• Anúncios

licença para os carris

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

licença para os carris

Mensagempor timi » quinta jun 24, 2010 20:29

Ola amigos.
Fiquei agora a saber pelo Parque Nacional da Peneda Geres que não é permitido Subir aos carris.

Enviei um e-mail a pedir a autorização e a resposta deles foi bem esclarecedora e se arriscarmos a subida podemos ser autuados com uma coima. E uma contra ordenação ambiental.
Eles deram me uns trilhos para fazer como curral de Teixeira, Pé de Cabril, ETC.
É uma pena e agora para fazer as caches la de cima será que podemos ir pelo lado de Espanha??????????

Aqui fica um aviso e uma pergunta.

Teamtimi
timi
Micro

Registado: quarta jan 30, 2008 10:01

Re: licença para os carris

Mensagempor MAntunes » quinta jun 24, 2010 20:47

Boas,

As proibições de caminhar ao longo do Vale do Homem e até aos Carris e Nevosa, já vêm de há muito tempo... Infelizmente!
A diferença está no rigor, ou falta dele, com que as autoridade actuam. Já houve pessoal que escapou com um "puxão de orelhas" (ver este meu log) e já houve pessoal que foi mesmo autuado. Disseram-me no Hotel em Caldas do Gerês.

Por isso, há que respeitar ou estar preparado para as consequências...

Eu aconselho a respeitar e a aproveitar os percursos disponíveis, mediante licenciamento que não custa mais do que enviar um mail atempadamente e depois imprimir, e levar no bolso, o mail de autorização.

Noto que até estão a abrir possibilidades que há uns tempos não existiam; Pé de Cabril estava vedado e agora está disponível. Aproveitem esse local e façam as caches "Pé de Cabril" e "Silhas dos Ursos" numa única volta, começando na "Miradouro da Junceda". Se lhe juntarem a "Miradouro da Boneca", têm uma bela caminhada e um dia muito bem passado.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor timi » quinta jun 24, 2010 21:02

Eu enviei o e-mail a resposta deles foi esta.

Exm.º Sr.
Em resposta à sua mensagem lamentamos informar que o percurso que pretende realizar (caminhada aos Carris), não é possível de ser realizado, à luz do Plano de Ordenamento do PNPG em vigor (Resolução do Conselho de Ministros n.º 134/95, de 11 de Novembro, em anexo). Este percurso não é um trilho actualmente definido como tal no PNPG, antes se lhe acede por um caminho não asfaltado condicionado que atravessa a Zona de Protecção Total da Área de Ambiente Natural do PNPG, o que, aliado à importância dos valores naturais ali existentes, leva a que não só não tenham vindo a ser aconselhadas como não estejam a ser autorizadas deslocações a este local, tendo que se adoptar o mesmo procedimento para todas as pessoas que o solicitam.
Assim e apesar de sabermos que é um local muito conhecido e procurado (e também que por vezes há quem ali vá sem autorização – ficando obviamente sujeito a uma eventual fiscalização e incorrendo em contra-ordenação ambiental) lamentamos informar que não será possível autorizar a deslocação a este local.
Existem, porém, muitos outros percursos, sinalizados e não sinalizados, que pode realizar em alternativa.
Em anexo enviamos um resumo da informação disponível sobre os trilhos sinalizados no PNPG, bem como dos percursos assistidos por PDA/GPS que poderão ser realizados mediante o contacto com as Portas do PNPG onde os mesmos já se encontram disponíveis.
Esta informação e outra mais detalhada encontra-se no micro-site do PNPG (http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007-AP-Geres) ou no site da ADERE–PG (http://www.adere-pg.pt/trilhos/percursos.php).
Ficamos à disposição de V.ª Ex.ª para qualquer esclarecimento adicional.
Com os melhores cumprimentos,

M.ª do Céu Osório
PNPG
ICNB/DGAC-Norte
Av.ª António Macedo
4704-538 BRAGA
Tel. 253 203480
Fax. 253 613169
Http://www.icnb.pt
timi
Micro

Mensagempor Osodrac Team » quinta jun 24, 2010 22:58

Caros colegas geocachers
No fim de semana de 25 de Abril pensei levar o meu grupo de caminhadas ao Gerês para realizar um percurso que em Outubro de 2009 realizei com Rmatosinhos, Kidloco, Pbrandão e Lenan2do - grande cruzada pessoal. O percurso era da Cascata do Arado até à Rocalva e volta, passando por grandes caches naquela zona. Pois bem... fiquei a saber que era lugar interdito (do que nós nos safamos) a não ser que fizesse um pedido ao PNPG a solicitar autorização para tal. Fi-lo com 30 dias de antecedência, com tudo o que eles pediam. E-mail atrás de e-mail, telefonema atrás de telefonema foi-me dito que quem tratava da tal autorização eram 2 JUíZAS DE LISBOA!!?? e que estava muito dificil elas aprovarem o percurso para o grupo. 30 dias a tratar disto e por fim mandaram-me uma lista com um número enorme de trilhos livres para alternativa caso a devida autorização não chegasse a tempo. Ainda hoje, estou com esperança que ela chegue!! Penso que tudo isto não passa de uma grande treta. O que eles querem é ganhar algum ou com as taxas que são possiveis de cobrar ou com aqueles que, infelizmente, podem ser apanhados desprevenidos.
Acabamos por fazer o Trilho dos Currais.

Quem me respondeu é a mesma Sra que assina a resposta no post anterior que soube... é socióloga!!!???
Imagem
Osodrac Team
Regular

Registado: sexta mar 21, 2008 22:35

Mensagempor lynxpardinus » terça ago 17, 2010 11:43

Confesso que tenho pensado um pouco sobre esta questão nos últimos dias. Os meus pensamentos resumem-se a duas ideias básicas:
- então estes tipos do pnpg estiveram tão preocupados com planos de ordenamento e imposição de licenças pagas que descuraram as tarefas de proteccao contra incêndios? Os fofos estão a arder há quase 2 semanas em pleno parque natural! As matas parece que não foram convenientemente limpas em toda a área, os acessos não existem ou estão mal cuidados, ...
- quando e que vão apresentar um plano de reflorestacao serio e praticável? Depois daquilo que vi no cito que fizemos lá, a minha confiança nas capacidades do pnpg já era muito baixa, mas agora, piorou!
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor MAntunes » terça ago 17, 2010 22:56

Estou aqui Gerês e é uma desolação o que tenho visto. A encosta a Oeste da Vila do Gerês - a que tem a "Fenda da Calcedónia", "Miradouro da Boneca" e outras, está toda queimada. Os fogos, visto da zona das pontes do Rio Caldo, onde me encontro, parecem estar na zona da Calcedónia. Ao longo da tarde de ontem e manhã de hoje, assisti a uma situação contraditória e inquietante; na Caniçada, o barulho das motos de água e barcos de recreio mistura-se com o barulho de 2 aviões que ajudam a combater o fogo num vai-vem constante de voos circulares onde alternam o abastecimento dos tanque e o descarregar da água sobre as chamas...
Por acaso, quando saí de bike levava apenas a o telemóvel para poder tirar fotos... se tivesse levado a minha máquina fotográfica, certamente teria tirado algumas fotos para o tema 'Quotidiano' do mês de Agosto. O quotidiano por estas paragens é a luta contra o fogo por parte dos aviões. Um autêntico panorama que imagino parecido com o de uma guerra aérea. Impressiona aquele barulho e o vê-los dirigirem-se para as colunas de fumo negro ao longe no alto da serra...

Amanhã, e em relação ao tópico, também vou fazer o Trilho dos Currais (tenho os folhetos do percursos pedestres) mas vou alargar um pouco e tentar subir a Encosta da Sabrosa, a partir da Mata da Albergaria, passando pela caches "Temple of Darkness" e "Abrigo de Pastores" entrando no Trilho dos Currais logo a seguir à Roca Negra. A ver se dá. É que ontem as colunas de fogo por detrás da Pedra Bela pareciam vir dos lados do Rio Arado...

Realmente, o controlo excessivo do PNPG não evitou esta desgraça que o povo por aqui - tenho ouvido as conversas - afirma ser tudo fogo posto. Leva-me a concordar com um nosso colega geocacher que defende que se houvesse maior utilização dos trilhos e caminhos de montanha, talvez o Parque estivesse melhor protegido com essa maior utilização e fruição por parte de quem gosta de montanha.
MAntunes
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » terça ago 17, 2010 23:58

eu subscrevo por completo a opinião de que se houvesse mais gente a utilizar os trilhos, o número de incêndios diminuiria.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor t@ndre » quarta ago 18, 2010 07:27

Ainda ontem vi uma reportagem onde mostravam um grupo de pessoas a descer os carris....
t@ndre
Large

Registado: terça mar 25, 2008 14:23

Mensagempor MAntunes » quarta ago 18, 2010 21:59

Afinal tive mais olhos que barriga ...das pernas. :roll:

O Trilho dos Currais começa e acaba perto da Vila do Gerês o que fica muito longe da Mata da Albergaria. Assim, fiz apenas o Trilho do Borrageiro (mais uns pozinhos porque chegeui quase ao Curral dos Martins) e visitei as caches referenciadas.

Quanto a fogos, apesar das notícias optimistas de ontem à noite e hoje de manhã, pela hora do almoço, quando estava no ponto inicial da "Temple o Darkness", vi novamente o fogo no vale do Rio Arado. Vi claramente ele começar e as nuvens de fumo aumentarem de espessura e velocidade com que se dirigiam para cima.

Por esse motivo, não me aproximei da Rocalva e da Roca Negra para não ser interpelado - imagino que terão andado por lá autoridades e bombeiros...

Uma correcção ao post de ontem; a encosta que identifiquei não está toda queimada mas sim e apenas as partes superiores. Nota-se ter havido um cuidado especial na defesa das habitações existentes junto à água. A partir da Preguiça e na Mata da Albergaria, está tudo bem e espero que assim se mantenha.
MAntunes
Extra Large

Mensagempor timi » quarta ago 25, 2010 20:50

Sem duvida amigos. Na minha opinião acho que eles aviam de estar mais atentos, a quem anda a incendiar do que andar a proibir a quem adora conservar e admirar a natureza.
Porque se eles não proibissem tanto como estão a fazer em certos locais acho, que aviam menos incêndios e mais natureza verde..
Porque eram trilhos mais visitados e não avia tanta facilidade para eles pegarem o fogo.

Ou será que é mesmo o parque que deixa fazer isso de propósito????????????????????????????????????????????? [mistery-] [mistery-] [mistery-] [mistery-]
timi
Micro

Mensagempor lynxpardinus » quarta ago 25, 2010 21:39

Acho que um bom exemplo é Sintra. Neste momento, pelo menos ao fim-de-semana, há tanta gente a fazer BTT, caminhar, fazer geocaching... na área central da serra, que a própria serra está mais protegida.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor MAntunes » quinta ago 26, 2010 21:43

Voltei hoje do Gerês.
Nos últimos 4 dias não houve fogos e já me arrisquei a voltar ao interior da montanha. O objectivo foi as Fichinhas, visitar esta cache, e desta vez já passei perto da Rocalva. Confirmei que o fogo, nos quatro dias anteriores andou pelo vale do Rio Touco/Fafião.

Mas o objectivo deste post é de dar ideia de como estão as coisas no terreno em termos de licenciamento para caminhar no Gerês. Os serviços administrativos adoptam uma postura restritiva e defensiva como foi reportado no início. Os vigilantes que aplicam a lei no terreno, perante a indefinição da legislação (lei antiga que foi substituída por uma lei nova, que por sua vez foi muito contestada e foi colocada na gaveta, estando-se à espera de nova lei) parece adoptarem uma postura mais branda mas que depende do contacto pessoal. Aliás, na Vila do Gerês um local disse-me que agora o melhor é mesmo falar directamente com os Vigilantes e não ligar ao que decidem nos gabinetes em Lisboa. Aonde é que eu já ouvi isto?..

Vejam o que me sucedeu ontem.

Quando iniciei a subida da geira, reparei numa viatura do ICN. Cheguei a temer ter que cancelar a vinda cá mas decidi falar com os Vigilantes e perguntar-lhes - se há problema, enfrenta-se - se podia vir às Fichinhas. Eles não estavam, disseram-me os portageiros da Mata da Albergaria e perguntei se eles sabiam por onde andava os Vigilantes e se podia ir às Fichinhas - os Vigilantes andavam para o lado da Mata de Cabril e quanto a entrar e percorrer os seus trilhos, só não podia ir ao trilho dos Carris...
Achei "fruta a mais" mas foi o que me disseram os portageiros. Deixei então recado para os Vigilantes de que ia para as Fichinhas e de que tinha perguntado e me tinha sido dada indicaçao favoravel. Quando regressei, estava apreensivo (será que tenho os Vigilantes à minha espera? - mas nem sinal deles e nem recado para mim.

Ou seja, parece que, actualmente, e perante a indefinição legal, o melhor é falar no terreno com os Vigilantes - mesmo que de forma indirecta como acabou por me acontecer. Os Vigilantes não reagiram ao recado/pedido que lhes deixei.

Não será uma situação muito clara e tranquilizadora - depende sempre do estado de espírito e de boa vontade dos Vigilantes - mas parece que é o melhor por agora (em que os 'Gabinetes de Lisboa' demoram meses a responder a um pedido de caminhada).
MAntunes
Extra Large

Mensagempor ftomar » domingo ago 29, 2010 23:46

não sei se já sabem...mas agora na Serra da Estrela esta proibida toda e qualquer actividade...até as simples caminhadas por trilhos que são percorridos a dezenas de anos...
Imagem
ftomar
Regular

Registado: sexta dez 15, 2006 20:16

Mensagempor CoolWrangler » segunda ago 30, 2010 15:36

ftomar Escreveu:não sei se já sabem...mas agora na Serra da Estrela esta proibida toda e qualquer actividade...até as simples caminhadas por trilhos que são percorridos a dezenas de anos...

Fiz várias pesquisas mas não consegui encontrar essa info. Podes dizer onde se pode consultar essa proibição?
Imagem

Imagem
CoolWrangler
Small

Registado: sexta ago 29, 2008 13:11

Mensagempor ftomar » segunda ago 30, 2010 17:57

a informação veio de um grande amigo do grupo de resgate de montanha da GNR la da serra...é coisa muito recente mesmo...
Imagem
ftomar
Regular

Registado: sexta dez 15, 2006 20:16

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes