• Anúncios

GARMIN Chirp - tecnologia no geocaching

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

GARMIN Chirp - tecnologia no geocaching

Mensagempor acasim » sexta Oct 15, 2010 19:06

Parece que está aí acabadinho de sair um dispositivo da GARMIN, chirp, pensado para o geocaching, que pode dar alguma animação extra à actividade de busca. Pois... mas apenas para quem tenha GARMINs com wireless, que não é o meu caso :-(

Imagem

Parece que a ideia é que este dispositivo funcione como um "guia" que interage com o equipamento do geocacher quando este se aproxima da cache, fornecendo informações extra, hints, etc, e guardando também informação que o owner (do chirp) pode depois recuperar (por exemplo, quantos geocachers visitaram a cache).

Fica aqui um link para o artigo da GARMIN.

Pergunto-me se isto poderá ter sucesso, num contexto em que a maioria dos geocachers não terão equipamentos compatíveis. Por outro lado, questiono-me se haverá muita gente a investir num dispositivo que pode ser levado por qualquer um, mesmo sabendo-se que a programação do dispositivo está protegida por uma password e que não servirá a quem o levar...

Abraços,
Antonio
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: GARMIN Chirp - tecnologia no geocaching

Mensagempor webxxi » sexta Oct 15, 2010 20:28

Como funciona o chirp...

O chirp não é nada mais do que um farol de GPS. Se um dos modelos compatíveis entrar no raio de acção do chirp (+-10mts, depende dos obstáculos) o gps recebe automaticamente a informação do chirp (opção que deverá ficar disponível na próxima actualização de software).
Imagem

Detalhes enviados pelo chirp (previamente configurado por mim).
Imagem

No menu geocaching vai agora aparecer um novo menu, o do Show Chirp Detail.
Imagem

O PVP previsto para Portugal ainda não está definido, mas deverá rondar os 25€ e estará brevemente disponivel no sitio do costume [:D]

Este novo equipamento Garmin poderá revolucionar o Geocaching a nivel das multis ou enigmas, o unico contra é apenas funcionar no Dakota 20, Oregon 450 e 550, serie 62s e 62st e 78s e 78sc.

Quem quiser ver um chirp a funcionar, é só nos visitar [:D]
Imagem
webxxi
Regular

Registado: quarta nov 19, 2008 21:06

Mensagempor GeoDuplaP&F » sábado Oct 16, 2010 12:18

Não entendi o que trás esse Chirp de novo além do que já está no Garmin. O que é?
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor lynxpardinus » segunda Oct 18, 2010 22:19

Basicamente, um aparelho de GPS é, como o nome correcto indica (GPSr), um 'recebedor' de informação via satélite, que, depois, processa, para nos dizer onde estamos e para onde devemos ir (com maior ou menor grau de sofisticação). Este chip é algo diferente - é um emissor de sinal que pode ser captado por GSPr da Garmin. Esse sinal pode ser lido e decifrado por um GPS da Garmin (ou vai podê-lo num futuro muito próximo, como o webxxi disse), nomeadamente qualquer nova indicação que tenha. No fundo, funciona como um 'mini-satélite' em terra, mas com funções diferentes - porque em vez da tua posição pode dizer-te uma coisa do género "agora para encontrares a multi-cache, segue 200 metros num azimute de 30ºN", por exemplo. Um bom exemplo, noutra área, são os faróis dos aeroportos, que ajudam na aproximação das aeronaves.

O que não me agrada é, eventualmente, a possibilidade de se fazerem caches que contemplem este género de faróis (beacons), que são exclusivos de um fabricante. Porque, na prática, significa que estamos a excluir todos os geocachers que não usem GPSr desse fabricante. Eu sei que até podemos argumentar que não é muito diferente de exigir cordas e um arnês para uma cache de escalada, mas, esta compartimentação não me agrada (porque significa que só quem tem Garmin pode fazer as caches com beacons da Garmin e, quando a Magellan lançar o seu, só Magellan vão poder fazer multis com beacons Magellan).
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor GeoDuplaP&F » terça Oct 19, 2010 06:41

lynxpardinus Escreveu:... porque em vez da tua posição pode dizer-te uma coisa do género "agora para encontrares a multi-cache, segue 200 metros num azimute de 30ºN", por exemplo.

Eu tenho um Garmin Oregon 550, que dá precisamente isso. Um dos modos de bússola dá essa indicação. Mas no fim qualquer aparelho GPSr dá essa informação! "A cache está a 223m na direcção da seta". Desculpa, talvez não esteja a ver bem o que explicaste, mas continuo a não entender o que trás esse aparelhómetro de novo. É a mesma coisa de uma antena, ou seja, tem uma melhor recepção do sinal e transmite-o ao GPSr?

lynxpardinus Escreveu:a possibilidade de se fazerem caches que contemplem este género de faróis (beacons), que são exclusivos de um fabricante. Porque, na prática, significa que estamos a excluir todos os geocachers que não usem GPSr desse fabricante.

Quer isso dizer que na cache haverá um sinal qualquer especial tipo "farol"? Isso não tem muito sentido, porque desaparece facilmente.

Peço desculpa, mas continuo a não entender a função disso.
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » terça Oct 19, 2010 07:17

Imagina que vais fazer uma multi. Essa multi diz-te para ires até ao sítio X. Quando lá chegas, o teu Oregon vai receber uma nova indicação a dizer "Parabéns, encontrou o sítio X, agora, por favor, procure a caixa no sítio Z, que tem estas coordenadas. Quer iniciar a busca?" e a seguir mostra-te a seta a seguir para o novo local. Isto porque, no sítio X, está um destes beacons, um destes Chirp, que envia estas indicações para todos os receptores GPSr da Garmin que por ali passem.

E sim, um dos principais problemas para quem opte por fazer isto é que alguém passe por lá, descubra o Chirp e decida levá-lo debaixo do braço.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor GeoDuplaP&F » terça Oct 19, 2010 09:39

De facto o que eu entendi quase desde o início da tua anterior explicação foi precisamente isso. Mas achei demais meter-se na cache um besidróglio que iria desaparecer à primeira visita, por isso pensei que não tinha entendido...

Mas se é mesmo assim acho que não teria muita utilidade. Enfim, se existe pode-se usar. Pronto. :-)
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Mensagempor daraopedal » sexta Oct 22, 2010 16:58

A 1ª cache com essa tecnologia já saiu.
ImagemImagem
Imagem
Imagem
daraopedal
Regular

Registado: segunda dez 03, 2007 16:28

Mensagempor lynxpardinus » sexta Oct 22, 2010 18:08

E a primeira nota do owner a explicar que depois da cache ser encontrada um número de vezes vai abrir uma forma alternativa de encontrar a cache... ( http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... 3e4ddaa035 )

A partir do momento em que é possível, vão sempre aparecer caches a explorar essa possibilidade. Era uma questão de tempo - e vão ser mais, como é óbvio! Só não gosto que se esteja a limitar a uma marca (seria como dizer que só podes fazer espeleologia com material da Petzl ou escalada com pés de gato MadRock). É uma questão de tempo até termos equivalentes da Magellan, ou algo semelhante para Androids ou iPhones, e, de repente, acabamos por ter um número de caches específicas para tipos de gps...
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor lynxpardinus » segunda nov 15, 2010 11:06

E parece que a primeira Chirp Cache em Portugal já foi publicada - http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... bacdf085fe
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor pimigas » segunda nov 15, 2010 17:37

lynxpardinus Escreveu:E parece que a primeira Chirp Cache em Portugal já foi publicada - http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... bacdf085fe

Mau era se eles iam vender um aparelho que ainda não tinha utilidade nenhuma cá....
pimigas
Small

Registado: terça abr 24, 2007 17:13

Mensagempor lynxpardinus » segunda nov 15, 2010 18:02

Para descobrir uma cache Chirp, para quem tem um Oregon ou Dakota, só é necessário instalar a última actualização do software do GPSr - corrijam-me se estiver errado. Para colocar, aí sim, precisas de comprar um 'beacon'. Mas, confesso que acho que faz todo o sentido que uma loja que queira vender estes produtos os coloque no terreno - nada como mostrar aos potenciais compradores as potencialidades dos respectivos.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor lgass » segunda nov 15, 2010 21:50

fiz hoje mesmo a cache.

a partir do momento que estão no alcance daquilo, é rapidissimo... ja estou a pensar em formas alternativas de utilizar aquilo. :p
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor lynxpardinus » quinta abr 21, 2011 08:42

Uma nova cache com Chirp em Portugal - Chirp Genealógica dos Nocturnosbike ( http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 315831a7a7 )
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor P@v@r0tti » sexta abr 22, 2011 19:43

lynxpardinus Escreveu:Uma nova cache com Chirp em Portugal - Chirp Genealógica dos Nocturnosbike ( http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 315831a7a7 )

ja tive o prazer de logar essa cache e com essa nova tecnologia vão se abrir muitas portas. Provavelmente vai aparecer algum software que poderá aproveitar o WiFi dos PDA para alargar os potenciais utilizadores. Tive a sorte de me encontrar com um grupo de Geocacher que tinha um G550 pois foi chegar ao ponto inicial e a 10m do Chirp ja estávamos a receber o sinal com as coordenadas finais. :clap:

Cumps.
Imagem
P@v@r0tti
Micro

Registado: sexta dez 17, 2010 11:45

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes