Uma ideia interessante. Teria alguns aspectos claramente positivos e outros negativos.
O principal ponto positivo tem a ver com a concorrência. Finalmente, existiria um site concorrente com dimensão para colocar pressão na operação da Groundspeak. A Groundspeak é claramente muito amadora e isso nota-se em muitos aspectos. O principal (e imagino que seria uma das razões para a Garmin avançar com um site alternativo) tem a ver com o pouco investimento da Groundspeak em gerar penetração do jogo - quando se bateu o record de logs únicos num dia, conseguiu-se um total de cerca de 75Ks geocachers a logarem caches, um número claramente muito baixo para um jogo global baseado na internet (eu, pelo menos, fiquei estupefacto com a baixa dimensão do número). Há também uma falta de investimento notória no próprio jogo e nas plataformas que o suportam - nesse aspecto, a Garmin deve querer aumentar a penetração dos seus produtos, criando tipos de cache específicos (um deles, relacionado com o beacon), e melhorando a conectividade com os seus produtos, marca e posicionamento - na realidade, há sinergias óbvias nesta área, e só por isso um investimento valeria a pena.
Nos pontos negativos, há dois grandes a realçar, na minha opinião. O primeiro tem a ver com tudo o que está relacionado com externalidades de rede - e é o que já aqui foi referido de se começarem a ter caches dispersas entre dois sites distintos. O segundo é que ficaríamos com um site sobre o jogo, com dimensão relevante (na realidade, acho que, se a Garmin quiser, a Groundspeak rapidamente se tornará um fornecedor secundário), dominado por uma marca de GPS, que poderia inclusivamente barrar o acesso a outras marcas (uma perspectiva nada agradável) - e não, nem precisaria de o fazer formalmente, bastaria introduzir 2 ou 3 passos intermédios para quem não tem um GPS Garmin.
Se acredito que venha a acontecer? Não! Acho que esta é apenas uma forma de a Garmin exercer pressão sobre a Groundspeak, nas questões do investimento na divulgação do jogo, melhorias de plataformas e conectividade e comunicação dos seus produtos (exemplo - o beacon). Ou... de exercer pressão sobre aos accionistas da Groundspeak no que respeita ao preço de venda da Groundspeak ou do site
www.geocaching.com ...
Mas, tudo isto é muito pouco concreto.