Página 1 de 1

A precisão do Google Maps

MensagemEnviado: quarta nov 10, 2010 10:54
por rifkind
A notícia aqui:

http://www.gotgeoint.com/archives/googl ... -for-real/

resume uma situação algo caricata, vista à distância, mas francamente séria, descrita aqui em mais detalhe:

Google Maps embroiled in Central America border dispute

The Internet search giant joined the fray after a Nicaraguan commander cited Google's version of the border map in an interview with Costa Rican newspaper La Nacion to justify a raid on a disputed border area.


Usar o Google Maps para tirar coordenadas de caches não é tão grave, mas pode acarretar alguns erros na precisão. ;))

Re: A precisão do Google Maps

MensagemEnviado: quarta nov 10, 2010 11:13
por GeoDuplaP&F
rifkind Escreveu:Usar o Google Maps para tirar coordenadas de caches não é tão grave, mas pode acarretar alguns erros na precisão. ;))

É preciso termos em conta que, basicamente, há dois elementos fundamentais nos mapas Google: O mapa e as fotos.

O mapa é feito com base em coordenadas tiradas no local e por isso as ruas, praças, etc. estão suficentemente exactos. Mas há um problema. Por exemplo numa rua são tiradas as coordenadas do início, de algum ponto intermédio e do fim, por exemplo. Depois o mapa pode desenhar linhas rectas entre esses pontos, conforme o que for definido no desenho do mapa. Assim vemos por vezes ruas que são curvas e no mapa aparecem rectas "partidas". Daí ser um bom trabalho, mas não suficientemente rigoroso. Lembrem-se de como é desenhado o mapa que nós vemos. A base de dados fornece coordenadas de alguns pontos escolhidos das ruas e o programa de "rendering" desenha as ruas. Um exemplo: A Avenida da Liberdade, em Lisboa. A base de dados pode dar o início da Avenida, junto dos Restauradores, e o fim, junto do Marquês. O programa desenha então a avenida toda com base nisso. (Não digo que seja exactamente assim, mas é só para dar a imagem do que pretendo referir.)

As fotos são tiradas por satélite a não-sei-quantas centenas de quilómetros de altitude, e depois ajustadas para dar as fotos do terreno. Neste caso nem as fotos nem o ajuste é suficientemente rigoroso, notando-se em muitos casos um "desfasamento" entre duas fotos contíguas e imensas vezes um desfasamento entre as fotos e o mapa.

Se usarmos as fotos para descobrir as coordenadas do local, pode dar alguns metros afastado do local. Se usarmos o mapa fica mais rigoroso, mas mesmo assim não se pode confiar o suficiente.

Quando apareceu aquala ideia de darmos sugestões para melhoramentos no GC.com, eu pensei em dar a sugestão de se poder localizar no mapa, na página da criação da cache, o local e ele dar as coordenadas, o que em alguns casos é útil. Mas logo pensei o que descrevi acima e vi de imediato que iria dar origem a muitos erros de coodenadas. Por isso resolvi não referir o assunto.

Re: A precisão do Google Maps

MensagemEnviado: quarta nov 10, 2010 11:38
por CPTeam
Já agora, alguém me sabe dizer se existe melhoria na precisão na versão "pagantes"?

E não, não é para geocaching!

Re: A precisão do Google Maps

MensagemEnviado: quarta nov 10, 2010 11:39
por SUp3rFM
Antes que a discussão descarrile, por favor, não utilizem Google Maps, Google Earth, Bing Maps ou Mapas SAPO para obterem as coordenadas para uma cache. Por favor. A precisão não é a suficiente para o geocaching.

Sim, é possível encontrar uma cache baseada na fotografia aérea, mas face a um GPS a diferença é suficiente para terem situações bastante incomódas, particularmente, de geocachers que as procuram com um GPS.

Fernando, no processo de criação de uma cache, é possível mapear no Google Maps (numa janela para isso criada) o ponto onde as coordenadas dão. É uma ajuda para se ter a certeza que é por ali que a cache está escondida.

Para esconder uma cache é FUNDAMENTAL obter as coordenadas através de um GPS.

Re: A precisão do Google Maps

MensagemEnviado: quarta nov 10, 2010 12:14
por lmpinto
Já me tinha apercebido que a precisão do google maps varia muito conforme o sítio... Estou-me a lembrar de uma cache que fiz há um tempo, em que a cache estava por debaixo de uma placa de betão, a uns 3 metros do céu aberto. Ao ver no GMaps, apercebi-me que era na direccão da passadeira, andei três metros, e lá estava ela. No entanto, ainda neste fim de semana, descobri uma que o GMaps dizia que estava dentro de uns prédios (estava do outro lado da rua) ;-) Por isso, usar o google maps para ter ideia de onde está, ou para ter uma ideia geral do local, tudo bem - esconder com o google maps não!

Re: A precisão do Google Maps

MensagemEnviado: quarta nov 10, 2010 12:14
por GeoDuplaP&F
SUp3rFM Escreveu:Fernando, no processo de criação de uma cache, é possível mapear no Google Maps (numa janela para isso criada) o ponto onde as coordenadas dão. É uma ajuda para se ter a certeza que é por ali que a cache está escondida.

É possível ver o ponto que marcamos, no mapa. Mas o que eu referia era ver o mapa, marcar o ponto e ele dar as coordenadas. Isso é que seria perigoso.

CPTeam Escreveu:Já agora, alguém me sabe dizer se existe melhoria na precisão na versão "pagantes"?

Que eu saiba, isso não existe. Os mapas são ferramentas imensamente caras, e seria "o dobro de imensamente caras" fazerem duas, uma grátis e uma a pagantes.

Re: A precisão do Google Maps

MensagemEnviado: quarta nov 10, 2010 15:45
por buscaze
Boas,

Uma coisa que já reparei é que o Bing maps é mais preciso do que o Google maps, alguem tem essa experiência tambem? ou vice-versa?
José