• Anúncios

ISS - Uma Cache irrequieta!

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

ISS - Uma Cache irrequieta!

Mensagempor geopate » sexta mai 14, 2010 23:29

Em Fevereiro publiquei uma Cache acerca da ISS - International Space Station. Sem interesse para esta thread mas por deleite próprio :-D passo a dizer que tem sido um tema muito gratificante, aprendendo por exemplo como se processa as comunicações (som e imagem) via rádio para a própria, observá-la a rasgar os céus durante a noite e imaginar os seus ocupantes a viajar numa velocidade estonteante!

Hoje um amigo Geocacher refere-me que a própria ISS tem uma Cache! :o [?] É capaz de não ser novidade para a maioria mas aqui vai o link:
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 038ae288d5

Mas como é que uma Cache a viajar a mais de 27.000 Km/h e 300 Km de altitude..............???
A Cache está autorizada pela Groundspeak e eu sou suspeito para a aceitar tal como é, fenomenal a ideia! [:D]

Mas impõe-se a relação com as regras, mesmo que autorizada, as coordenadas não são possíveis de utilizar?!?! :shock: [:D] Já para não falar do transporte até ela! :lol:

Por curiosidade, as coordenadas estão no Kazaquistão e tem 1298 Geocachers em watchlist!
E já agora... quem é o Owner? O mesmo da famosa e nunca encontrada "Rainbow Hydrothermal Vents" dos Açores. [8D]
Imagem
geopate
Large

Registado: segunda abr 28, 2008 12:06

Re: ISS - Uma Cache irrequieta!

Mensagempor btt » sábado mai 15, 2010 09:20

:clap: Está muitogira a ideia!!! Gostei especialmente do promenor do TB agarrado a parede!!Fez lembrar qualquer cois da ISS Portuguesa BY Geopate!!LOL
btt
Micro

Registado: sexta abr 27, 2007 09:35

Mensagempor Torgut » sábado mai 15, 2010 10:13

Que palhaçada. Uma cache em movimento. Ok... então assumo que seja igualmente possível criar uma cache no meu carro, com coordenadas no Kazaquistão. Na realidade, gostava era mesmo de saber se existem estas caches... a do ISS, a da fossa ao largo dos Açores... ou se é um enorme bluff promocional. Agora... tentem lá logar, nem que seja um mero comentário:

"The listing has been locked and is not accepting new log entries."

Perfeito. A maralha pode logar à vontade em caches arquivadas. Mas nesta que está activa, não.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor geopate » sábado mai 15, 2010 10:49

Torgut Escreveu:

Realmente não tinha experimentado, 7 Write notes no mesmo dia e depois terá sido bloqueada...
Imagem
geopate
Large

Mensagempor lynxpardinus » sábado mai 15, 2010 14:24

Sem comentários... Ficam indecisos entre a sua rigidez regulamentar e a vontade de fazer coisas diferentes...

Muito melhor seria terem deixado a ISS em formato Locationless.

Quanto à "Hydrotermal..." toda a sua história exemplifica o que de pior a Groundspeak fez.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor SUp3rFM » sábado mai 15, 2010 16:16

geopate Escreveu:
Torgut Escreveu:

Realmente não tinha experimentado, 7 Write notes no mesmo dia e depois terá sido bloqueada...

7 notas visíveis. Está para aparecer a cache que tenha 7 notas e que isso leve ao seu arquivamento. A Groundspeak ou os seus colaboradores tomam a decisão de "bloquear" uma cache quando esta se torna num meio abusivo. Tal aconteceu.

No entanto, é perfeitamente possível efectuar um log na cache, desde que válido e meritório. Deverão solicitá-lo para contact@geocaching.com

Torgut Escreveu:Perfeito. A maralha pode logar à vontade em caches arquivadas. Mas nesta que está activa, não.

Quando essa acção acontece às dezenas em poucos minutos, não.

lynxpardinus Escreveu:Quanto à "Hydrotermal..." toda a sua história exemplifica o que de pior a Groundspeak fez.

Portanto, alguém colocou uma cache no fundo do mar (realmente no fundo). A cache tinha condições para ser publicada. Apareceu publicada. Onde é que está a acção malvada dos capitalistas e exploradores da Groundspeak?
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor geopate » sábado mai 15, 2010 16:38

Olá Hugo,
Será concerteza possível logar a Cache como referes, mas como found só mesmo um astronauta geocacher... por aí tudo bem.
Tal como a Hydrotermal, acredito perfeitamente na sua veracidade.
A questão que coloco é que esta ISS é uma Cache tradicional, pressupõe ter coordenadas minimamente fiáveis e serem realizáveis com um GPS'r.
Apenas isso.

Embora fuja completamente ao normal, não me chateia minimamente ela existir tal qual.
Só tenho interesse em saber mais sobre ela.

Penso que algumas anteriores decisões em publicações, hoje teriam outra leitura; mas esta foge completamente às regras de hoje e de outrora.
Imagem
geopate
Large

Mensagempor SUp3rFM » sábado mai 15, 2010 17:40

geopate Escreveu:Olá Hugo,
Será concerteza possível logar a Cache como referes, mas como found só mesmo um astronauta geocacher... por aí tudo bem.
Tal como a Hydrotermal, acredito perfeitamente na sua veracidade.
A questão que coloco é que esta ISS é uma Cache tradicional, pressupõe ter coordenadas minimamente fiáveis e serem realizáveis com um GPS'r.
Apenas isso.

Embora fuja completamente ao normal, não me chateia minimamente ela existir tal qual.
Só tenho interesse em saber mais sobre ela.

Penso que algumas anteriores decisões em publicações, hoje teriam outra leitura; mas esta foge completamente às regras de hoje e de outrora.

Luis, concordo com tudo o que escreves. Esta cache é uma excepção, em tudo. É uma excepção autorizada pela empresa que gere o geocaching.com. É assim que deve ser olhada. Acredito que esta cache não te aborreça, tal como não me aborrece a mim. Ao que parece, aborrece alguns. É estranho como algo que não não lhes afecta de modo algum, lhes pode causar tamanho aborrecimento.

Houve a possibilidade de ter uma cache na ISS. A Groundspeak aproveitou a oportunidade. Qual a organização/empresa/iniciativa que deixava passar essa oportunidade?

Abraço!
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor vasconde » domingo mai 16, 2010 17:27

Não vejo problema nenhum desde que publiquem as "efemérides". Nada que a mecânica celeste não resolva. :D

Não vejo esta cache como uma cache tradicional mas antes como uma cache promocional. A groudspeak é uma empresa e como tal tem de se promover.
Agora só falta uma cache no LHC, que ai nem com as "efemérides" a conseguiam apanhar. [:P]
Imagem
vasconde
Small

Registado: domingo mar 08, 2009 14:06

Mensagempor lynxpardinus » domingo mai 16, 2010 19:58

Bom, antes de mais, não sei o que os malvados e exploradores capitalistas da Groundspeak fazem, mas eu sei que este malvado e explorador capitalista vai jantar daqui a nada porque está com um apetite fenomenal.

A Rainbow Hydrothermal Vents é um mau exemplo da Groundspeak. Por duas grandes razões:
- não está de acordo com os princípios do geocaching. Se a cache existe (e vamos presumir que sim), não há forma de lhe assegurar manutenção, e, neste momento, é um bocado de lixo ao abandono num ecossistema extremamente sensível (muito mais - e mais raro - do que qualquer parque natural de que possamos falar). Para uma actividade que tem por princípio "leave no trace"...
- pela forma irada como respondeu aos clientes que resolveram alinhar na sua brincadeira (ou que manifestaram a sua opinião). Se por um lado criaram um acontecimento diferente (permitiram a colocação da cache) e que poderia ter algum espaço sob uma determinada perspectiva, depois tiveram medo de perder o controlo e responderam de forma no mínimo surpreendente (e muito pouco profissional e capitalista, diga-se de passagem).

A forma como a comunidade portuguesa viu esta questão pode ser revista no fundo do bau deste fórum - há um tópico de discussão bem antigo sobre o assunto. Quem apenas tiver ouvido falar sobre o assunto pode consultá-lo.

Não conheço a ISS. Mas, muito sinceramente, espero que não seja outra Rainbow Hydrothermal Vents. Seria outro tiro no pé da Groundspeak.

Agora, vamos ser honestos. Se RHV é um mau exemplo, a Groundspeak tem dezenas de outras coisas que são positivas. E o saldo (nomeadamente quando comparando com outros fornecedores de geocaching) é francamente positivo. Se eu não o achasse, já não faria geocaching pelas regras da Groundspeak.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor ajsa » domingo mai 16, 2010 21:07

De facto são duas caches que não têm pés nem cabeça.
Se a GroundSpeak quer fazer publicidade que o faça como as outras empresas fazem: Investindo dinheiro em Publicidade.
É mais fácil violar as linhas de orientação que tão cegamente apregoam como sendo regras em prol daquilo que tanto gostam: trabalho gratuito dos seus servos!

Vejamos o que dizem as sagradas escrituras

"Caches may be quickly archived if we see the following (which is not exhaustive):
• Caches near, on or under public structures deemed potential or possible targets for terrorist attacks. These may include but are not limited to highway bridges, dams, government buildings, elementary and secondary schools, and airports. “

(não senhor, de facto a cache não está num local sensível. Estou mesmo a imaginar a conversa dum muggle russo.
-Olha lá o Yuri, para que serve este caixotinho aqui escondido num saco do lixo?
- Ó pá não sei, mas acho que é do americano. Acho que o gajo também largou um caixote deste no fundo do oceano.
- No oceano? E o trampa-rué aguatem a pressão da água?"
- Sim, sim! É duma marca boa não é. Acho que estão a vender isso aos pontapés para levar rissóis quando forem fazer pic-nics lá na zona.)

"You as the owner of the cache must visit the site and obtain the coordinates with a GPS. GPS usage is an essential element of geocaching. "

(Deve ser a partir da constelação de satélites que estão a montar na órbita de Marte, por na nossa não estou a ver grande jeito)

“As the cache owner, you are also responsible for physically checking your cache periodically…”
(sim, sim. Todas as semanas o owner vai lá enquanto passeia o cão)

“It may be difficult to fulfill your maintenance obligations if you place a cache while traveling on vacation or otherwise outside of your normal caching area. These caches may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan.”
(Então não tem um plano de manutenção? Claro que têm. As dificuldades prendem-se em encontrar a caixa de croquetes por causa da ausência de gravidade, de resto na boa)

“If you have special circumstances, please describe your maintenance plan on your cache page. For example, if you have made arrangements with a local geocacher to watch over your distant cache for you, that geocacher’s name should be mentioned on your cache page.”
(Ó senhor revisor eu não posso lá ir nos próximos tempos mas O Mário Ferreira como lá vai brevemente, ele dá um jeito)

“caches that have the goal to move ("traveling caches"),[ …] most likely will not be published.”
(Movimento!? 24000 Km/hora não é movimento. Ó pá a luz viaja a uma velocidade muito maior, por amor de deus!??!

“Commercial caches will not be published on geocaching.com without prior approval from Groundspeak. A commercial cache is a geocache listing or geocache which is perceived by Groundspeak, Groundspeak's employees, or the Volunteer Geocache Reviewers as having been submitted to geocaching.com with the principal or substantial intent of soliciting customers or generating commercial gain.”
(Mas que gaita pá! Isto não é um evento com o nome do restaurante escrito. Estamos a falar de turismo de muita massa, logo não é comercial...)

Olhem, como alguém disse, por mim nem aquece nem arrefece, antes pelo contrário!
WGS
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor ViperUnderground » domingo mai 16, 2010 21:19

Em minha opinião, a Groundspeak deveria criar um tipo de cache especifico para estas situações, assim como linhas orientadoras para as mesmas, de forma a poder manter e seguir as linhas orientadoras existentes.

Mas contudo, parafraseando o ajsa: "Não me aquece, nem me arrefece!"
Só a faz quem quer (ou não :D )
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Mensagempor Silvana » segunda mai 17, 2010 09:16

ViperUnderground Escreveu:
Mas contudo, parafraseando o ajsa: "Não me aquece, nem me arrefece!"
Só a faz quem quer (ou não :D )

LOL! Só posso subscrever as intervenções do Ajsa e Lynx. [:D]

Agora só falta criar um evento que tenha por finalidade visitar essas 2 caches. [8D]
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor btrodrigues » segunda mai 17, 2010 11:42

ajsa Escreveu:De facto são duas caches que não têm pés nem cabeça.
Se a GroundSpeak quer fazer publicidade que o faça como as outras empresas fazem: Investindo dinheiro em Publicidade.
É mais fácil violar as linhas de orientação que tão cegamente apregoam como sendo regras em prol daquilo que tanto gostam: trabalho gratuito dos seus servos!

Vejamos o que dizem as sagradas escrituras

António, na ânsia de informar e esclarecer (não creio que tenhas tido alguma intenção de inflamar seja o que for), esqueceste-te de citar estes extractos das guidelines:

Geocaching is a constantly changing and evolving sport, and as a result these guidelines are subject to change as the sport progresses. Please refer back to these guidelines prior to cache placement to ensure that no changes have been implemented that would adversely affect your planned cache placement.
(...)
This means that the past listing of a similar cache in and of itself is not a valid justification for the listing of a new cache. If a cache has been published and violates any guidelines listed below, you are encouraged to report it. However, if the cache was placed prior to the date when a guideline was issued or updated the cache is likely to be "grandfathered" and allowed to stand as is.

Trocado por miúdos, as guidelines são válidas para as caches que queres colocar, não para as que já estão colocadas. Parem de chorar sobre o leite derramado e vão procurar/esconder trampa-uéres.

Mais, em relação a caches como a ISS:

If you are given permission to place a cache on private property, indicate this on the cache page for the benefit of both the reviewer and people seeking out the cache.

e também:

Geocaches in Space (or other planets/spacecraft)
We do allow cache listings in outer space such as in the International Space Station or on Mars. Make sure you can land or connect to the space station/planet for it to be acceptable as a listing. Keep in mind, however, that due to the saturation guideline you can't place another cache on the ISS since one is already listed there.

(Tcharaaaaaaaan...)
--
BR
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor ajsa » segunda mai 17, 2010 12:45

btrodrigues Escreveu:(Tcharaaaaaaaan...)

De facto, é mesmo caso para dizer Tcharaaaaaaaan... , quer dizer não é bem tcharaaaaaaaan é mais um %&$aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaasse :OO
A minha alma está parva! :OO

Ia jurar que ontem quando li as sagradas escrituras, o 11 primeiro mandamento de colocar caixotes noutros planetas ainda não tinha saído da boca do salvador.

Não Bruno, não tenciono inflamar nada, julgo ter ultrapassado essa fase, apenas exprimi a minha opinião sobre o assunto que continuo a achar ridícula mas... é o progresso. hahahahahahaha

Ainda bem que na altura que lançaram a Galileu ainda não existia o Geocaching, senão a esta hora existia uma cache em Júpiter.... :??
desculpem, a cache teria de ser arquivada porque infelizmente a sonda desintegrou-se na densa atmosfera deste gigante. :-(

Tem a sua piada, é caricato mas se assim não fosse não teria piada.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes