• Anúncios

Porque é que a malta inventa?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Porque é que a malta inventa?

Mensagempor ppereira » segunda Oct 11, 2010 08:54

Boas

Existem no site geocaching.com um glossário onde, entre outros termos se explica o significado das siglas muitas vezes usadas para logar uma cache. Existe também uma breve explicação de cada termo.
Estes "acrónimos" são comuns a todos os geocachers, internacionais e completamente perceptíveis por qualquer pessoa que esteja dentro do jogo chegando rapidamente ao que se pretende dizer ou informar. São exemplos:

Código: Selecionar todos
BYOP
    Bring Your Own Pen/Pencil. An acronym often used by cache owners to communicate to other geocachers that you will need to bring your writing utensil in order to sign the cache logbook.
CITO
    Cache In Trash Out is an ongoing environmental initiative supported by the worldwide geocaching community. Since 2002, geocachers have been dedicated to cleaning up parks and other cache-friendly places around the world. Learn more at www.geocaching.com/cito.
FTF
    First to Find. An acronym written by geocachers in physical cache logbooks or online when logging cache finds to denote being the first to find a new geocache.
SWAG
    An acronym often referred to as standing for 'Stuff We All Get." It includes the trade items left in caches by geocachers.
TFTC
    Thanks For The Cache. An acronym written by geocachers in physical cache logbooks or online when logging cache finds.
TFTH
    Thanks For The Hide
TNLN
    Took Nothing. Left Nothing. Usually written in cache logbooks by geocachers do not trade for material contents in a cache.
TNLNSL / TNSL
    Took Nothing. Left Nothing. Signed Logbook / Took Nothing. Signed Logbook.

Agora, cá neste cantinho à beira mar plantado, gostamos de inventar e começámos:
Código: Selecionar todos
OPEC
OPC (pronto, ok, esta até percebo, mas não a encontro nos acrónimos do GC.com)
TFTV
TFTE
LCDA

Acho que não estou a ser demasiado "picuinhas", apenas acho que se o acrónimo tem uma forma não temos de o mudar sob pena de ser mal entendidos, ou o destinatário nem perceber o que realmente queremos informar, independente de sermos portugueses, alemães ou chineses.

O que acham?
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
ppereira
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Porque é que a malta inventa?

Mensagempor t@ndre » segunda Oct 11, 2010 09:14

dessas novas apenas utilizo uma

TFTEvent
t@ndre
Large

Registado: terça mar 25, 2008 14:23

Mensagempor ajsa » segunda Oct 11, 2010 18:32

Honestamente não consigo encontrar qualquer problema pela tentativa de alguns colegas procurarem termos semelhantes na sua língua.

Pessoalmente, até nem gosto de utilizar qualquer um destes acrónimos, simplesmente termino com “Muito obrigado” porque assim se escreve em português.

Seguindo esta linha de pensamento, nunca existiriam acrónimos como ADN, SIDA, ARN, UCP entre muitas outras centenas, senão milhares, de acrónimos diariamente utilizados. Devo dizer que até considero de fraca capacidade alguém que escreve qualquer coisa como:
“Ah e tal, estivemos lá... e é muito giro... e gostamos muito...” e depois termina “Took nothing left nothing, Thanks for the cache” porque afinal é o que o acrónimo significa.

Obviamente que num documento escrito em inglês, como o que contêm o glossário em inglês da GS, não faz qualquer sentido encontrar acrónimos para termos em português ou espanhol tal como talvez seja um absurdo de todo o tamanho num registo (o tal log) escrito em português aparecer acrónimos de termos ingleses.

Mas como isto até uma brincadeira, termino com outro acrónimo na língua do tio Sam, WGS! [:P]
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor MIGUELBRAGA » segunda Oct 11, 2010 18:43

Acho que não estou a ser demasiado "picuinhas"

Não? Então até fico assustado só de pensar como será quando és :)

Relaxa...Peace ande Love... deixa-os andar :P
MIGUELBRAGA
Micro

Registado: quarta fev 07, 2007 12:03

Mensagempor geo-amd » segunda Oct 11, 2010 19:00

Não acho mal que se inventem novos acrónimos, inclusivamente em Português. O único problema é que pode demorar muito tempo até que novos acrónimos sejam reconhecidos na comunidade. Quem usa acrónimos novos arrisca-se a não ser entendido.

Os únicos acrónimos de geocaching que eu conheço são: CITO, FTF/STF, TFTC, TNLN, OPC. Quando vejo qualquer outro, imagino que deve ser uma coisa simpática e passo à frente.

ajsa Escreveu:WGS!

Bem, obrigado. Igualmente.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor Paisagista » terça Oct 12, 2010 07:04

Por acaso inventei um novo a propósito da cache Há Correio :|
Tinha recebido uma mensagem de que o contentor estava, mais uma vez, fora do alcance mas à vista pelo que inventei o FWR - Found Without Reaching. :roll:

(Parte dos códigos necessários para completar a série encontram-se dentro do contentor, já os facultei por duas vezes.)
ImagemImagemImagemImagem
Paisagista
Regular

Registado: sábado jul 04, 2009 09:39

Mensagempor Torgut » terça Oct 12, 2010 08:06

Eu cá tenho um problema genérico contra a nacionalização de coisas globais. Mas compreendo que tristemente a maioria da população tem uns horizontes muito estreitinhos, e que tem dificuldade em compreender a existência de um mundo mais lato, que escapa aos seus pequenos triângulos casa-trabalho-família/amigos. Sempre achei patéticos os espanhóis e os franceses, com a sua tacanhez e a diminuição nas suas mentes que a tradução obsessiva gradualmente provocou. Nunca se interrogaram porque é que nós geralmente entendemos os gajos e os gajos não percebem patavina do que lhes tentamos dizer? Acham bonito? Pois os OPC é nisso que vão resultar. O egocentrismo linguístico elimina a capacidade de processamento de comparações, semelhanças e constituição de vocabulário noutras linguagens. Costumava ser apanágio de países com populações grandes, cujos mercados amplos acabavam por permitir, em geral, esta atitude de "a minha língua é o centro do mundo e se existe gente lá fora não queremos saber para nada".

Até há bem pouco tempo, Portugal esteve livre desta praga. Havia os cavadores de batatas, que se focavam nos seus tubérculos, e depois havia os outros, que poderiam ter interesse nestes assuntos que, por serem globais, se vão desenvolvendo na língua franca do momento. O problema dá-se quando os cavadores de batatas levantam a cabeça e ganham acesso a outros horizontes, não teixando contudo a tacanhez intrínseca lá no campo de semeadura. E como são muitos, vêem para arrasar.

Dito isto, os OPC's e afins não me provocam pesadelos, mas preocupam-me, na réstea de capacidade de preocupação que ainda tenho por esse povinho. PQP!
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor ppereira » terça Oct 12, 2010 10:08

ajsa Escreveu:até nem gosto de utilizar qualquer um destes acrónimos, simplesmente termino com “Muito obrigado” porque assim se escreve em português.

Pois, - em português, "Muito Obrigado" todos entendem, mas se escrevesses TFTC, todos entendiam também, e o meu ponto de vista diz-me que assim qualquer pessoa no mundo que leia o log percebe o que lá está escrito, agora um qualquer acrónimo esquisito que alguém resolveu inventar porque generalizou ou traduziu qualquer coisa que até gostou, é que me parece generalizar demasiado um dicionário que tem ser minimamente global.

WGS :OO World Geodetic System descobri isto quando comecei a usar um aparelho chamado GPS [;)]
This IMHO. :mrgreen:
TY :mrgreen:

MIGUELBRAGA Escreveu:
Acho que não estou a ser demasiado "picuinhas"

Não? Então até fico assustado só de pensar como será quando és :)

TMMM
(Tem Medo Muito Medo) :mrgreen:
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
ppereira
Regular

Mensagempor ajsa » terça Oct 12, 2010 10:16

Em qualquer ciência, e não falo do geocaching que de ciência nada tem, existem acrónimos que possuem a respectiva tradução nos mais variados idiomas.
Temos em economia, por exemplo, o FPP ou PPF em inglês perfeitamente entendido pelos técnico do meio, como anteriormente referi, temos ma medicina a SIDA ou AIDS, na biologia o ADN ou DNA, na informática o UPC ou CPU entre muitos outros.
Resultado, se um professor catedrático de medicina der uma palestra onde utilize os acrónimos SIDA e ADN para os seus interlocutores estamos perante um “cavador de batatas”, é isso?
Preocupante, é o teu discurso de pessoa de intelecto superior que se encontra numa plataforma de domínio dos seres inferiores que se dedicam ao trabalho agrícola. Isto sim será preocupante se mais se arrastarem nesta ideia.
ajsa
Extra Large

Mensagempor Lima_Paço » terça Oct 12, 2010 10:34

Ai que as azeitonas estão a começar a ferver. [:D]

Eu pessoalmente costumo usar mais dois que não aparecem na lista oficial:

TFTE - Thanks for the Event (acho que não tem nada de errado)
TFTEC - Thanks for the Earthcache (acho óbvio)

Quanto às traduções estou como o ajsa, acho perfeitamente normal e nada ofensivo. ;))
Não acho piada é quando em quer em português, quer na língua mãe (dos gajos, claro que a minha é o português) esse acrónimos aparecem sozinhos nos logs [:(!], mas isso discute-se noutro tópico.
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

Mensagempor elpombero » terça Oct 12, 2010 18:25

Desde que me explicaram que cada um joga como quer estou-me "nas tintas" para os acrónimos...

Em relação aos cavadores de batatas até acho que os filhos deviam ser proibidos de ir à escola não comecem "prái" com ideias subversivas... a querer levantar a cabeça ou coisa assim...
E terem "Magalhães" então nem pensar... "cruz credo", querem lá ver!!!

ajsa Escreveu:Resultado, se um professor catedrático de medicina der uma palestra onde utilize os acrónimos SIDA e ADN para os seus interlocutores estamos perante um “cavador de batatas”, é isso?

Por razões profissionais conheço alguns que o sonho deles é ir para a "santa terrinha" e aprender a plantar batatas. Que como sabes não é fácil. É por isso que quem come batatas diz que lhe dão sono quem as cultiva diz que lhe dão... cabo das costas.
Imagem
elpombero
Regular

Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Mensagempor ajsa » terça Oct 12, 2010 19:25

elpombero Escreveu:Por razões profissionais conheço alguns que o sonho deles é ir para a "santa terrinha" e aprender a plantar batatas. Que como sabes não é fácil. É por isso que quem come batatas diz que lhe dão sono quem as cultiva diz que lhe dão... cabo das costas.

Como te compreendo, afinal eu estou bem inserido nesse grupo.
Como eu gosto da olivicultura, não deve existir nada melhor no planeta do que acordar e não me preocupar em me enfiar em filas de transito, sair a correr do serviço para almoço, regressar a casa só depois e muitos e muitos minutos a comer com a fumaça e a ira dos outros condutores.... enfim, é bom viver no campo!

Gostaria de o ser a 100%, mas pelo menos considero-me um aprendiz de cavador de batatas, quem sabe um dia o serei na plenitude. :)
ajsa
Extra Large

Mensagempor elpombero » terça Oct 12, 2010 21:41

ajsa Escreveu:Como eu gosto da olivicultura, não deve existir nada melhor no planeta do que acordar e não me preocupar em me enfiar em filas de transito, sair a correr do serviço para almoço, regressar a casa só depois e muitos e muitos minutos a comer com a fumaça e a ira dos outros condutores.... enfim, é bom viver no campo!

Bahah! És do povinho, pá! [:D]
Imagem
elpombero
Regular

Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Mensagempor Lima_Paço » quarta Oct 13, 2010 08:37

Entã compadris (ajsa e elpombero), que tal vai a moenga?

O que eu mais invejo em vocês, é acordarem de manhã, abrirem a janela e terem uma vista espectacular até ao horizonte, com acrónimos ou sem eles, deve dar-vos uma sensação de liberdade impressionante.
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

Mensagempor Sagitario » quarta Oct 13, 2010 09:23

elpombero Escreveu:Que como sabes não é fácil. É por isso que quem come batatas diz que lhe dão sono quem as cultiva diz que lhe dão... cabo das costas.

Ora cá tá, a vantagem de se ter nascido "cavador de batatas" é que podemos sempre evoluir, enquanto assim é, vamos sempre cultivando outros "horizontes" podemos sempre ser "podadores de videiras", "semeadores de cereais" ou como o Ajsa, "tratadores de Oliveiras" [;)] mas as dores de costas nunca passam :roll:

ajsa Escreveu:
Gostaria de o ser a 100%, mas pelo menos considero-me um aprendiz de cavador de batatas, quem sabe um dia o serei na plenitude. :)

A maquinaria resolve tudo, quando bem lubrificada até parece que é fácil trabalhar no campo.

Voltando ao tópico, um dia destes recebi um OPEC, nada que me chateie por demais até pk sou um dos que aportugueso tudo e recuso-me a ser globalizado só pk sim ou pk a linguagem dominante em certos círculos é outra que não a Portuguesa.

Abraço.
Jorge Ferreira tcc Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado: