Qual a melhor maneira de lidar com os vigilantes?
Eu já tive três casos na minha carreira (o último foi ontem), mas tudo sempre correu bem no final:
- - O primeiro foi há perto de três anos na zona da Torre Velha, freguesia da Caparica, Almada. Este caso meteu dois vigilantes e 3 cães. Os cães eram meiginhos e parece que gostaram das minhas festinhas.
- O segundo foi no último mês de Agosto. O vigilante veio de bicicleta expulsar-me. A multicache tinha muitas gaitinhas, mas não fórmula de verificação, e as coordenadas deram-me numa enorme zona de criação de peixes. Gaita para as gaitinhas, digo eu. O ponto zero fazia sentido, junto a um poste, 400 metros no interior da propriedade, e por isso pensei que a cache estivesse autorizada pelos proprietários. Eu expliquei que tinha transposto num ponto sem vedação, por mera curiosidade. [The Lagos 6 + 1 - #4 Odiáxere]
- O terceiro caso ocorreu ontem de tarde. Foi um pouco diferente dos anteriores porque não resultou realmente em expulsão. Eu estava em terreno semi-privado e fiquei convencido de que os três indivíduos que se aproximavam me vinham expulsar. Mas não. Eram caçadores que queriam saber o que andava eu ali a fazer a vários Kms da Civilização [simplesmente jogging, disse eu] e me queriam avisar que ali mesmo era o centro da acção no caso de se estar a realizar alguma caçada. Tenho quase a certeza de que eles também estavam ali sem autorização. Aquele enorme pinhal privado não tem, nem nunca teve, vigilância e os donos não se preocupam muito com isso, parece-me. [PEDRA NEGRA (Quinta da Apostiça)]
Das três vezes fui sempre detectado ao longe e deixei-me sempre ficar, aguardando que viessem ter comigo. Sempre tive bons modos e, como reação, também fui sempre bem tratado. Parece-me que o objectivo dum vigilante é impedir que os estranhos entrem, e se já entraram, levá-los a sair. Suspeito que o pior que se pode fazer será tentar fugir.