Página 1 de 1
Com a triste época de fogos a chegar...

Enviado:
segunda jul 03, 2006 15:42
por SUp3rFM
Eis o que se pode ler sobre a circulação de pessoas e veículos nas zonas críticas:
Acesso, circulação e permanência de pessoas e bens
* Nas zonas críticas (definidas na Portaria n.º 1056/04, de 19 de Agosto), nas áreas submetidas a regime florestal e nas áreas florestais sob gestão do Estado, estão previstas medidas de condicionamento no acesso, circulação e permanência de pessoas e bens, sempre que o índice de risco de incêndio seja muito elevado ou máximo;
* No interior das zonas críticas (definidas na Portaria n.º 1056/04, de 19 de Agosto), nas áreas submetidas a regime florestal e nas áreas florestais sob gestão do Estado, não é permitido proceder à execução de trabalhos que envolvam a utilização de maquinaria, desenvolver quaisquer acções não relacionadas com as actividades florestal e agrícola, bem como circular com veículos motorizados nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que as atravessam, sempre que o índice de risco de incêndio seja muito elevado ou máximo;
* As pessoas que circulem no interior de zonas críticas, de áreas submetidas a regime florestal e nas áreas sob gestão do Estado e nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que as atravessam ou delimitam, estão obrigadas a identificar-se perante as entidades com competência em matéria de fiscalização (Corpo Nacional da Guarda Florestal, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Polícia Marítima, Câmara Municipal e Vigilantes da Natureza) sempre que o índice de risco de incêndio seja elevado ou superior.
Os que andarem pela floresta... Não se esqueçam de levar o BI juntamente com o GPS.
E já agora: "PAREM DE DEIXAR CAIXINHAS FÓSFOROS E ISQUEIROS NAS CACHES!"
Re: Com a triste época de fogos a chegar...

Enviado:
segunda jul 03, 2006 16:14
por btrodrigues
em relação ao teu apelo nas últimas linhas, secundo-o.
tenho vindo a enviar mails com essas indicações a quem tem tido comportamentos desses. não custa nada, com um bocado de palavreado à mistura, fazer perceber a estas pessoas o risco que estão a potenciar. se cada vez que um caramelo colocasse uma caixa de fósforos numa cache recebesse uma dúzia de avisos destes, a moda haveria de pegar...
Re: Com a triste época de fogos a chegar...

Enviado:
segunda jul 03, 2006 16:45
por SUp3rFM
Faço exactamente isso quando vejo nos latest logs referências a fósforos ou isqueiros, correndo o risco de me estar a armar ao pingarelho sobre o que se deve ou não deixar numa cache.
As caches são também encontradas por crianças e não convém banalizar estas coisas como "tesouros".
Por outro lado, encontrar um isqueiro numa cache no meio do mato e explicar a alguém (mesmo a uma autoridade) que fazemos um esforço pela preservação da Natureza fica complicado...
Re: Com a triste época de fogos a chegar...

Enviado:
terça jul 04, 2006 14:55
por vsergio
ahhhh. tava a ficar preocupado.
Já somos Três.
Com a triste época de fogos a chegar...

Enviado:
terça jul 04, 2006 16:43
por lamas
Felizmente já deixei de fumar, mas quando o fazia, o tabaco e o isqueiro ficávam sempre no carro, nunca iam para o mato.
Sempre que encontro um isqueiro numa cache (por acaso fosforos nunca encontrei...), tenho o cuidado de os retirar de lá.
Arrisco o regresso ao carro com um isqueiro no bolso, mas fico mais descansado por este já não estar numa cache.
Re: Com a triste época de fogos a chegar...

Enviado:
terça jul 04, 2006 23:21
por btrodrigues
parabéns por teres deixado de fumar!
Re: Com a triste época de fogos a chegar...

Enviado:
sexta jul 07, 2006 20:32
por NFreitas
Aqui fica a prova que os avisos andam aí!

Re: Com a triste época de fogos a chegar...

Enviado:
segunda jul 10, 2006 10:32
por NFreitas
Para mais informações: <a href="http://www.dgrf.min-agricultura.pt/v4/dgf/ficheiros/20040702104925CPD.pdf">Decreto-Lei n.º 156/2004, de 30 de Junho</a>
Re: Com a triste época de fogos a chegar...

Enviado:
segunda jul 10, 2006 15:16
por PauloMartins
Eu não sou muito a favor da existência de acessos condicionados quando as temperaturas aumentam em certas zonas.
Penso que não é assim que se combate nem se previne os incêndios.
Por exemplo..se numa zona de risco andar 100 ciclistas num qualquer passeio de bike...são 200 olhos a olhar pela floresta, a vigiar e se for necessário a dar o primeiro alarme.
Agora se não andar ninguem na floresta porque o acesso é restrito...quem vai dar o alarme?
O homem que incendiou aquilo? O gajo do avião que lançou o fogo ? Quem...
Re: Com a triste época de fogos a chegar...

Enviado:
segunda jul 10, 2006 17:04
por portelada
Acho uma verdadeira ESTUPIDEZ estas medida !!!
Qualquer praticante de BTT ou TT é uma mais valia para a prevenção dos incendios !!! Ninguem que pratique estes "hobbies" gosta de andar no meio do carvão !!!
POLITIQUICES MESQUINHAS E DESAJUSTADAS !!!


Re: Com a triste época de fogos a chegar...

Enviado:
segunda jul 10, 2006 20:33
por SUp3rFM
Esta é uma situação em que paga o justo pelo pecador. Acabam com a circulação de pessoas nas matas, sejam elas caminhantes, turistas, praticantes de BTT, etc, etc, etc.
Infelizmente, optou-se por este método ao invés de certificar por exemplo, quem quer usufruir dos espaços nos meses mais quentes e que poderia desenvolver um papel importante, não só a avistar pequenos focos como a intimidar quem quisesse praticar algum crime.
Re: Com a triste época de fogos a chegar...

Enviado:
sexta jul 28, 2006 00:32
por Cachapim
Ora e não é que numa cache que descobri recentemente encontrei um... isqueiro? No meio de milheirais? Claro que tive o cuidado de remover o dito e deixei no log uma nota tipo "Out: Isqueiro (!) - Por favor..."
Parece que o geocacher que tinha deixado o isqueiro encarou a nota como se eu não tivesse gostado da prenda e recebi um email tipo "Não gostaste do isqueiro? LOL(...) Melhor sorte para a próxima!"
Ok, obviamente que o nosso rookie (2 caches) não estava informado e tive o cuidado de lhe responder simpaticamente de forma a explicar as potenciais complicações que podem acontecer. Espero ter êxito na minha sensibilização mas, com esta desgraça que são os fogos florestais que destroem o país, nunca é demais trabalharmos todos no sentido de desenvolver uma consciência comum de protecção da natureza.
O que será mais patriótico: evitar um incêndio ou colocar uma bandeira na janela?
Re: Com a triste época de fogos a chegar...

Enviado:
sexta jul 28, 2006 23:57
por MAntunes
A bandeira claro!

Também removi um isqueiro de uma cache, ontem.

Estive a analisar os logs e o autor e não me parece que tenha sido qualquer um deles mas sim de quem lá foi recentemente e ainda não fez o log no gc.com.
Deixei notas a sugerir que isqueiro não são boas prendas.
Voces e a vossa mania de baralhar tudo...

Enviado:
sábado jul 29, 2006 13:13
por 2 Cotas
Meninos!
São duas coisas diferentes.
Uma é deixar isqueiros nas caches. Não acho muito bem. Sempre podia dizer que é melhor que deixar papéis de pastilhas, bilhetes de metro, ganchos de cabelo ou molas da roupa. Mas, não sendo fundamentalista, prefiro até quem se deixe nada. Afinal não é obrigatório trocar prendas.
Outra coisa é encontrar isqueiros nas prendas.


Rapino-os logo. Sem me sentir obrigado a deixar nada em troca. Abarbatanço puro e simples. Desvio com as letras todas. Em vez de me andar aqui a esfalfar com declarações de princípios, passo logo á acção.
E ainda mando bocas do tipo: Energúmenos! Não deixam prendas de jeito nas caches!!!
