por MakoShark2 » terça nov 09, 2010 17:42
Muito obrigado pelo destaque de alguns logs das nossas aventuras.
Sobre a "tremideira", tentaremos dar um esclarecimento.
Usamos essencialmente duas máquinas nas nossas "reportagens".
- Para cenas estáticas, uma câmara fotográfica Sony TX5 que faz uma excelente captação de vídeo a 720p @ 30fps
- Para cenas dinâmicas, uma action-camera GoPro HD, que trabalha a várias resoluções (720p, 960p, 1080p), mas que usamos geralmente apenas em 720p @ 60fps.
As cenas estáticas não têm grandes problemas de "tremideiras".
Para as dinâmicas, há essencialmente dois tipos de "tremideiras" que poderão causar problemas na imagem.
- Vibrações, que aparecem geralmente quando as câmaras estão colocadas próximas de motores, máquinas ou em superfícies flexíveis (no caso do vídeo na carroçaria do carro).
Grande parte da atenuação deste efeito é atribuída ao estabilizador da câmara (se tiver), que basicamente resulta na filmagem de uma resolução superior à escolhida para depois ser feito electronicamente um corte optimizado da imagem (à resolução pretendida) tentando anular os efeitos de desenquadramento provocado pelas vibrações. Este processo funciona tanto melhor, quanto mais apurado for o algoritmo do estabilizador e maior for a recolha (frames por segundo).
Para além desta câmara (GoPro HD) possuir um estabilizador óptimo, ao subir a captação para 60fps estou permitir um resultado ainda melhor.
- Flutuações ou solavancos, que aparecem geralmente quando as câmara não estão fixas ou são manipuladas manualmente. É um efeito muito visto e desagradável, quando por exemplo se anda a pé segurando uma câmara na mão.
Aqui os estabilizadores embutidos não têm grande efeito (os desvios de enquadramentos são demasiado grandes).
Da minha experiência, um das melhores soluções sem apetrechos, é ainda fixar a câmara à cabeça. Isto porque o nosso pescoço parece funcionar como "estabilizador" e não sendo perfeito, produz um bom efeito para fixar a imagem.
Mas o melhor para estas situações é improvisar um suporte de steady-cam. Há vários tutoriais na net, mas basicamente todos eles assentam no princípio de um cabo, com um contrapeso numa extremidade e a câmara da outra. Quando bem feito e equilibrado, consegue anular a maior parte das flutuações.
Durante o vídeo da La Ruta de los Túneles (que é feito a pé), não tínhamos nenhum suporte, pelo que tivemos de improvisar um com um ramo que encontrámos no caminho.
No entanto, o mais difícil de tudo, é mesmo a edição... Essa é que nos dá um trabalho valente até ficar ao nosso gosto.
Mas vale a pena, e o registo em vídeo tem sido algo que temos tido cada vez mais presente, claro está, nas caches que assim se adeqúem.
Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas.
Cumps!
Célia & Daniel (MakoShark2 Team)