "granada" é facilmente identificável como um transporte de líquidos em actividades outdoor - daqueles que se penduram numa mochila. Muito sinceramente, é daqueles recipientes que, no meio do nada, não se estaria há espera que causasse tanto barulho. E, no entanto...

Re: Bomb squad - os geocachers deviam pagar?

MensagemEnviado: sexta Oct 19, 2012 14:09
por imperiotuga
Vivemos num mundo paranoico..

"Rebenta-se primeiro pergunta-se depois".

Re: Bomb squad - os geocachers deviam pagar?

MensagemEnviado: segunda mar 04, 2013 18:22
por lynxpardinus
E é bem possível que paguem mesmo. Ao que parece, a polícia de Ohio está a considerar se deve fazer uma queixa ao "Ministério Público" por "indução ao pânico público", no último incidente a envolver uma cache confundida com uma bomba...

http://www.notaboutthenumbers.com/2013/ ... omb-scare/