por lynxpardinus » segunda Oct 18, 2010 22:19
Basicamente, um aparelho de GPS é, como o nome correcto indica (GPSr), um 'recebedor' de informação via satélite, que, depois, processa, para nos dizer onde estamos e para onde devemos ir (com maior ou menor grau de sofisticação). Este chip é algo diferente - é um emissor de sinal que pode ser captado por GSPr da Garmin. Esse sinal pode ser lido e decifrado por um GPS da Garmin (ou vai podê-lo num futuro muito próximo, como o webxxi disse), nomeadamente qualquer nova indicação que tenha. No fundo, funciona como um 'mini-satélite' em terra, mas com funções diferentes - porque em vez da tua posição pode dizer-te uma coisa do género "agora para encontrares a multi-cache, segue 200 metros num azimute de 30ºN", por exemplo. Um bom exemplo, noutra área, são os faróis dos aeroportos, que ajudam na aproximação das aeronaves.
O que não me agrada é, eventualmente, a possibilidade de se fazerem caches que contemplem este género de faróis (beacons), que são exclusivos de um fabricante. Porque, na prática, significa que estamos a excluir todos os geocachers que não usem GPSr desse fabricante. Eu sei que até podemos argumentar que não é muito diferente de exigir cordas e um arnês para uma cache de escalada, mas, esta compartimentação não me agrada (porque significa que só quem tem Garmin pode fazer as caches com beacons da Garmin e, quando a Magellan lançar o seu, só Magellan vão poder fazer multis com beacons Magellan).