• Anúncios

Projecto "Sala de Emergência"

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Projecto "Sala de Emergência"

Mensagempor MAntunes » sábado Oct 23, 2010 15:48

aka "Project ER (or House)" :-)

A ideia nasceu no lançamento do Projecto Lazarus e é, também, a resposta a uma sugestão que me foi feita; a de criar um tópico que mobilizasse o pessoal a chegar-se à frente oferecendo ajuda na manutenção de caches que considerem especiais na sua zona de intervenção.

Não se trata de 'apropriação' das caches dos outros nem de forçar a qualquer adopção (que teria sempre que ser iniciada pelo owner) mas sim o de mobilizar o pessoal para, na sua área, e tendo em atenção caches que acharam marcantes e que estejam ou possam vir a estar em perigo por falta de manutenção, lhes prestar alguma ajuda ou intervenção urgente - daí o nome do tópico.

Esta actividade do Geocaching já dura há uns 10 anos (9 em Portugal) e, se calhar, nem todos mantêm as mesmas possibilidades e disponibilidade iniciais ao longo de vários anos a fio, seja porque motivo for.
Alguns owners, embora não tendo abandonado por completo a actividade, já não têm a mesma rotina de vida e disponibilidade. Por isso, é perfeitamente natural que algumas das caches que nos agradaram mais possam vir a precisar da nossa ajuda em algum momento particular (cuidados imediatos na "Sala da Emergência"), sem prejuízo de, mais tarde o owner poder vir a retomar a sua manutenção para lhe ministrar os Cuidados Continuados. ;-)

Ao longo de de vários anos tenho visto neste forum ofertas para adopção, pedidos ou ofertas de manutenção, etc.... basta pesquisar o forum pelas keywords 'manutenção', 'adopção'. Este tópico, embora na mesma linha, pretende, como dito acima, mobilizar o pessoal a disponibilizar-se para colocar em watchlist algumas caches que entenda e passar a estar disponível para lhes acudir e, talvez, também, contactar o owner dizendo que foi ou pode ir dar ajuda que a sua cache parece precisar.

Penso que não será necessário qualquer tipo de feedback aqui neste tópico nem qualquer esquema burocrático de controlo ou organização destas acções. Mas se quiserem relatar as vossas acções de manutenção, elas serão apreciadas certamente. :)

Eu, por minha parte, tenho em watch list todas as caches que visitei no meu primeiro ano de actividade, 2002, no Distrito de Lisboa, e cujos owners, originais ou actuais, já não estão activos como anteriormente.

Que pensam/opinam? Têm sugestões que possam melhorar ou ampliar a ideia? Ou é um iniciativa sem qualquer efeito prático ou utilidade? Ou nem uma coisa nem outra, antes pelo contrário? ;-)

Aqui fica a ideia aberta a sugestões e opiniões.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Re: Projecto "Sala de Emergência"

Mensagempor CarlosDBG » sábado Oct 23, 2010 17:10

Por acaso até é algo para o qual já me disponibilizei para fazer, nomeadamente em caches da localidade onde moro. Acho que não faz mal revelar quais são, tb não será difícil sabê-lo, mas como são caches do team AJSA&Golfinha, já se sabe que a dificuldade é maior que o normal. Ora por vezes lá aparece uma avalanche de DNF's. O que faz que o owner se desloque vários km's apenas para verificar se ainda lá está. E o que acontece a maioria das vezes é que ela lá está mesmo no seu cantinho. Ora são deslocações em vão para o owner e que para alguém que passa regularmente ao lado delas, não custa nada fazer isso ou outro tipo de manutenção.

Mas por vezes queremos prestar esse tipo de favores e há owners que não o merecem. Como foi o caso duma cache perto de mim, em que já havia demasiados dnf's e tudo indicava que a cache tinha mesmo sido vandalizada. Como tinha sido dos primeiros a fazê-la, sabia da sua localização. Então um dia que estava perto la fui confirmar o seu desaparecimento ainda por mais que o dono de um TB que estava na cache, estava preocupado com a situação. Confirmado o seu desaparecimento, e já que se tinham passado várias semanas sem que o owner fizesse algo, decidi colocar um pedido de arquivamento. Qual não foi o meu espanto quando sou interpelado por mail no dia a seguir pelo owner de uma forma totalmente arrogante para eu não me meter nos assuntos dele. Confesso que ando nisto há pouco tempo e não sabia que os pedidos de arquivamentos para alguns owners são como que uma ofensa... Podia era ter tido outra abordagem.... ficou benzido esse.
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Registado: domingo set 06, 2009 23:51

Mensagempor Sagitario » sábado Oct 23, 2010 20:35

Boas.

Na minha opinião, este tipo de ideia é de ser levada adiante. Não só para manter "aquela" cache que até gosto mas que não é minha, mas tb pk, como o Manuel diz, alguns de nós já não temos a mesma disponibilidade para a devida manutenção.
A cache do Eniel, Convento de Banho esteve para ser, foi por meia semana de atraso meu, o ponto final de uma multi de daria a conhecer uma das muitas histórias que se passaram no nosso pais aquando da extinção das ordens religiosas. Nutro tanta estima por este local que sempre que algum de nós faz lá um DNF lá vou eu verificar o que se passa e aviso o Enial pessoalmente ou coloco uma nota na pagina.
Tb já fui contactado por um Geocacher morador em Darque - Viana do Castelo no sentido de ele me ajudar na manutenção da minha (quase) sempre desaparecida pela maré Sra das Areias.
Nesta em particular, estou a desenvolver uma ideia "diferente" para que o contentor não seja levado pela maré de novo e seja suficientemente "original" para passar despercebido aos muitos transeuntes.
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor lgass » sábado Oct 23, 2010 21:34

Boas,

eu gosto muito da ideia. espero que nao me levem a mal mas o fim de umas caches para nascerem novas ideias, novos esconderijos e novas caches.

ou seja, nao me parece que algumas caches, por muito boas que sejam, vao acabando... faz parte, ou estou a ver mal a coisa?
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor lynxpardinus » domingo Oct 24, 2010 21:19

Na minha opinião, estás a "ver bem a coisa". Chama-se a isso evolução.

No entanto, há algumas caches que, claramente, são especiais - algumas pela sua antiguidade (não gostarias de ter a oportunidade de logar uma antiga relíquia como uma das primeiras caches em Portugal?), outras pela sua função de museu ou memória (Sabes que, no início, as caches eram bem diferentes do que são hoje em dia - por exemplo, havia o hábito de que a informação que se queria passar sobre o assunto da cache estava na cache em si, e não na página; ou seja, só o poderias ver depois de descobrires a cache), outra porque, realmente, estão tão bem idealizadas que valem mesmo a pena a preservação e a visita (e aqui é recorrente falar das caches dos Greenshades). Para essas, acho que vale realmente a pena ter uma atenção especial. Mas não são as mais de 5000 caches de Portugal inteiro.

Acho que é um projecto que vale a pena - e, na medida do possível, irei colaborar nele.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor alieri » domingo Oct 24, 2010 21:32

Acho a ideia excelente. Podem contar comigo.
Este espírito de entreajuda foi das coisas que mais gostei de ver quando me iniciei nestas andanças.
Ainda esta semana recebi uma simpática oferta de ajuda para manutenção, curiosamente, na minha cache que encontrei, e que entretanto adoptei.
É refrescante ver que esse espírito se mantém.

Mantunes, acho que poderia ser útil criar uma lista de caches susceptíveis de receber essa ajuda. Posso saber de uma cache em trás-os-montes, mas estando na outra ponta do país não poderei ajudar. Havendo uma lista, com indicação da localização aproximada (dizer a cidade e/ou distrito), a informação chegaria a mais "doutores" prontos a entrar na VMER a caminho da cache "paciente" mais próxima
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor GeoDuplaP&F » segunda Oct 25, 2010 07:22

Como diria não sei quem, "Estou nessa"! :lol:

Aqui no meu cantinho (Azambuja) as caches são em menos quantidade, e poderá não haver nessas condições. Mas cá estou disponível para ajudar no que puder e for necessário, ou para adoptar alguma, se for caso disso.
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor lgass » segunda Oct 25, 2010 09:51

Compreendo e se quiserem posso ajudar na manutenção de alguma na zona de lx.

eu, por exemplo, ainda so tive o prazer de fazer uma cache renascida (acho eu) que foi a 10 years geocaching aka volta alfa romeu estás perdoado.

custou fazer e deu-me tanto gozo como outras. mas acredito que haja caches com vistas especiais ou algo do genero que valha a pena manter.

ainda nao tive a sorte de as fazer... la chegarei
Imagem
lgass
Large

Mensagempor MAntunes » terça Oct 26, 2010 10:51

alieri Escreveu:Acho a ideia excelente. Podem contar comigo.
Este espírito de entreajuda foi das coisas que mais gostei de ver quando me iniciei nestas andanças.
Ainda esta semana recebi uma simpática oferta de ajuda para manutenção, curiosamente, na minha cache que encontrei, e que entretanto adoptei.
É refrescante ver que esse espírito se mantém.

Mantunes, acho que poderia ser útil criar uma lista de caches susceptíveis de receber essa ajuda. Posso saber de uma cache em trás-os-montes, mas estando na outra ponta do país não poderei ajudar. Havendo uma lista, com indicação da localização aproximada (dizer a cidade e/ou distrito), a informação chegaria a mais "doutores" prontos a entrar na VMER a caminho da cache "paciente" mais próxima

(o destaque a bold foi colocado por mim)

Isso pode levar a criar-se algo mais estruturado. Quem sabe até, recorrendo aos serviços do Duende e pedir-lhe uma pagina ou lista das caches nomeadas para esse efeito - assim, a modos que uma lista como a das caches com founds duplicados ou logs nomeados como de qualidade ou interesse, etc. Ou então, recorrendo às tags gmaps.

Poderemos até pensar em situações em que os owners, por impossibilidade temporária, peçam ajuda em algumas caches indicando que se alguém puder dar a mão agradecia porque de momento não tem grandes possibilidades de lá ir...

Sei lá, qualquer coisa nesta direcção. Uma lista de caches que poderão necessitar de ajuda, seja por indicação da comunidade ou por indicação/pedido ajuda dos owners.

Não era esta a ideia inicial, criar-se uma lista, mas as conversas e as ideias, quando colocadas em público, ganham vida própria se seguem outros rumos. ;-)
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor lgass » terça Oct 26, 2010 11:33

agora sim ja m parece uma ideia muito boa
Imagem
lgass
Large

Voltar para Geral

Quem está ligado: