por Torgut » terça nov 23, 2010 14:33
Ah pois é. Mas em última instância, mesmo que por coordenadas manhosas, a cache é mesmo mais díficil. Muitas vezes eleva-se o grau de dificuldade porque a recepção no local é complicada... e isso é aceite como uma boa razão. Mas espera. E se as coordenadas estão assim maradas precisamente porque o owner não as conseguiu tirar melhor devido a má recepção?
Além disso a questão é académica. Se um owner ao fim de 2 ou 3 referências a coordenadas deslocadas ainda não fez nada para corrigir a situação, também é pouco provável que por causa de uma série de DNF se dê ao trabalho a ajustar o grau de dificuldade.
Mas adiante. Eu creio que deve ter um bom peso na classificação. Eu já mudei o grau em algumas das minhas caches em conformidade. Muitas vezes não fazemos a melhor leitura da situação, e se a nossa leitura é tão válida como qualquer outra leitura, quando achamos uma coisa e a maioria das pessoas acha o oposto, se calhar o problema é nosso. Infelizmente há owners desprovidos de qualquer bom senso, obstinados, que se agarram às suas posições iniciais independentemente de terem dezenas de pessoas a dizerem-lhes o contrário nos logs. Costumo dar como exemplo uma multi-cache que há ou havia no Museu do Ar. Já não me lembro dos números exactos, mas, como a cache estava toda marada, havia uns 30% de DNF e uns 45% de founds ou porque fizeram helpdesk (esta é uma das razões por que mais abomino essa maldita invenção do helpdesk) ou porque eram founds feitos em grupo. E perante isto, o owner, mantinha a cache tal como estava, devia achar que toda a gente estava ceguinha e parva e que tava tudo muito bem com ela.
Ainda ontem abordei o assunto no log de DNF de uma cache. 1,5 de dificuldade, 25% de DNF's. Seja pelo que for, o owner (no caso o Kelux) deveria fazer alguma coisa. Ou ver o que se passa com as coordenadas, ou, mais justamente, aumentar o grau de dificuldade em conformidade. E isto porque no local é apenas natural que o GPS seja de pouca utilidade.
Cópia do tal log:
"Depois de uma cache facilmente encontrada em Entrecampos, sonhei enquanto subia a EUA que o amigo Kelux se tinha convertido à criação de caches que pudessem efectivamente ser encontradas por qualquer um, assim, sem mais, sem helpdesks nem sem deitar fora meia hora das suas vidas. Mas não.
Como considerar que uma cache com mais de 25% dos logs a consistir de DNF tem 1,5 de dificuldade? Como o fazer, mesmo sem quaisquer logs, quando o sinal do GPSr é de fraca qualidade (a mim teimava em convidar-me a atravessar as paredes de um edíficio e continuar a caminhar durante 10 m para o seu interior, tal fantasma Gasparzinho), e quando a hint fornecida parece mais enigmática que a própria cache.
Pois é. Eu dou daqueles que tendo uma hora de vida disponível para estas coisas do Geocaching, prefere conhecer 2 ou 3 locais diferentes, ou apenas um que tenha algo para apreciar para além do contentor, em vez de a usar para dar nas vistas, chamar olhos plenos de suspeição, sujar as mãos, arranhar os dedos e andar para trás e para a frente a galar paredes durante esse tempo. Por isso, gastei 15 min e já foi demais. Devia ser tempo suficiente para uma pessoa normal, como gosto de me considerar, encontrar qualquer cache normal, como gosto de imaginar que qualquer uma deveria ser. Mas não é."