• Anúncios

Garmin contra Groundspeak

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Garmin contra Groundspeak

Mensagempor geo-amd » domingo nov 21, 2010 01:50

Sinais do afastamento da Garmin, relativamente à Groundspeak:

    - Parece que Garmin vai criar um site concorrente da Groundspeak chamado opencaching.com (whois). Este site já esteve activo durante algum tempo.
    - Criação do Chirp.
    - Nos novos firmwares para Oregon/Dakota, o ícone da Groundspeak foi trocado por um ícone genérico de arca com tesouro.
Começou-se a falar neste assunto em blogs alemães, no início deste mês: geocaching-nordfriesland, geocaching-bayern. Neste blog Neozelandês traduzem-se algumas dessas mensagens para Inglês.

Foi o fpb que me chamou a atenção para o assunto e fiz agora um resumo do que encontrei na Net.

Opinião: Não me agrada a ideia dum site de geocaching ligado a um construtor particular. Parece-me que a Garmin está a ter mais olhos do que barriga a espero que esteja a dar tiros no próprio pé. Mais valia continuar a desenvolver a relação com a Groundspeak.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Garmin contra Groundspeak

Mensagempor lgass » domingo nov 21, 2010 11:04

espero que isto não se venha a suceder...

o maior construtor de gps'r afastar-se seria um sério problema pois iria impedir um desenvolvimento em conjunto da actividade.

o pior é que poderá separar a comunidade pois apesar de tudo a garmin tem muito crédito. o facto do geocaching.com ser um one-stop-site para tudo relacionado com geocaching é excelente. não queria ter que logar umas caches num site e outras caches noutro site... perde o objectivo da fácil comparação de números, por exemplo.

eu reparei nessa mudança de simbolo e achei estranho. o chirp já não acho tão sintomático...

tal como tu, espero que a garmin esteja a dar um passo maior que a perna para que a ideia (caso seja o afastamento e a criação de um site próprio) não vá longe
Imagem
lgass
Large
 
Mensagens: 881
Registado: segunda jul 05, 2010 21:00
Localização: Lisboa

Re: Garmin contra Groundspeak

Mensagempor lynxpardinus » domingo nov 21, 2010 15:18

Uma ideia interessante. Teria alguns aspectos claramente positivos e outros negativos.

O principal ponto positivo tem a ver com a concorrência. Finalmente, existiria um site concorrente com dimensão para colocar pressão na operação da Groundspeak. A Groundspeak é claramente muito amadora e isso nota-se em muitos aspectos. O principal (e imagino que seria uma das razões para a Garmin avançar com um site alternativo) tem a ver com o pouco investimento da Groundspeak em gerar penetração do jogo - quando se bateu o record de logs únicos num dia, conseguiu-se um total de cerca de 75Ks geocachers a logarem caches, um número claramente muito baixo para um jogo global baseado na internet (eu, pelo menos, fiquei estupefacto com a baixa dimensão do número). Há também uma falta de investimento notória no próprio jogo e nas plataformas que o suportam - nesse aspecto, a Garmin deve querer aumentar a penetração dos seus produtos, criando tipos de cache específicos (um deles, relacionado com o beacon), e melhorando a conectividade com os seus produtos, marca e posicionamento - na realidade, há sinergias óbvias nesta área, e só por isso um investimento valeria a pena.

Nos pontos negativos, há dois grandes a realçar, na minha opinião. O primeiro tem a ver com tudo o que está relacionado com externalidades de rede - e é o que já aqui foi referido de se começarem a ter caches dispersas entre dois sites distintos. O segundo é que ficaríamos com um site sobre o jogo, com dimensão relevante (na realidade, acho que, se a Garmin quiser, a Groundspeak rapidamente se tornará um fornecedor secundário), dominado por uma marca de GPS, que poderia inclusivamente barrar o acesso a outras marcas (uma perspectiva nada agradável) - e não, nem precisaria de o fazer formalmente, bastaria introduzir 2 ou 3 passos intermédios para quem não tem um GPS Garmin.

Se acredito que venha a acontecer? Não! Acho que esta é apenas uma forma de a Garmin exercer pressão sobre a Groundspeak, nas questões do investimento na divulgação do jogo, melhorias de plataformas e conectividade e comunicação dos seus produtos (exemplo - o beacon). Ou... de exercer pressão sobre aos accionistas da Groundspeak no que respeita ao preço de venda da Groundspeak ou do site www.geocaching.com ...

Mas, tudo isto é muito pouco concreto.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Garmin contra Groundspeak

Mensagempor Torgut » domingo nov 21, 2010 16:54

Tudo isto é deveras interessante. Pode-me estar a escapar alguma coisa, e posso inclusive vir-me a arrepender, mas para já acho óptimo.

Pontos Positivos

* A ausência de concorrência (pronto, isto sem contar que é o reflexo do seu proprietário) tornou a Groundspeak preguiçosa, indolente e incompetente. Concorrência precisa-se, venha ela.

* A eventual criação de uma base de dados paralela tirará pressão sobre o crescimento exagerado do Geocaching, o que muito me agrada.


Pontos Negativos

* Pior empresa do que a Groundspeak, só me ocorre mesmo a Garmin. O que se me afigura mesmo assim irrelevante à luz dos dois pontos positivos indicados.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Garmin contra Groundspeak

Mensagempor lgass » domingo nov 21, 2010 18:25

recentemente pus-me a pensar e questiono se o geocaching é uma actividade que deva crescer MUITO.

isto porque a existência de uma certa clandestinidade também é uma parte da piada da coisa.

a concorrência não deixa de ser um ponto positivo, mas seria leal? e os gps'r garmin começarem a funcionar (em termos de caches), com um formato próprio? e o resto dos fabricantes e de toda a gente que tem um magellan ou outro qualquer?

já vi muita gente acusar a groundspeak de só pensar no dinheiro... o que faz alguém acreditar que a Garmin será diferente?

como funcionaria a contagem de caches? se quisesse que todas as minhas caches fossem verdadeiramente acessíveis, teria que as registar em ambos? seria sequer isso possível?

se não pudermos registar em ambos os sites como fazemos? e como iria funcionar a distância entre caches? só contavam as do próprio site ou contariam os dois?

sinceramente (eu sou novato nisto), mas não vejo vantagens... pode ser bluff da garmin, mas também pode não ser.
a garmin, se pensasse um bocadinho, poderia entrar no meio de outra forma... com secções especializadas ao geocaching... nunca como 'host' de um site deste género... na minha humilde opinião, claro.
Imagem
lgass
Large
 
Mensagens: 881
Registado: segunda jul 05, 2010 21:00
Localização: Lisboa

Re: Garmin contra Groundspeak

Mensagempor MAntunes » domingo nov 21, 2010 19:34

Aqui está a notícia de algo que poderá abanar o mundo do Geocaching - a confirmar-se.

Não tenho muito a acrescentar às excelentes análises feitas anteriormente mas apenas registo e sublinho que a concorrência é sempre boa para o consumidor final.

E como não ligo muito a números, não me preocupa minimamente a questão das contagens de caches. Só tenho pena que outras marcas de GPSr não se juntem também à corrida. Provavelmente encontrariam alguma maneira de coexistir de modo que que quem tivesse GPSr da marca, teria vantagens na utilização do site (ausência de contribuição monetária, por exemplo) mas quem não tivesse equipamento da marca, não fosse impedido de praticar geocaching nesse site, se visse nele vantagens a nível de serviços, funcionalidades, etc.. que o levassem a escolher esse site/BD de em detrimento de outros.

Fico curioso e expectante em relação aos desenvolvimentos.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Garmin contra Groundspeak

Mensagempor Torgut » domingo nov 21, 2010 21:30

lgass Escreveu:recentemente pus-me a pensar e questiono se o geocaching é uma actividade que deva crescer MUITO.


Recentemente? :-) Eu repito isso há vários anos e é engraçado que os muitos dos meus maiores críticos ou se aborreceram com o Geocaching, quiçá por consequência daquilo para que trabalharam, ou de forma mais ou menos aberta passaram a dar-me razão.


lgass Escreveu:a concorrência não deixa de ser um ponto positivo, mas seria leal? e os gps'r garmin começarem a funcionar (em termos de caches), com um formato próprio? e o resto dos fabricantes e de toda a gente que tem um magellan ou outro qualquer?


Um recuo nesse aspecto seria também divertido: em última instância uma cache procura-se com as coordenadas. E coordenadas são coordenadas, não pertencem a nenhuma empresa.

lgass Escreveu:já vi muita gente acusar a groundspeak de só pensar no dinheiro... o que faz alguém acreditar que a Garmin será diferente?


Olha que outros... de qualquer forma ficariam as vantagens de uma quebra de monopólio.


lgass Escreveu:como funcionaria a contagem de caches? se quisesse que todas as minhas caches fossem verdadeiramente acessíveis, teria que as registar em ambos? seria sequer isso possível? se não pudermos registar em ambos os sites como fazemos? e como iria funcionar a distância entre caches? só contavam as do próprio site ou contariam os dois?


Muito me posso enganar mas parece-me evidente que seriam dois sistemas diferentes.


lgass Escreveu:sinceramente (eu sou novato nisto), mas não vejo vantagens...


Mas não és novato no nosso mundo ao ponto de não compreenderes os efeitos perniciosos de uma situação de monopólio, suponho?
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Garmin contra Groundspeak

Mensagempor lgass » domingo nov 21, 2010 21:55

Torgut Escreveu:
Recentemente? :-) Eu repito isso há vários anos e é engraçado que os muitos dos meus maiores críticos ou se aborreceram com o Geocaching, quiçá por consequência daquilo para que trabalharam, ou de forma mais ou menos aberta passaram a dar-me razão.


recentemente, porque sou novo nisto. não quer dizer que outros não pensem.

Torgut Escreveu:Um recuo nesse aspecto seria também divertido: em última instância uma cache procura-se com as coordenadas. E coordenadas são coordenadas, não pertencem a nenhuma empresa.

correcto, mas não gostas de fazer o download directamente para o gps'r? eu adoro! sempre que tive que as por à unha era uma seca.

Torgut Escreveu:Olha que outros... de qualquer forma ficariam as vantagens de uma quebra de monopólio.

Muito me posso enganar mas parece-me evidente que seriam dois sistemas diferentes.

Mas não és novato no nosso mundo ao ponto de não compreenderes os efeitos perniciosos de uma situação de monopólio, suponho?


a vantagem deste monopolio era exactamente a de certamente só haver um sistema... evitarmos duas caches no mesmo sitios. evitarmos uma 'sobrecachação' (WTF de palavra) em algumas áreas.

não me choca este tipo de monopólio. o geocaching é um sistema tão simples que, na sua ingenuidade, é excelente. precisas de desenvolver a actividade, tal como tudo, mas o waymarking, o whereigo, as coins... tudo isto me parecem bons desenvolvimentos. obviamente, com as minhas 155 caches, não vejo nada mais que se possa desenvolver muito. certamente terás outra visão.

ps - sou novinho até
Imagem
lgass
Large
 
Mensagens: 881
Registado: segunda jul 05, 2010 21:00
Localização: Lisboa

Re: Garmin contra Groundspeak

Mensagempor webxxi » segunda nov 22, 2010 16:47

Em principio o opencaching.com arranca no inicio do próximo mês (dezembro) :wink:

vamos ver no que vai dar esta nova posição da Garmin...
Imagem
Avatar do Utilizador
webxxi
Regular
 
Mensagens: 386
Registado: quarta nov 19, 2008 21:06

Re: Garmin contra Groundspeak

Mensagempor Silvana » segunda nov 22, 2010 17:42

Como atrás já foi dito, a concorrência tem quase sempre algo de benéfico e de positivo.

Apesar de ainda não sabermos em que moldes a Garmin pretende distinguir-se ou separar-se da GS, qualquer tentativa de se lançar no geocaching deve ser ter sido alvo de muita ponderação.
Não creio que a Garmin vá criar mais uma base de dados de caches para quem quiser aderir ao geocaching e apenas dar uns retoques de maquilhagem ao jogo em si. Terá sem dúvida de apostar em algo de novo e em novas aplicações para atrair o pessoal.
Se formos a analisar a questão, existem já muitos praticantes de geocaching por todo o mundo. O que levaria alguém que pratica geocaching a deixar a GS para a aderir á Garmin ou até, a participar nas duas?
O acesso a uma base de dados facultada gratuitamente seria o suficiente?
Surgem outras perguntas pertinentes tais como: obrigatoriedade de ter um GPS Garmin e registado?

A tudo isto somam-se outros custos na mudança: E os founds que cada um tem na GS? Seriam convertíveis ou colocar-se-ia o "conta-caches" a zero com a Garmin? Passaria a existirem locais ocupados com 2 caches?

Parece-me mais credível que a Garmin venha a apostar no desenvolvimento de novas funcionalidades mais interactivas, tipo wherigos ou algo do género...
Quanto a caches em si e na eventualidade da Garmin ter pensado levar a cabo uma concorrência séria à GS, como a quantidade nem sempre é sinónimo de qualidade, gostaria de pensar que existiriam outros tipos de filtros, tal com existem categorias no waymarking. [;)]
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: Garmin contra Groundspeak

Mensagempor lynxpardinus » segunda nov 22, 2010 17:54

Bom, parece que é mesmo a sério! Vamos ver no que é que isto vai dar, mas, por enquanto, parece ser "game on"!

www.opencaching.com

P.S- Um dos pensamentos interessantes é "O que é que vai acontecer às comunidades locais de opencaching, como a .us e a .de"?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Garmin contra Groundspeak

Mensagempor GeoDuplaP&F » segunda nov 22, 2010 18:07

E porque não uma convivência salutar entre todos? Em toda a parte existe concorrência. Vês na mesma prateleira TVs Siemens e LG, nas nossas TVs existe a SIC e a TVI, encontras GPSr Garmin e Magellan, e etc... Existe concorrência desde que o mundo é mundo, e a concorrência é uma coisa excelente para os clientes e utilizadores.

E se existirem duas caches, uma GS e uma Garmin, a 10 metros uma da outra? Óptimo! Quer dizer que é um local excelente! E fazemos dois em um, duas descobertas numa única viagem. Aumenta-se o número de "Founds", conta mais uma para a estatística. Quem liga a contagens, tem mais uma. Quem não liga, pode esquecer uma delas. Pronto.

(Isto sou eu a pensar... :? )

lynxpardinus Escreveu:"O que é que vai acontecer às comunidades locais de opencaching, como a .us e a .de"?

O que vai acontecer? Fácil! "Se não os podes vencer junta-te a eles." E pronto, temos 4 "distribuidores" de caches.

E lá vamos ter os programadores a descobrir um processo de importar as 4 para o GPS numa só operação. :lol:
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Garmin contra Groundspeak

Mensagempor lynxpardinus » segunda nov 22, 2010 18:10

E porque é que precisas de 2 caixas diferentes para listings em sites diferentes? Bastam apenas 2 logbooks na mesma caixa...

P.S- Ou, nem isso. Basta ter dois listings para a mesma caixa física.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Garmin contra Groundspeak

Mensagempor GeoDuplaP&F » segunda nov 22, 2010 18:13

lynxpardinus Escreveu:P.S- Ou, nem isso. Basta ter dois listings para a mesma caixa física.

Em 2015, quando houver uma unificação dos dois sistemas. :D
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja


Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes

cron