• Anúncios

Dicas de primeiros socorros...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Dicas de primeiros socorros...

Mensagempor Lima_Paço » quinta mai 13, 2010 08:21

Estão aqui estão a dizer que o ideal para ir cachar com grandes caminhadas, é levar também um hospital de campanha às costas :roll:
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Dicas de primeiros socorros...

Mensagempor Sagitario » quinta mai 13, 2010 09:41

Lima_Paço Escreveu:Estão aqui estão a dizer que o ideal para ir cachar com grandes caminhadas, é levar também um hospital de campanha às costas :roll:


Concordo e discordo como não poderia deixar de ser. :wink:
Desde que tenho o meu Kit, só fez falta por uma vez para "tratar" uns arranhões na mão do Manel Antunes numa das nossas expedições pelo Gerês.
É claro que faz toda a diferença ter ou não ter, mas que me sinto mais "confiante" se o levar, sem duvida que sim... mas tb sinto o peso dele nos ombros.
O melhor é mesmo não pensarmos que qq coisa nos vai acontecer, pk se não, acontece mesmo ;))
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Dicas de primeiros socorros...

Mensagempor Lima_Paço » quinta mai 13, 2010 10:19

Sagitario Escreveu:O melhor é mesmo não pensarmos que qq coisa nos vai acontecer, pk se não, acontece mesmo ;))


Ora aí está um pensamento positivo, embora cautelas e caldos de galinha nunca tenham feito mal a ninguém. [^]
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Dicas de primeiros socorros...

Mensagempor bicho felpudo » quinta mai 13, 2010 21:11

Não precisas de um hospital de campanha basta um kit em condições. Já não digo para teres um saco como o meu...

Imagem

...até porque mais de metade do material nem sabias para que servia. Os kits do carlytos e do sagitário são bem porreiros.
"Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte. "
( Júlio César )

ImagemImagem
Avatar do Utilizador
bicho felpudo
Extra Large
 
Mensagens: 2029
Registado: sexta Oct 09, 2009 20:50
Localização: porto

Re: Dicas de primeiros socorros...

Mensagempor Sagitario » sexta mai 14, 2010 01:33

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

E eu a queixar-me que o meu kit pesa nos ombros :oops:
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Dicas de primeiros socorros...

Mensagempor alieri » sexta mai 14, 2010 02:18

Mais do que pensamento positivo, o ideal será levar como companhia alguém que tenha um saco sport-billy/hospital de campanha :D
Assim já não pesa tanto nos ombros ehehe
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Dicas de primeiros socorros...

Mensagempor Lima_Paço » sexta mai 14, 2010 08:22

bicho felpudo Escreveu:Não precisas de um hospital de campanha basta um kit em condições. Já não digo para teres um saco como o meu...

Imagem

...até porque mais de metade do material nem sabias para que servia. Os kits do carlytos e do sagitário são bem porreiros.


Imagem Não há-de o outro bicho felpudo andar distraído a tirar fotos, não é porque goste, é mais para ver se se livra de alombar com o saco, boooolas. Imagem
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Dicas de primeiros socorros...

Mensagempor bicho felpudo » domingo mai 16, 2010 09:59

Lima_Paço Escreveu:Imagem Não há-de o outro bicho felpudo andar distraído a tirar fotos, não é porque goste, é mais para ver se se livra de alombar com o saco, boooolas. Imagem


Sagitario Escreveu::shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

E eu a queixar-me que o meu kit pesa nos ombros :oops:


Deixem-me explicar uma coisa, este é o meu saco de socorrismo, mas quando vou cachar levo um mais pequeno. Ou vocês pensam que eu matei alguém para andar com 15kl ás costas?Imagem Imagem
"Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte. "
( Júlio César )

ImagemImagem
Avatar do Utilizador
bicho felpudo
Extra Large
 
Mensagens: 2029
Registado: sexta Oct 09, 2009 20:50
Localização: porto

Re: Dicas de primeiros socorros...

Mensagempor meanmachinekite » segunda jan 10, 2011 23:22

Boas.
aproveito para tirar umas duvidas que não servem tanto para o geocaching visto que em para ai 80% das vezes o meio de transporte está ali relativamente ao lado, mas naquelas caches em que te se vai para caminhadas e as coisas se descontrolam..

Por exemplo, se tens algum problema muscular, como cãimbras ou alguma rutura muscular (pelo menos a sensação do musculo rasgar) que é que se pode fazer, visto que para sairmos da embrulhada termos que tentar deslocarmo-nos uns kms?

Outra situação que não se abordou foi a parte do oposto às queimaduras. O frio e hipotermia. Como reconhecer que se está com hipotermia, e como sair desse estado da maneira mais pacifica?
meanmachinekite
Micro
 
Mensagens: 2
Registado: segunda jan 10, 2011 02:09

Re: Dicas de primeiros socorros...

Mensagempor Sagitario » segunda jan 10, 2011 23:38

Boas.

A pergunta vem mesmo a propósito, ontem em casa da Graça estava eu a ver um programa qq sobre os treinos dos fuzileiros navais dos EUA e ás paginas tantas um dos instrutores diz que "aquele" está com princípios de hipotermia pk não responde direito a perguntas simples.
Até que ponto isto é verdade?

Contudo, o meu kit tem um "cobertor" para o efeito.
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Dicas de primeiros socorros...

Mensagempor bicho felpudo » terça jan 11, 2011 09:35

Os principais sitomas são:

- Inchaço e comichão ;
- Arrepios de frio ;
- Adormecimento das mãos, dos pés, das orelhas e do nariz ;
- Alterações de comportamento ;
- Confusão ou perda de consciência ;
- Pulsação e respiração lentas ;
- Dor intensa nas zonas mais frias ;
- Pele arroxeada nas zonas mais frias .

Respondendo à tua pergunta, durante um estado de hipotermia, o corpo treme para que o sangue chege mais facilmente aos músculos e os órgãos vitais, como o coração. Por isso, os vasos da periferia do corpo se contraem e os dedos ficam arroxeados. Desta forma não chega sangue sufuciente ao cérebro, logo chega menos oxigénio e daí o estado de confusão das vítimas de hipotermia.
"Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte. "
( Júlio César )

ImagemImagem
Avatar do Utilizador
bicho felpudo
Extra Large
 
Mensagens: 2029
Registado: sexta Oct 09, 2009 20:50
Localização: porto

Re: Dicas de primeiros socorros...

Mensagempor lmpinto » terça jan 11, 2011 10:06

Ou seja - não me parece um estado de que seja propriamente fácil sairmos por nós próprios... Quando entramos em hipotermia é tarde demais e estamos em sérios apuros se estivermos sozinhos...
Imagem
Avatar do Utilizador
lmpinto
Small
 
Mensagens: 110
Registado: sexta Oct 29, 2010 15:30
Localização: Aveiro

Re: Dicas de primeiros socorros...

Mensagempor bicho felpudo » terça jan 11, 2011 10:28

completamente...
"Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte. "
( Júlio César )

ImagemImagem
Avatar do Utilizador
bicho felpudo
Extra Large
 
Mensagens: 2029
Registado: sexta Oct 09, 2009 20:50
Localização: porto

Re: Dicas de primeiros socorros...

Mensagempor Lima_Paço » terça jan 11, 2011 18:28

bicho felpudo Escreveu:Os principais sitomas são:

- Inchaço e comichão ;
- Arrepios de frio ;
- Adormecimento das mãos, dos pés, das orelhas e do nariz ;
- Alterações de comportamento ;
- Confusão ou perda de consciência ;
- Pulsação e respiração lentas ;
- Dor intensa nas zonas mais frias ;
- Pele arroxeada nas zonas mais frias .

Respondendo à tua pergunta, durante um estado de hipotermia, o corpo treme para que o sangue chege mais facilmente aos músculos e os órgãos vitais, como o coração. Por isso, os vasos da periferia do corpo se contraem e os dedos ficam arroxeados. Desta forma não chega sangue sufuciente ao cérebro, logo chega menos oxigénio e daí o estado de confusão das vítimas de hipotermia.


Também estava hipotérmica quando escreveste este esclarecimento? É que baralhaste e omitiste tantas letras... [}:)]
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Dicas de primeiros socorros...

Mensagempor bicho felpudo » terça jan 11, 2011 21:54

meanmachinekite Escreveu:(...)
Por exemplo, se tens algum problema muscular, como cãimbras ou alguma rutura muscular (pelo menos a sensação do musculo rasgar) que é que se pode fazer, visto que para sairmos da embrulhada termos que tentar deslocarmo-nos uns kms?

Outra situação que não se abordou foi a parte do oposto às queimaduras. O frio e hipotermia. Como reconhecer que se está com hipotermia, e como sair desse estado da maneira mais pacifica?


Boas, uma cãimbra e uma ruptura muscular são coisas diferentes.
Nas cãimbras o melhor a fazer é alongar o músculo contraído.
Já se for uma ruptura de ligamentos só se resolve cirurgicamente.
Se te queres referir a entorses o ideal é colocar algo frio, ligar o membro e dirigir-se a um hospital onde se fará o despiste de alguma fractura e será receitado um anti-inflamatório e um analgésico. Depois, só repouso.

Num estado de hipotermia a prioridade é aquecer a vitima, coloca-la num local seco e abrigado, retirar a roupa molhada e aquecer aparte central do corpo (onde estão os orgãos vitais), dar bebida quentes mas em pequenos golos e transportar para um hospital próximo.

Lima_Paço Escreveu:Também estava hipotérmica quando escreveste este esclarecimento? É que baralhaste e omitiste tantas letras... [}:)]


Não percebeste? Deixa lá, depois eu faço uma banda desenhada e mando-te. :roll:
"Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte. "
( Júlio César )

ImagemImagem
Avatar do Utilizador
bicho felpudo
Extra Large
 
Mensagens: 2029
Registado: sexta Oct 09, 2009 20:50
Localização: porto

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 45 visitantes

cron