• Anúncios

Coordenadas PF

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Coordenadas PF

Mensagempor Team Famami » segunda nov 29, 2010 15:17

Boas, ontem enquanto via um livro daqueles mais antigos que andam la por casa e onde estao localizados uns locais que tenho interesse em conhecer e talvez colocar umas caches vi que as coordenadas onde se encontram os locais estao localizadas da seguinte forma:

por exemplo PF 830.520 ( nao liguem aos valores dos numeros servem apenas como exemplo )

Gostaria de saber se alguem me pode ajudar a descobrir que tipo de coordenadas sao estas e se possivel como se faz ou se existe alguma maneira de as traduzir para as coordenadas que estamos mais habituados a ver!!

Se alguem souber e puder ajudar e explicar ficava agradecido!! ;))

Sem outro assunto e aguardando as vossas respostas

Cumprimentos Team FAMAMI :-)
Imagem
Team Famami
Micro

Registado: terça abr 13, 2010 21:33

Re: Coordenadas PF

Mensagempor alieri » segunda nov 29, 2010 16:16

boas
Antes de mais, devo dizer que pouco ou nada percebo disso. No entanto, cá deixo algumas perguntas para ver se chegamos a alguma conclusão:
1 - Podes dizer de que ano são os livros (há tempos os formatos usados eram diferentes e isso pode ajudar)?
2 - Os livros / autores / zonas a que se referem são portugueses?
3 - Os locais referem-se a portos ou aeroportos (ou, o livro destina-se a utilizadores militares/civis ou utilizadores de navios/aeronaves )?
4 - Podes colocar um par de coordenadas tal como aparecem no livro e dizer aproximadamente o local a que correspondem?

Nas coordenadas que apresentas (PF 830.520), se as mudares para "8º30.520" dá alguma coisa de jeito?

Finalmente, se procurares no google vais encontrar diversas aplicações (online e/ou para instalares no PC) que permitem converter formatos de coordenadas.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Sagitario » segunda nov 29, 2010 21:54

Hmmm
Não tem mais numeros nenhuns? É só mesmo esse conjunto ou tem mais um com a descrição que dizes?

A principio ainda pensei que fossem coordenadas usadas na topografia (Heyford-Gaus: Rectangulares) mas tb não parecem, já que essas usam as letras P e M, ou seja, Paralelo e Meridiano onde as distancias são dadas em metros relativamente ao Paralelo do Equador e Meridiano de Greenwich.

Vê se não será qq coisa parecida com isto: PM -36912.871 211960.009 (devem dar em qq lado [:D] ) se sim manda PM que eu tenho como te resolver o assunto [;)]

Se for como dizes, PF, fico sem te poder ajudar.

Abraço
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Team Famami » terça nov 30, 2010 00:56

alieri Escreveu:boas
Antes de mais, devo dizer que pouco ou nada percebo disso. No entanto, cá deixo algumas perguntas para ver se chegamos a alguma conclusão:
1 - Podes dizer de que ano são os livros (há tempos os formatos usados eram diferentes e isso pode ajudar)?
2 - Os livros / autores / zonas a que se referem são portugueses?
3 - Os locais referem-se a portos ou aeroportos (ou, o livro destina-se a utilizadores militares/civis ou utilizadores de navios/aeronaves )?
4 - Podes colocar um par de coordenadas tal como aparecem no livro e dizer aproximadamente o local a que correspondem?

Nas coordenadas que apresentas (PF 830.520), se as mudares para "8º30.520" dá alguma coisa de jeito?

Finalmente, se procurares no google vais encontrar diversas aplicações (online e/ou para instalares no PC) que permitem converter formatos de coordenadas.

Como tive em contacto com o livro no fim de semana e de momento nao o tenho cmg vou responder apenas as que sei de momento!!
vou tentar falar com um familiar que é o dono do livro brevemente para tentar responder ao resto....

respondendo a algumas das perguntas que mencionas!!

1- o ano do livro nao sei ainda mas amanha ja vou saber!! lol lol
2 - sim o autor do livro é portugues e a zona a que se refere é portuguesa, trata se de um monografia sobre uma aldeia se nao estou em erro!!
3 - nao tal como disse o livro é uma monografia e alguns dos locais por la mencionados sao do interesse civil ( mas agora deixou me a pensar porque o autor do mesmo foi militar durante alguns anos ) nao sei se existira relaçao!! tenho que averiguar
4 - pois de momento nao sei nenhuma exata mas quando tiver uma digo e depois como sei as coordenadas "normais" de alguns locais , posto aqui pra veram s encontram alguma relação

pois e vou tentar tambem no google mas se alguem conseguir antes de mim que informe :-)
Imagem
Team Famami
Micro

Mensagempor Team Famami » terça nov 30, 2010 00:59

Sagitario Escreveu:Vê se não será qq coisa parecida com isto: PM -36912.871 211960.009 (devem dar em qq lado [:D] ) se sim manda PM que eu tenho como te resolver o assunto [;)]

Se for como dizes, PF, fico sem te poder ajudar.

Abraço
Sagitário

Obrigado na mesma, vou tentar saber mais sobre o assunto e tentar arranjar mais coordenadas pra ver s conseguimos chegar a algo util!!
Imagem
Team Famami
Micro

Mensagempor Sagitario » terça nov 30, 2010 01:09

Para te ser mais correcto, e caso seja este tipo de coordenadas, coloca o M no inicio do segundo grupo de números passando a ficar assim: P -36912.871 M 211960.009
Nota que o sinal de menos(-) faz falta no inicio do primeiro grupo.

Abraço
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Mensagempor ViperUnderground » terça nov 30, 2010 12:04

Há umas semanas visitei um blog que infelizmente encerrou recentemente!
Nesse blog era discutido e mostrado algum património encontrado e descoberto em obras aqui na Nazaré.
O último post desse blog, falava-se sobre um marco de pedra antigo, descoberto nas escavações para o novo IC para Tomar, que servia (pensa-se que) como marco delimitador de fronteira. E nesse marco notava-se algumas inscrições: A olho o nu o que mais sobressai-a era CP 23 08

Ao ver esta questão aqui não pude deixar de associar uma coisa à outra. De qualquer modo, parece-me ser algum tipo de identificação/referenciação de algo.
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Mensagempor Osodrac Team » terça nov 30, 2010 13:32

Team Famami Escreveu:Boas, ontem enquanto via um livro daqueles mais antigos que andam la por casa e onde estao localizados uns locais que tenho interesse em conhecer e talvez colocar umas caches vi que as coordenadas onde se encontram os locais estao localizadas da seguinte forma:

por exemplo PF 830.520 ( nao liguem aos valores dos numeros servem apenas como exemplo )

Gostaria de saber se alguem me pode ajudar a descobrir que tipo de coordenadas sao estas e se possivel como se faz ou se existe alguma maneira de as traduzir para as coordenadas que estamos mais habituados a ver!!

Se alguem souber e puder ajudar e explicar ficava agradecido!! ;))

Sem outro assunto e aguardando as vossas respostas

Cumprimentos Team FAMAMI :-)

Ora viva,
penso que está aqui a resposta, numa carta militar.

Vê aonde diz "Instruções sobre o emprego das quadrículas Gauss e UTM". As PF são UTM. Se me mandares o teu mail, envio-te a foto com maior resolução
Imagem
Imagem
Osodrac Team
Regular

Registado: sexta mar 21, 2008 22:35

Mensagempor Osodrac Team » terça nov 30, 2010 13:47

Team Famami Escreveu:

e por exemplo, eu tenho as cartas nº102 e 115 e pela sequência das coordenadas nestas, as tuas devem pertencer à carta nº 127 ou 138.

Vê isto http://www.igeoe.pt/cartoteca/cartogramaM888.htm
Imagem
Osodrac Team
Regular

Mensagempor Sagitario » quarta dez 01, 2010 17:53

Sagitario Escreveu:Para te ser mais correcto, e caso seja este tipo de coordenadas, coloca o M no inicio do segundo grupo de números passando a ficar assim: P -36912.871 M 211960.009
Nota que o sinal de menos(-) faz falta no inicio do primeiro grupo.

Abraço

Cito-me a mim para me corrigir, só dei conta do erro agora que estou a transformar coordenadas geograficas wgs84 em heiford-Gauss de um georreferenciamento que andei a fazer de manhã.
O que acima escrevi asté certo até ás letras PM, já que estas estão trocadas e onde tenho a P deve-se colocar a M e vice-versa.
Passando a ficar assim: M -36912.871 P 211960.009
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Mensagempor lynxpardinus » quarta dez 01, 2010 18:20

Off-topic:

Tens as letras trocadas no teclado? Como é que orientas aí no meio?
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor Sagitario » quarta dez 01, 2010 18:26

Of-topic

O que estava trocado não era o teclado... Lá de quando em vez aqui o tico e o teco fazem fumo [:I] e ainda bem que fui eu que dei com o "gato" [:D]
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Mensagempor Team Famami » domingo dez 05, 2010 18:20

Apos algumas voltas ja consegui saber mais umas coisinhas relacionadas com as coordenadas PF...

Ja consegui confirmar que as coordenadas correspondem a carta militar 1/25.000, ediçao de 1995, sistema de coordenadas U.T.M. :wink:

agora so me falta arranjar uma maneira de as traduzir.... e ver como ficam traduzidas...

se alguem souber agradeço a ajuda... [^]
Imagem
Team Famami
Micro

Mensagempor Team Famami » domingo dez 05, 2010 18:42

deixo aqui algumas de locais conhecidos por mim...

PF 782.261 Barragem de Santa Maria de Aguiar
PF 786.267 Torre das Aguias, Casarao da Torre ou torre de Almofala
Imagem
Team Famami
Micro

Mensagempor Osodrac Team » domingo dez 05, 2010 18:43

Team Famami Escreveu:Apos algumas voltas ja consegui saber mais umas coisinhas relacionadas com as coordenadas PF...

Ja consegui confirmar que as coordenadas correspondem a carta militar 1/25.000, ediçao de 1995, sistema de coordenadas U.T.M. :wink:

agora so me falta arranjar uma maneira de as traduzir.... e ver como ficam traduzidas...

se alguem souber agradeço a ajuda... [^]

Dá-me uns minutos que estou a preparar um powerpoint com a explicação
Imagem
Osodrac Team
Regular

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes