• Anúncios

Segurança

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Segurança

Mensagempor MAntunes » terça nov 11, 2003 09:26

Uma das coisas que mais preocupa a minha mulher, quando vou sózinho para caches mais remotas e que, por isso, me levam a ficar incontactável, porque se perde a rede de telemóvel, é o facto de não saber bem para onde vou, se e quando é que deve entrar em pânico e, por isso, entra em pânico logo que saio de casa - Posso cair nalgum buraco, posso ser vitimado por um camião daqueles que passam anos sem ir à manutenção, etc...

O que costumo fazer, para minorar a tremideira, é deixar as coordenadas, nome da cache e, às vezes, um mapa (MapQuest) do local da cache. Como ela tem o contacto do Pedro Polme, ele, caso fosse necessário, saberia intrepretar a informação para me procurar ou ajudar a procurar se eu não aparecesse "durante uma semana".

O que vos pergunto/sugiro é se não seria interessante todos nós passarmos a fazer algo parecido (*) e ter-mos sempre alguém que saiba para onde vamos e que fique de sobreaviso para, se até determindada hora não der-mos sinal, começar a preocupar-se conosco. Numa versão mais vasta, poderia até usar-se este site para deixar-mos aqui indicação da nossa pretensão de no dia "tal" ir-mos a determinada cache e, assim, todos saberiam que um de nós "andava a monte" - destruía o factor surpresa mas como se trata de segurança...

Ficam aqui estas ideias para, se quiserem, discutirmos e talvez decidir-mos alguma coisa em termos de segurança pessoal de cada um de nós.

Caso esta ideia não tenha acolhimento da vossa parte, continuarei a fazer como até agora e, sugiro-vos que o façam também: Mesmo que não vão sózinhos, deixem sempre indicações a alguém sobre o local, coordenadas e, talvez, mapa do local para onde vão assim como, indicar alguém que saiba interpretar as coordenadas.

"Vamos a elas" mas vamos com alguma segurança.  ;-)


(*) Especialmente aqueles que, como eu, se deixam seduzir por caches mais difíceis ou longíquas.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Segurança

Mensagempor 2 Cotas » terça nov 11, 2003 13:55

A situação é pertinente.
Tanto mais que muitas das vezes o pessoal deixa-se levar pela "brincadeira" e tem tendência a alongar-se. A questão é mesmo: e se estiver para lá do razoável?

Umas das soluções é mesmo deixar os contactos.

No entanto e em minha opinião, isso não acresce nada ao factor de segurança. Nadinha mesmo. Senão vejamos: indo eu de patas pró ar direito á ravina com grande probabilidade de estoirar a tola num calhau, de pouco me servirá que alguém dê pela minha falta lá mais para a noitinha... Quando muito servirá para que a equipe de recolha do cadáver não se demore demasiado. Salvo seja, nok/nok!

Melhor será, IMHO, que nunca se vá sozinho para lado nenhum e que se levem sempre possibilidades de o acompanhante prestar os primeiros cuidados e poder pedir auxilio expedita e rapidamente.

Penso eu... Outras opiniões, por ventura mais abalizadas, se esperam.

Divirtam-se, mas não se estraguem!

Imagem
Avatar do Utilizador
2 Cotas
Regular
 
Mensagens: 651
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58
Localização: Here

Re: Segurança / Recolha de "Salvados"

Mensagempor MAntunes » terça nov 11, 2003 14:32

Tens razão! Já depois de escrever o tópico, reparei que tinha confundido "segurança" com "recolha de salvados" ;-).

A tua sugestão é boa e até está algures nos textos do site oficial mas, além de se tentar levar companhia, o facto de alguém mais saber por onde se anda, também será útil... Penso eu.



Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Segurança

Mensagempor 2 Cotas » terça nov 11, 2003 14:59

Claro, sem duvida nenhuma.

Alguem saber onde se anda é essencial, até porque o acidente pode ocorrer com todos, com a equipa.

No caso de ficarem pessoas em casa, até é necessário para esse alguem, no teu caso a tua mulher.
Mas por exemlo no meu, em que normalmente "vái tudo" não vale a pena estar a deixar contactos aos vizinhos...

Por outro lado, e comigo isso é quase sempre a regra, é muito dificil saber para onde vou com antecedencia, muitas vezes á em cima do joelho ou por votação (assistida...), que se escolhe. Eu tenho grande dificuldade, no dia anterior, em saber qual é a cache que vou fazer, ás vezes até antes de sair de casa. Olha um exemplo flagrante, já ando á anos a tirar as medidas á tua Paleovulcano e nunca mais... e vice versa. A das Telecomunicações, do Alto da Memória e do Lugar dos Mortos surgiram derrepentemente...


Mas todas as opções de segurança são bem vindas e necessárias.
Imagem
Avatar do Utilizador
2 Cotas
Regular
 
Mensagens: 651
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58
Localização: Here


Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes