• Anúncios

Cartão Europeu de Saúde.

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Cartão Europeu de Saúde.

Mensagempor Sagitario » terça mai 11, 2010 10:06

Cartão Europeu de Saúde

Boas, nunca vi muita utilidade em ser um "pato" [;)] pagante da DECO mas já à dias que andava com este artigo aqui encravado, acho que será de muita utilidade para qq um de nós que saia de cá, já que a nossa actividade acarreta algum risco inerente à sua prática, bem como para quem nos acompanha ou para o comum dos muglles.

Boas caçadas!

INFORMAÇÃO DA DECO

Antes de viajar para a Europa, dirija-se à segurança social e peça o cartão de seguro de doença gratuito. Se precisar de assistência, tem os mesmos direitos dos cidadãos desse país.

A Comissão Europeia criou o cartão europeu de seguro de doença (CESD), que substitui eventuais documentos para aceder a cuidados de saúde, em particular o modelo E-111.

Em Portugal, desde 28 de Fevereiro de 2010, é possível pedir a sua emissão na instituição de previdência onde se encontra inscrito.

Também pode pedir o seu cartão na Loja do Cidadão.

Se viajar com a família, deverá pedir um cartão para cada elemento do agregado, pois este documento é individual. Convém fazê-lo uma ou duas semanas antes da viagem. Prevê-se que o cartão seja enviado para casa cinco dias após o pedido, mas podem ocorrer atrasos, sobretudo no Verão ou em épocas festivas, como o Natal, Carnaval e Páscoa.

Se os serviços não puderem enviá-lo a tempo, fornecem-lhe um certificado provisório.

O cartão dá acesso a tratamentos urgentes (como o modelo E-111) e a outros em consequência de um acidente, doença ou maternidade.
Só não poderá utilizá-lo se for ao estrangeiro para obter um tratamento que, por limitações técnicas ou outras, é inviável em Portugal.

Munido deste cartão, tem acesso a cuidados médicos nas mesmas condições dos residentes do país onde se encontra. Ou seja, recebe cuidados gratuitos, paga eventuais taxas moderadoras ou outras despesas aí cobradas. Além dos viajantes, o cartão pode ser usado por quem residir temporariamente no estrangeiro (estudantes, por exemplo). Ainda não foi definido um prazo, mas, em princípio, o cartão será válido durante um ano. Trata-se de uma vantagem sobre o modelo E-111, cuja validade era limitada ao período de estada no estrangeiro.

Onde posso utilizar?
Em qualquer dos 25 países da União Europeia.
Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.
No Reino Unido, não tem de apresentar o cartão, bastando identificar-se com o C.C.
Se possível, refira que pretende tratamentos do Serviço Nacional de Saúde.

Mais informação em:
Tudo sobre o Cartão de Saúde Europeu

http://europa.eu.int/comm/employment_so ... ex_en.htm#
http://europa.eu.int/comm/employment_so ... dex_en.htm

A implementação do Cartão de Saúde Europeu
http://europa.eu.int/comm/employment_so ... ion_en.htm
http://europa.eu.int/comm/employment_so ... ion_en.htm

Base de Dados de instituições de Segurança Social
http://europa.eu.int/comm/employment_so ... itution.do
http://europa.eu.int/comm/employment_so ... itution.do

Imagem
Anexos
CartoEur.rar
(75.89 KiB) Transferido 145 Vezes
Editado pela última vez por Sagitario em terça mai 11, 2010 10:42, num total de 1 vez.
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Cartão Europeu de Saúde.

Mensagempor Lima_Paço » terça mai 11, 2010 10:37

Muito útil, não vou aos caramelos a Bdajoz sem ele [:D] .

A sério o mais velho já teve um problema de saúde em Palma de Maiorca e com esse cartãozinho, foi trigo limpo farinha amparo. Bem atendido, rapidamente e sem custos [^] [^] [^] .
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

Mensagempor Maxado » terça mai 11, 2010 13:58

Lima_Paço Escreveu:Muito útil, não vou aos caramelos a Bdajoz sem ele [:D] .

A sério o mais velho já teve um problema de saúde em Palma de Maiorca e com esse cartãozinho, foi trigo limpo farinha amparo. Bem atendido, rapidamente e sem custos [^] [^] [^] .

O cartão dá jeito e já tiva ouvido falar também nele.
Mas olha que em palma de maiorca não deve ter sido por causa do cartão.
Fui lá de lua de mel e a minha esposa ficou doente. Fomos ao hospital, fizeram todos os testes e mais alguns, receitaram-lhe um tratamento que resultou (não como em certos países [:D] ), não pagamos nada e não tínhamos cartão europeu de saúde.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Maxado
Regular

Registado: quarta jul 01, 2009 13:21

Mensagempor Lima_Paço » terça mai 11, 2010 14:05

Maxado Escreveu:
Lima_Paço Escreveu:Muito útil, não vou aos caramelos a Bdajoz sem ele [:D] .

O cartão dá jeito e já tiva ouvido falar também nele.
Mas olha que em palma de maiorca não deve ter sido por causa do cartão.
Fui lá de lua de mel e a minha esposa ficou doente. Fomos ao hospital, fizeram todos os testes e mais alguns, receitaram-lhe um tratamento que resultou (não como em certos países [:D] ), não pagamos nada e não tínhamos cartão europeu de saúde.

Pode ter sido coincidência, mas que foi bem tratado foi, e nós apresentámos o cartão dele. [;)]
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

Mensagempor ViperUnderground » terça mai 11, 2010 14:54

Comé??? Só agora é que avisam?? :D :D :D
Não tive necessidade de usar os SNS (ainda bem). Mas, agora, fiquei a conhecer esta situação para mim desconhecida!

E por falar em pagar! Já usufrui de serviços de saúde grátis em Portugal! Há 13 anos atrás fiquei doente nos Açores (aconteceu-me de tudo, gripe, micose nos pés, e uma paragem de digestão) e dirigi-me ao Hospital de Ponta Delgada. Quando não foi a minha surpresa ( e a da minha mãe ) quando saímos da consulta e dirigimo-nos ao guichet:
" - Quanto é?
- Desculpe?
- Quanto é a consulta?
- Não é nada! Aqui os cuidados médicos são grátis!"

Melhor foi quando fomos comprar os medicamentos. A minha mãe pagou 5 contos e tal por uns comprimidos e um xarope e um mês e tal depois recebemos em casa quase a totalidade dessa despesa!

E tudo em PORTUGAL !
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor acasim » terça mai 11, 2010 16:16

Eu vim para a Alemanha 3 meses e pedi (pela internet) o cartão, que chegou a casa poucos dias depois.
Claro que espero não precisar de usá-lo :-)

Mas a moral da história é que o processo parece estar muito bem montado :-) (um bom exemplo do funcionamento dos serviços públicos!)

Abraços,
Antonio
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Mensagempor bicho felpudo » terça mai 11, 2010 20:03

Curioso, o meu seguro de saúde tem extensão ao estrangeiro, logo nunca tive problema nenhum. Quando o fiz essa foi uma das razões de opção entre outros seguros. Até agora ainda não tive razão de queixa.
"Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte. "
( Júlio César )

ImagemImagem
bicho felpudo
Extra Large

Registado: sexta Oct 09, 2009 20:50

Mensagempor ajsa » terça mai 11, 2010 20:31

bicho felpudo Escreveu:Curioso, o meu seguro de saúde tem extensão ao estrangeiro, logo nunca tive problema nenhum. Quando o fiz essa foi uma das razões de opção entre outros seguros. Até agora ainda não tive razão de queixa.

Os seguros de saúde em Portugal ainda terão de amadurecer bastante.
A cobertura mais interessante, pelo menos apregoada pela maioria das seguradoras, é a de parto fazendo esta cobertura parte integrante de quase (para não dizer todos e existir um) todos os seguros de saúde.
Confesso que a cobertura de parto é de extrema utilidade par indivíduos do sexo masculino. :shock:

Estando sempre com um pé cá e outro lá, já possuo este cartão desde que existe e antes disso utilizava o E-111.
Já agora, como dica adicional, a AMI possui um pacote interessante de seguro de saúde que muito embora não cubra a totalidades das despesas de saúde, cobre todos os elementos do agregado familiar mesmo despesas de consultas de estomatologia.

Por 129,00 € anuais, não se paga absolutamente nada em consultas de rotina, limpezas dentárias e reduções substanciais noutros tratamentos no dentista para toda a família.
Este "seguro" da AMI ajuda significativamente a nossa carteira e nós apoiamos a AMI.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor geopate » terça mai 11, 2010 21:00

Excelente dica! [^]
Obrigado.
Imagem
geopate
Large

Registado: segunda abr 28, 2008 12:06

Mensagempor bicho felpudo » terça mai 11, 2010 21:18

ajsa Escreveu:Os seguros de saúde em Portugal ainda terão de amadurecer bastante.
A cobertura mais interessante, pelo menos apregoada pela maioria das seguradoras, é a de parto fazendo esta cobertura parte integrante de quase (para não dizer todos e existir um) todos os seguros de saúde.
Confesso que a cobertura de parto é de extrema utilidade par indivíduos do sexo masculino. :shock:

Eu também acho. Eles deviam rever isso, faziam a cobertura do parto para as futuras mamãs Imagem e apoio psiquiátrico para os futuros papás Imagem Imagem. Sim, porque eles conseguem portar-se ainda piores do que as mamãs que estão a pôr cá fora um ser humano que às vezes pesa 5kg, 6kg ou 7kg Imagem .
"Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte. "
( Júlio César )

ImagemImagem
bicho felpudo
Extra Large

Registado: sexta Oct 09, 2009 20:50

Mensagempor Torgut » terça mai 11, 2010 23:25

bicho felpudo Escreveu:Curioso, o meu seguro de saúde tem extensão ao estrangeiro, logo nunca tive problema nenhum. Quando o fiz essa foi uma das razões de opção entre outros seguros. Até agora ainda não tive razão de queixa.

E já tiveste que recorrer ao seguro no estrangeiro?
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor alieri » terça mai 11, 2010 23:31

Tive uma estória semelhante à do Maxado, em Málaga. A pessoa que ia comigo, não tinha esse cartão e mesmo assim foi atendida rápida e gratuitamente num centro de saúde, e se não estou em erro, pagou um valor mínimo pelos medicamentos na farmácia.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Silvana » sexta Oct 15, 2010 11:29

Não custa pedir aqui
É gratuito e enviado gratuitamente para casa. :-D
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor [Walrus] » domingo Oct 17, 2010 18:50

Felizmente nunca precisamos de usar o nosso, mas não entramos num avião (para a Europa) sem o dito :D

Conheço um caso que sem o dito foi um verdadeiro granel, e conheço outros em que com o dito foi simples e eficaz. Aconselho!
[Walrus]
Micro

Registado: segunda ago 13, 2007 21:16

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes